Autor Tópico: A morte fica tão mais legal quando se é ateu!  (Lida 6601 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: A morte fica tão mais legal quando se é ateu!
« Resposta #25 Online: 13 de Janeiro de 2007, 22:06:49 »
Vocês também acham que morrer e acabar é muito melhor do que a idéia de ter algo depois da morte?

Nem melhor nem pior. Como morrer significa o fim dos sentidos e da consciência, aquilo que eu chamo de "eu" estará ocupado demais não existindo para poder emitir juízos sobre se a morte é algo bom ou ruim.

E se quando eu estiver morto eu não vou ter com quê me preocupar por estar morto, então por que eu me preocuparia com isso agora, quando ainda estou vivo?

ukrainian

• Visitante
« Resposta #26 Online: 13 de Janeiro de 2007, 23:20:15 »
Agora, falando muito sério: a experiência é muito forte. Deixa qualquer mente racional em dúvida, pelo menos por algum tempo - as sensções são indescritíveis. Você "percebe" que está morrendo e é uma coisa indescritivelmente agradável. Você se sente consciênte no momento - é fantástico.
É agradável porque o cérebro despeja drogas no sangue para nos dar um "barato" e nos fazer relaxar diante da situação extrema.

Drogas? Você possue fontes?

E o túnel de luz se deve ao fato de que a coordenação visual se vai, devido à baixa oxigenação do cérebro, e fica só aquela mancha luminosa em vez de uma imagem organizada. O resto, nossa imaginação preenche.

Você possue fontes?

Cereal Killer

• Visitante
« Resposta #27 Online: 13 de Janeiro de 2007, 23:34:46 »
Outro ponto a ser considerado é que muitas pessoas que tiveram EQM puderam comprovar a veracidade de suas observações pelos sons da sala, pessoas que sairam ou chegaram, objetos que entraram ou foram retirados que foram comparados com os relatos dos pacientes.
Isso só diz que a pessoa estava consciente do que acontecia ao seu redor, não diz que de fato a consciência saiu flutuando do cérebro, e que se a pessoa morresse, não iria "apagar".

Qto ao seu ultimo paragrafo, isto é exatamente o que sente uma pessoa em EQM e vou desdobrar alguns relatos a partir de experiencias citadas:

Seu "corpo" flutua enquanto vê o outro em uma cama sendo reanimado mas o "outro" é você, tem a mesma fisionomia mas você se sente totalmente desligado do outro.
Sua consciencia é plena, não sente medo, dor ou qualquer outro incomodo mas somente alegria e uma paz profunda. Depois de alguns momentos ela percebe outras pessoas ao redor, geralmente pessoas que morreram como desconhecidos ou pessoas que conhece ou mesmo parentes mortos.
Vê um tunel, sendo este objeto variavel em sua forma, cor e "consistencia" que pode variar de algo sem consistencia conhecida e estranha até ser formado de folhas e galhos entrelhaçados ou em outros casos muito luminoso e em outros sem luz nenhuma. A pessoa em algumas descrições sente estranhamente que este tunel sempre existiu naquele local ou seja acima de si proprio ou num dos lados de vertices de uma parede e estranha o fato de nunca te-lo visto. Este tunel "suga" a pessoa com uma força irresistivel e ela começa a sua viagem em uma velocidade estonteante e sem tocar suas paredes apesar de ser de diametro pequeno ou de 3 a 5 metros. Ela sente que está se deslocando e as paredes ficam "desfocadas" pela enorme velocidade, sente um zumbido ou ouve uma música maravilhosa. Ao final da "viagem" tem-se varios desdobramentos segundo os relatos:

(1) Enxerga uma luz muito brilhante e quase cegante, sente uma paz enorme e a luz pergunta: "O que fizeste com o tempo que te foi dado ?" ou outra pergunta e se a pessoa está pronta para morrer, em alguns casos a luz parace orientar a pessoa e aparece em seu campo mental cenas da sua vida como num filme, se a pessoa diz que não e apresenta geralmente algum motivo, como filhos a criar ou projetos pessoais a realizar, imediatamente a pessoa faz o caminho no sentido inverso e acorda horas ou dias depois. Claro que se a pessoa tiver dito "sim" eu presumo que ela nunca retornou para nos dizer. Será que no paraiso reina a democracia soberana e absoluta ?  :)

(2) Enxerga jardins e uma cidade muito bonita, arborizada e pessoas que vem ao seu encontro e fazem perguntas do tipo: "Valeu a pena viver ?. O que aprendeu com esta experiencia ? Considera proveitoso voltar a viver na Terra ?". Fazem a mesma pergunta acima ou dizem categoricamente que a pessoa não está pronta para morrer. E a pessoa retorna ao corpo. Considere que nem todas as pessoas tem esta experiencia completa e que é a maior parte dos casos, como no meu caso e da Luz, pois a reanimação do corpo pode fazer o outro "EU" retornar ao corpo e a experiencia de EQM termina por ai mesmo, infelizmente.

No meu caso, foi devido a um acidente com eletricidade, eu não vi o tunel de luz mas fui "expulso" do corpo, atravessei paredes e tetos e voei em alta velocidade pelos céus da cidade que moro, totalmente alucinado, depois ouvi uma voz feminina muito doce me chamando e pedindo-me calma e acordei sem saber aonde estava ou quem eu era, somente aquela experiencia na cabeça a me martelar e assustar, em poucos minutos voltei ao normal.

Concordo com você em alguns pontos e discordo de outros mas o cansaço mental, talvez devido aos meus antecessores no processo evolucional não terem se esmerado neste ponto no ultimos milhões de anos, e preferido a boa vida das fogueiras e cavernas paleoliticas, me impede sobremaneiras de continuar nosso papo em termos evolutivos/construtivos mas em outras ocasiões, com certeza, terei a primazia de duelar contra seus conhecimentos profundos a respeito do assunto.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #28 Online: 13 de Janeiro de 2007, 23:52:26 »
Agora, falando muito sério: a experiência é muito forte. Deixa qualquer mente racional em dúvida, pelo menos por algum tempo - as sensções são indescritíveis. Você "percebe" que está morrendo e é uma coisa indescritivelmente agradável. Você se sente consciênte no momento - é fantástico.
É agradável porque o cérebro despeja drogas no sangue para nos dar um "barato" e nos fazer relaxar diante da situação extrema.
Drogas? Você possue fontes?
Nâo é exatamente drogas, mas hormônios. O cérebro é capaz de se estimular por hormônios que ele mesmo produz. Serotonina, por exemplo.

E o túnel de luz se deve ao fato de que a coordenação visual se vai, devido à baixa oxigenação do cérebro, e fica só aquela mancha luminosa em vez de uma imagem organizada. O resto, nossa imaginação preenche.
Você possue fontes?
Procure estudos sobre a substância Ketamina e verá como ela pode induzir as pessoas a terem experiências quase morte. Dá uma olhada na Wikipédia.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Cereal Killer

• Visitante
« Resposta #29 Online: 14 de Janeiro de 2007, 10:01:03 »
Procure estudos sobre a substância Ketamina e verá como ela pode induzir as pessoas a terem experiências quase morte. Dá uma olhada na Wikipédia.

Pesquisas com pessoas que tiveram EQM e depois fizeram experiencias artificialmente com o anestesico Ketamina afirmaram categorigamente que o efeito não é o mesmo, nem de longe é parecido. Logo a Ketamina, apesar de ser um alucinogeno como o LSD e tantos outros, não é definitivamente uma prova de que o EQM pode ser gerado por droga. O EQM acontece com o cerebro entrando proximo a um estado de falencia e ocorre a dissassociação entre corpo e outro corpo que chamamos de Duplo.

Segue abaixo a descrição de uma experiencia com a Ketamina e compare com a minha descrição em topico anterior. Qualquer usuario pode perceber que a descrição não é a mesma.

"Começa-se com um leve ruido neural e vai-se aumentando gradualmente, o efeito seria de uma luz no centro tornando-se maior e maior e portanto mais próxima....o tunel parecia mover-se com o aumento do ruido e a luz tornar-se-ia maior....Se todo o cortex ficasse tão ruidoso que todas as celulas disparavam, então toda a àrea pareceria banhada em luz.[p. 85]"

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #30 Online: 14 de Janeiro de 2007, 10:10:52 »
Zé mané experiencia de quase morte. Pura mentira.
Não deseje.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 14 de Janeiro de 2007, 11:13:40 »
A evolução funciona da seguinte forma: previlegia características adaptativas, sim, mas também deixa passar qualquer coisa que pode ser completamente inútil, desde que não incapacite significativamente a reprodução. Em muitos casos, pode até deixar passar verdadeiros estorvos, desde que estejam associados, ainda que bem indiretamente, a outras vantagens.
Nosso cérebro produz serotonina e outras drogas que nos dão uma sensação de bem estar em situações de dor ou exaustão.

Pessoas que costumam correr regularmente às vezes acabam viciadas na serotonina que é produzida quando elas estão próximas da exaustão. Os masoquistas, além do aspecto psicológico, também procuram o "barato" que a serotonina produz em reação à dor.

Um jornalista contou que estava entrevistando o Airton Senna durante uma viagem de carro. De repente, sem mais nem menos, o Senna deu um cavalo de pau no meio da estrada. Ele precisava daquela emoção; era viciado em adrenalina.

Acho que uma situação extrema como a EQM também é combatida pelo cérebro com serotoninas, o que explica o fato de todos sentirem uma sensação de bem estar e visões agradáveis. Sentir isto na hora da morte não nos dá nenhuma vantagem evolucionária. É apenas um efeito colateral.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 14 de Janeiro de 2007, 11:27:31 »
Você possue fontes?
Li um artigo sobre treinamento de pilotos, em que eles ficavam numa centrífuga que girava cada vez mais rápido para simular as curvas feitas por caças a velocidades muito altas e verificar se o cara iria apagar com facilidade.
No limite, o sangue "escorria" para fora do cérebro pela força centrífuga e o cara ia apagando. Os sintomas eram sempre os mesmos: sensação de bem estar e o túnel luminoso.
Não tenho mais o artigo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 14 de Janeiro de 2007, 11:38:54 »
[…]

Mas a pessoa precisa estar de olhos abertos para ter ese sintoma, não? Se não, não haverá luz para a falta de coordenação visual fazer a pessoa enxergar um túnel!

Cereal Killer

• Visitante
« Resposta #34 Online: 14 de Janeiro de 2007, 12:24:44 »
Zé mané experiencia de quase morte. Pura mentira.

Não baixarei ao seu nivel.

Cereal Killer

• Visitante
« Resposta #35 Online: 14 de Janeiro de 2007, 12:30:10 »
Você possue fontes?

Li um artigo sobre treinamento de pilotos, em que eles ficavam numa centrífuga que girava cada vez mais rápido para simular as curvas feitas por caças a velocidades muito altas e verificar se o cara iria apagar com facilidade.
No limite, o sangue "escorria" para fora do cérebro pela força centrífuga e o cara ia apagando. Os sintomas eram sempre os mesmos: sensação de bem estar e o túnel luminoso.
Não tenho mais o artigo.

Tambem já li algo a respeito. Parece que a EQM é disparada em nosso cerebro em situações semi-fatais como falta de oxigenação cerebral. Já foram relatados casos como de parada cardiaca, parada respiratoria, estados comatosos, estados febrís intensos e em mesas de UTI é comum o operado acordar e contar situações de EQM. Dizem que 3% da população americana já passou por esta experiencia, se a estatisticas estiverem corretas, no Brasil deve ser a mesma coisa.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 14 de Janeiro de 2007, 13:19:55 »
[…]

Mas a pessoa precisa estar de olhos abertos para ter ese sintoma, não? Se não, não haverá luz para a falta de coordenação visual fazer a pessoa enxergar um túnel!
Isto é apenas um chute, mas talvez não seja preciso. Quando a gente aperta os olhos, aparece um monte de cores, mesmo sem luz. No fim das contas, a sensação está no cérebro, não nos olhos.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 14 de Janeiro de 2007, 15:26:29 »
No fim das contas, a sensação está no cérebro, não nos olhos.

Se é assim acho que o problema não é exatamente uma falat de cordenação visual, é outro fenômeno associado ao cérebro. Mas eu posso estar viajando, afinal não entendo quase nada dessa área. Só sei que já li alguns artigos sobre isso, mas não gravei nenhuma informação mais técnica...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 14 de Janeiro de 2007, 15:43:47 »
Outro ponto a ser considerado é que muitas pessoas que tiveram EQM puderam comprovar a veracidade de suas observações pelos sons da sala, pessoas que sairam ou chegaram, objetos que entraram ou foram retirados que foram comparados com os relatos dos pacientes.
Isso só diz que a pessoa estava consciente do que acontecia ao seu redor, não diz que de fato a consciência saiu flutuando do cérebro, e que se a pessoa morresse, não iria "apagar".

Qto ao seu ultimo paragrafo, isto é exatamente o que sente uma pessoa em EQM e vou desdobrar alguns relatos a partir de experiencias citadas:

Seu "corpo" flutua enquanto vê o outro em uma cama sendo reanimado mas o "outro" é você, tem a mesma fisionomia mas você se sente totalmente desligado do outro.
Sua consciencia é plena, não sente medo, dor ou qualquer outro incomodo mas somente alegria e uma paz profunda. Depois de alguns momentos ela percebe outras pessoas ao redor, geralmente pessoas que morreram como desconhecidos ou pessoas que conhece ou mesmo parentes mortos.
Vê um tunel, sendo este objeto variavel em sua forma, cor e "consistencia" que pode variar de algo sem consistencia conhecida e estranha até ser formado de folhas e galhos entrelhaçados ou em outros casos muito luminoso e em outros sem luz nenhuma. A pessoa em algumas descrições sente estranhamente que este tunel sempre existiu naquele local ou seja acima de si proprio ou num dos lados de vertices de uma parede e estranha o fato de nunca te-lo visto. Este tunel "suga" a pessoa com uma força irresistivel e ela começa a sua viagem em uma velocidade estonteante e sem tocar suas paredes apesar de ser de diametro pequeno ou de 3 a 5 metros. Ela sente que está se deslocando e as paredes ficam "desfocadas" pela enorme velocidade, sente um zumbido ou ouve uma música maravilhosa. Ao final da "viagem" tem-se varios desdobramentos segundo os relatos:

(1) Enxerga uma luz muito brilhante e quase cegante, sente uma paz enorme e a luz pergunta: "O que fizeste com o tempo que te foi dado ?" ou outra pergunta e se a pessoa está pronta para morrer, em alguns casos a luz parace orientar a pessoa e aparece em seu campo mental cenas da sua vida como num filme, se a pessoa diz que não e apresenta geralmente algum motivo, como filhos a criar ou projetos pessoais a realizar, imediatamente a pessoa faz o caminho no sentido inverso e acorda horas ou dias depois. Claro que se a pessoa tiver dito "sim" eu presumo que ela nunca retornou para nos dizer. Será que no paraiso reina a democracia soberana e absoluta ?  :)

(2) Enxerga jardins e uma cidade muito bonita, arborizada e pessoas que vem ao seu encontro e fazem perguntas do tipo: "Valeu a pena viver ?. O que aprendeu com esta experiencia ? Considera proveitoso voltar a viver na Terra ?". Fazem a mesma pergunta acima ou dizem categoricamente que a pessoa não está pronta para morrer. E a pessoa retorna ao corpo. Considere que nem todas as pessoas tem esta experiencia completa e que é a maior parte dos casos, como no meu caso e da Luz, pois a reanimação do corpo pode fazer o outro "EU" retornar ao corpo e a experiencia de EQM termina por ai mesmo, infelizmente.
Nada disso não pode ser explicado por processos menos fantásticos do que uma "mente flutuante" independente da vida cerebral.

Sem contar em outras dificuldades que essa idéia representa, como a implícita inutilidade em termos um cérebro para vivermos, ao mesmo tempo em que há diferenças evolutivas dos cérebros de diversos animais "coincidentes" com as capacidades mentais, que na verdade seriam processadas nesse mente flutuante independentemente de um cérebro, teoricamente, humanos podendo ter um cérebro comparável ao de uma lagartixa ou de um chimpanzé no mínimo, e ainda sendo indistintos em comportamento de seres humanos... o que não se observa.

Pesquisas com pessoas que tiveram EQM e depois fizeram experiencias artificialmente com o anestesico Ketamina afirmaram categorigamente que o efeito não é o mesmo, nem de longe é parecido. Logo a Ketamina, apesar de ser um alucinogeno como o LSD e tantos outros, não é definitivamente uma prova de que o EQM pode ser gerado por droga. O EQM acontece com o cerebro entrando proximo a um estado de falencia e ocorre a dissassociação entre corpo e outro corpo que chamamos de Duplo.

Segue abaixo a descrição de uma experiencia com a Ketamina e compare com a minha descrição em topico anterior. Qualquer usuario pode perceber que a descrição não é a mesma.

"Começa-se com um leve ruido neural e vai-se aumentando gradualmente, o efeito seria de uma luz no centro tornando-se maior e maior e portanto mais próxima....o tunel parecia mover-se com o aumento do ruido e a luz tornar-se-ia maior....Se todo o cortex ficasse tão ruidoso que todas as celulas disparavam, então toda a àrea pareceria banhada em luz.[p. 85]"

Repetindo o trecho que segue logo esse trecho citado por você:

• De acordo com o Dr. Jansen, ketamina pode reproduzir todos os efeitos da EQM, incluindo a viagem atraves do tunel para a luz, a sensação de estar morto, comunicação com Deus, alucinações, o sair do corpo, ruidos, etc. Isto não prova que não existe vida depois da morte, mas prova que que uma EQM não é prova de vida após a morte.

Sonhos são em muitos casos, bastante reais. E podemos sonhar com locais existentes, pessoas que já morreram, etc. Sonhos podem até ser influenciados pelo ambiente, principalmente ruídos, combinados com informações da memória em algo que faça sentido. Ao mesmo tempo, podemos é claro sair de onde estamos nos sonhos e ir a outros lugares, que podem ser também bastante realistas, reconstruídos a partir de memórias ou no mínimo muito convincentes. Juntando isso com como memórias falsas, não há a mínima necessidade da hipótese de que a mente possa de fato, e não apenas em aparência subjetiva, sair do corpo, independentemente da vida do cérebro, potencialmente implicando que esse seja um órgão totalmente inútil, em vez de ser o que produz a consciência.

Mesmo falando simplesmente de possibilidades lógicas, se queremos manter que as experiências de EQM não são construções mentais similares a sonhos, mas que a recepção de informação visual e auditiva independe da posição dos nossos olhos e ouvidos, e principalmente se queremos manter que o cérebro produz a consciência em vez de ser algo completamente inútil, nada asseguraria que a EQM continuaria após a morte, poderia ser que simplesmente apagassemos quando a morte mesmo chegasse. Apenas, talvez, se os cérebros fossem órgãos totalmente não-funcionais, o que não vai de acordo com as evidências que se tem, a menos que se suponha que eles façam tudo que fazem à toa, que é só um reflexo de algo que ocorre na verdade em outro lugar/estrutura desconhecida e independente dos processos vitais.

Qualquer das duas perspectivas seria bastante interessante, tanto a continuidade da vida, inutilidade dos cérebros e órgãos sensoriais, o que implicaria em potencial de recuperação de sentidos para pessoas que os tenham perdido, sem a necessidade de transplante dos órgãos sensoriais, dado que a nossa mente seria capaz de captar informação do ambiente independentemente deles. Até as telecomunicações poderiam ficar em parte obsoletas, talvez.

Cético é um bicho chato... vive jogando balde de água fria :/

Cereal Killer

• Visitante
« Resposta #39 Online: 14 de Janeiro de 2007, 22:04:49 »

(1) Enxerga uma luz muito brilhante e quase cegante, sente uma paz enorme e a luz pergunta: "O que fizeste com o tempo que te foi dado ?" ou outra pergunta e se a pessoa está pronta para morrer, em alguns casos a luz parace orientar a pessoa e aparece em seu campo mental cenas da sua vida como num filme, se a pessoa diz que não e apresenta geralmente algum motivo, como filhos a criar ou projetos pessoais a realizar, imediatamente a pessoa faz o caminho no sentido inverso e acorda horas ou dias depois. Claro que se a pessoa tiver dito "sim" eu presumo que ela nunca retornou para nos dizer. Será que no paraiso reina a democracia soberana e absoluta ?  :)

Nada disso não pode ser explicado por processos menos fantásticos do que uma "mente flutuante" independente da vida cerebral.

Sem contar em outras dificuldades que essa idéia representa, como a implícita inutilidade em termos um cérebro para vivermos, ao mesmo tempo em que há diferenças evolutivas dos cérebros de diversos animais "coincidentes" com as capacidades mentais, que na verdade seriam processadas nesse mente flutuante independentemente de um cérebro, teoricamente, humanos podendo ter um cérebro comparável ao de uma lagartixa ou de um chimpanzé no mínimo, e ainda sendo indistintos em comportamento de seres humanos… o que não se observa.

"Começa-se com um leve ruido neural e vai-se aumentando gradualmente, o efeito seria de uma luz no centro tornando-se maior e maior e portanto mais próxima…o tunel parecia mover-se com o aumento do ruido e a luz tornar-se-ia maior…Se todo o cortex ficasse tão ruidoso que todas as celulas disparavam, então toda a àrea pareceria banhada em luz.[p. 85]"

Repetindo o trecho que segue logo esse trecho citado por você:

• De acordo com o Dr. Jansen, ketamina pode reproduzir todos os efeitos da EQM, incluindo a viagem atraves do tunel para a luz, a sensação de estar morto, comunicação com Deus, alucinações, o sair do corpo, ruidos, etc. Isto não prova que não existe vida depois da morte, mas prova que que uma EQM não é prova de vida após a morte.

Sonhos são em muitos casos, bastante reais. E podemos sonhar com locais existentes, pessoas que já morreram, etc. Sonhos podem até ser influenciados pelo ambiente, principalmente ruídos, combinados com informações da memória em algo que faça sentido. Ao mesmo tempo, podemos é claro sair de onde estamos nos sonhos e ir a outros lugares, que podem ser também bastante realistas, reconstruídos a partir de memórias ou no mínimo muito convincentes. Juntando isso com como memórias falsas, não há a mínima necessidade da hipótese de que a mente possa de fato, e não apenas em aparência subjetiva, sair do corpo, independentemente da vida do cérebro, potencialmente implicando que esse seja um órgão totalmente inútil, em vez de ser o que produz a consciência.

Mesmo falando simplesmente de possibilidades lógicas, se queremos manter que as experiências de EQM não são construções mentais similares a sonhos, mas que a recepção de informação visual e auditiva independe da posição dos nossos olhos e ouvidos, e principalmente se queremos manter que o cérebro produz a consciência em vez de ser algo completamente inútil, nada asseguraria que a EQM continuaria após a morte, poderia ser que simplesmente apagassemos quando a morte mesmo chegasse. Apenas, talvez, se os cérebros fossem órgãos totalmente não-funcionais, o que não vai de acordo com as evidências que se tem, a menos que se suponha que eles façam tudo que fazem à toa, que é só um reflexo de algo que ocorre na verdade em outro lugar/estrutura desconhecida e independente dos processos vitais.

Qualquer das duas perspectivas seria bastante interessante, tanto a continuidade da vida, inutilidade dos cérebros e órgãos sensoriais, o que implicaria em potencial de recuperação de sentidos para pessoas que os tenham perdido, sem a necessidade de transplante dos órgãos sensoriais, dado que a nossa mente seria capaz de captar informação do ambiente independentemente deles. Até as telecomunicações poderiam ficar em parte obsoletas, talvez.

Cético é um bicho chato… vive jogando balde de água fria :/

Temos que levar em conta que:

(1) A  EQM não é um sonho ou uma experiencia onirica qualquer, pois voce se sente realmente fora do corpo assim como qdo você vai a uma sala e tem consciencia dos seus objetos.

(2) A EQM não é prova de vida após a vida e "poderia ser que simplesmente apagassemos quando a morte mesmo chegasse", pois não existem provas definitivas, apenas foram escrito toneladas de livros e revistas sobre o assunto e florestas inteiras foram queimadas, mas tem universidades com pesquisadores sérios estudando o fenomeno e podemos ter conclusões definitivas nos proximos anos. Teremos que esperar por provas.

(3) Que o cerebro não é um orgão inutil, a evolução não perdoaria. Penso que o cerebro seja apenas uma interface entre o corpo e a nossa realidade e o outro EU ou o Duplo que se manifesta nas experiencias de EQM e este EU seja o que realmente pensa e sente. Isto é apenas uma suposição, afinal ainda não sabemos como funciona totalmente esta maquina maravilhosa e muito menos como funciona a EQM.

(4) Pessoas cegas ou surdas que sofreram EQM não viram ou ouviram durante a experiencia e talvez não tiveram tempo para adaptação. Algumas pessoas sem alguns dos membros relataram que sentiram seus membros perdidos mas não precisaram deles pois flutuavam e não podiam pegar em nada material pois suas mãos "penetravam" a matéria. Em alguns relatos as pessoas tentavam se comunicar com medicos e enfermeiras e não conseguiam nada, então pergunto porque nossos cerebros, já que não existe a EQM como supoe, não fantasiou que nos comunicariamos com outras pessoas, ou iriamos a lugares mais condinzentes com nossas ambições e vontades, o que seria mais conveniente já que pensas na EQM como uma alienação ou apenas um "conforto" pelo nosso cerebro ? Porque nosso cerebro "gatilha" a experiencia neste sentido e não no das nossas vontades, sonhos e mesmo levando em conta que acontece entre ceticos e ateus materialistas ou seja totalmente contrario as nossas vontades em muitos casos ?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 14 de Janeiro de 2007, 22:17:10 »
Hmmm. O que é que de fato morre quando morremos? Acredito que somente a consciência individual deixe de existir.
Aliás, morrer é um conceito relativo... morremos quando a consciência apaga-se para sempre ou quando a ultima célula viva do nosso corpo cessa a atividade? Quando morremos de fato?
Meus átomos voltarão à natureza, os nutrientes do meu corpo nutrirão outros seres... que por sua vez nutrirão outros... e outros... e outros... Ad infinitum. Minha herança genética estará diluída em uma coletividade encarnada em centena ou milhares de seres daqui a 10.000 anos, mas uma pequena parcela estará lá.
Sob muitos aspectos, a morte não existe... o que existe é o fim de uma consciência individual.

Apenas um ponto de vista muito particular.  :wink:

Cereal Killer

• Visitante
« Resposta #41 Online: 14 de Janeiro de 2007, 22:33:09 »
Hmmm. O que é que de fato morre quando morremos? Acredito que somente a consciência individual deixe de existir.
Aliás, morrer é um conceito relativo… morremos quando a consciência apaga-se para sempre ou quando a ultima célula viva do nosso corpo cessa a atividade? Quando morremos de fato?
Meus átomos voltarão à natureza, os nutrientes do meu corpo nutrirão outros seres… que por sua vez nutrirão outros… e outros… e outros… Ad infinitum. Minha herança genética estará diluída em uma coletividade encarnada em centena ou milhares de seres daqui a 10.000 anos, mas uma pequena parcela estará lá.
Sob muitos aspectos, a morte não existe… o que existe é o fim de uma consciência individual.

Apenas um ponto de vista muito particular.  :wink:

Não podemos afirmar que seu ponto de vista não seja o correto. Afinal morrer é um conceito relativo como afirmas.

Luz

• Visitante
« Resposta #42 Online: 15 de Janeiro de 2007, 11:54:21 »
off topic
Coincidência ou não, no momento em que eu nasci, faltou luz no hospital e os geradores demoraram alguns instantes para armar - nasci no escuro.

Das trevas para a Luz:)

Pois então - trauma de infância.  :lol:

off topic

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #43 Online: 15 de Janeiro de 2007, 12:31:36 »
Mesmo sendo atéia, não gosto da idéia de morte, me conformo apenas que é um mal inevitável, sem ilusões.
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #44 Online: 15 de Janeiro de 2007, 17:26:38 »
Eu acho a idéia horrível. O pior do ateu é saber que a morte chegará um dia e será, absolutamente, o fim, eternamente. Eu, particularmente acho isso muito muito ruim.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Skorpios

• Visitante
« Resposta #45 Online: 15 de Janeiro de 2007, 17:57:43 »
Eu acho a idéia horrível. O pior do ateu é saber que a morte chegará um dia e será, absolutamente, o fim, eternamente. Eu, particularmente acho isso muito muito ruim.

Sinceramente , não acho . Chegou e "deu prá bolinha " . Tchau  e gracias . Por mais imodesta (existe isso?) ou exagerada que pareça essa colocação , é assim que sinto . E olha que já estou perto.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #46 Online: 15 de Janeiro de 2007, 18:00:49 »
Eu também acho a idéia de uma hora pra outra puff, acabou, muito frustrante. Afinal, ralamos tanto nesta vida pra conseguirmos alcançar objetivos e nos aperfeiçoarmos através das experiências ao longo da vida, para no final de tudo, quando conseguimos alguma coisa, morrermos e acabar tudo pra sempre! Coisa chata essa! Particularmente, acharia interessante a existência de algum mecanismo natural q transmitisse nossa consciência para outros organismos, com o objetivo de evoluirmos de alguma forma, como se fosse uma continuação pós-morte da lei natural da evolução das espécies (algo parecido com a idéia do Kardecismo, só q sem as viagens metafísicas).

Sobre EQM, só acho q considerá-la como indicação de uma vida após a morte somente pq é muito real, não quer dizer nada. Afinal de contas, muitas vezes temos sonhos extremamente reais, mas nem por isto eles aconteceram em outro lugar além de nossos cérebros. Por exemplo, quem aqui já sonhou q estava transando e quando acorda esta todo "molhado"? Isto é uma prova de q algo irreal criado por nosso cérebro pode ser tão realista ao ponto de produzir efeitos reais em nossos organismos.

Mas, porém, existem alguns casos onde pessoas teriam supostamente identificado objetos e pessoas durante a EQM, impossíveis de serem vistos de onde a pessoa está durante a experiência, o q demonstraria q a consciência realmente estaria fora do corpo físico da pessoa. Não sei qual a veracidade disto, mas qual seria a explicação?
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2007, 18:03:07 por ByteCode »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #47 Online: 15 de Janeiro de 2007, 18:25:40 »
Particularmente, acharia interessante a existência de algum mecanismo natural q transmitisse nossa consciência para outros organismos, com o objetivo de evoluirmos de alguma forma, como se fosse uma continuação pós-morte da lei natural da evolução das espécies (algo parecido com a idéia do Kardecismo, só q sem as viagens metafísicas).

Ou seja, uma cultura (no sentido antropológico da palavra)?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #48 Online: 15 de Janeiro de 2007, 18:26:41 »
Amon, como o rei dos deuses, você não precisa se preocupar com isto...
Estivem em Karnak visitando teu templo e acho que é confortável o suficiente para passar a eternidade ao lado de Mut ( aliás...bem gostosa, com todo respeito ).
Deixe essa preocupação para os reles mortais...rs... :D
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Luz

• Visitante
« Resposta #49 Online: 15 de Janeiro de 2007, 18:34:43 »
Pois é. Estranho isso. Não tenho medo de morrer, nem ligo de acabar, não vai haver mesmo consciência para saber disso e se por acaso houver, vai ser uma boa surpresa.  ::)

O que me assusta na morte é a morte dos outros - sofrer as perdas. Já perdi muita gente que gostava e a sensação de ausência é terrível, nada consegue confortar por algum tempo - mas com o tempo isso também passa.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!