Autor Tópico: "mas quem criou "deus"?"....  (Lida 5385 vezes)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: "mas quem criou "deus"?"…
« Resposta #50 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 15:21:15 »
Ham... Não entendi Deathblaa...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #51 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 15:30:56 »
Criei um tópico sobre isso  ../forum/topic=9965.0.html  - moral atéía
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Deathblaa

• Nível 07
  • *
  • Para todo bem há um mal equivalante...
« Resposta #52 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 15:35:24 »
desculpem-me, mas, quem é Tails?
Tails é o antigo nick do ilovefoxes… Me acostumei com ele.:P
O que não entendo é como o ateísmo é amoral, sendo o teísmo moral, com a sua moral deontológica, como expressa o tópico ../forum/topic=8696.0.html e muitos outros textos ateístas. Oras, se o ateísmo é amoral, como pode o teísmo ser moral? Deveria o teísmo ser apenas a crença em deus a nada além disso.
Se é fazem um embasamento moral através da crença em deus e dos supostos escritos divinos, porque o ateísmo não pode construir uma moral baseada na racionalidade? Afinal o que pensam os ateus?
O teísmo por sí só não é moral. A moral vem das vertentes religiosas.

O ateísmo não é uma doutrina ou o que quer que seja. Aquele que não acredita em deus pode ser chamado de ateu, e só. Se algum grupo de ateus quiser lançar um livro falando de uma moral baseada na racionalidade, que faça, mas nem por isso quem se diz ateu necessariamente faz parte desse grupo… Pense assim: o ateu é como o não-fumante.
Você disse que se um grupo de ateus lançar um livro de racionalização e tal. Nos somos um grupo de ateus e estamos criando um livro virtual de racionalização em forma de argumentos e contra argumentos.
Estariamos criando uma moral ateista?
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2007, 15:38:09 por Deathblaa »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 16:45:15 »
O ateísmo não é uma doutrina ou o que quer que seja. Aquele que não acredita em deus pode ser chamado de ateu, e só. Se algum grupo de ateus quiser lançar um livro falando de uma moral baseada na racionalidade, que faça, mas nem por isso quem se diz ateu necessariamente faz parte desse grupo… Pense assim: o ateu é como o não-fumante.
A moral é um conjunto de regras de convivência baseadas em tentativa e erro. Funciona conosco e funciona com os animais. A diferença é que eles seguem essas regras mas não se dão conta disto. Lobo não devora lobo, gralhas dão o alarme quando uma delas, mais preguiçosa, tenta roubar material do ninho das outras para fazer o seu.

Espécies que não desenvolveram essas regras provavelmente se extinguiram.

Regras de moral acabam sendo incorporadas às religiões e atribuídas a algum deus, mas elas vêm de nós, ateus ou teístas. A diferença é que, em sociedades menos controladas pela religião, a moral evolui mais depressa. Quando a religião é que manda, a moral fossilizada de séculos ou até de milhares de anos atrás continua sendo seguida, cegamente.

Esta é, por exemplo, a diferença entre a civilização ocidental, que se livrou do poder temporal das igrejas há muito tempo, e as sociedades islâmicas, onde religião e lei dos homens ainda se confundem.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 16:51:56 »
Não pela religião em sí, e sim pelos líderes religiosos e políticos que tem interesse nisso. A religião é inerte. O culpado, novamente, é de quem faz o que com ela.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 16:57:27 »
Você disse que se um grupo de ateus lançar um livro de racionalização e tal. Nos somos um grupo de ateus e estamos criando um livro virtual de racionalização em forma de argumentos e contra argumentos.
Estariamos criando uma moral ateista?
Veja bem, moral ateísta é diferente de dizer que o ateísmo implica em uma moral. Moral ateísta é uma moral baseada em conceitos sem relação com deus; quanto a segunda, diz explícitamente que o ateísmo infere em uma moral própria e de certa forma "única".

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 17:22:58 »
Veja bem, moral ateísta é diferente de dizer que o ateísmo implica em uma moral. Moral ateísta é uma moral baseada em conceitos sem relação com deus; quanto a segunda, diz explícitamente que o ateísmo infere em uma moral própria e de certa forma "única".

Acho mais adequado chamar isso de moral secular.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #57 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 23:11:25 »

Meu amigo...esta pergunta mereceria um tópico próprio... ::)
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Deathblaa

• Nível 07
  • *
« Resposta #58 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 23:24:16 »

Meu amigo…esta pergunta mereceria um tópico próprio… ::)

E oque você de um tópico assim:

"afinal, quem é você quando ninguem esta vendo..."

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #59 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 07:02:21 »
Tails é um personagem da série Sonic: http://en.wikipedia.org/wiki/Miles_%22Tails%22_Prower

Offline Lint

• Nível 10
  • *
« Resposta #60 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 08:39:18 »
Foi o homem, o Laerte pra ser mais exato.

O mais curioso dessa história do homem ter criado deus é que seja lá quem tenha criado, quem criou deus certamente era ateu pois sabia que esse papo de deus era invenção própria, qualquer outra pessoa que tenha acreditado nessa história pode ser crédulo, quem inventou não.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #61 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 09:04:27 »
Não necessariamente.  Crença em Deus frequentemente é auto-ilusão.  Aliás, é o típico conceito que se cria gradualmente.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #62 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 12:19:36 »
Hoje em dia é mais fácil imaginar algo como o que Lint falou.

Mas há dezenas de milhares de anos atrás, certamente as primeiras noções de divindades surgiram pelo simples temor aos fenômenos naturais, como raios, trovões, o nascer do sol, etc...

Não consigo imaginar um hominídio de repente tendo uma idéias como esta simplesmente para manipular o resto do grupo. Fico com a explicação do Luis de criação gradual e da auto-lusão, pois faz mais sentido.
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Lint

• Nível 10
  • *
« Resposta #63 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 02:09:36 »
Na verdade eu acho que as duas são possíveis. (tinha certeza que alguém ia citar a outra, por isso citei a uma)

Na verdade, a minha idéia original surgiu do seguinte: por mais antigo que seja o homem, sempre houve hierarquia, então desde que o homem conseguiu se comunicar com outro, o súdito deve ter perguntado pro mestre: de onde viemos? pra onde vamos? é legal lá? e o mestre, como não tinha resposta científica pra absolutamente NADA naquela época, disse que fomos criados por deus, pois é a resposta mais fácil que se pode imaginar... Ele mesmo podia acreditar na sua própria história (até pq todo bom mentiroso precisa acreditar na sua própria mentira), mas se parasse pra pensar sabia que fora invenção própria, existem vários exemplos modernos desse comportamento, ex. os fóruns de mecânica e preparação na internet... Um monte de 'gurus' que quando não sabem a resposta claramente INVENTAM pra não perder a pose de guru.  |(

Eu não sei como pode-se dizer que crença em deus é auto-ilusão nos dias de hoje, pois do dia que eu nascí até hoje volta e meia aparece alguém falando de deus.... Hoje em dia é impossível dizer que crença em deus é apenas auto-ilusão, pq todos nós ouvimos falar de deus em todos os meios de comunicação disponíveis. E auto-ilusão dum assunto que se ouve falar em todos os lugares não sei se pode-se chamar de auto-ilusão, e sim de coação, non?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #64 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 04:55:01 »
Uma coisa não exclui a outra, Lint.  A coação existe, mas é evidente que em muitos casos há sim auto-ilusão. 
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
« Resposta #65 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 07:29:52 »
Lembrei da clássica do Millor Fernandes assim que lí o título.

"Quando o primeiro espertalhão encontrou o primeiro otário, nasceu a primeira religião".

Isso parece poder ser aplicado aos deuses também.
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
« Resposta #66 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 07:31:50 »
E oque você de um tópico assim:

"afinal, quem é você quando ninguem esta vendo…"
Já leu sobre o anel de invisibilidade de Platão?
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #67 Online: 06 de Fevereiro de 2007, 12:02:58 »
Para imaginar quando Deus foi criado, é simples: imagine índios reunidos inventando histórias de como as coisas ocorrem quase como uma brincadeira. O instinto de viver em sociedade forma a associar tudo, água, sol, pedra, a "organizado por um ser vivo semelhante ao ser humano".

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 20:47:37 »
"mas quem criou "deus"?"…

Os seres humanos. ("Deus" e "deuses"...) Claro que não foi um único indivíduo.  :P

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #69 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 22:10:54 »
Pela complexidade e perfeição de Deus, deve ter sido criado por um ser superior.  :lol:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Deathblaa

• Nível 07
  • *
« Resposta #70 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 22:27:55 »
muito bem pensado... rs

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 14 de Fevereiro de 2007, 17:37:23 »
Pela complexidade e perfeição de Deus, deve ter sido criado por um ser superior.  :lol:
:histeria: :histeria:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!