E qual é a diferença?
Um não existe o outro pode ser qualquer coisa, tipo um emaranhado de conceitos que se acha consciente e que acha que quer.
Uma força fundamental é um conceito que corresponde às observações experimentais.
Deus também.
Se não correspondesse simplesmente seria descartada e buscaria-se outro que descrevesse melhor a natureza.
Duvido que seja mais mutante e adaptável que o conceito de Deus.
É um procedimento bem diferente de pegar um conceito que não corresponde a uma observação experimental
Olha eu acredito que todos os conceitos vem de experimentação, tenho dúvidas com relação aos tais conceitos matemáticos do Dante, mas de resto…
Deixa pra lá essa discussão que veio até aqui, acho que vocês não pegaram o que eu quis dizer.
A idéia é que inicialmente Deus(Força fundamental) fazia tudo(Todas as reações) aos olhos dos homens, então eles começaram a ficar mais cientes sobre ações e reações e criaram-se novos conceitos que foram ramificando, surgiam, então, vários Deuses, cada um responsável por sua área.
Com o domínio crescente das diversas áreas do conhecimento esses Deuses foram perdendo espaço para outros conceitos que iam sendo criados e ganhando ramificações tipo "hipóteses" "teorias" "leis" "postulados". Assim vejo.
Depois de muito tempo alcançamos conceitos como essa tal Força fundamental, que como o seu antecessor Deus, apenas "é e faz" sem grandes explicações. Você ainda me me disse que é um postulado, então logo logo acontecerá com ela o que aconteceu com Deus, a ciência cuidará de limitar o significado/conceito dela pouco a pouco.
Mesmo com tanto conhecimento e desenvolvimento, a ciência não alcançou até agora espaço suficiente para inutilizar o conceito de Deus, isso permite que religiosos usem desse postulado para explicar uma série de coisas. O mesmo fazem os cientistas, quando sem enxergar o que acontece por de tras de um evento explicam com um postulado.
Será que agora deu? hehe
Abraços