Não.
Falta de qualidade no controle.
Incompetência mesmo.
Provas? Ou mais conspiracionismo.
Prova da falta de controles efetivos da CEF?
Tem de ser apenas sobre a loteria? Neste caso não tenho nenhum.
Em outros setores, tenho diversos casos, alguns deles vivenciados pela minha equipe e por mim.
Eis o mais recente: Estava negociando a aquisição de um apartamento, que está financiado, como parte de pagamento de uma dívida de honorários profissionais de um cliente.
A cerca de 5 dias fui até uma agência da CEF e pedi a uma funcionária para que me fornecesse o saldo devedor do financiamento, no caso de pagamento à vista. Ela me informou por escrito que o valor era de aproximadamente R$ 133.000,00. Com este valor fechei a negociação com o cliente, descontando o valor total da dívida, sendo que ele receberia o saldo, que seria usado para pagar outros compromissos.
Ontem fui a mesma agência e solicitei que fosse emitida a guia para o pagamento à vista do saldo. Para a minha surpresa o valor passou para aproximadamente R$ 152.000,00. Pedi a presença da funcionária, que forneceu o cálculo anterior, para que ela explicasse o porquê desta diferença, o que não ocorreu porque ela saiu de 'licença-maternidade'.
Resumindo: Como meu cliente estava desesperado, ele concluiu a negociação mesmo recebendo R$ 19.000,00 a menos por um erro grosseiro de controle da CEF.
A dificuldade operacional é apenas isto: dificuldade. Não é, de maneira nenhuma, uma impossibilidade.
Sim, "seria fácil" de identificar se houvesse investigação.
Como não há...
Não é dificuldade operacional é impossibilidade logistica pelo tamanho do empreendimento. E para ter investigação é preciso uma denúncia baseada em indícios concretos, até agora só vi teoria da conspiração.
Entendido.
Em qual momento eu mencionei aquela fonte ou afirmei que é para legalizar o dinheiro da (comprovada) roubalheira petista?
Se você tivesse prestado atenção desde o o início e na minha ultima resposta, teria visto que minha resposta foi para o post do Gabarito que colocou a falácia do Canal do Otário que associou o acumulo da loteria com a corrupção.
Entendido.
Peço desculpa pela confusão.
Não, não descartaria uma fraude no sistema de loterias mas não é este o meu ponto, como eu pensei que já havia ficado claro.
O que eu quero ressaltar é que usando uma característica do sistema ('não identificação dos jogadores'), é possível montar um esquema (ainda que bem complexo) para legalizar dinheiro de origem criminosa ou contraventora.
Pode ser, mas é muito mais difícil hoje burlar a RF do que antigamente. De qualquer modo, não há nenhum indicio, e dado que existem muitas formas mais fáceis de lavar dinheiro, eu acho bem difícil.
Entendido.
Eu não sei, porque não me ative a esta possibilidade.
Mas está aí a Petrobrás para mostrar que com "determinação" e sempre pelo "bem do povo", podem ser construídos esquemas bilionários de corrupção com participação e ou anuência desde a presidência até escalões mais inferiores.
Então se usarmos esse parâmetro pode fechar o Brasil, porque até os conselheiros da BR ( muita gente influente e rica) sabiam do esquema seguindo sua lógica.
Eles se beneficiariam de um eventual esquema de corrupção daquele tipo?
Se a resposta for 'sim', não há mais o que escrever. A situação é auto-evidente.