Autor Tópico: Homem moderno  (Lida 12439 vezes)

Luz

• Visitante
Re: Homem moderno
« Resposta #25 Online: 23 de Dezembro de 2006, 12:33:36 »
Geralmente os documentários do NG são sérios, vou tentar assistir quando eles reprisarem.

Angelo, dia 1º de Janeiro vai passar um especial das 16:00 as 00:00 com os melhores programas de 2006, acho que esse que mencionei, vai estar dentro da programação. Se puder assistir veja para comentar. Gostaria mesmo de ouvir sua opinião e de outros menbros... porque alguns "detalhes" foram meio que de encontro a textos que já li aqui no fórum.

Se eu conseguir descobrir os horários certos posto aqui.

Offline Joey

• Nível 00
  • *
« Resposta #26 Online: 25 de Dezembro de 2006, 03:52:37 »
O homem moderno tem aproximadamente 70 mil anos...

Tudo que foi dito no programa da NATGEO, pode ser acompanhado aqui:

https://www3.nationalgeographic.com/genographic/index.html

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 26 de Dezembro de 2006, 16:17:11 »
O homem moderno tem aproximadamente 70 mil anos…

Ah! Mas a reportagem não fala que o homem moderno surgiu há 70 mil anos, mas que começou a migrar da África para o resto do mundo por volta dessa época. A época de surgimento, como o próprio documentário confirma, foi há cerca de 200.000 anos.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 26 de Dezembro de 2006, 17:24:24 »
O homem moderno tem aproximadamente 70 mil anos…

Ah! Mas a reportagem não fala que o homem moderno surgiu há 70 mil anos, mas que começou a migrar da África para o resto do mundo por volta dessa época. A época de surgimento, como o próprio documentário confirma, foi há cerca de 200.000 anos.

Na edição especial da SCIAM desse mês é dito esse período que o Angelo citou.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #29 Online: 26 de Dezembro de 2006, 18:28:22 »
Creio que o Angelo esteja correto. :ok:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Joey

• Nível 00
  • *
« Resposta #30 Online: 26 de Dezembro de 2006, 20:32:44 »
Não fui claro o suficiente…

200 mil anos aparência física semelhante a nós, “MENTALMENTE” não, os seres humanos até por volta de 75 mil anos, não tinham a capacidade de abstração e raciocínio lógico que nós temos.

Por volta deste ano ouve mudanças climáticas, ocasionadas por um explosão vulcânica que levou a Terra a uma nova era glacial, essa pressão matou vários homens pré-modernos, sobraram em torno de pouco mais de 2000 espécimes, esses 2000 sim tinham todas as características do homem moderno.

As pesquisas sobre o DNA mitocondrial, e a pouca variabilidade genética do ser humano aponta para essa conclusão, releiam o Genographic Project, ou assistam o documentário.
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2006, 20:42:28 por Joey »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 26 de Dezembro de 2006, 20:44:09 »
Se um cientista bastante solitário viajasse no tempo 75 000 ou 200 000 anos atrás, encontrasse uma Homo sapiens jeitosinha, pintasse um clima e rolasse um love lá no meio de uma caverna a mulher poderia engravidar e dar à luz um descendente fértil? Quanto teríamos que retroceder para isso não ser mais possível?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 26 de Dezembro de 2006, 22:29:03 »
Não dá bem para saber... estudos recentes sugerem que os últimos intercruzamentos da linhagem de chimpanzés e da nossa podem ser tão recentes quanto 1 milhão de anos apenas, datando por volta daí a separação mais definitiva, ainda que anteriormente, mais ou menos 5 milhões tenha havido uma separação "principal" que acumulou mais diferenças do que os intercruzamentos que ocorreram até esse 1 milhão de anos puderam apagar.

Se bem que eu acho que pode ter outras explicações para o que sugere isso (o cromossomo X dar uma separação de 1 milhão de anos apenas)...

De qualquer forma, acho que é meio compatível com uma teoria meio antiga, não lembro de quem, que sugeria que os chimpanzés inicialmente ou até antes das separações finais fossem mais parecidos conosco, mas a separação definitiva favoreceu a modificação deles meio como por "desvio de caractere". O que não tem nada a ver com a pergunta, de qualquer forma, acho.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 26 de Dezembro de 2006, 22:31:23 »
Não fui claro o suficiente…

200 mil anos aparência física semelhante a nós, “MENTALMENTE” não, os seres humanos até por volta de 75 mil anos, não tinham a capacidade de abstração e raciocínio lógico que nós temos.

Por volta deste ano ouve mudanças climáticas, ocasionadas por um explosão vulcânica que levou a Terra a uma nova era glacial, essa pressão matou vários homens pré-modernos, sobraram em torno de pouco mais de 2000 espécimes, esses 2000 sim tinham todas as características do homem moderno.

As pesquisas sobre o DNA mitocondrial, e a pouca variabilidade genética do ser humano aponta para essa conclusão, releiam o Genographic Project, ou assistam o documentário.

Mesmo que um efeito de gargalo date de algum cataclisma de 75 mil anos, isso não implica em nada em que apenas há 75 mil anos os humanos teriam as capacidades mentais atuais.

Offline Joey

• Nível 00
  • *
« Resposta #34 Online: 26 de Dezembro de 2006, 23:09:08 »
Quem afirma isso é ele não eu:

http://en.wikipedia.org/wiki/Spencer_Wells

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 27 de Dezembro de 2006, 01:09:53 »
Mas onde exatamente ele afirma isso? Não consegui encontrar nem no link da NG nem na wiki.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Joey

• Nível 00
  • *
« Resposta #36 Online: 27 de Dezembro de 2006, 01:58:39 »
Erupção Vulcânica:

http://en.wikipedia.org/wiki/Toba_catastrophe_theory

Salto evolucionário:

http://en.wikipedia.org/wiki/Human_evolution

Humanos Modernos:

- Pensamento Abstrato
- Simbolismo (Pinturas Rupestres)
- Uso de ferramentas mais aprimoradas
- Planejamento antecipado

No documentário ele cita isso como um salto dos humanos modernos em relação aos pré-modernos, o que levou a esse salto foi a pressão do meio.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 27 de Dezembro de 2006, 09:08:16 »
Bem, o trecho do "grande salto adiante" não me diz nada que não pudesse ser explicado por pura evolução cultural.

A erupção vulcânica é sugerida como sendo a razão da extinção de outras espécies (de hominídeos também), não de ter selecionado, dentro da linhagem de Homo sapiens, apenas aqueles com capacidades mentais particulares não existentes em outros Homo sapiens. Até porque esse tipo de evento não é tão seletivo nesse tipo de detalhe, mas outros fatores são mais importantes, por exemplo, tamanho dos indivíduos, da população, e onde se encontram na pirâmide alimentar. Gorilas e chimpanzés ainda vivem, apesar de certamente, tal como esses hipotéticos Homo sapiens seletivamente extintos no evento, não terem todas as capacidades mentais dos homens modernos.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 27 de Dezembro de 2006, 10:30:56 »
Vejam em:

Fósseis confirmam origem do homem moderno
../forum/topic=9186.0.html;topicseen
"Por quê?"

Chaves

Luz

• Visitante
« Resposta #39 Online: 27 de Dezembro de 2006, 12:02:33 »
Erupção Vulcânica:

Salto evolucionário:

Humanos Modernos:

- Pensamento Abstrato

No documentário ele cita isso como um salto dos humanos modernos em relação aos pré-modernos, o que levou a esse salto foi a pressão do meio.

Foi isso o que o documentário disse, numa versão dublada em português que assisti: que o homem foi obrigado a se adaptar as novas condições do meio, que consequentemente, o levou a evolução - passando de uma estágio a outro.

Queria saber a relevância disso.

Algo que estou etranhando é que quando assisti a data aproximada era 50 mil anos, lembro porque postei algo aqui mesmo, no dia seguinte e não 75 mil anos.  :?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 27 de Dezembro de 2006, 13:19:15 »
Erupção Vulcânica:

Salto evolucionário:

Humanos Modernos:

- Pensamento Abstrato

Foi isso o que o documentário disse, numa versão dublada em português que assisti: que o homem foi obrigado a se adaptar as novas condições do meio, que consequentemente, o levou a evolução - passando de uma estágio a outro.

Queria saber a relevância disso.
Por tudo que eu li nos links mostrados, trata-se de uma hipótese do Spencer Wells. Ele supõe que devido a erupção, apenas uns poucos humanos tenham sobrevivido e que por meio da deriva gênica e seleção natural tenha ocorrido o tal "salto evolucionário".

Não sei o quanto outros pesquisadores concordam com esse ponto de vista e também me parece que muito desse "salto evolucionário" pode ser explicado pela evolução cultural, como bem frisou o Danniel.

Offline Joey

• Nível 00
  • *
« Resposta #41 Online: 27 de Dezembro de 2006, 14:46:15 »
Buckarro Banzai tá perdendo tempo no fórum, bora lá refutar o cara, Genographic Project é um projeto para 5 anos, acho que tem um belo tempo pela frente antes de você dizer que é isso e pronto.

Spencer Wells apoia-se na teoria de Stanley H. Ambrose

http://www.bradshawfoundation.com/evolution/

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 27 de Dezembro de 2006, 15:04:47 »
Eu só não vi ainda declaração de ninguém, em nenhum dos links, dizendo algo como "devido a esse cataclisma, se extinguiram as espécies mais próximas dos humanos do que dos chimpanzés, por não terem desenvolvidas as capacidades mentais dos humanos atuais. Essas capacidades mentais estavam presentes apenas nos Homo sapiens modernos, e surgiram apenas numa data bem próxima ou no decorrer desse cataclisma".

E mesmo que lesse algo assim, duvidaria bastante, mesmo que viesse de um cientista. E me pergunto quais seriam as bases da afirmação, como é que se poderia saber que os humanos antes desses 75 mil anos não tinham essas capacidades. Me parece algo próximo a achar que existem bases biológicas opr trás do fato que alguns grupos de pessoas viverem em civilizações como a nossa, e outros serem índios e caçadores-coletores.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 27 de Dezembro de 2006, 15:36:24 »
...muito desse "salto evolucionário" pode ser explicado pela evolução cultural, como bem frisou o Danniel.

Cito de novo o especial SCIAM, “Como Nos Tornamos Humanos”.

Nos textos, esta é a hipótese considerada.
"Por quê?"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 30 de Dezembro de 2006, 20:39:03 »
E novidades sobre a ocupação aqui em nosso continente.

Publicado em: 21/12/2006

HOMEM OCUPOU O PIAUÍ HÁ 58 MIL ANOS
da Folha de S. Paulo

A arqueóloga Niède Guidon riu por último. Evidências apresentadas ontem indicam que as ferramentas de pedra descobertas pela pesquisadora no Boqueirão da Pedra Furada, em São Raimundo Nonato, foram mesmo feitas por seres humanos e têm entre 33 mil e 58 mil anos de idade. São, portanto, a evidência mais antiga da ocupação da América.

Durante mais de duas décadas Guidon, paulista de origem francesa, foi ridicularizada por seus colegas por propor uma idade tão antiga para os instrumentos. Mas uma análise das ferramentas da Pedra Furada apresentada ontem por Eric Boeda, da Universidade de Paris, e Emílio Fogaça, da Universidade Católoca de Goiás, silenciaram os críticos.

"Do meu ponto de vista, esta é uma evidência incontestável de que os artefatos foram feitos por humanos", disse à Folha o arqueólogo Walter Neves, da USP, até então principal adversário intelectual de Guidon. "Ela merece esses louros", disse, referindo-se à colega.

Os artefatos têm causado controvérsia desde a sua descoberta, em 1978. Eles foram achados juntamente com supostas fogueiras no abrigo, cujo carvão foi datado em até 50 mil anos. Uma datação realizada depois na Austrália recuou a idade ainda mais: 58 mil anos.

O problema era que, naquela época, as evidências apontavam que a presença humana tinha no máximo 15 mil anos no continente. A arqueologia era dominada pelo chamado paradigma "Clovis first", segundo o qual os ancestrais dos índios chegaram recentemente, por uma ponte terrestre aberta entre a Sibéria e o Alasca na última glaciação.

http://www.clickciencia.ufscar.br/page.php?story=156
"Por quê?"

Chaves

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 30 de Dezembro de 2006, 23:35:43 »
Cinqüenta e oito mil anos? Mas o Homo sapiens não teria chegado à Europa e à Oceania há somente 40 mil anos? Será que o registro fóssil do mundo inteiro está incompleto? Acho que é melhor chutar para baixo, 33 mil anos talvez seja mais seguro!

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 20 de Janeiro de 2007, 21:26:42 »
Arqueologia: Itaú Cultural
http://www.itaucultural.org.br/arqueologia/pt/tempo/06.htm

(…)
Muitas discussões ocorreram e continuam ocorrendo até hoje. Essas datas colocaram em cheque a teoria da chegada do homem nas Américas, que estimava o início da ocupação por volta de 12.000 anos atrás. Este momento correspondeu ao período final da última grande glaciação terrestre, que formou uma ponte de gelo no Estreito de Behring, unindo o extremo nordeste da Ásia ao Alasca. Grupos de caçadores especializados, acompanhando as manadas de mamutes, teriam passado pela "ponte" e, assim, iniciado a ocupação das Américas. Dos planaltos norte-americanos teriam iniciado sua migração rumo ao sul, espalhando-se por todo o continente e alcançando o Brasil por volta de 10.000 anos atrás.

Sem dúvida, todo esse processo de ocupação de fato ocorreu. O problema é que, com uma data de mais de 12.000 anos no Brasil, a passagem pelo Estreito de Behring não teria marcado o início da ocupação humana nas Américas. Seria apenas mais uma das diversas vias de acesso que para aqui afluíram.

Assim, o povoamento das Américas teria sido realizado de forma muito mais complexa do que até então se imaginava. É possível que tenham ocorrido migrações muito mais antigas pelo próprio Estreito de Behring ou, então, que tenham sido utilizadas rotas alternativas.

Alguém sabe se há propostas dessas eventuais rotas alternativas?  :?:

« Última modificação: 20 de Janeiro de 2007, 21:31:12 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 20 de Janeiro de 2007, 21:34:33 »
A única rota alternativa que eu posso imaginar é pelo mar. Mas como eles fizeram isso a mil anos atrás é outra história... Talvez tenham pegado uma carona em discos-voadores?

Luz

• Visitante
« Resposta #48 Online: 20 de Janeiro de 2007, 21:37:04 »
A única rota alternativa que eu posso imaginar é pelo mar. Mas como eles fizeram isso a mil anos atrás é outra história… Talvez tenham pegado uma carona em discos-voadores?

Mas, bem… da Ásia para a Austrália tem bastante mar também.  ::)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 20 de Janeiro de 2007, 21:47:23 »
A única rota alternativa que eu posso imaginar é pelo mar. Mas como eles fizeram isso a mil anos atrás é outra história…

Foi a primeira hipótese que me veio a mente.
Mas a restrição tecnológica parece um fato.

Talvez tenham pegado uma carona em discos-voadores?

Os ETs devem usar a máxima: "Dividir para conquistar".  :biglol:
"Por quê?"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!