Uma coisa que o VideoMaker e o Cereal Killer não entendem é que a única coisa que dá para se saber de uma pessoa que só se declara como sendo ateísta é que ela não acredita em Deus. É como se perguntassem seu nome e você respondesse que não é Manoel, por exemplo. Isso não ajuda a te identificar.
Ateísmo não possui nenhum tipo de afirmação, portanto não tem códigos de conduta. Todas as ações de um ateu, boas ou más, não podem ser atribuídas ao fato dele ser ateu, mas de alguma outra coisa. Ele pode ser humanista secular, racionalista, comunista, cético, corintiano, etc.
Aqui neste site, bem como no mundo real, a maioria dos ateus são céticos. Todos estes têm um código de conduta parecido não por causa do ateísmo, mas por causa do ceticismo. Céticos são pessoas que prezam pelo entendimento da realidade e conhecem bem os meios para isso. É com esse critério que um cético define seu código de conduta, e esse código de conduta, baseado na razão, é que faz um cético menos propenso à cometer crimes do que os religiosos.
Céticos compreendem porque adotaram tal postura que apresenta e sabem o que é certo ou errado por motivos racionais. Religiosos tendem a aceitar o que lhes é dito sem compreender porque ele deve seguir tais regras. Céticos podem mudar sua conduta moral se descobrir que algo nela está errado. Religiosos sequer questionam a possibilidade de estarem errados.
Ainda assim, uma conduta moral religiosa muda se algo for extremamente hediondo, como o apoio à escravidão e os sacrifícios humanos, por exemplo. Ou seja, quando é conveniente, os religiosos mudam sua maneira de pensar.