Autor Tópico: É possível viver na legalidade atualmente?  (Lida 7821 vezes)

Luz

• Visitante
Re: É possível viver na legalidade atualmente?
« Resposta #25 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 13:18:35 »
Corretos em relação a quê? E por quê?

Corretos em relação a lei.
Por quê o que?

A lei é algo que se aplica a todos e benecifia alguns em detrimento de outros? Isso é correto? Se sim, por que isso é correto? Se não, por que seria correto agir sempre legalmente?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #26 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 13:20:45 »
Na realidade brasileira é como você descreve sim, Luz.  E não, não é correto, exceto talvez como uma ferramenta para conter mudanças socias bruscas que seriam ainda mais traumáticas e injustas.

Mas isso só acontece porque a cultura brasileira sofre de séria esquizofrenia; em uma cultura mais sadia a lei e a correção moral dariam suporte uma à outra.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #27 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 13:21:59 »
Acho que professores universitários não costumam ser remunerados por palestras que fazem em outras instituições. Não sei, eu acho. De qualquer forma, só podemos especular, não sabemos quanto ele deixaria de ganhar por não ter a propriedade intelecual sobre o livro.

Quanto aos artistas, não estava falando só de músicos. Músicos podem fazer shows. O escritor vai fazer o quê? Vai ter que trabalhar em outra coisa para se sustentar em vez de pensar exclusivamente em escrever o melhor possível? E os realizadores de filmes? Com filmes podendo ser baixados de graça na Internet onde é que eles iam ganhar dinheiro?

Entre os tipos de coisas novas que a indústria cria para se beneficiar com a propriedade intelectual podemos citar remédios e softwares como bons exemplos.

Complicado...
O que será que o Murray Rothbard pensava sobre esse tema?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 13:26:21 »
Quem é Murray Rothbard?

Rhyan

• Visitante
« Resposta #29 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 13:30:19 »
Luz, não estou entendendo onde vc quer chegar. Mas vamos lá...
Para não haver confuções, quando eu disse 'correto' quis dizer legalmente e não moralmente.

A lei é algo que se aplica a todos e benecifia alguns em detrimento de outros?

Sim.

Isso é correto? Se sim, por que isso é correto?

Não, mas talvez não tenha como corrigir isso.

Se não, por que seria correto agir sempre legalmente?

"A lei beneficia alguns, logo eu não sou obrigado a segui-la."
Está é sua conclusão?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 13:37:21 »
Ah, um amiguinho do Milton Friedman...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 13:43:46 »
Algum dia foi capaz de viver-se na legalidade?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #33 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 13:51:32 »
Foi e é, até mesmo porque muitas sociedades não tem uma lei formal.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Eriol

• Visitante
« Resposta #34 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 13:51:58 »
Willy, as leis, sim, são semelhantes (com prováveis exceções).  Mas isso porque o Direito gosta de se nivelar entre vários países e buscar uma linguagem em comum.

O que essas leis REALMENTE significam em cada cultura é uma questão muito mais complexa.  Eu sei que no Brasil e na Índia a pirataria é mais um estilo de vida do que um delito (pelo menos na mentalidade popular predominante), apesar de tecnicamente as leis serem claras.  Sei também que outros países, mais socialmente estáveis, tem uma realidade muito diferente a despeito de leis similares.  Países como a Finlândia, a Alemanha, possivelmente o Japão.

Mesmo aqui no Brasil você pode observar uma diferença notável entre as classes sociais.  Apesar de se encontrarem um pouco nos extremos…

Te garanto que das classes mais baixas às media-altas tanto da Inglaterra quanto da Espanha, com as quais convivi e convivo, é exatamente a mesma coisa. Se tem acesso à pirataria, usa. É uma questão econômica básica. Se você pode conseguir algo grátis, não pagará para ter exatamente a mesma coisa. É a fita cassete que se gravava, o filme que você pega emprestado… Existem "Partidos Piratas" na maioria dos países europeus, e parece que há planos para um tupiniquim.

Ademais, dizer que é uma falta moral é ridículo. Os burgueses tem a moral que querem e tentam impor a que lhes convém aos demais.

*obs... quanto à medicina... As farmacêuticas gastam 3x mais em propaganda que investigação...
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2007, 13:58:16 por Rodrigo »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #35 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 13:58:32 »
Estamos marxistas hoje... :)

Eriol

• Visitante
« Resposta #36 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 14:13:10 »
hoje e sempre… os músicos que ganhem com shows e o cinema com o cinema, que é onde se vê melhor e de onde tiravam seus $$ até os anos '80 ;)

Pessoalmente acho que Eisenstein, Visconti e Godard ou qualquer músico que preste  não chiariam se vissem suas obras no domínio livre… Fazer dinheiro com cópias piratas é outra história… mas é melhor que virar ladrão (strictu sensu)

Citação de: Luis Dantas
No contexto da sociedade brasileira, concordo.  Em outros países não há essa expectativa insana e hipócrita de que seja preciso um curso superior para merecer um salário digno.

(Reli o tópico)Ledo engano. O negócio é que os Europeus com ou sem bons diplomas não ganham muito (uns €1000/mês, no caso Espanhol) por uma boa parte da vida.

-----------

ignore a parte "rebelde"… o que eu queria acrescentar ao debate é que a pirataria não é coisa terceiro-mundista, muito pelo contrário.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2007, 14:25:31 por Rodrigo »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 14:24:55 »
Com eMule e DVD hoje se vai cada vez menos ao cinema, pelo menos se vende bastante DVD original ainda. É uma situação diferente da dos músicos, que ainda podem tirar algum dando shows ao vivo.

Outra coisa interessante: A Sony não vai lançar o PS3 oficialmente no Brasil. A razão é que no exterior o PS3 já está sendo vendido abaixo do preço de custo, pois a Sony pretende compensar esse prejuízo inicial com a venda de games. No Brasil, dada a nossa tradição em pirataria, a Sony não conseguiura lucrar vendendo o PS3.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2007, 14:27:04 por Willy Nilly »

Eriol

• Visitante
« Resposta #38 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 14:28:55 »
digo mais, 80% dos filmes produzidos hoje em dia são uma verdadeira merda. Melhor estaríamos sem essa indústria perversa e escapista… As cinematecas da vida cobram pouco e estão sempre lotadas… E quem tem fetiche por "caixinha" ainda compra… eu baixo. E não me sinto imoral ou criminoso (lembrando que aqui pelo menos, não é crime) por fazer-lo… Que vaiam a trabalhar em algo útil os distribuidores de sonhos inalcançáveis.

A sony lançou algum console oficialmente no Brasil? E cobrar meio salário mínimo por um joguinho num país de miseráveis não é mesmo viável... Culpa dos "piratas" brasileiros...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 14:36:17 »
Culpa dos impostos extorsivos, eles é que sufocam a indústria de games no Brasil. O México resolveu cobrar impostos compatíveis por eles e o país se tornou um dos principais mercados mundiais. O brasileiro fica mesmo sem opção, ou compra pirata ou não compra - e com isso perde a empresa, que não vende, perde o governo, que não arrecada e perde o consumidor, que quando for comprar seu próximo console vai ter que desembolsar uma fortuna.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #40 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 14:49:35 »
Ah, um amiguinho do Milton Friedman…

Ele é mais radical que o Friedman.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 15:02:58 »
Foi e é, até mesmo porque muitas sociedades não tem uma lei formal.
Foi uma pergunta retórica, acho que tu não entendeu onde eu quis chegar...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #42 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 15:52:52 »
Citação de: Luis Dantas
No contexto da sociedade brasileira, concordo.  Em outros países não há essa expectativa insana e hipócrita de que seja preciso um curso superior para merecer um salário digno.

(Reli o tópico)Ledo engano. O negócio é que os Europeus com ou sem bons diplomas não ganham muito (uns €1000/mês, no caso Espanhol) por uma boa parte da vida.

-----------

ignore a parte "rebelde"… o que eu queria acrescentar ao debate é que a pirataria não é coisa terceiro-mundista, muito pelo contrário.

Bom, receio que não vi você refutar nenhum dos dois pontos.  Pelo contrário, parece que confirmou o primeiro.

Atheist

• Visitante
« Resposta #43 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 16:56:10 »
Com eMule e DVD hoje se vai cada vez menos ao cinema, pelo menos se vende bastante DVD original ainda. É uma situação diferente da dos músicos, que ainda podem tirar algum dando shows ao vivo.

Outra coisa interessante: A Sony não vai lançar o PS3 oficialmente no Brasil. A razão é que no exterior o PS3 já está sendo vendido abaixo do preço de custo, pois a Sony pretende compensar esse prejuízo inicial com a venda de games. No Brasil, dada a nossa tradição em pirataria, a Sony não conseguiura lucrar vendendo o PS3.

Basta vender os jogos mais barato, assim como CDs.

A indústria fonográfica sempre argumenta que deixou de faturar tantos milhões de dólares, como se cada um que comprasse um cd pirata iria comprá-lo original se não existisse o pirata... Esquecem do fator bolso do comprador.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 17:05:40 »
Você não viu que eles já estão tendo prejuízo na venda do console? Eles não podem dar o DVD de graça também se não eles quebram. Além do mais, no Brasil nem é culpa deles o preço ser tão alto, o jogo original é caríssimo por causa da tributação absurda.

Atheist

• Visitante
« Resposta #45 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 17:08:34 »
Não é só tributação. Se for produzido no Brasil, as tributações diminuem bastante. O jogo original é caríssimo por ganância. Assim como os CDs são caríssimos por ganância (das gravadoras, que são quem ganha mais com isso). As tributações ajudam, mas se é possível se vender um CD em banca por 10 reais, por que cobrar 40?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 17:11:32 »
Não é só tributação. Se for produzido no Brasil, as tributações diminuem bastante. O jogo original é caríssimo por ganância. Assim como os CDs são caríssimos por ganância (das gravadoras, que são quem ganha mais com isso). As tributações ajudam, mas se é possível se vender um CD em banca por 10 reais, por que cobrar 40?

no caso de jogos, cds e dvds estrangeiros, o problema é que a nossa moeda é desvalorizada. um inglês paga 10 libras em um cd e não reclama, embora isso equivalha a 40 ou 50 reais. como ficaria se um inglês pagase 10 libras no mesmo cd em que pagamos 2, 3 libras?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Luz

• Visitante
« Resposta #47 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 17:14:08 »
"A lei beneficia alguns, logo eu não sou obrigado a segui-la."
Está é sua conclusão?

Não. A minha conclusão é que quanto menos beneficiado pelas leis mais dificil viver legalmente - ou seja, como a lei beneficia alguns em "detrimento" de outros é "impossível" para todos segui-la como deveriam - ou como gostariam.

Eriol

• Visitante
« Resposta #48 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 17:26:19 »

no caso de jogos, cds e dvds estrangeiros, o problema é que a nossa moeda é desvalorizada. um inglês paga 10 libras em um cd e não reclama, embora isso equivalha a 40 ou 50 reais. como ficaria se um inglês pagase 10 libras no mesmo cd em que pagamos 2, 3 libras?

os Japoneses pagam mais caro pelos CDs. O que fazem as companhias locais é demandar faixas-bonus

Atheist

• Visitante
« Resposta #49 Online: 07 de Fevereiro de 2007, 17:29:12 »

Claro, e o salário deste inglês que paga 10 libras em um cd é de 120 libras, como a média do brasileiro?

Imagine a situação. João recebe 700 reais por mês. Ele ouve no rádio uma música legal e quer comprar o cd. Chega na loja e vê que o CD custa 40 reais. 40 reais é mais de 10% de sua renda, paga 3kg de arroz e um tanto de carne. Claro que ele não compra o CD. Aí ele vê uma banca de camelô o mesmo cd por 5 reais. 5 reais está de acordo, não é exorbitante. Ele compra o pirata por 5 reais.

Qual foi o prejuízo da gravadora??? A gravadora deixou de ganhar os 40 reais por João ter comprado o pirata? Claro que não, João jamais compraria o original, e continuou não comprando. Ninguém teve prejuízo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!