Autor Tópico: A morte fica tão mais legal quando se é ateu!  (Lida 6602 vezes)

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
Re: A morte fica tão mais legal quando se é ateu!
« Resposta #50 Online: 16 de Janeiro de 2007, 13:55:38 »
Particularmente, acharia interessante a existência de algum mecanismo natural q transmitisse nossa consciência para outros organismos, com o objetivo de evoluirmos de alguma forma, como se fosse uma continuação pós-morte da lei natural da evolução das espécies (algo parecido com a idéia do Kardecismo, só q sem as viagens metafísicas).
Ou seja, uma cultura (no sentido antropológico da palavra)?
Cultura? Não entendi.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #51 Online: 16 de Janeiro de 2007, 15:23:02 »
O mecanismo natural que você descreve já existe, e é chamado de cultura.  É através dela que evoluímos com a sabedoria acumulada por gerações anteriores.  Aliás, é exatamente a cultura a única diferença significativa entre os seres humanos e os outros animais.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #52 Online: 16 de Janeiro de 2007, 16:11:09 »
Ah, sim!
Mas me referia a algo mais personificado, do q apenas a passagem de conhecimento e experiência de vida para as próximas gerações. Mas pensando de forma mais ampla realmente vc tem razão, a cultura é um mecanismo meia boca para esse fim.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #53 Online: 16 de Janeiro de 2007, 16:17:10 »
Pessoas são só construtos temporários, ByteCode.  Querer "eternidade personificada" é um tanto estranho, no mínimo.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #54 Online: 16 de Janeiro de 2007, 16:44:04 »
Pessoas são só construtos temporários, ByteCode.  Querer "eternidade personificada" é um tanto estranho, no mínimo.

Será? Não acho estranho. Embora todos nós passemos por mudanças bruscas, sendo que o indivíduo A em 1920 pode ser completamente diferente do mesmo A em 1960, todavia, mantém a consciência de sí e das mudanças. A eternidade dessa consciência é que é interessante.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #55 Online: 16 de Janeiro de 2007, 17:15:12 »
Será que é verdade que "mantemos a consciência", Amon?  Suspeito que não.  Mas já tivemos essa discussão antes, não?  Você não consegue ter o mesmo apreço que eu tenho pela beleza da existência finita... :)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #56 Online: 16 de Janeiro de 2007, 17:59:20 »
Não tenho apreço pela existência finita porque meu coração é negro e egoísta, além de apegado ao lado material das coisas :hihi:

Como já descrevi em outro tópico certa vez, vejo as coisas assim: estou vivo hoje, com saúde e vigor. Gostaria de estar assim amanhã, e depois de amanhã e daqui a dez anos. Por indução deste raciocínio, gostaria de estar assim daqui a cem, ou mil, ou um milhão de anos, por mais que sofresse mudanças de opinião e de visões de mundo.

Porque, afinal, viver é mudar :-)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 16 de Janeiro de 2007, 18:34:23 »
Pois é. Estranho isso. Não tenho medo de morrer, nem ligo de acabar, não vai haver mesmo consciência para saber disso e se por acaso houver, vai ser uma boa surpresa.  ::)

Eu tenho sim... olho para os dois lados antes de atravessar a rua e tudo mais :D

Luz

• Visitante
« Resposta #58 Online: 16 de Janeiro de 2007, 18:56:57 »
Pois é. Estranho isso. Não tenho medo de morrer, nem ligo de acabar, não vai haver mesmo consciência para saber disso e se por acaso houver, vai ser uma boa surpresa.  ::)

Eu tenho sim… olho para os dois lados antes de atravessar a rua e tudo mais :D

Mas eu não tenho medo de morrer é diferente de eu não quero morrer, né?  :lol: 

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #59 Online: 16 de Janeiro de 2007, 19:31:53 »
A morte fica tão mais legal quando a vida foi BEM vivida...
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #60 Online: 17 de Janeiro de 2007, 14:28:04 »
Eu acho a idéia horrível. O pior do ateu é saber que a morte chegará um dia e será, absolutamente, o fim, eternamente. Eu, particularmente acho isso muito muito ruim.

Idem. E nesse aspecto compartilho com a idéia de Sagan (em Bilhões e Bilhões). Gostaria muito de estar errada quanto as minhas convicções!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 17 de Janeiro de 2007, 15:17:58 »
Até porque algumas implicações da vida pós-morte de "teorias" comuns teriam possivelmente implicações para pessoas ainda vivas.... como isso de conseguir ver e ouvir sem ter mais os olhos sensoriais, ou poder se recuperar de qualquer lesão cerebral, já que o que controlaria o nosso corpo na realidade seria outra coisa independente disso. Mas mesmo sem isso, também é melhor que a realidade... acho que quem diz que não está raciocinando alla "a raposa e as uvas" :D

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #62 Online: 18 de Janeiro de 2007, 19:52:44 »
Eu acho a idéia horrível. O pior do ateu é saber que a morte chegará um dia e será, absolutamente, o fim, eternamente. Eu, particularmente acho isso muito muito ruim.

De fato, essa perspectiva não é brincadeira, não. Mas dá pra tirar umas coisas legais disso:

1. Ajuda a compreender o desespero de algumas pessoas que não conseguem nem imaginar que não exista uma vida após a morte e, por meio dessa compreensão, posso melhorar os relacionamentos;
2. Faz com que eu viva a vida fazendo com que cada dia valha a pena.

:hihi:
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 18 de Janeiro de 2007, 19:58:40 »
Essa frase aqui é que é engraçada. É do Woddy Allen:

Eu não tenho medo de morrer.
Só não quero estar presente quando isso acontecer.

:-)
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #64 Online: 18 de Janeiro de 2007, 20:01:33 »
Oi galerinha!

Eu estava pensando sobre morte. Daí eu fiquei super relaxado com a visão de uma "finale" final mesmo.

Você morre e pronto morreu, isso não é ótimo? Não tem céu, não tem inferno, não tem que viver mais outra vida. Você simplesmente morre! Eu acho isso o máximo.

Vejo muita gente dizer que as pessoas se apegam a uma religião por medo da morte ser simplesmente o fim.

Wow, pois eu estou me apegando ao ateismo justamente pela a idéia da morte ser o fim. Isso é tão mais prático.

Morre e pronto. Obrigado fórum. Eu não tinha pensando nessa forma antes. Aliás, não fazia lá muita diferença pra mim, se tem algo ou não depois da morte (preguiça de pensar nisso), mas se não tem, supimpa, totally cool, muito bom mesmo.

Queria eu que a vida fosse tão estática quanto a morte, sem precisar esperar nada, evoluir ou qualquer blah blah. Simplesmente ser vida.

Vocês também acham que morrer e acabar é muito melhor do que a idéia de ter algo depois da morte?

Cara, ateísmo não subentende ausência de vida pós-morte, apenas, ao meu ver, ausência ou negação de Deus(es).
Você pode ser religioso e não crer na continuação da vida, só seria difícil conciliar isto com a ortodoxia das grandes religiões.
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #65 Online: 18 de Janeiro de 2007, 20:03:56 »
Você pode ser religioso e não crer na continuação da vida, só seria difícil conciliar isto com a ortodoxia das grandes religiões.

Por que?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #66 Online: 18 de Janeiro de 2007, 20:50:24 »
A maioria das religiões prega a vida após a morte.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #67 Online: 18 de Janeiro de 2007, 21:01:44 »
E isso é importante para a maioria delas?  Que eu saiba só o Espiritismo e de certa forma o Hinduísmo.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #68 Online: 19 de Janeiro de 2007, 10:44:00 »
Eles dão o que o povo quer. Se eles tem medo de morrer vamos criar um paraiso no qual só as pessoas que seguem este livro vão poder ir depois da morte.

Como eu não pensei nisto antes :(
Não deseje.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #69 Online: 19 de Janeiro de 2007, 10:55:36 »
Será que é verdade que "mantemos a consciência", Amon?  Suspeito que não.  Mas já tivemos essa discussão antes, não?  Você não consegue ter o mesmo apreço que eu tenho pela beleza da existência finita… :)

Bom, eu creio que mantemos sim, a noção da existência do Eu, memórias etc. Eu tenho muito apreço sim, tanto quanto você, mas admito que acharia muito melhor e mais belo se eu pudesse aumentar o máximo possível esta existência
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #70 Online: 19 de Janeiro de 2007, 11:05:41 »
Então não é o mesmo.  O MEU apreço é ciumento...

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #71 Online: 20 de Janeiro de 2007, 15:38:36 »
Particularmente eu acho algumas ideias das religiões orientais muito boas para reflexão e discussão. Nosso tempo de vida é um mero piscar de olhos ao tempo do Universo e a nossa sensação de separação do eu é meramente uma ilusão criada pela consciência ordinária.

Meu ponto de vista da verdade é de que, como a propria ciência nos mostra, tudo é composto de um mesmo elemento primordial e tudo que existe é apenas um, e é exatamente a nossa consciência e nossos sentidos que nos limitam e permitem que nós possamos perceber um Universo como pluralizado. Mas no momento da morte, com a perda da consciência essa ilusão simplesmente acaba, mas nós continuamos a fazer parte do todo, como sempre foi e sempre será.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2007, 15:47:31 por Mauricio Rubio »
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!