Autor Tópico: 2+2  (Lida 5494 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: 2+2
« Resposta #50 Online: 25 de Janeiro de 2007, 11:23:29 »
Os físicos profissionais do fórum devem explicar melhor, mas o que sei é que as observações astronômicas nos sugerem que as leis da Física são isotrópicas, isto é, as mesmas em todos os pontos do espaço e do tempo. Se há provas mais fundamentais para isso ou se esse é um leap of faith da ciência eu não sei dizer.

Para mim parece um tanto óbvio; não há como saber se essas leis se aplicam em todos os lugares e tempos, porque não temos acesso a todos os lugares tempos. 

Salto de fé eu não diria, mas "hipótese de trabalho" é um bom termo para a situação.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #51 Online: 25 de Janeiro de 2007, 12:11:44 »
Você está certo em princípio, Dantas. Ocorre que todos os indícios -- ou quase todos, vide o até agora inexplicável fenômeno da Pioneer -- apontam para a isotropia da gravitação.

O que é bom, pois garante emprego para muitas gerações de físicos :-)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 26 de Janeiro de 2007, 23:04:55 »
Para mim parece um tanto óbvio; não há como saber se essas leis se aplicam em todos os lugares e tempos, porque não temos acesso a todos os lugares tempos. 

Salto de fé eu não diria, mas "hipótese de trabalho" é um bom termo para a situação.

Será que não dá mesmo para saber se essas leis ocorrem em outros lugares em tempos? Afinal, a Astronomia inteira se resume a isso. Qualquer estrela do universo não é mais aquela que você observa hoje em seu telescópio, pois a luz dela levou muitos anos até chegar a você. E se vemos que galáxias a bilhões de anos-luz de nós obecem às leis da gravitação de Newton, então sabemos que elas ainda eram válidas naquela época.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #53 Online: 27 de Janeiro de 2007, 02:16:49 »
Só um pitaco anti-formalista:
Na História da Matemática, nós (seres humanos) primeiro estipulamos axiomas, para depois derivar os teoremas destes; ou primeiro tinhamos nossas intuições e conjecturas matemáticas, para então formular sistemas axiomáticos que verificassem-nas?

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
« Resposta #54 Online: 27 de Janeiro de 2007, 22:18:54 »
Só um pitaco anti-formalista:
Na História da Matemática, nós (seres humanos) primeiro estipulamos axiomas, para depois derivar os teoremas destes; ou primeiro tinhamos nossas intuições e conjecturas matemáticas, para então formular sistemas axiomáticos que verificassem-nas?

Acredito que ter intuições matemáticas e depois tentar formalizá-las seja o mais frequente.
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
« Resposta #55 Online: 27 de Janeiro de 2007, 22:53:19 »
Em seu livro "Arithmetices Principia Nova Methodo Exposita" de 1889 Peano estabelece nove axiomas para a aritmética. Quatro destes são verdades acerca da igualdade, mas os outros cinco são os postulados especiais seguintes:

1. Existe um número natural 0;
2. Todo número n tem um sucessor n' no conjunto dos números naturais (N)
3. Não existe nenhum número natural que tenha como sucessor o número 0;
4. Se n≠m então n'≠m' ;
5. Se 0 tem uma propriedade e esta propriedade também é possuida pelo sucessor de todos os números naturais que a possuem, então ela é possuída por todos os números naturais (Este axioma permite a técnica de demonstração conhecida com indução matemática).
Observe-se que o que é chamado de "0" aqui não é necessariamente o que normalmente consideramos o número zero. Um modelo para os axiomas de Peano é o que conhecemos por conjunto dos números naturais ( {0,1,2,3,4,5,...} ) com a operação de sucessão definida como n' = n + 1, mas a definição acima é genérica e pode ser aplicada a outros conjuntos (por exemplo, o conjunto das potências de 10 {1, 10, 100, ...} com "0" = 1 e o sucessor n' = 10 n)

Usando a definição de sucessor n'=n+1 e defindo os sucessores conforme abaixo
1=0+1
2=1+1
3=2+1
4=3+1

Partindo do axioma que a=a

2+2=2+2

Como 2=1+1 por definição podemos reescrever

2+2= 2 +1+1

Usando a propriedade associativa da adição

2+2= (2+1) + 1

Como 2+1=3 por definição

2+2= 3+1

Como 3+1=4 por definição

2+2=4

"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline Mental

• Nível 12
  • *
« Resposta #56 Online: 29 de Janeiro de 2007, 13:26:29 »
2+2=4 é uma verdade absoluta?

Turma tranquila e sem o que fazer…  :D

2+2=4 Não é uma verdade absoluta. Alem dos exemplos já dados, existem outras coisas que devemos considerar.

1- O primeiro 2 tem a mesma definição que o segundo 2?
    Ex: Dois homens mais dois sonhos não formam quatro unidades.

2- Dois pais e dois filhos podem ser apenas três pessoas ao inves de quatro. (Avô, pai e filho)

3- Dois mais dois (sendo sobrepostos), dá um "2" reforçado, e não "4".
Então: 2 + 2 = 2

4- Dois buracos unidos mais dois buracos unidos formam um buraco grande.

A verdade é que não existe verdade absoluta. Tudo é relativo  ;-)

« Última modificação: 29 de Janeiro de 2007, 13:29:22 por Mental »
Nem sempre...

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #57 Online: 29 de Janeiro de 2007, 17:07:08 »
É possível criar sistemas aritméticos em que 2 + 2 é diferente de 4; por exemplo, no conjunto dos inteiros reduzidos módulo 4, temos 2 + 2 = 0.

http://en.wikipedia.org/wiki/Modular_arithmetic

Mas é um caso de notação, e não da quantidade resultante.
EM base 16, ou usando módulo escalar, posso chegar a resultados diferentes.

Em base 16 o resultado é o mesmo, porque só muda a representação numérica.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 29 de Janeiro de 2007, 17:12:52 »
Na verdade nem a representação numérica muda. Em qualquer base maior que base 4, se escreve 2+2=4. Em base 4, 2+2=10; em base 3, 2+2=11 e em base 2, 10+10=100.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #59 Online: 29 de Janeiro de 2007, 19:48:03 »
Na verdade nem a representação numérica muda. Em qualquer base maior que base 4, se escreve 2+2=4. Em base 4, 2+2=10; em base 3, 2+2=11 e em base 2, 10+10=100.

No caso de 2 + 2, sim, por uma fatalidade numérica :) . Mas não em qualquer soma, e o que queria deixar claro, para quem não é da área de programação, que uma coisa é a operação aritmética, e outra é a notação.

Se reparar, sempre está utilizando uma notação ordinal e definindo uma base. Então, a fórmula para o resultado aritmético é a mesma, que é elevar a ordem cada vez que a quantidade sobrepassar a base.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline F. Antunes

• Nível 00
  • *
« Resposta #60 Online: 13 de Fevereiro de 2007, 17:34:28 »
Sim, é.  Verdades matemáticas são absolutas, porque lidam com assunto completamente abstrato, fechado em si próprio.

Da mesma forma que "uma situação de xeque-mate encerra uma partida de xadrez" também é uma verdade absoluta; é verdade por construção.  Absoluta porque o universo (o escopo em que essa afirmação faz sentido) é propositalmente limitado.

Em outras palavras. A verdade absoluta não é absoluta. Meio contraditório, não acha?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 12 de Abril de 2007, 17:22:37 »
Usando esse exemplo da Aritmética: pegue dois protons e um neutron e os junte (some) formando um núcleo de Hélio 3. A massa desse núcleo é diferente da soma das massas de cada termo da soma! A questão nesse caso é: o que estamos somando? As massas? Os nucleons? Será que um ser hipotético que vivesse na escala subatômica entenderia a idéia da soma como nós?

A resposta não seria "unidades"...? :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!