O ser humano existe há mais de 100 mil anos, e a aceleração no crescimento só começou a ocorre há no máximo 300 anos, e isso só na Inglaterra, no Brasil menos de 80 anos...
A humanidade atingiu o primeiro bilhão em 1804, em um século atingiu dois bilhões e agora ao final do século, atinge sete bilhões.
Dois bilhões de pessoas vivem na miséria, informa ONU 14h18 - 20/09/2000.....em dado trecho diz......isso significa que a população aumenta em 76 milhões de pessoas a cada ano. "Ou 145 pessoas por minuto, ou 2,4 por segundo", afirmou Sandoval.
Por Jeremy Lovell
LONDRES (Reuters) - A espécie humana está explorando os recursos do planeta em um nível sem precedentes na história, mas o crescente poder das mulheres pode salvar a Terra, segundo o relatório anual da ONU sobre a população mundial, apresentado na quarta-feira.
"Quase 60% das mulheres hoje têm acesso a algum tipo de planejamento familiar", afirmou Alex Marshall, editor do relatório, à Reuters. "A atitude mudou. Você vê crescer a força das mulheres que se juntam para fazer o que acha necessário. Não dá mais para ignorar as mulheres".
Apesar disso, o relatório pinta um quadro pessimista do planeta. "Estamos diante de um precipício. É uma crise de proporções globais que precisa ser tratada com urgência", disse Marshall em uma entrevista coletiva. "A organização deste relatório me deixou assustado, sinceramente".
A população mundial, que já dobrou nos últimos 40 anos, deve crescer mais 50% em meio século e chegar a 9,3 bilhões de pessoas. Todos esse crescimento acontecerá nos países subdesenvolvidos, onde já há escassez de recursos.
"Até 2050, 4,2 bilhões de pessoas (mais de 45% do total) viverão em países onde não é possível conseguir os 50 litros de água de que uma pessoa necessita para suas necessidades básicas por dia", diz o texto. Atualmente, 54% da água doce disponível está sendo usada (dois terços na agricultura). O crescimento da população deve levar esse número a 70% em 2025 -- ou 90%, caso o consumo nos países pobres se equipare ao dos países ricos. O estudo afirma que o uso irracional da água está reduzindo os lençóis freáticos de cidades da Ásia e América Latina a mais de um metro por ano. O texto afirma que 1,1 bilhão de pessoas não têm acesso à água limpa e que, em alguns países subdesenvolvidos, 95% dos esgotos e 70% dos resíduos industriais são devolvidos à natureza sem tratamento. As florestas tropicais são cada vez mais desmatadas, segundo o relatório, o que contribui com o aquecimento global. Até 2025, no atual ritmo, um quarto das espécies vegetais terá desaparecido, como conseqüência da erosão. O mar também está sendo superutilizado, segundo o relatório.