Autor Tópico: Francas admissões.  (Lida 5529 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Francas admissões.
« Resposta #25 Online: 18 de Janeiro de 2007, 15:17:12 »
Citação de: Fred
Willy, permita-me discordar de você pela primeira vez. Tirando um ou outro gato pingado, se têm algo que falta na maioria de nós é simpatia ( principalmente lá fora, no mundo real )…

Acredito que a maioria é simpática sim, pois ninguém é o cético chato em tempo integral. Só nos raros momentos em que um tema sobrenatural ou pseudocientífico vem á tona é que revelamos nossa identidade secreta. No mais é todo mundo gente normal, não? Você, pelo menos, deve ser a simpatia em pessoa.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #26 Online: 18 de Janeiro de 2007, 15:18:27 »
Fred, não acho que apatia seja o que você está descrevendo.  Está mais para auto-controle ou atitude racional.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #27 Online: 18 de Janeiro de 2007, 15:33:07 »
Aha, eu sei Luis, mas vai dizer que você não concorda?

Quanto à maioria dos ateus ser apática?  Certamente não mais do que a maioria dos teístas.  Essa pergunta não parece séria.

Luis, acho que o Rod estava se referindo à apatia filosófica da maior parte dos ateus em discutir divindades, que foi o objetivo do tópico dele. Não é uma apatia no sentido amplo de enxergar a vida ou de não se andar para frente.
Como disse no post anterior, esta idéia faz sentido, pois o ateu convicto já encontrou explicações plausíveis para suas inquietações metafísicas e considera perda de tempo divagar sobre isto. Diferente do Rod que ainda sente necessidade de questionar algumas de suas crenças. Para nós é mais um passatempo, como neste exato minuto o é para mim...
A única escorregada do Rod foi usar o termo "estatisticamente". Mas isto foi só um mero detalhe.
Ao menos foi isso que eu entendi.
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #28 Online: 18 de Janeiro de 2007, 15:43:50 »
Crença da ausência de porquês, Tarcísio, é apenas um outro nome para uma preferência estética e filosófica em não ficar imaginando um propósito consciente por trás de tudo.

Consciente?

Inteligente, auto-suficiente…

Essa definição dele serve Luís?

Pois não vejo lógica nenhuma.

Eu-"Você já percebeu como faz barulho quando eu bato palma?"
Cientista-"Sim sim, é comun as mãos fazer barulho quando se bate palma."
Eu-"Por que bater palma faz esse barulho comum?"
Cientista-"É comum quando as mãos se chocam escutarmos esse barulho."
Eu-"Mas de onde sai esse barulho?"
Cientista-"Acho que já lhe expliquei umas duas vezes não?"

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #29 Online: 18 de Janeiro de 2007, 15:50:47 »

Luis, acho que o Rod estava se referindo à apatia filosófica da maior parte dos ateus em discutir divindades,

Sim, isso precisa ser esclarecido.

"Apáticos" no sentido literal do termo, ou "apáticos" com relação à (in)existência de Deus? Como o Fred, entendi que era a segunda opção.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #30 Online: 18 de Janeiro de 2007, 15:51:12 »
Essa definição dele serve Luís?

Serve.

Pois não vejo lógica nenhuma.

Eu-"Você já percebeu como faz barulho quando eu bato palma?"
Cientista-"Sim sim, é comum as mãos fazer barulho quando se bate palma."
Eu-"Por que bater palma faz esse barulho comum?"
Cientista-"É comum quando as mãos se chocam escutarmos esse barulho."
Eu-"Mas de onde sai esse barulho?"
Cientista-"Acho que já lhe expliquei umas duas vezes não?"

Então sua queixa é que a ciência descreve muito e explica pouco?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #31 Online: 18 de Janeiro de 2007, 15:53:00 »
Sim, isso precisa ser esclarecido.

"Apáticos" no sentido literal do termo, ou "apáticos" com relação à (in)existência de Deus? Como o Fred, entendi que era a segunda opção.

Realmente precisa ser esclarecido.  Eu já entendi a primeira opção.  Em relação à inexistência de Deus de fato me parece que quase todos os ateus são indiferentes e apáticos.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #32 Online: 18 de Janeiro de 2007, 15:56:33 »
Não a ciência, apenas o conceito de força fundamental.

É tão mito quanto Deus.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #33 Online: 18 de Janeiro de 2007, 16:17:51 »

É tão mito quanto Deus.

Não; forças fundamentais são modelos explicitamente criados por seres humanos e que não tem por que ser tratadas como mistérios.  Esses modelos podem e devem ser redefinidos sempre que for proposta uma definição melhor.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #34 Online: 18 de Janeiro de 2007, 16:32:09 »
O "Dicionário de termos técnicos de medicina e saúde", de Luís Rey, registra a palavra apatia como termo psiquiátrico, com a seguinte definição: "Estado caracterizado pelo desinteresse geral, pela indiferença ou insensibilidade aos acontecimentos; falta de interesse ou de desejos".

Apatia provém do grego clássico apatheia. Páthos em grego, significa "tudo aquilo que afeta o corpo ou a alma" e tanto quer dizer dor, sofrimento, doença, como o estado da alma diante de circunstâncias exteriores capazes de produzir emoções agradáveis ou desagradáveis, paixões. Assim, apatheia  tanto pode significar ausência de doença, de lesão orgânica,  como ausência de paixão, de emoções.

O termo apatheia foi usado por Aristóteles (384-322 a.C.) no sentido de impassibilidade, insensibilidade, e, a seguir, incorporado pela escola filosófica fundada por Zenon (335-263 a.C.), denominada estoicismo, para expressar um estado de espírito ideal a ser alcançado pelo homem durante a sua existência.

Segundo o estoicismo, o sofrimento decorre das reações despertadas no ser humano por quatro classes de emoções: a dor, o medo, o desejo e o prazer. O ideal do estóico é alcançar a apatheia, ou seja, a natural aceitação dos acontecimentos, uma atitude passiva diante da dor e do prazer, a abolição das reações emotivas, a ausência de paixões de qualquer natureza.

Somente no século XVII, segundo Dauzat, apatia adquiriu a acepção de indolência.

No dicionário de medicina e ciências afins, de Littré e Robin, de 1873, encontra-se a seguinte definição de apatia: "Estado de entorpecimento das faculdades morais, no qual a pessoa se comporta como insensível à dor e ao prazer e experimenta uma espécie de preguiça para movimentar-se."

Fontes:
REY, Luis. Dicionário de termos técnicos de medicina e saúde. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan S.A., 1999.
BRUGGER, W. - Dicionário de filosofia (trad.). São Paulo, Ed. Herder, 1962
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #35 Online: 18 de Janeiro de 2007, 16:58:15 »
Citação de: Fred
Willy, permita-me discordar de você pela primeira vez. Tirando um ou outro gato pingado, se têm algo que falta na maioria de nós é simpatia ( principalmente lá fora, no mundo real )…

Acredito que a maioria é simpática sim, pois ninguém é o cético chato em tempo integral. Só nos raros momentos em que um tema sobrenatural ou pseudocientífico vem á tona é que revelamos nossa identidade secreta. No mais é todo mundo gente normal, não? Você, pelo menos, deve ser a simpatia em pessoa.

:histeria: :histeria:
Willy, esta foi o máximo !! Minha namorada vai se divertir quando mostrar seu post a ela !!
Eu sempre tive dificuldades de convivência por causa do meu ceticismo. Já perdi amizades e namoros por ser "frio e questionador demais".
Cansei de ouvir "Mas tu é chato, hem ? Não acredita em nada ! Se mata, Fred !"

Brincadeiras à parte, acho natural o cético ser considerado "chato" pelos não-céticos ( leia-se...a maioria das pessoas ), principalmente pela falta de romantismo em ver o mundo. Como tudo para nós precisa fazer sentido, as fantasias e utopias para nós são pura perda de tempo. Isto, aos olhos dos demais, soa como "rabugisse", como falta de sensibilidade.

Eu já era assim desde criança. Minha professora uma vez chamou meu pais para reclamar que eu fazia as outras crianças chorarem, falando que o Papai Noel era mentira e que o mágico das festinhas já trazia a pomba dentro do paletó...rs...sou um chato contumaz desde a infância !!

Tive um briga com um grande amigo meu simplesmente porque debochei do e-mail que me mandou informando sobre a distribuição de celulares grátis pela Ericsson para quem repassasse e-mails. Ele ficou ofendido e retrucou acuado "Pode até ser mentira, mas e dái ? Que mal faz repassar o e-mail ? Você é um puta cara chato ! Por isso ninguém gosta de conversar com você !"

O comentáriod o Rod foi a definição perfeita de como somos vistos pelos demais. Isto ficou muito óbvio para mim.
Para nós a contemplação da natureza é pura e simples, sem devaneios. Simplemente é porque é....assim, seco.

Principalmente para as mulheres, este tipo de comportamento por parte do seu companheiro é muito doloroso, pois desmancha a fantasia do relacionamento romântico, do amor eterno, do Romeu e Julieta, da cara metade.
Para que servem o horóscopo, os duendes, as fadas e o Papai Noel senão para alegrar o mundo e criar um manto de fantasia sobre a dura realidade ?

O problema é que nós céticos não gostamos de nada na nossa frente que impeça e visão cristalina do mundo. Já os não-céticos, como dizia Sagan, acreditam simplesmente pela profunda necessidade de acreditar. Isto diferencia a nossa percepção de mundo e consequentemente nos faz parecer mais chatos do que a maioria.

Como aqui quase todo mundo é cético e não se ofende com opiniões céticas, cria-se uma falsa impressão de que somos "legaizinhos" entre nós. Até que aparece um alienígena e nos chama de "apáticos" ou de "intransigentes".

Mamãe me acha o máximo...mas a Dona Neuza eu tenho minhas dúvidas...rs...

Willy, independente de qualquer conjectura, valeu pelo comentário ! Você fez meu dia mais feliz !!  :D :D

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #36 Online: 18 de Janeiro de 2007, 17:44:15 »

É tão mito quanto Deus.

Não; forças fundamentais são modelos explicitamente criados por seres humanos e que não tem por que ser tratadas como mistérios.  Esses modelos podem e devem ser redefinidos sempre que for proposta uma definição melhor.

Não foi claro.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 18 de Janeiro de 2007, 17:52:25 »
Vixi, mas você é cético em tempo integral mesmo! Eu sigo mais o estilo Dr. Jekyll & Mr. Hyde, só trocando "o médico e o monstro" por "o cético é que é o monstro" :lol: Sou chto é de vez em quando.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2007, 17:54:53 por Willy Nilly »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #38 Online: 18 de Janeiro de 2007, 18:02:46 »

É tão mito quanto Deus.

Não foi claro.

Deus, por definição, tem uma vontade.  Força fundamental, por definição, não tem.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #39 Online: 18 de Janeiro de 2007, 18:20:32 »
Deus também não tem vontade, ele é uma informação que reage e apenas isso, não?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #40 Online: 18 de Janeiro de 2007, 18:23:56 »
Se Deus não tem uma vontade, então a existência ou inexistência dele dão no mesmo.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #41 Online: 18 de Janeiro de 2007, 18:35:28 »
Se Deus não tem uma vontade, então a existência ou inexistência dele dão no mesmo.

Isso ai é com você.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #42 Online: 18 de Janeiro de 2007, 18:41:26 »
Você não concorda comigo que um Deus que literalmente não queira nada é a mesma coisa que um Deus que não existe?

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #43 Online: 18 de Janeiro de 2007, 18:43:31 »
Você não concorda comigo que um Deus que literalmente não queira nada é a mesma coisa que um Deus que não existe?

Não.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #44 Online: 18 de Janeiro de 2007, 18:49:08 »
E qual é a diferença?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #45 Online: 18 de Janeiro de 2007, 20:47:08 »
Para nós não há diferença.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #46 Online: 18 de Janeiro de 2007, 21:28:09 »
Evidentemente um cético é menos suscetível de comoção ( filosoficamente falando ) em função dele ter um grau mais elevado de compreensão das natureza do que um crente.

Corrija, geralmente têm, mas não são todos.

E faço uma simples pergunta, Rod. Em toda este tempo de busca, o que você encontrou de prático e palpável que possa ser aproveitado por mais alguém além de você ? Pergunto isto porque, enquanto nós discutimos Deus, neste exato momento algum cientista apático esta debruçado sobre seus estudos procurando a cura do câncer ou alguma nova fonte de energia limpa e renovável

Mas, o apático em relação á existência de divindades, apenas.. aquele que não se importa, não entendi porque você mencionou o cientista em seu contexto de utilidade para bens "gerais".

Hmm, mas eu apenas deduzi.

Pela experiência/convivência com muitos mais apáticos (que no caso preferem dizer "tô nem aí") do que aqueles que realmente fizeram reflexões.

Peraí! O fato de muitos de nós hoje não darmos importância à questão não quer dizer que nunca pensamos seriamente sobre o assunto anteriormente. A maioria dos ateus já foi teísta um dia e só mudou de opinião depois de bastante tempo pensando no assunto. O meu caso é que eu já sou ateu há mais de oito anos. Já pensei sobre tudo que já achei importante pensar acerca do assunto, por isso hoje para mim isso é um tema esgotado. Cansei de pensar em Deus, já perdi tempo demais com ele. Bola pra frente.

Eu só sugeri meu exemplo cotidiano, não quer dizer que é assim obrigatoriamente (que a maioria dos ateus não fizeram reflexões sobre o assunto).

Esclarecendo o apático, é em relação á existência de divindades, "apateus" como o Willy citou em outro tópico.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 18 de Janeiro de 2007, 21:38:13 »
Então, mas ser apateu hoje não quer dizer que a pessoa não fez reflexões antes. Olha, antes deste fórum aqui havia o extinto fórum da Sociedade da Terra Redonda, isso aí há bem uns seis, sete anos. Eu participava daquele fórum, assim como muitos dos membros atuais desse fórum e eu percebo nitidamente que muita gente, que assim como eu era o que chamávamos de "ateus militantes" anos atrás, alguns sonhavam até em acabar com todas as religiões, hoje não liga mais para o assunto. Eu mesmo freqüento este fórum mais por hábito, mais para me juntar com os outros membros desse clubinho de pessoas que pensam mais ou menos como eu do que para discutir ceticismo ou ateísmo. Acho que a questão é que o tema se esgota. Depois de um tempo você perde o interesse por teologia.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #48 Online: 18 de Janeiro de 2007, 21:39:04 »
Eu sei que não Willy, é o que eu disse…

Acho, resumidamente, que na minoria das vezes funciona com a necessidade de se sentir intelectualmente realizado, e na maioria, não há importância.. Em primeiro caso, crente pode se sentir realizado, ainda que não esteja correto, com quaisquer explicações acerca da bíblia lidas de forma literal sem precisar pesquisar sobre, se o ateu rejeita tais explicações e procura compreender de maneira mais aprofundada, esse é o motivo que o leva a pesquisar sobre.. Dawkins disse que o darwinismo possibilitou um ateu que sustentava seu ateísmo com bases filosóficas agora se sentir seguro e intelectualmente realizado.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2007, 21:49:03 por Rod Infinity »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #49 Online: 19 de Janeiro de 2007, 00:13:21 »
(...)  e eu percebo nitidamente que muita gente, que assim como eu era o que chamávamos de "ateus militantes" anos atrás, alguns sonhavam até em acabar com todas as religiões, hoje não liga mais para o assunto. Eu mesmo freqüento este fórum mais por hábito, mais para me juntar com os outros membros desse clubinho de pessoas que pensam mais ou menos como eu do que para discutir ceticismo ou ateísmo. (...)

Acho que é mais ou menos por aí.

Claro, a gente sempre se surpreende com um ou outro argumento que não conhecia, é fantástico ter um lugar com gente de postura cética para conversar (já que o normal é estar mergulhado em crendices) e para mim o melhor de tudo é poder trocar idéias com gente com bagagem acadêmico-filosófica completamente diferente da minha. Na minha curta estada aqui já repensei duas idéias que tinha. Penso que é uma boa e inesperada oportunidade de fazer novos amigos, também, e só por isso já valeu.

Mas discutir os pontos finos da (in)existência de Deus? Pode animar por um mês, um ano, ou dez anos, mas acaba enchendo o saco. Afinal, lá se vão 10 mil anos de civilização e não há um fim à vista para esse debate.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!