"Ateus seguirem um código de ética", aonde ? me mostra um link ? Mas não me mostre um link de um fulaninho lá no cafundó da internet que não vale. Quero algo universal e publico e conhecido.
Precisa de link? Não é evidente? Todas as pessoas têm seu próprio código de ética e os ateus não são diferentes. Até Adolf Hitler tinha seu próprio código de ética, ele mandou matar judeus e ciganos, mas não mandou matar sua própria mãe. Isso é tão universal, público e conhecido que não precisamos nem de um link. E um corolário óbvio é que já que os ateus rejeitam a fé, seus códigos de conduta são baseados na razão. Claro que podem haver excesões, mas acho que isso é tão geral que aqui no Clube Cético você não vai achar alguém com um código de ética baseado na fé.
E quem te provou que uma pessoa fica santinha só porque é adepta do ateismo ?
Onde eu disse que ficava?
E quem te provou que ateus só agem baseados na razão ?
E onde eu disse que agiam? Eu disse que as éticas seculares são baseadas na razão. Isso não quer dizer que o ateu vai agir racionalemnte o tempo todo.
E quem te provou que religiosos só agem baseados no medo ?
Ninguém. Foi você e o Videomaker quem disseram isso.
Mais uma vez. Ateus não são santos apenas porque acreditaram nos ditames do ateismo. Não generalize.
Que ditames do ateísmo? Isso não existe. O que existem são éticas seculares, várias delas, e o ateu pode escolher a que quiser. Também disse que o ateu sabe porque tem certa opinião sobre determinado assunto moral. Isso quer dizer que ele pode ser convencido de que está errado. Mas o religioso que segue uma ética religiosa não está autoriado a pensar, para ele o que é errado é errado e ponto final. E eu não disse que o ateu era santo, só disse que o código de ética dele é muito superior ao código de ética de qualquer religião, mas isso não é o mesmo que dizer que o ateu nunca vai desobedecer esse codigo (apesar de as estatísticas sobre a quantidade de ateus nos presídios americanos revelarem que de fato os ateus desobedecem a lei bem menos)
Se uma religião fez bobagem, isto não quer dizer que todas fizeram. Ou se um religioso de uma determinada religião fez besteira, isto não quer dizer que todos os religiosos fizeram besteira. Se um ateu mata a familia e se suicida porque não acredita em punição após a morte, isto não quer dizer todos os ateus são loucos. Se um cientista genetico coreano fez bobagens e me enganou não vou acreditar que toda a ciencia é errada e quer me enganar.
Não generaliza, isto anti-etico e imoral e ilogico.
Eu não disse que todas as religiões fazem besteiras. Eu disse que seus códigos éticos são tão ruins, tão precários que podem ser facilmente distorcidos para justificar todo tipo de crueldade. Não apenas isso, como os que seguem uma ética baseada na autoridade, e não na reflexão, são facilmente manipuláveis. É só pensar nos homen-bomba muçulmanos.
Isto é lenda urbana, se uma pessoa aceita o ateismo, isto não quer dizer que ela tem obrigatoramente que aceitar e seguir os "principios morais" que você citou e isto não é um processo automatico.
Todas as pessoas tem algum código ético. Até o político que rouba lá em Brasília tem - está certo que o dele deve ser bastante flexível. Claro que existem ateus canalhas por aí também com códigos éticos frouxos. Mas esses, tanto entre ateus, quanto entre religiosos, felizmente, são minoria. Mas entre os cidadãos médios, aqueles que têm uma ética baseada na razão estão imuenes aos males perniciosos que a religião trás com ela. Por exemplo, eu tenho vizinhos evangélicos que em geral são pessoas boas e honestas, mas suas religiões os estimulam a ser pessoas altamente preconceituosas contra homossexuais e contra praticantes de religiões afro-brasileiras. Um deles inclusive já disse que quando via um homossexual tinha que se segurar para não bater nele. Mas se eu o pergunto o que há de tão errado em ser gay ele não faz a menor idéia, ele não sabe explicar. Ele simplesmente aceita que é. E sua religião o apóia, na igreja ele encontra apoio para esses preconceitos sem sentido.
O que acontece é que certas "verdades" neste forum parecem inquestionaveis ou verdadeiras de tanto vocês postarem mas não procuram saber se são ou não verdade. Uma mentira pode se tornar "verdade" de tanto ser repetida. Isto sim é um processo automatizado.
Por exemplo?