Outro ponto a ser considerado é que muitas pessoas que tiveram EQM puderam comprovar a veracidade de suas observações pelos sons da sala, pessoas que sairam ou chegaram, objetos que entraram ou foram retirados que foram comparados com os relatos dos pacientes.
Isso só diz que a pessoa estava consciente do que acontecia ao seu redor, não diz que de fato a consciência saiu flutuando do cérebro, e que se a pessoa morresse, não iria "apagar".
Qto ao seu ultimo paragrafo, isto é exatamente o que sente uma pessoa em EQM e vou desdobrar alguns relatos a partir de experiencias citadas:
Seu "corpo" flutua enquanto vê o outro em uma cama sendo reanimado mas o "outro" é você, tem a mesma fisionomia mas você se sente totalmente desligado do outro.
Sua consciencia é plena, não sente medo, dor ou qualquer outro incomodo mas somente alegria e uma paz profunda. Depois de alguns momentos ela percebe outras pessoas ao redor, geralmente pessoas que morreram como desconhecidos ou pessoas que conhece ou mesmo parentes mortos.
Vê um tunel, sendo este objeto variavel em sua forma, cor e "consistencia" que pode variar de algo sem consistencia conhecida e estranha até ser formado de folhas e galhos entrelhaçados ou em outros casos muito luminoso e em outros sem luz nenhuma. A pessoa em algumas descrições sente estranhamente que este tunel sempre existiu naquele local ou seja acima de si proprio ou num dos lados de vertices de uma parede e estranha o fato de nunca te-lo visto. Este tunel "suga" a pessoa com uma força irresistivel e ela começa a sua viagem em uma velocidade estonteante e sem tocar suas paredes apesar de ser de diametro pequeno ou de 3 a 5 metros. Ela sente que está se deslocando e as paredes ficam "desfocadas" pela enorme velocidade, sente um zumbido ou ouve uma música maravilhosa. Ao final da "viagem" tem-se varios desdobramentos segundo os relatos:
(1) Enxerga uma luz muito brilhante e quase cegante, sente uma paz enorme e a luz pergunta: "O que fizeste com o tempo que te foi dado ?" ou outra pergunta e se a pessoa está pronta para morrer, em alguns casos a luz parace orientar a pessoa e aparece em seu campo mental cenas da sua vida como num filme, se a pessoa diz que não e apresenta geralmente algum motivo, como filhos a criar ou projetos pessoais a realizar, imediatamente a pessoa faz o caminho no sentido inverso e acorda horas ou dias depois. Claro que se a pessoa tiver dito "sim" eu presumo que ela nunca retornou para nos dizer. Será que no paraiso reina a democracia soberana e absoluta ?
(2) Enxerga jardins e uma cidade muito bonita, arborizada e pessoas que vem ao seu encontro e fazem perguntas do tipo: "Valeu a pena viver ?. O que aprendeu com esta experiencia ? Considera proveitoso voltar a viver na Terra ?". Fazem a mesma pergunta acima ou dizem categoricamente que a pessoa não está pronta para morrer. E a pessoa retorna ao corpo. Considere que nem todas as pessoas tem esta experiencia completa e que é a maior parte dos casos, como no meu caso e da Luz, pois a reanimação do corpo pode fazer o outro "EU" retornar ao corpo e a experiencia de EQM termina por ai mesmo, infelizmente.
No meu caso, foi devido a um acidente com eletricidade, eu não vi o tunel de luz mas fui "expulso" do corpo, atravessei paredes e tetos e voei em alta velocidade pelos céus da cidade que moro, totalmente alucinado, depois ouvi uma voz feminina muito doce me chamando e pedindo-me calma e acordei sem saber aonde estava ou quem eu era, somente aquela experiencia na cabeça a me martelar e assustar, em poucos minutos voltei ao normal.
Concordo com você em alguns pontos e discordo de outros mas o cansaço mental, talvez devido aos meus antecessores no processo evolucional não terem se esmerado neste ponto no ultimos milhões de anos, e preferido a boa vida das fogueiras e cavernas paleoliticas, me impede sobremaneiras de continuar nosso papo em termos evolutivos/construtivos mas em outras ocasiões, com certeza, terei a primazia de duelar contra seus conhecimentos profundos a respeito do assunto.