Autor Tópico: Se tudo for determinado....  (Lida 6872 vezes)

blue pill

• Visitante
Re: Se tudo for determinado…
« Resposta #50 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 23:35:54 »
Vamos ver se o universo determinou que eu econtrasse hoje uma loira, siliconada, bronzeada, com marquinhas de bikini, viciada em ... e que goste de mim.

Mas acho dificil, porque o universo determinou que eu não nascesse bonito :(  :histeria:

Luz

• Visitante
« Resposta #51 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 23:41:54 »
Vamos ver se o universo determinou que eu econtrasse hoje uma loira, siliconada, bronzeada, com marquinhas de bikini, viciada em … e que goste de mim.

Mas acho dificil, porque o universo determinou que eu não nascesse bonito :(  :histeria:

Blue Pill, se fosse outro eu ia achar que (…) era sexo!  :lol: 

Desculpa! Não resisti…  :)

blue pill

• Visitante
« Resposta #52 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 05:25:05 »
Vamos ver se o universo determinou que eu econtrasse hoje uma loira, siliconada, bronzeada, com marquinhas de bikini, viciada em … e que goste de mim.

Blue Pill, se fosse outro eu ia achar que (…) era sexo!  :lol: 

Desculpa! Não resisti…  :)

Infelizmente não encontrei nenhuma loira peituda, bunduda, etc.. Mas minha balada me rendeu boas risadas pelo menos...

Luz, com essa assinatura eu juraria que voce é uma daquelas mulheres transcendentais hare krishna.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #53 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 13:14:01 »
Mas é claro que você pode estar enganado!!!!! :histeria:
(Blue Pill, esta era a outra assinatura dela  :ok:)

Ai! eu adoro esta frase! Qualquer dia eu colo ela de você Luz!… :lol: Toda vez que eu lia um tópico cheio de posts cheios de "certezas" absolutas eu lia sua assinatura e ficava mais tranquila!hahahah!
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2007, 13:17:09 por Alegra »
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

blue pill

• Visitante
« Resposta #54 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 15:10:51 »
Esse tipo de frases só serve pra uma coisa... Pra dar um nó na cabeça !!! ;)

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #55 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 16:13:18 »
Esse tipo de frases só serve pra uma coisa… Pra dar um nó na cabeça !!! ;)

Ou desatar o nó... :wink:

blue pill

• Visitante
« Resposta #56 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 17:05:10 »
Ou podemos estar engandos!!

Luz

• Visitante
« Resposta #57 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 21:55:33 »

Ai! eu adoro esta frase! Qualquer dia eu colo ela de você Luz!… :lol: Toda vez que eu lia um tópico cheio de posts cheios de "certezas" absolutas eu lia sua assinatura e ficava mais tranquila!hahahah!

Então, Alegra - você me convenceu: está de volta a antiga assinatura!  ::)

Luz

• Visitante
« Resposta #58 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 21:58:27 »
Luz, com essa assinatura eu juraria que voce é uma daquelas mulheres transcendentais hare krishna.

Estranho, porque aquela frase, até onde sei, é de Eisntein!  :(

blue pill

• Visitante
« Resposta #59 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 22:19:53 »

Estranho, porque aquela frase, até onde sei, é de Eisntein!  :(

Oloco, então foi uma ironia da parte dele... num será ?
Ja esqueci qual frase era

blue pill

• Visitante
« Resposta #60 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 16:37:10 »
Moderador, pode fechar esse tópico aqui ja... virou chat mesmo... e eu perdi a linha de raciocinio, se é que essa linha comecou...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 20:28:09 »
Resumindo: numa escala microscópica, o universo é a princípio não determinístico, e isso já foi comprovado experimentalmente. Na nossa escala macroscópica, porém, o determinismo funciona bem.

Então, mas falando bobagem… se o "macroscópico" é um amontoado do "microscópico" e esse que forma tudo o que existe não é determinístico, então nada é determinístico!  :)  Do que é mesmo que estamos falando?  :lol:
Eu achei isso pertinente. Não vale como argumento para dizer que o universo é determinístico?

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #62 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 21:32:01 »
Tema fascinante! Os filósofos travaram árduas batalhas em torno. A ciência não chegou a uma conclusão.

No que tange à mente humana, se o nosso comportamento não é determinado, como seriam os circuitos cerebrais do, digamos, livre-arbítrio? Os bilhões de conexões neurais ativar-se-iam de lá para cá aleatoriamente, incapazes de serem influenciados? Para que, então, educação - dinheiro que pais preocupados gastam - se, caso o livre-arbítrio fosse a regra - mas justamente livre-arbítrio é não-regra -, qualquer influência será no fim inútil, pois impossível?!

Mas se o universo obedece a leis, essas leis determinam seu rumo ou não seriam leis, seriam nada. Se as leis não determinam, para que servem? Se são leis, são "determinadores". Pode-se discutir o quão determinadoras são essas leis, fazendo-se inexoráveis e intransigentes ou, maleáveis e frouxas. Mas sem alguma determinação não se pode construir nada.

Spinoza definiu livre-arbítrio como ignorância das causas. Estou com ele: há muitas coisas que ignoramos.

A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

blue pill

• Visitante
« Resposta #63 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 22:34:28 »
Tema fascinante! Os filósofos travaram árduas batalhas em torno. A ciência não chegou a uma conclusão.

No que tange à mente humana, se o nosso comportamento não é determinado, como seriam os circuitos cerebrais do, digamos, livre-arbítrio? Os bilhões de conexões neurais ativar-se-iam de lá para cá aleatoriamente, incapazes de serem influenciados? Para que, então, educação - dinheiro que pais preocupados gastam - se, caso o livre-arbítrio fosse a regra - mas justamente livre-arbítrio é não-regra -, qualquer influência será no fim inútil, pois impossível?!

Mas se o universo obedece a leis, essas leis determinam seu rumo ou não seriam leis, seriam nada. Se as leis não determinam, para que servem? Se são leis, são "determinadores". Pode-se discutir o quão determinadoras são essas leis, fazendo-se inexoráveis e intransigentes ou, maleáveis e frouxas. Mas sem alguma determinação não se pode construir nada.

Spinoza definiu livre-arbítrio como ignorância das causas. Estou com ele: há muitas coisas que ignoramos.

O problema em pensar num universo determinístico é que a priori seria uma coincidência MUITO grande que os "caminhos" pelo qual as leis estão guiando nosso conhecimento esteja causando evoluções cientificas, quer dizer... Porque diabos as leis, ou A lei, está determinando tudo isso, nesta ordem lógica de "descobertas" ?

Mas o problema da coincidência some quando pensamos também, que num universo determinístico ja não faz mais sentido pensar em coincidência, o universo É porque É, se não fosse não seria.
Não sei se ficou claro.

blue pill

• Visitante
« Resposta #64 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 22:39:29 »
Deixa eu tentar denovo... Acho que agora vou conseguir expressar melhor..
Não é que COINCIDÊNCIAS não fazem sentido...

Num universo determinístico, as "prioris" não precisam existir.. Portanto pensar que seria uma coincidência muito grande (que é uma priori) não tem sentido pra esse universo...

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #65 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 22:45:04 »
Deixa eu tentar denovo… Acho que agora vou conseguir expressar melhor…
Não é que COINCIDÊNCIAS não fazem sentido…

Num universo determinístico, as "prioris" não precisam existir… Portanto pensar que seria uma coincidência muito grande (que é uma priori) não tem sentido pra esse universo…

Concordo. Aquilo a que chamamos de coincidência é apenas uma humana forma de ver.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

blue pill

• Visitante
« Resposta #66 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 23:10:57 »
A coincidência seria então um dos "erros" que tinhamos antes de descobrir que tudo era determinístico

Atheist

• Visitante
« Resposta #67 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 16:04:30 »

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #68 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 16:22:34 »

Então, Alegra - você me convenceu: está de volta a antiga assinatura!  ::)

:ok:

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #69 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 16:37:56 »
O problema em pensar num universo determinístico é que a priori seria uma coincidência MUITO grande que os "caminhos" pelo qual as leis estão guiando nosso conhecimento esteja causando evoluções cientificas, quer dizer… Porque diabos as leis, ou A lei, está determinando tudo isso, nesta ordem lógica de "descobertas" ?

Mas o problema da coincidência some quando pensamos também, que num universo determinístico ja não faz mais sentido pensar em coincidência, o universo É porque É, se não fosse não seria.
Não sei se ficou claro.

Não sei se entendi, mas e se nesse universo determinístico houvesse uma possibilidade de haver momentos de livre arbítrio e conseguentemente coincidência? E se fosse tudo meio a meio, tipo algumas coisas são determinadas e nada podemos fazer para mudar, mas outras coisas não são determinadas e podemos mudar (ou não), se quisermos?.....

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #70 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 16:44:07 »
Off-topic: Quereu, eu ficaria muito feliz se você resolvesse mudar de avatar para alguma coisa menos repulsiva...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 16:47:12 »
de acordo!
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Priori

• Nível 08
  • *
« Resposta #72 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 17:40:30 »
existe um paradoxo que diz que não se pode construir uma maquina que tenha todas as informação do mundo pois ela entraria numa recursão infinita que impossibilitaria a existência da mesma

Offline Priori

• Nível 08
  • *
« Resposta #73 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 18:02:38 »
pelo pouco que sei
na física quântica nem tudo no universo não é determinável
as probabilidades são determináveis, mesmo porque, caso contrario, nada faria sentido
o conjunto de todos os universos probabilísticas paralelos (a noz que Hawking fala) é probabilístico

contudo um universo isolado não é probabilístico.
Einstein disse que Deus não joga dados (Talvez ele não pensou que Deus ao jogar dados criasse 6 copias do universo e em cada cópia fizesse o dado dar um valor diferente :P)

blue pill

• Visitante
« Resposta #74 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 18:07:24 »
existe um paradoxo que diz que não se pode construir uma maquina que tenha todas as informação do mundo pois ela entraria numa recursão infinita que impossibilitaria a existência da mesma

Eh o mesmo paradoxo de descobrirmos que o universo é deterministico....

Mas não é bem um paradoxo, só limita o universo deterministico a ser uma maquina e não podermos de fato interferir, todos os conceitos de livre-arbitrio somem.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!