Autor Tópico: Homem ocupou o Piauí há 58 mil anos  (Lida 1955 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

APODman

  • Visitante
Homem ocupou o Piauí há 58 mil anos
« Online: 12 de Janeiro de 2007, 02:07:57 »
Não ví estas interessantes notícias por aqui:


Citar

Homem ocupou o Piauí há 58 mil anos

Nova análise mostra que controversos artefatos da Pedra Furada foram feitos por humanos, silenciando os críticos

Arqueóloga Niède Guidon, que escavou o sítio, vinha sendo criticada por colegas; achado recua ocupação da América em 30 milênios

CLAUDIO ANGELO
EDITOR DE CIÊNCIA

RAFAEL GARCIA
DA REPORTAGEM LOCAL

A arqueóloga Niède Guidon riu por último. Evidências apresentadas ontem indicam que as ferramentas de pedra descobertas pela pesquisadora no Boqueirão da Pedra Furada, em São Raimundo Nonato, foram mesmo feitas por seres humanos, e têm entre 33 mil e 58 mil anos de idade. São, portanto, a evidência mais antiga da ocupação da América.

Durante mais de duas décadas Guidon, paulista de origem francesa, foi ridicularizada por seus colegas por propor uma idade tão antiga para os instrumentos. Mas uma análise das ferramentas da Pedra Furada apresentada ontem por Eric Boeda, da Universidade de Paris, e Emílio Fogaça, da Universidade Católoca de Goiás, silenciaram os críticos.

"Do meu ponto de vista, esta é uma evidência incontestável de que os artefatos foram feitos por humanos", disse à Folha o arqueólogo Walter Neves, da USP, até então principal adversário intelectual de Guidon. "Ela merece esses louros", disse, referindo-se à colega.

Os artefatos têm causado controvérsia desde a sua descoberta, em 1978. Eles foram achados juntamente com supostas fogueiras no abrigo, cujo carvão foi datado em até 50 mil anos. Uma datação realizada depois na Austrália recuou a idade ainda mais: 58 mil anos.

O problema era que, naquela época, as evidências apontavam que a presença humana tinha no máximo 15 mil anos no continente. A arqueologia era dominada pelo chamado paradigma "Clovis first", segundo o qual os ancestrais dos índios chegaram recentemente, por uma ponte terrestre aberta entre a Sibéria e o Alasca na última glaciação.

Pedras rolantes
O paradigma Clovis First seria derrubado mais tarde, mas os arqueólogos sempre se recusaram a aceitar as datas de Guidon. As fogueiras, argumentavam, poderiam muito bem ter sido produto de combustão espontânea e não havia ossos de animais ou humanos no local. "O que acontecia até agora também é que alguns colegas americanos diziam que os objetos [achados no Piauí] eram apenas pedras que tinham rolado e se quebrado naturalmente", diz Niède. "Mas agora não há a menor dúvida de que foram feitos por seres humanos. O consenso geral é que agora existe um fato."
Essa impressão já havia começado a mudar quando, nos anos 1990, o arqueólogo americano Tom Dillehay, da Universidade do Kentucky, viu os instrumentos e reconheceu que alguns deles pareciam feitos por seres humanos.

Cadeia operatória
O estudo de Boeda não parece deixar mais dúvidas. O francês é considerado um dos maiores especialistas do mundo em tecnologia lítica (de pedra) pré-histórica. Ele desvendou a chamada cadeia operatória dos artefatos, ou seja, a seqüência de lascamento do material, e descobriu que aquilo foi, de fato, produzido por humanos.
"O que se está discutindo agora é como esses homens chegaram aqui", diz Guidon, que não reconhece como uma certeza a chegada do homem às Américas pelo estreito de Bering no Alasca. "Na realidade o caminho por Bering e pelas Ilhas Aleutas é muito mais longo e difícil do que vir pela África mais diretamente."


fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe2012200601.htm


Citar

Ferramenta recua ocupação da América

Análise mostra que artefatos datados em 58 mil anos no Piauí foram mesmo feitos por seres humanos

Um estudo apresentado anteontem em um simpósio no Piauí indica que um polêmico conjunto de ferramentas de pedra achadas no Boqueirão da Pedra Furada, em São Raimundo Nonato, foi mesmo obra de seres humanos. Com até 58 mil anos de idade, os instrumentos são a evidência mais antiga de povoamento da América.
Durante mais de duas décadas, a arqueóloga Niède Guidon foi ridicularizada por seus colegas por propor uma idade tão antiga para as ferramentas. Mas uma análise apresentada ontem por Eric Boeda, da Universidade de Paris, e Emílio Fogaça, da Universidade Católica de Goiás, silenciou os críticos.

"Do meu ponto de vista, esta é uma evidência incontestável de que os artefatos foram feitos por humanos", disse à Folha o arqueólogo Walter Neves, da USP, até então principal adversário intelectual de Guidon. Os artefatos têm causado controvérsia desde a sua descoberta, em 1978. Eles foram achados juntamente com supostas fogueiras no abrigo.

O achado causou polêmica porque nenhuma outra evidência arqueológica ou genética aponta para um povoamento do continente anterior a 20 mil anos. As fogueiras, argumentavam os críticos, poderiam muito bem ter sido produto de combustão espontânea. "Alguns colegas americanos diziam que os objetos [achados no Piauí] eram apenas pedras que tinham rolado e se quebrado naturalmente", diz Guidon. "O consenso geral é que agora existe um fato", afirma. "O que se está discutindo é como esses homens chegaram aqui."
A polêmica, no entanto, ainda não morreu. "Os dados moleculares indicam uma saída da África há 55 mil anos. Essa data é incompatível [com a ocupação antiga da América]", disse o geneticista Sandro Bonatto, da PUC do Rio Grande do Sul.


fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe2112200602.htm




« Última modificação: 12 de Janeiro de 2007, 02:19:37 por APODman »

Luz

  • Visitante
Re: Homem ocupou o Piauí há 58 mil anos
« Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2007, 02:18:39 »
Que interessante a descoberta, mas principalmente a incompatibilidade de datas com a saída do homem da África.

O que se pode especular: que a saída da África tenha acontecido antes ou que a espécie se desenvolveu paralelamente em diferentes lugares?

Offline HSette

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.044
  • Sexo: Masculino
Re: Homem ocupou o Piauí há 58 mil anos
« Resposta #2 Online: 12 de Janeiro de 2007, 06:17:29 »
Eu postei esta história no Tópico “Homem moderno”, em:

../forum/topic=9337.25.html

Tava rolando uma disussão interessante também em “Evolução humana”:

../forum/topic=9274.0.html

Aliás, a discussão estava bem interessante, mas não sei se é impressão minha, mas parece que o papo chegou meio que a uma encruzilhada.

Por exemplo, Willy Nilly deixou no ar, no segundo link, esse mesmo ponto que a Luz levantou.

Tava bom de retomar e apimentar a discussão.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Alegra

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.453
  • Sexo: Feminino
Re: Homem ocupou o Piauí há 58 mil anos
« Resposta #3 Online: 17 de Janeiro de 2007, 12:58:35 »
Ai! eu adooro as novas descobertas e adooro ver afirmações antigas caindo por terra...
Quem viver verá... :chorao:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Wolfischer

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.330
  • Sexo: Masculino
  • Que sono!
Re: Homem ocupou o Piauí há 58 mil anos
« Resposta #4 Online: 18 de Janeiro de 2007, 23:09:28 »
Não chega a contrariar a data de saída da África, mas com certeza toda a cronologia de ocupação da Ásia e travessia para a América.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Homem ocupou o Piauí há 58 mil anos
« Resposta #5 Online: 19 de Janeiro de 2007, 17:45:32 »
Se a América foi ocupada tão antes, talvez seja de se esperar que as fisionomias e anatomia desses primeiros americanos fosse diferente da dos que vieram mais tarde/ foram produto da miscigenação, o que talvez explicasse alguns ditos artefatos "fora de lugar", sempre defendidos pelos Euzébios da vida como que há algo fundamentalmente errado (e provavelmente os humanos são ETs na verdade ou foram ajudados por eles). Mais especificamente umas estátuas americanas que teriam fisionomias mais aparentemente tipicamente africanas.

Offline Wolfischer

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.330
  • Sexo: Masculino
  • Que sono!
Re: Homem ocupou o Piauí há 58 mil anos
« Resposta #6 Online: 19 de Janeiro de 2007, 22:54:38 »
Sim, com certeza eram muito diferentes dos índios atuais.
Mesmo o crânio de Luzia, que é muito mais recente revela traços negroides ou autralianos.
Os povos mongóis que vieram mais tarde apagaram, pelo menos em sentido numérico, as populações mais antigas.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!