Autor Tópico: Francas admissões.  (Lida 5528 vezes)

Rod Infinity

• Visitante
Francas admissões.
« Online: 17 de Janeiro de 2007, 19:35:28 »
Praticamente, todos tem uma posição em relação á existência de divindades, há quem acredite, há quem desacredite, há quem acredite e repudie e há quem não se importe..

Minha idéia com este tópico, não é discutir acerca do interesse em saber sobre as divindades, mas sobre a idéia que elas têm sobre as mesmas, pois eu penso que, na maioria dos casos, quem admite uma posição definitiva sobre o caso pode possuir alguma idéia que contrarie sua posição, ou seja, algo que as vezes leve esta pessoa a pensar "Talvez, por motivo X, pela existência de Y, possa existir um Deus".

Na maioria dos artigos que utilizo para estudo (em livros contendo debates) percebo que a maioria dos céticos admitem que em sua posição existem dúvidas, mas devido ao peso das evidências em favor dela, e também pelo lado filosófico eles continuam com ela..Minha proposta é que todos participassem do tópico cogitando uma idéia que contrarie sua posição, por exemplo, se você for ateu, que você admire que algum tipo de beleza seja fruto do acaso, ou o simples fato de que exista algo ao invés de nada, ou o que falta ser respondido para estar totalmente certo quanto sua posição.

No meu caso, a minha pulga atrás da orelha sempre foi acerca do sofrimento humano e com a doutrina do julgamento (da qual estudei durante um bom tempo), mas eu concebi o benefício da dúvida á esta questão e prossegui com minha crença.

Obviamente, os exemplos que citei podem ser irrelevantes para todos, são apenas exemplos para demonstrar o cerne da questão, gostariam que todos participassem.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
Re: Francas admissões.
« Resposta #1 Online: 17 de Janeiro de 2007, 20:02:15 »
Rod, eu me encaixo na categoria dos que não se importam com a existência de divindades. Acho perda de tempo dedicar a vida atrás desse tipo de respostas. Não acredito nelas por falta de evidências, conforme você citou acima. E não me faz a menor diferença para levar uma boa vida, mesmo acreditando que seja a única que temos.
Se eu estiver errado, ótimo. Se estiver certo, nem ficarei sabendo.
Gosto de participar do Clube para passar o tempo e ampliar meus conhecimentos com pessoas interessantes. Descarrego meu ceticismo por aqui e me poupo de desgastes com amigos e parentes. É mais um aterramento para mim. Desde que entrei para cá, meu convívio social melhorou, fiquei mais paciente e tolerante. Aprendi muita coisa, sem dúvida.
Mas não espero encontrar respostas para os enigmas do universo.
No meu caso em particular, não existe nenhum tipo de contemplação que me faça questionar a origem de tudo. O que é belo e grandioso apenas está lá porque sim. Por exemplo, quando estive na Patagônia contemplando as estrelas em meio às geleiras ou nos pés do Kilimanjaro, não tive nenhum devaneio metafísico. Apenas o êxtase da contemplação pura e simples.
Se me ocorrer algo para jogar mais pulgas atrás da tua orelha, prometo voltar e escrever por aqui.
Por ora só posso te dar uma dica...desencana dessa masturbação mental. Seja lá o que for...apenas é e continuará sendo, quer você goste ou não. Não leve Deus tão a sério, pois posso te garantir que se Ele existir, não está nem aí para você, para mim ou para quem quer que seja. Viva a sua vida da melhor maneira possível. Ame, viaje, conheça, perdoe, produza, deixe um legado. É isso aí !
Boa sorte na sua busca ! :ok:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 17 de Janeiro de 2007, 20:12:30 »
Tópico igual a este:

../forum/topic=9321.0.html

Mas respondendo-o. Não tenho nenhuma "pulga atrás da orelha"... e a verdade está pouco se lixando para o que eu penso ou o que eu quero que seja real.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #3 Online: 17 de Janeiro de 2007, 20:19:32 »
Bom, ao Fred, esse tipo de busca não me incomoda nem um pouco, a cosmovisão cristã me é atraente e satisfatória, então ao passo que me aprofundo na questão teológica tenho mais paz.

Tópico igual a este:

../forum/topic=9321.0.html

Mas respondendo-o. Não tenho nenhuma "pulga atrás da orelha"… e a verdade está pouco se lixando para o que eu penso ou o que eu quero que seja real.

É semelhante, mas não é pra inverter a coisa, é manter a posição mas dar uma idéia contrária (se tiver).
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2007, 20:23:10 por Rod Infinity »

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 17 de Janeiro de 2007, 20:41:27 »
Talves até possa existir Deus... mas se existir não é este deuszinho boboca, fraco, egocêntrico e covarde que as religiões pregam. O deuszinho cristão é o mais pateticamente humano e mongol que eu já tomei conhecimento, não passa de fantasia de um bando de judeus ignorantes e supersticiosos da antiguidade.

Se existir um deus, as religiões estão a milhares de anos luz dele. 

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #5 Online: 17 de Janeiro de 2007, 21:01:48 »
Minha posição quanto a divindades é que é um conceito inventado por nós mesmos. Talvez uma forma idealizada do que o homem pretende ser.

Tal como disse o Fred, também não encontro contemplação que me faça questionar a origem 'da vida, do Universo e tudo mais'. Talvez a 'beleza' ou a 'grandiosidade' das coisas nem estejam lá... talvez somos nós que as enxergamos assim. Entende? Pode nem ser uma coisa real.

Outra coisa: vocês já viram isso? No meu caso, mesmo que eu pudesse saber a 'origem' disso tudo, seria como a música:

"(...) There are times when all the world's asleep, the questions run too deep, for such a simple man (...)"

A vida é curta demais para gastar tempo em questões que talvez precisem de milênios para serem respondidas...
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #6 Online: 18 de Janeiro de 2007, 02:39:00 »
Minha posição:

Em teoria Deus não responde a nada. Qualquer dúvida sobre origem continua com a existência de Deus.
Sim, ainda sim é uma hipótese possível, por mais mirabolantes que seja, como qualquer hipótese, incluindo do dragão na garagem descrito por Carl Sagan. O que muda é a evidência, onde a existência de Deus é tão provável quanto a existir um dragão na garagem de Carl Sagan.
Só podemos melhorar o mundo se fizermos isso baseado no que "vemos".

Deus é uma posição intelectual totalmente compreensível, derivada do instinto de viver em sociedade do ser humano, ou seja, impulso natural de adorar seres vivos semelhantes a si mesmo.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #7 Online: 18 de Janeiro de 2007, 08:03:43 »
Antes de dar minha opinião, acho que é importante deixar claro que para mim a palavra "criador" não tem necessariamente algo a ver com a noção de deus das religiões. Tudo o que sabemos nos leva a crer num universo regido por leis naturais, sem a necessidade de se invocar a ação de agentes externos. Porém, existe um único aspecto da descrição do universo que ainda pode dar margem à essa ação: até onde sabemos, as constantes físicas são precisamente adequadas ao surgimento da vida (tal como a conhecemos, digo). Em outro tópico discutimos, meio de brincadeira, a possibilidade de isso ser assim devido à ação de um agente inteligente. No caso, consideramos a possibilidade desse agente ser uma civilização ancestral ou futura. Resumindo: admito a possibilidade de o universo ter sido criado, embora por algo, como disse o Spitfire, que está a anos-luz dos deuses ridículos dos teístas. 
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #8 Online: 18 de Janeiro de 2007, 08:40:55 »
As coisas podem ser por ser?

Deixa eu explicar melhor, a ciência pode aceitar leis que sua explicação são suas próprias definições?

Se dentro da lógica, cientistas tem a crença em forças fundamentais, não podem dizer nada dos teístas.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2007, 09:05:18 por Tarcísio »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #9 Online: 18 de Janeiro de 2007, 10:01:42 »
cientistas tem a crença em forças fundamentais
Como assim crença? Não há evidência da força da gravidade?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 18 de Janeiro de 2007, 12:19:00 »
Também sou do time dos que pouco se importam com a existência de Deus. Eu não acredito em Deus por default porque não acredito que fé seja um bom motivo para acreditar em algo, mas na verdade não me importo de estar certo ou errado. Se houver vida após à morte eu vou ter minha chance de descobrir se ele existe mesmo.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #11 Online: 18 de Janeiro de 2007, 12:42:43 »
cientistas tem a crença em forças fundamentais
Como assim crença? Não há evidência da força da gravidade?

Não falo disso, mas da crença na ausência de porquês...

Citação de: Wiki"
Uma força fundamental é um mecanismo pelo qual as partículas interagem mutuamente, e que não pode ser explicado por nenhuma força mais fundamental.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 18 de Janeiro de 2007, 13:03:12 »
Crença da ausência de porquês, Tarcísio, é apenas um outro nome para uma preferência estética e filosófica em não ficar imaginando um propósito consciente por trás de tudo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #13 Online: 18 de Janeiro de 2007, 14:16:48 »
Eu não acredito que exista nenhuma forma de divindade ou força superior, mas também não nego, simplesmente ignoro, é algo que não tem por que se discutir.

Mas se por um acaso existisse alguma forma de força superior, acho que ela seria tão maior e tão diferente do que qualquer ser que já viveu na face da terra sequer sonhou, e sequer sonhará que eu não me abrigaria a buscar e tentar acreditar, pois acredito que jamais alguém chegará sequer perto.

Mas eu não acredito em nenhuma força desse tipo, esta foi só uma suposição. Eu realmente olho o mundo ao meu redor e não vejo nada de sobrenatural. Mesmo quando alguém me diz:

Como esse universo tão perfeito ou como as grandes obras primas da natureza pedem ter vindos do nada?

Eu sempre penso, e quem disse que tudo isso é tão lindo e perfeito. Aos nossos olhos elas são lindas por que são as coisas mais lindas que conhecemos
Se alguém viver a vida inteira numa caverna sem nunca ver outra coisa a não ser uma pequena fresta de luz ao entardecer numa parede. Pode se perguntar da mesma forma: Como pode algo tão lindo e perfeito ter vindo do nada?

Ou seja, tentar achar alguma forma de força superior só porque nossa realidade parece perfeita de mais, a meu ver é puro engano. Até o dia em que eu realmente viver algo sobrenatural, tudo não me passa de mera fantasia e suposição. :)

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #14 Online: 18 de Janeiro de 2007, 14:21:47 »
Estatísticamente, em termos gerais, acho que a maioria dos ateus são apáticos.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #15 Online: 18 de Janeiro de 2007, 14:26:07 »
Crença da ausência de porquês, Tarcísio, é apenas um outro nome para uma preferência estética e filosófica em não ficar imaginando um propósito consciente por trás de tudo.

Consciente?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 18 de Janeiro de 2007, 14:30:26 »

Apáticos e simpáticos :lol:
Mas acho que quando a pessoa é atéia a pouco tempo ela costuma se interessar mais pelo assunto.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #17 Online: 18 de Janeiro de 2007, 14:40:25 »

Consciente?

Inteligente, auto-suficiente..

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 18 de Janeiro de 2007, 14:46:35 »

Elabore, por favor.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #19 Online: 18 de Janeiro de 2007, 14:50:46 »
Hmm, mas eu apenas deduzi.

Pela experiência/convivência com muitos mais apáticos (que no caso preferem dizer "tô nem aí") do que aqueles que realmente fizeram reflexões.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 18 de Janeiro de 2007, 14:51:49 »
Sua amostra não foi suficientemente aleatória, Rod... :)

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #21 Online: 18 de Janeiro de 2007, 14:53:33 »
Aha, eu sei Luis, mas vai dizer que você não concorda?

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #22 Online: 18 de Janeiro de 2007, 14:56:55 »

Fiquei curioso para saber em qual estatística você se baseou para concluir isto...

Mas analisando o escopo da sua afirmação, concordo que existe um fundamento para isto. Evidentemente um cético é menos suscetível de comoção ( filosoficamente falando ) em função dele ter um grau mais elevado de compreensão das natureza do que um crente. Além do que um cético não se faz da noite para o dia. Necessariamente ele é fruto de muita observação, estudo e análise racional do mundo. Neste caminho, muitas da perguntas que você ainda se faz, já estão devidamente respondidas para nós.

Apatia pode ser definida como desinteresse ou indiferença. Creio que um cético preocupa-se mais em questionar coisas físicas do que metafísicas, pois as primeiras podem nos proporcionar algum tipo de efeito prático e coletivo, enquanto as outras são apenas devaneios sem fim com o único propósito de trazer conforto pessoal.

E faço uma simples pergunta, Rod. Em toda este tempo de busca, o que você encontrou de prático e palpável que possa ser aproveitado por mais alguém além de você ? Pergunto isto porque, enquanto nós discutimos Deus, neste exato momento algum cientista apático esta debruçado sobre seus estudos procurando a cura do câncer ou alguma nova fonte de energia limpa e renovável...

Willy, permita-me discordar de você pela primeira vez. Tirando um ou outro gato pingado, se têm algo que falta na maioria de nós é simpatia ( principalmente lá fora, no mundo real )... :)

Abraço
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 18 de Janeiro de 2007, 15:14:21 »
Hmm, mas eu apenas deduzi.

Pela experiência/convivência com muitos mais apáticos (que no caso preferem dizer "tô nem aí") do que aqueles que realmente fizeram reflexões.

Peraí! O fato de muitos de nós hoje não darmos importância à questão não quer dizer que nunca pensamos seriamente sobre o assunto anteriormente. A maioria dos ateus já foi teísta um dia e só mudou de opinião depois de bastante tempo pensando no assunto. O meu caso é que eu já sou ateu há mais de oito anos. Já pensei sobre tudo que já achei importante pensar acerca do assunto, por isso hoje para mim isso é um tema esgotado. Cansei de pensar em Deus, já perdi tempo demais com ele. Bola pra frente.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #24 Online: 18 de Janeiro de 2007, 15:16:11 »
Aha, eu sei Luis, mas vai dizer que você não concorda?

Quanto à maioria dos ateus ser apática?  Certamente não mais do que a maioria dos teístas.  Essa pergunta não parece séria.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!