Autor Tópico: Moral atéista, existe a possibilidade?  (Lida 5831 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Moral atéista, existe a possibilidade?
« Resposta #25 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 22:38:11 »
O texto da Wikipedia está mal explicado mesmo. Na tradução eles omitiram um pedaço do texto em inglês que deixa mais claro:

Consistent with his general ethical theory, Singer holds that the right to physical integrity is grounded in a being's ability to suffer, and the right to life is grounded in, among other things, the ability to plan and anticipate one's future. Since the unborn, infants and severely disabled people lack the latter (but not the former) ability, he states that abortion, painless infanticide and euthanasia can be justified in certain special circumstances, for instance in the case of severely disabled infants whose life would cause suffering both to themselves and to their parents.

Eu entendo disso que a capacidade de antecipação e planejamento não é de outra pessoa, mas do próprio ser. Os animais também não têm essa capacidade, embora tenham a de sofrer - nesse caso matar um animal sem causar sofrimento não tem problema.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #26 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 22:45:04 »
Vejo a amoralidade do ateísmo como forma de se proteger dos ataques religiosos que o criticam como imoral, pois houve sim ateus imorais, mas paciência, pois os teístas também carregam o estigma da imoralidade devido a grandes erros da hístoria feitos por teístas
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Deathblaa

• Nível 07
  • *
  • Para todo bem há um mal equivalante...
« Resposta #27 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 22:58:36 »
irei fazer o seguinte, vou responder a pergunta sem ler as resposta de todos, para que eu consiga transmitir oque eu realmete acho, sem influência de outras opniões, apos isto, irei ler e reciclar meu conceito, se preciso...

"O termo moral é derivado do latim mores, que significa relativo aos costumes"
Ser ateu não indica que a pessoa é imoral ou moral, o mesmo vale para o teísta...
Ser ateu para mim é totalmente amoral.
Mas quando nos organizamos para discutir costumes em comum que ateus possam ter, estamos criando um censo de moral ateísta.
Sendo breve e objetivo, é esta minha resposta.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 23:07:27 »
Vejo a amoralidade do ateísmo como forma de se proteger dos ataques religiosos que o criticam como imoral, pois houve sim ateus imorais, mas paciência, pois os teístas também carregam o estigma da imoralidade devido a grandes erros da hístoria feitos por teístas

Não acho que tenha relação com auto-defesa. O ateísmo é amoral simplesmente porque ele não tem um conjunto de regras. O único pré-requisito para se ser ateu é a definição, é não crer em Deus. Fora isso o ateu pode ser cético ou místico, agnóstico ou dogmático, capitalista ou comunista, bom ou mal, o que quiser. O ateu é que, como indivíduo, é livre para escolher o código moral que mais lhe agradar.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #29 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 23:12:40 »
irei fazer o seguinte, vou responder a pergunta sem ler as resposta de todos, para que eu consiga transmitir oque eu realmete acho, sem influência de outras opniões, apos isto, irei ler e reciclar meu conceito, se preciso…

"O termo moral é derivado do latim mores, que significa relativo aos costumes"
Ser ateu não indica que a pessoa é imoral ou moral, o mesmo vale para o teísta…
Ser ateu para mim é totalmente amoral.
Mas quando nos organizamos para discutir costumes em comum que ateus possam ter, estamos criando um censo de moral ateísta.
Sendo breve e objetivo, é esta minha resposta.
Brilhante!  :ok:
Os próprios textos sobre ateísmo que tem na internet, já começam a criar a moral ateísta, com fundamentos do ateísmo e a possibilidade de discussão dos mesmo. Mas a princípio fica como os "escritos" ateísta e que sempre argumentam a amoralidade do ateísmo, se tornando um dogma se for aceito sem questionamento.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #30 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 23:13:06 »
Há os humanistas seculares também.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #31 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 23:14:05 »
Essa bendita definição de "ateu" tá complicada por aqui...
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Deathblaa

• Nível 07
  • *
  • Para todo bem há um mal equivalante...
« Resposta #32 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 23:14:25 »

Não acho que tenha relação com auto-defesa. O ateísmo é amoral simplesmente porque ele não tem um conjunto de regras. O único pré-requisito para se ser ateu é a definição, é não crer em Deus. Fora isso o ateu pode ser cético ou místico, agnóstico ou dogmático, capitalista ou comunista, bom ou mal, o que quiser. O ateu é que, como indivíduo, é livre para escolher o código moral que mais lhe agradar.

"Portanto, o termo moral significa tudo o que se submete a todo valor onde devem predominar na conduta do ser humano as tendências mais convenientes ao desenvolvimento da vida individual e social, cujas aptidões constituem o chamado sentido moral dos indivíduos."

Mas e quando esse codigo moral é criado ou inventado por um grupo de ateistas? torna-se ou não uma moral ateista, ou seja, é possivel o ateismo virar uma uma filosofia moral ou não?
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2007, 23:18:39 por Deathblaa »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #33 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 23:19:09 »

Tambem considera o teísmo amoral?
Se o teísmo é amoral, toda a crítica aos atos dos religiosos devido a crença em deus é infundada, sendo o único pré-requisito para o teísmo é acreditar em "deus".
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2007, 23:24:46 por Adriano »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 23:23:58 »
Mas e quando esse codigo moral é criado ou inventado por um grupo de ateistas? torna-se ou não uma moral ateista, ou seja, é possivel o ateismo virar uma uma filosofia moral ou não?

Brilhante!  :ok:
Os próprios textos sobre ateísmo que tem na internet, já começam a criar a moral ateísta, com fundamentos do ateísmo e a possibilidade de discussão dos mesmo. Mas a princípio fica como os "escritos" ateísta e que sempre argumentam a amoralidade do ateísmo, se tornando um dogma se for aceito sem questionamento.

Acho que o Fred já respondeu:

Essa bendita definição de "ateu" tá complicada por aqui…

Deathblaa e Adriano, acho que vocês estão falando de ateísmo num sentido muito mais amplo do que a palavra permite. Os ateus não são um grupo homogêneo, ateísmo é não crer em Deus, só isso. Qualquer outra coisa que falem dos ateus além disso é provavelmente mentira.

Dentro do grupo dos ateus, a maioria de nós aqui do Clube Cético forma um subgrupo. Temos em comum valorizar o pensamento crítico, a racionalidade, o ceticismo científico e a ciência, nos preocupamos com o bem da humanidade e valorizamos a democracia e o livre mercado (pelo menos a maioria). Essas características são suficientes para dizer que o Clube Cético está cheio de humanistas seculares. Mas nem todo ateu é humanista secular, temos ateus marxistas, unitário-universalistas, taoístas, budistas teraveda (não sei como escreve...), trans-humanistas, enfim, tem ateísmo para tudo que é gosto.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #35 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 23:29:43 »
Penso que a negação de deus, e por conseguencia da moral baseada no mesmo, no mínimo abre uma lacuna para diversos dilemas morais e suas justificativas que até então são confortavelmente aceitos por conveniência

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 23:30:36 »
Tambem considera o teísmo amoral?

O deísmo é amoral. O teísmo pode ser ou não. Teísmo é a crença em um Deus pessoal que pode interagir com o universo. Se a conforme a crença do teísta esse Deus ditar uma moral então essa forma de teísmo será moral e deontológica.

No Cristianismo, por exemplo, a moral tem um papel muito importante, toda a teologia cristã se baseia em pecado e redenção através da fé e/ou das boas obras.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 23:34:10 »
Penso que a negação de deus, e por conseguencia da moral baseada no mesmo, no mínimo abre uma lacuna para diversos dilemas morais e suas justificativas que até então são confortavelmente aceitos por conveniência

E quem disse que ética é um assunto fácil? Existem várias situações onde é difícil decidir qual é a melhor ação do ponto de vista ético.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #38 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 12:44:51 »
Ser livre de influência religiosa é diferente de ser ateísta ou deísta. Uma pessoa religiosa pode muito bem preferir a moral utilitarista ou a kantiana à lista de podes e não-podes da sua igreja, pois nenhuma dessas opções é incompatível com a existência de Deus e a fé em Jesus Cristo. Por isso o correto é dizer que essa forma de moral é secular.
Um cristão pode ser deísta, sem dar importância à Bíblia como sagrada, e tendo uma religião muito pessoal e flexível.

Existem hoje muitas pessoas que se designam católicos não praticantes, que nem sequer conhecem a Bíblia e são laicos, liberais, racionalistas e, como consequência, têm a sua moral aprendida pela experiência.

Os gnósticos incentivam a independência, ao rejeitarem livros como autoridades absolutas e acreditarem que cada pessoa pode ter uma revelação particular, destinada à sua própria pessoa.

Os gnósticos cristãos acreditavam (não sei como é agora) que o deus que criou o mundo é malévolo (acho que associam ao Javé), e que um outro deus colocou uma potência de de divindade nos humanos, por misericórida, com oportunidade de libertarem-se deste mundo.

A História mostra que diversas personalidades importantes na Ciência, eram religiosos (talvez muitos tivessem aparência por determinadas circunstâncias, mas há muitos casos que mostram não ser assim, como em Newton e Kepler). Mas elas pareciam ter um certo afastamento em relação às doutrinas impostas ou da moda, e eram flexíveis em relação às suas crenças e moralidades.

Há quakers (que são cristãos místicos, ou seja, tolerantes e flexíveis em relação às crenças e aceitando revelações pessoais) foram importantes em certas descobertas científicas, nomeadamente na química e medicina (por exemplo, John Dalton e Lavoisier eram quakers), e os membros dessa religião foram muito apoiantes da libertação dos escravos negros americanos, segundo diz Carl Sagan em "The Demon-Haunted World" com um exemplo e citações.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2007, 13:03:51 por pedroac »
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 12:53:20 »
Ser deísta não é a mesma coisa que não praticar uma religião. O deísta é alguém que acredita que Deus pode ser conhecido através da razão e da observação da natureza e que rejeita fenômenos sobrenaturais ou verdades reveladas. Trocando em miúdos, são céticos que acreditam em Deus.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #40 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 19:21:43 »
Tambem concordo com o Fred, pois …
Os ateus não são um grupo homogêneo, ateísmo é não crer em Deus, só isso. Qualquer outra coisa que falem dos ateus além disso é provavelmente mentira.
O único pré-requisito para se ser ateu é a definição, é não crer em Deus.
O fato de não acreditar na existencia de deus não é algo tão simples assim, até mesmo pela definição e conceituação de deus. Sabemos que esta crença, é a mais arraigada da história atingindo proporções sociais gigantescas, tendo em vista a maioria da população acreditar em deus.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 19:32:24 »
A conceituação de Deus é outro problema. Até hoje, por exemplo, não entendo bem a diferença entre panteísmo e ateísmo. Mas uma vez tendo uma definição escolhida é fácil dizer, baseado nela, quem acredita, quem não acredita ou quem se abstém de opinar. Mas o problema que estou apontando não é esse, o problema é que você está presumindo que todos os ateus são racionalistas, o que não é necessariamente verdade.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #42 Online: 05 de Fevereiro de 2007, 19:42:50 »
O que não é necessariamente mentira, infelizmente não temos um censo sobre os ateus

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #43 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 19:43:05 »
Citação de: Wikipedia
O termo "secularismo" advém da expressão "poder secular" (ou "poder temporal", com a idéia de duração finita, limitada), usada para diferenciar o poder "eterno" ou "infinito" da Igreja. No Feudalismo e outras organizações político-econômicas da Idade Média, os bispos detinham poder religioso e também secular, enquanto reis, príncipes e nobres detinham apenas o poder secular.
Podemos considerar o secularismo com grande semelhança ao ateísmo, do ponto de vista social, já que o ateísmo é uma referencia individual (principalmente por não ser movimento organizado). Nessa definição da Wikipédia a religião é o que se opõe ao secularismo, e a religião tem fortes ligações com o teísmo, onde geralmente deus é a base das religões.
Ou teria diferenças mais cruciais entre ateísmo e secularismo?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 19:48:44 »
Acho que o ponto central é esse mesmo. Mas a justificativa que eu conhecia para o nome era diferente, pelo que sei "secular" é uma referência ao século XVIII, o Século das Luzes, quando o iluminismo incentivou o distanciamento do clero das questões sociais em nome de uma abordagem humanista racional.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 19:51:15 »
Acho que o ponto central é esse mesmo. Mas a justificativa que eu conhecia para o nome era diferente, pelo que sei "secular" é uma referência ao século XVIII, o Século das Luzes, quando o iluminismo incentivou o distanciamento do clero das questões sociais em nome de uma abordagem humanista racional.

faz menos sentido, 'secular' poderia fazer referência a qualquer século.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 19:52:04 »
Essa é a definição que eu conhecia. Devo ter lido na STR.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #47 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 20:16:58 »
Muito bom este tópico!  :wink:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #48 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 13:06:24 »
Também acho o tópico muito bom. Esse tipo de temas podem servir de base para discussões posteriores, e ajuda a mitigar preconceitos (seja com o ateísmo ou religião como generalidades).

Quanto ao termo "secular", a Wikipedia diz
O secularismo é uma política de separação entre religião e Estado, a partir da idéia de que os sacerdotes e as instituições religiosas não devem ter poder político nem influenciar nas leis.
. Na versão inglesa há várias definições para "secularity", indicando como a mais usual:
Secularity (adjective form secular) is the state of being separate from organized religion. For instance, eating a meal, playing a game, and bathing may be regarded as examples of secular activities, because there is nothing inherently religious about them.
.
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #49 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 14:13:22 »
Tambem concordo com o Fred, pois …

Nossos problemas acabaram !!  :oba:

Depois do KIT ATEU TABAJARA ficou muito mais fácil de serem identificados, estudados e catalogados.
Quem tiver mais informações sobre esta criatura abençoada chamada ateu, passe na área de humor e poste alguma posta por la'... :teehee:

../forum/topic=10034.0.html
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!