Autor Tópico: "mas quem criou "deus"?"....  (Lida 5384 vezes)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re: "mas quem criou "deus"?"…
« Resposta #25 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 11:51:22 »
"Quando o primeiro esperto encontrou o primeiro idiota, nasceu a religião"...

Acho que não deve ter sido tão diferente com deus (qualquer um deles)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 12:51:22 »
Talvez não. Nossos antepassados remotos não precisavam de fé. Seus deuses eram visíveis: o sol, a lua, os planetas, o vento etc.
Acho que a esperteza envolvia apenas a comunicação com os deuses. Alguns enganavam os outros se dizendo intermediários entre os deuses e os homens. Ou se diziam capazes de entendê-los.

Offline Deathblaa

• Nível 07
  • *
  • Para todo bem há um mal equivalante...
« Resposta #27 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 13:08:51 »
é onde eu insisto em exaltar, alguns acreditavam porque precisavam acreditar mas, os que souberam usar deus são os que "reinam" hoje…  |(

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #28 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 13:27:23 »
[Minha ignorante opinião]
Eu realmente acho que os seres humanos têm, ou tinham uma, certa tendência biológica para creditar tudo o que não conheciam a seres invisíveis e inexistentes. Não sei qual seria o sentido dessa tendência, talvez a seleção natural tenha dado esse jeitinho para conformar e confortar as pessoas, já que se nem hoje podemos explicar muitas coisas imaginem para os povos primitivos.

Do contrario não vejo como um único ser inventou essas idéias e conseguiu fazer com que as pessoas as fossem aceitando até se tornar à praga que é hoje.
[Minha ignorante opinião]
Ora, eu já disse várias vezes: o ser humano vive em sociedade instintivamente, ele adora seus semelhantes por natureza, por isso quer atribuir sua existência a um ser antroformófico.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #29 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 13:38:19 »
"Quando o primeiro esperto encontrou o primeiro idiota, nasceu a religião"…

Disse tudo ! :ok:

Ora, eu já disse várias vezes: o ser humano vive em sociedade instintivamente, ele adora seus semelhantes por natureza, por isso quer atribuir sua existência a um ser antroformófico.

Então tá, né ? Se você falou tantas vezes...é porque deve ser mesmo tudo coisa desse tal antrofor-mo-sei-lá-o-que ! ::)
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #30 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 00:37:13 »
Não, foi só um comentário extra. Também posso usar "eu já disse várias vezes" sobre o dragão na garagem.

Antroformófico: com forma humana.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #31 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 10:05:45 »
Prof. Fox, não querendo dar pitaco na seu elemento de composição pospositivo...mas por acaso você não estaria querendo dizer "antropomórfico" ?

Porque da forma que você escreveu ( e reiterou ), a suposta palavra "antroformófico" me lembra mais algum lugar em forma de espelunca cheio de mofo onde se vende formol... :umm:

Mas como diria Luz...é claro que posso estar enganado ! ::)
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #32 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 11:22:15 »
Sim, eu escrevi errado. Nunca lembro a forma correta, pior de tudo é que só agora vi que tem no dicionário do Firefox.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #33 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 11:26:14 »

É... mas não concordo com essa frase plenamente... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
« Resposta #34 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 12:06:26 »

É… mas não concordo com essa frase plenamente… :lol:

Quem não está concordando neste momento é o Dr.Jekyll...ou o Mr.Hyde ?  :???:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #35 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 12:12:13 »
Quem não está concordando neste momento é o Dr.Jekyll…ou o Mr.Hyde ?  :???:

Não... nada a ver... :lol:

Meu ponto atual é que ando discordando bastante de algumas afirmações que tenho visto no fórum... arrogância ao extremo e tópicos/posts enaltecendo a virtude dos ateus como seres "iluminados"...

Me incomoda isso... :/

Luz

• Visitante
« Resposta #36 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 12:42:12 »
Não… nada a ver… :lol:

Meu ponto atual é que ando discordando bastante de algumas afirmações que tenho visto no fórum… arrogância ao extremo e tópicos/posts enaltecendo a virtude dos ateus como seres "iluminados"…

Me incomoda isso… :/

Eu também, muito!  :)  E o pior é que isso torna aqueles que criticam dessa forma, muito parecidos com aquilo que criticam - nas atitudes. Isso não é legal!  ::)
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2007, 13:03:19 por Luz »

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 12:50:05 »
Tails e outros [censurado] que tem por aqui não prestariam atenção se eu tentasse caracterizar a religião como algo mais que exploração dos idiotas, então vou deixar pra lá

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #38 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 13:00:44 »
Olha, não sei se é porque tá na moda...

Ser ateu não é sinônimo de ser melhor do que os outros e pelo que andamos vendo aqui, o ateísmo está sendo tratado como um "iluminação" ou algo semelhante... são seres humanos com pensamentos diversos como TODOS os outros e isso nunca deu e, espero eu, nunca irá ser justificativa para se diminuir a capacidade ou inteligência de outro.

Ser teísta e crer em uma entidade divina que criou o universo e tudo que nos é conhecido (e desconhecido) não torna de maneira nenhuma a pessoa menos feliz, menos culta, menos criativa.

É sinal de intolerância pregar como tem sido pregado aqui que qualquer felicidade ou modo de vida que não seja isento de religiões, deuses, espíritos e semelhantes seja menor ou pior do que o de um ateu, "um ser iluminado pela chama da liberdade, da sabedoria sem limites... aleluia!! aleluia"

Muito possivelmente seus pais, avós, familiares e amigos são teístas e por conviverem com vocês, nunca mereceram seu desrespeito pela sua simples crença... por que outros o mereceriam?

Depois que postei aquela frase lá, li, reli e realmente me incomoda que eu mesmo estivesse pensando assim...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 13:27:17 »
Essa esteriotipação que alguns usuários daqui fazem realmente enche o saco. Até parece que existe uma faixa de gaza entre ateus e crentes (que são todos as pessoas que não pensam como o ateu que tenta criar a tal divisão).

O dia em que essas pessoas cairem na realidade e forem um pouquinho sensatas - só um pouquinho - e descobrirem que ateísmo significa a descrença em deus, e que isso não implica em absolutamente porra nenhuma além da descrença em um deus, seja ele o que for e qual for, o mundo vai ser um lugar melhor para se viver...

... Até lá, ainda vamos ter muitos tópicos aqui perguntando as diferenças do ateu e do não-ateu (aka. crentes safados), tipo, "ateus tem menos câncer de próstata?". :)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #40 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 13:32:13 »
A religião faz mal ao mundo, pode ser observado. Simples.
Tails e outros [censurado] que tem por aqui não prestariam atenção se eu tentasse caracterizar a religião como algo mais que exploração dos idiotas, então vou deixar pra lá
Até agora pelo que tenho observado, é principalmente isso. Se tiver outra definição, explique e diga em que observação se baseia.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 13:35:22 »
O ser humano faz mal ao mundo. A religião é um dos subterfúgios para isso. Dinheiro, ego, arrogância, orgulho, etc, são outros subterfúgios.

No final, é vontade de poder, o resto é desculpa. :)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #42 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 14:40:36 »
Que pessimísmo , Oceanos  |(
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 14:43:19 »
Não é pessimismo (não nisso), o que estou falando é que a religião, por si só, não faz "mal ao mundo", pegando o argumento do Tails. Quem faz alguma coisa é o ser humano, e eventualmente usa argumentos metafísicos como desculpa, assim como usa outros.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #44 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 14:46:43 »
O que faz mal ao mundo?
O erro.
Simples.

A observação é o meio de corrigi-lo. Afinal, porque a criança que caiu do telhado não tenta mais subir? Porque ela observou que subir do telhado pode resultar em quedas.
Crenças é um meio de negar a observação. Resulta em erros justificados.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #45 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 14:52:43 »
O que não entendo é como o ateísmo é amoral, sendo o teísmo moral, com a sua moral deontológica, como expressa o tópico ../forum/topic=8696.0.html e muitos outros textos ateístas. Oras, se o ateísmo é amoral, como pode o teísmo ser moral? Deveria o teísmo ser apenas a crença em deus a nada além disso.
Se é fazem um embasamento moral através da crença em deus e dos supostos escritos divinos, porque o ateísmo não pode construir uma moral baseada na racionalidade? Afinal o que pensam os ateus?
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 15:03:58 »
Crenças é um meio de negar a observação. Resulta em erros justificados.
Por que? Crença é acreditar em algo, independente dela estar certa ou errada, de ser embasada ou não, e de onde a navalha de Ockham penda. Ponto final. Eu acredito que meu browser vá se conectar no servidor da mindnet e enviar essa mensagem quando eu clicar em enviar. É uma crença minha, e eu não sei se estou certo. Algum roteador pode cair, e o que será de mim? Um crente retardado por ter acredito que minha mensagem não iria se perder? Devo fazer um tracert em www.clubecetico.org antes de clicar em enviar para eu não perder a mensagem? E se mesmo assim não der certo? Devo deixar de enviar?

Na boa Tails, você já foi refutado nesse seu conceito pessoal de crença um milhão de vezes. A impressão que tenho é que você insiste nesse argumento por pura vaidade; tem medo de assumir que um ateu super-sensato-e-mega-inteligente pode estar errado.

Offline Deathblaa

• Nível 07
  • *
« Resposta #47 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 15:08:17 »
desculpem-me, mas, quem é Tails?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 15:16:55 »
desculpem-me, mas, quem é Tails?
Tails é o antigo nick do ilovefoxes... Me acostumei com ele.:P
O que não entendo é como o ateísmo é amoral, sendo o teísmo moral, com a sua moral deontológica, como expressa o tópico ../forum/topic=8696.0.html e muitos outros textos ateístas. Oras, se o ateísmo é amoral, como pode o teísmo ser moral? Deveria o teísmo ser apenas a crença em deus a nada além disso.
Se é fazem um embasamento moral através da crença em deus e dos supostos escritos divinos, porque o ateísmo não pode construir uma moral baseada na racionalidade? Afinal o que pensam os ateus?
O teísmo por sí só não é moral. A moral vem das vertentes religiosas.

O ateísmo não é uma doutrina ou o que quer que seja. Aquele que não acredita em deus pode ser chamado de ateu, e só. Se algum grupo de ateus quiser lançar um livro falando de uma moral baseada na racionalidade, que faça, mas nem por isso quem se diz ateu necessariamente faz parte desse grupo... Pense assim: o ateu é como o não-fumante.

Offline Deathblaa

• Nível 07
  • *
« Resposta #49 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 15:20:25 »

O teísmo por sí só não é moral. A moral vem das vertentes religiosas.

O ateísmo não é uma doutrina ou o que quer que seja. Aquele que não acredita em deus pode ser chamado de ateu, e só. Se algum grupo de ateus quiser lançar um livro falando de uma moral baseada na racionalidade, que faça, mas nem por isso quem se diz ateu necessariamente faz parte desse grupo… Pense assim: o ateu é como o não-fumante.
[/quote]´

E oque estamos fazendo nesse forúm é criar uma moral atravez do "não-teísta"?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!