O que eu passo mal é o seguinte: estamos aqui com os arautos do liberalismo econômico falando de controle de natalidade.
Quanto mais gente, mais exército industrial de reserva, menores os salários dos trabalhadores, menor o preço final do produto, maior competitividade, não é isso? A nossa taxa de natalidade caiu ENORMEMENTE nas últimas quatro (?) décadas, a Europa está com crescimento populacional negativo e a pirâmide etária é bloco, precisando de gente trabalhando pra pagar imposto pra pagar a previdência social dos velhos.
Tirando que política de planejamento familiar é uma coisa, controle de natalidade é outro: esta é nos moldes do que o poin disse, "esterilização voluntária ou compulsória mesmo".
Considera-se que baixou pra 2,3 (?) filhos por mulher por as mulheres terem "entrado no mercado de trabalho" - tipo a causa "principal" -, e se for assim mesmo a tendência é seguir diminuindo, como parece estar acontecendo.
Enfim, a idéia é que os países subdesenvolvidos forneçam mão-de-obra para os países desenvolvidos e o mundo siga. Nos moldes do capitalismo de hoje, que as multinacionais se instalem nos paises menos industrializados e paguem impostos no seu país de origem. Se chegasse uma altura do campeonato que não nasçam mais crianças, o nosso regime econômico cai, MAS isso não acontece porque SEMPRE vai haver países subdesenvolvidos com gente que tem mais filhos do que pode sustentar cuja burguesia SEMPRE vai reclamar de imposto. Então chega de alarmismo.
p.s. os meus (?) são porque não sei se estes são os números atuais, nem de qual ano foi o último recenseamento que me chegou em mãos, e eu não consigo ler as tabelas do ibge.
p.p.s. ok, estou assustada comigo agora.