Athena não é deusa bélica… essa seria provavelmente Diana/Ártemis.
ATENA
Na mitologia romana recebeu o nome de Minerva.
Deusa belicosa, que cuidava das milícias militares. Símbolo da inteligência, da guerra justa, da casta mocidade e das artes domésticas. Ensinou aos homens a navegação e a tecelagem.
Consta que nasceu da cabeça do supremo Zeus, depois de ter ele engolido sua primeira esposa Métis. Hefesto rachou a cabeça de Zeus com seu martelo e dela saltou Atena inteiramente armada, de escudo e lança. Trazia também a égide de pele de cabra, ou adorno do peito, com o qual protege todos os guerreiros, principalmente os de sua cidade: Atenas.
Era uma das divindades mais veneradas. Um templo, o Partenon, elevado em sua honra na Acrópole de Atenas, cidade que lhe era particularmente consagrada. Obra maravilhosa de Ictinio e Calícrates, o Partenon continha uma colossal estátua de ouro dessa deusa, do escultor Fídias.
Presença na Ilíada e Odisséia
Atua sempre ao lado dos gregos na batalha de Tróia. Vence pela razão afúria de Aquiles contra Agamenon e também desce à luta, no campo de batalhas.
Já na Odisséia, assiste Ulisses e Telêmaco em todas as aventuras em que ambos se empenham. O auxílio prestado, no entanto, é o do espírito. Este, combinado à força física e ao valor pessoal dos heróis, produz os efeitos positivos. Nesta obra, é dominada pelas paixões e desejos mortais.