Eu já me interessei por Mega Sena como inventimento e nas minhas pesquisas decobri algumas coisas interessantes.
Tem gente que jogo profissionalmente, como jogadores profissionais de poker tem apostadores profissionais da Mega Sena.
O objetivo do jogador profissional não é acertar as 6 dezenas, mas fazer um grande número de quinas e quadras, além disso o pessoal desenvolve métodos estatísticos para tentar melhorar as chances de acerto.
Evidentemente o mito que que um habilidoso matemático consegue prever as 6 dezenas é mentira, um apostador profissional vai ter que desembolsar em cada rodada no mínimo R$30.000,00, ou seja, jogar 20.000 cartões.
Vamos pensar que vamos jogar profissionalmente:
O concurso da Mega Sena que pagou R$52.000,00 para quem acertou as 6 dezenas, pagou respectivamente:
Quina R$13.486,58
Quadra R$184,77
O jogador ou grupo de jogadores vai gastar cerca de R$30.000,00 em apostas e mais uns R$5.000,00 em mão de obra para preencher 20.000 volantes.
As sequências nestes 20 mil cartões são determinadas por um sistema desenvolvido pelos jogadores para melhorar as chances.
Se nessa brincadeira eles acertarem 3 quinas ou R$40.459,74 já sairam no lucro, certamente nesse bolo vai ter muitas quadras e quem sabe uma Mega Sena.
No caso as 6 dezenas seriam um "royal street flush" para estes jogadores mas o importante é ter lucro com o negócio.
Podemos nisso considerar outros dados interessantes.
Nestes concursos acumulados que pagam valores altos emais, o valor para quem acerta 4 e 5 dezenas é menor, pois tem muito mais apostadores e muito mais gente acerta quinas diluindo o valor.
Ou seja, um jogador profissional (embora duvido que faça isso) deveria não se meter num jogo acumulado desses pois a rentabilidade média dele pode ser menor.