Autor Tópico: "mas quem criou "deus"?"....  (Lida 5383 vezes)

Offline Deathblaa

• Nível 07
  • *
  • Para todo bem há um mal equivalante...
"mas quem criou "deus"?"....
« Online: 02 de Fevereiro de 2007, 13:52:02 »
Estou postando esse topico em uma jogada de coragem, :hihi:pois como novato, não sei se seria pertinente, mas...
Gostaria que aqui, vocês compartilhassem respostas que ja ouviram ao fazer tal indagação! 8-)
Obs: se esse tópico for considerado de baixissima importancia, podem remover ok?  :vergonha:

Luz

• Visitante
Re: "mas quem criou "deus"?"…
« Resposta #1 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 13:53:57 »
O chefe da primeira tribo de humanos que desenvolveu uma forma de se comunicar.  ::)  Pensando bem, se ele governava seu próprio mundo - a tribo. Fazia sentido que alguém governasse o mundo.  :)

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #2 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 13:59:39 »
[resposta teológica]
- Deus é eterno. Não tem início e nem fim. Alfa e Ômega.
[/resposta teológica]

Offline Deathblaa

• Nível 07
  • *
« Resposta #3 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 14:01:53 »
Outro ponto que poderiamos discutir aqui é: Inicio e Fim. Eu particulamente odeio a palavra infinito, sendo que entro em pani quando paro pra refletir sobre seu significado, hehe!
Oque vcs acham?

Offline Megazord

• Nível 05
  • *
« Resposta #4 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 14:16:01 »
A mais comum é: "Ninguem criou Deu, ele sempre existiu!"
Não aceitam que o Universo sempre tenha existido, mas Deus...  :P

-----

Sobre o infinito.. eu tambem entro em pane quando tento pensar sobre  :)
---
mega

“Se a bíblia está errada ao nos dizer de onde viemos, como podemos confiar nela ao dizer pra onde iremos?”
Justin Brown

Offline Deathblaa

• Nível 07
  • *
« Resposta #5 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 14:21:35 »
pois bem, vejo que teístas não aceitam uma existencia antes de "deus", e não aceitam imaginar se quer uma resposta para isso, acredito que essa é a pergunta mais simples e a que mais coloca um teísta racional para refletir sobre as explicações infundadas do livrinho das ilusões.

Luz

• Visitante
« Resposta #6 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 15:14:46 »
Outro ponto que poderiamos discutir aqui é: Inicio e Fim. Eu particulamente odeio a palavra infinito, sendo que entro em pani quando paro pra refletir sobre seu significado, hehe!
Oque vcs acham?

Eu acho infinito um "barato" - mas gosto mesmo de pensar no infinito em termos de números... os números me parecem a coisa mais racional que inventamos, mais lógica e no entando são "infinitos" - sempre dá para acrescentar ou subtrair um.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 15:18:24 »
[resposta teológica]
- Deus é eterno. Não tem início e nem fim. Alfa e Ômega.
[/resposta teológica]

|(
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #8 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 17:28:34 »
Quem criou deus foi o homem, o ser humano e é produto de sua imaginação, já que não existe realmente.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #9 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 19:49:57 »
Talvez ninguém em específico tenha criado Deus. Pode ter sido uma questão de lógica primária das primeiras tribos, que não entendiam quase nada do que acontecia na realidade.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 20:07:10 »
Chuck Norris.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 20:15:54 »
Oque vcs acham?
Infinito é o que não tem fim, por definição. Como você quer imaginar o fim de algo que não tem fim? :P

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #12 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 20:18:50 »
Deve ter sido os teístas, dúvido que tenha sido um ateu  :?
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 20:20:31 »
Se você pensar que historicamente as religiões surgiram para domar o povo... Provavelmente foi um ateu que inventou a história.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #14 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 20:25:43 »
Se você pensar que historicamente as religiões surgiram para domar o povo… Provavelmente foi um ateu que inventou a história.

:histeria: E realmente conseguiu exito, foi uma boa invenção........

Talvez ninguém em específico tenha criado Deus. Pode ter sido uma questão de lógica primária das primeiras tribos, que não entendiam quase nada do que acontecia na realidade.

Tambem faz muito sentido, assunto para história da religião, são dois pontos de vista contrários

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 20:27:44 »
Lógico que o cara que inventou Deus era ateu, oras! Se não fosse é porque alguem já tinha inventado antes. :lol:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #16 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 20:36:04 »
Lógico que o cara que inventou Deus era ateu, oras! Se não fosse é porque alguem já tinha inventado antes. :lol:

É que esse primeiro cara não devia ser cético  :!:

Offline Deathblaa

• Nível 07
  • *
« Resposta #17 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 22:01:22 »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #18 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 22:07:19 »
Quando o primeiro "Sapiens Sapiens" questionou de onde veio, surgiu Deus.
Quando o primeiro disse que caso não fosse obedecido Deus puniria os outros, surgiu a religião.

Offline Deathblaa

• Nível 07
  • *
« Resposta #19 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 22:15:35 »
Se você pensar que historicamente as religiões surgiram para domar o povo… Provavelmente foi um ateu que inventou a história.

Olha, entrando um pouco na história antiga, deus eram muitos, ou seja, deuses, e pra que serviam? para o pai da criança q viesse perguntar: "de onde vem essa chuva pai?"
Ele tivesse uma resposta: "Foi uma "cara" muito poderoso que ninguem conhece que fez cair essa agua aqui" e assim por diante! Depois veio uma certa pessoa e foi atribuindo muitas coisas pro mesmo cara poderoso, hehehe.
Mas, temos que lembrar que quem criou deus, era desprovido de tecnicas modernas e de simplicidade enorme. Afinal, não poderia para eles tudo acontecer "DO NADA".
Mas com o catolicismo, PRINCIPALMENTE, homens agiam de total má fé, para dominar outros homens em nome do tal "cara poderoso", e dai por diante é essa poca vergonha que vemos por ai!

Offline Deathblaa

• Nível 07
  • *
« Resposta #20 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 22:18:07 »
Quando o primeiro "Sapiens Sapiens" questionou de onde veio, surgiu Deus.
Quando o primeiro disse que caso não fosse obedecido Deus puniria os outros, surgiu a religião.
Muito bem lembrado, hehe

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #21 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 23:05:24 »

Mas, temos que lembrar que quem criou deus, era desprovido de tecnicas modernas e de simplicidade enorme. Afinal, não poderia para eles tudo acontecer "DO NADA".

E atualmente a maioria da população não admite isso, sendo necessário um criador pra justificar o universo. Sim, somos minoria e os teísta é que não entendem como podemos não acreditar num "criador"  :'(

Offline Deathblaa

• Nível 07
  • *
« Resposta #22 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 23:19:25 »

E atualmente a maioria da população não admite isso, sendo necessário um criador pra justificar o universo. Sim, somos minoria e os teísta é que não entendem como podemos não acreditar num "criador"  :'(
Um tanto quanto digno de pena não meu caro? rsrs

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #23 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 05:46:09 »
Realmente não acredito que os deuses tenham sido criados por um individuo, já que em todas as civilizações em todas as partes do globo os povos tinham os seus deuses.

Lembro que há algum tempo eu li em algum lugar agora não vou me lembrar onde, e nem sei se isso é verdade, que os gorilas (Se não me engano), chegam a ficar horas diante de uma cachoeira, e que exames mostraram que nesses momentos as mesmas áreas do cérebro de um humano que fica ativa quando ele ora ou quando medita, também ficaram ativas nos gorilas. O que poderia mostrar que eles estavam de certa forma cultuando a cachoeira como algo superior a eles.

Não sei se isso é verdade vou tentar pesquisar aqui, para ver se encontro. Se alguém encontrar algo parecido posta ai.

[Minha ignorante opinião]
Eu realmente acho que os seres humanos têm, ou tinham uma, certa tendência biológica para creditar tudo o que não conheciam a seres invisíveis e inexistentes. Não sei qual seria o sentido dessa tendência, talvez a seleção natural tenha dado esse jeitinho para conformar e confortar as pessoas, já que se nem hoje podemos explicar muitas coisas imaginem para os povos primitivos.

Do contrario não vejo como um único ser inventou essas idéias e conseguiu fazer com que as pessoas as fossem aceitando até se tornar à praga que é hoje.
[Minha ignorante opinião]

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: "mas quem criou "deus"?"....
« Resposta #24 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 11:38:22 »
Tem qualquer coisa sobre uma teoria de Freud do totem.... que já ouvi ser desqualificada como besteira, mas sem nunca ter ouvido uma justificativa.

Se não faço uma confusão, algum deus do tipo de Javé, em vez de uma força natural antropomorfizada, surgiria de distorções na memória de algum líder tribal, talvez até líderes tribais, que fossem se fundindo em um só, quando fosse passada de geração para geração. Meio como o velho dito popular, "quem conta um conto, aumenta um ponto".

Confúcio, talvez seja um tipo de exemplo de algo parecido, ainda que não tenha sido considerado deus propriamente, foi uma pessoa real, e tem lendinhas do tipo de que faria alguns milagrezinhos como criar aves do nada (como Jesus em alguns apócrifos, se não me engano), e que na verdade não nasceu de nenhuma mulher humana, mas de um ovo de dragão. Por outro lado, talvez a mãe dele é que fosse feia para dedéu.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!