No determinismo não ha livre arbítrio… Nada acontece por um suples "querer" de alguem, é tudo numeros… TUDO…
Mesmo que se defenda que haja indeterminismo, isso só não faz com que as coisas ocorram por um simples "querer" de alguém; a alternativa imediata é aleatoriedade, em vez de um número determinado, um aleatório.
As coisas ocorreriam por decisão se existisse algo como uma "vontade pura", seja lá o que isso pudesse ser, que fosse algo alheio a qualquer processo físico, e que determinasse os processos físicos relacionados à nossa vontade. E isso seria mais favorecido se subseqüentemente o universo fosse determinista em vez de indeterminado, pois o indeterminismo talvez gerasse algum "ruído".
Mas isso tudo é piração na batatinha demais.
Eu sei que existe o fator probabilistico hoje, descrito pelo principio da incerteza, mas num universo deterministico, até mesmo essa probabilidade sumiria… Se o universo É ou não deterministico, isso não sabemos, mas não é impossivel que seja…
A questão que eu levantei é no fundo, pensar sobre as implicaçoes do determinismo, caso ele exista…
Que é como Hawking falou mais ou menos assim
"Se um dia descobrirmos uma "master equation", ainda sim, como saberiamos que o universo determinou que chegassemos a conclusão certa, e não na errada, ou até mesmo em nenhuma conclusão?"
Isso soa pra mim como uma inconsistencia do determinismo, como "chegarmos a conclusão correta" sendo que nossas conclusões são guiadas por essas leis...?
Pra mim, isso implica que se um dia chegarmos a essa master equation, ainda sim não poderiamos afirmar que estamos certos... Corrijam-me se estiver errado