Autor Tópico: É possível viver na legalidade atualmente?  (Lida 7823 vezes)

Atheist

• Visitante
Re: É possível viver na legalidade atualmente?
« Resposta #75 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 22:51:11 »
Lei de incentivo à cultura. Se ainda assim o povo é inculto, imagine se fosse diferente.

Não é assim que se adquiri cultura, se fosse descontos para livros até entenderia.

Cultura não é só leitura.

De qualquer forma, aquele que paga a intera esta pagando pela meia dos outros, e o preço já é feito em cima disso.

Isso é um erro do sistema.

Atheist

• Visitante
« Resposta #76 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 22:53:44 »
Sou favorável ao capitalismo, mas lucro exorbitante não é justificável, principalmente numa sociedade desigual como a nossa.

Como não é justificável?

É possível haver capitalismo sem desigualdade social? A única forma é impedir lucros exorbitantes. Se obter lucros exorbitantes é justificável, então não podemos reclamar de assaltos, sequestros, etc., pois a diferença social causada pelos lucros exorbitantes leva a isso. Se o propósito é o desenvolvimento capitalista do povo como um todo, então lucros exorbitantes às custas da pobreza são injustificáveis.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #77 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 23:40:10 »

Ok. Mas resumindo o que eu quis dizer: não acredito que esses programas governamentais ajudam a cultura brasileira, eles apenas deformam o livre mercado.

Então você concorda que seria mais justo não haver meia entrada para ninguém?

Atheist

• Visitante
« Resposta #78 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 23:43:53 »

Ok. Mas resumindo o que eu quis dizer: não acredito que esses programas governamentais ajudam a cultura brasileira, eles apenas deformam o livre mercado.

Então você concorda que seria mais justo não haver meia entrada para ninguém?

Se isso fizesse com que os preços baixassem consideravelmente, como alegam que isso faz com que os preços aumentem consideravelmente, talvez eu concordasse. Mas será que isso aconteceria? Será que não vai ser como acrescentar álcool na gasolina para baixar o preço, aí o preço baixa menos do que o desvio padrão dos preços dos postos?

Rhyan

• Visitante
« Resposta #79 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 23:46:08 »
É possível haver capitalismo sem desigualdade social?

Bom, os países liberais são os que tem menos desigualdade social. Compare o IDH com o Índice de Liberdade Economica.

A única forma é impedir lucros exorbitantes. Se obter lucros exorbitantes é justificável, então não podemos reclamar de assaltos, sequestros, etc., pois a diferença social causada pelos lucros exorbitantes leva a isso. Se o propósito é o desenvolvimento capitalista do povo como um todo, então lucros exorbitantes às custas da pobreza são injustificáveis.

Caramba, Atheist! Não esperava essa falácia da soma zero vinda de você!

A relação crime-desigualdade é questionável, pois existem país com mais desilgualdade que o Brasil e com menor índice de crimes, assim como existe o inverso.

Fiquei curioso, como proibir lucros exorbitantes?

Atheist

• Visitante
« Resposta #80 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 23:54:38 »
Bom, os países liberais são os que tem menos desigualdade social. Compare o IDH com o Índice de Liberdade Economica.

Mas a história destes países é muito diferente da nossa. Não sei se aplicar liberalismo econômico em nossa sociedade da maneira como ela está seria algo justo.

Caramba, Atheist! Não esperava essa falácia da soma zero vinda de você!

A relação crime-desigualdade é questionável, pois existem país com mais desilgualdade que o Brasil e com menor índice de crimes, assim como existe o inverso.

Eu ia colocar um "pode" ali, mas esqueci... :D

Sei disso e entendo a propensão a crimes de um modo mais biológico... ;) Embora os Lewontinianos discordem...

Fiquei curioso, como proibir lucros exorbitantes?

Não tenho a mínima idéia.

Luz

• Visitante
« Resposta #81 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 10:41:16 »
Acho o teu argumento totalmente do bem, sem dúvida.  :quase-anjo: Mas por outro lado, não se justifica cometer uma injustiça para reparar outra.

Hum... também acho, nada justifica a "injustiça", nem a legalidade, mas... e a realidade? Não é uma utopia condenar a ilegalidade numa "realidade" em que a própria legalidade é utópica?  :?

Porque a "nossa", pelo menos a mim, parece.  ::)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 11:36:47 »
Acho o teu argumento totalmente do bem, sem dúvida.  :quase-anjo: Mas por outro lado, não se justifica cometer uma injustiça para reparar outra.

Hum… também acho, nada justifica a "injustiça", nem a legalidade, mas… e a realidade? Não é uma utopia condenar a ilegalidade numa "realidade" em que a própria legalidade é utópica?  :?

Porque a "nossa", pelo menos a mim, parece.  ::)

"Ou se restaure a moralidade ou nos locupletemos todos"  :lol:

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #83 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 13:21:14 »
É possível haver capitalismo sem desigualdade social?

Não. Mas o que isto tem a ver com o assunto da ilegalidade ?

A única forma é impedir lucros exorbitantes. Se obter lucros exorbitantes é justificável, então não podemos reclamar de assaltos, sequestros, etc., pois a diferença social causada pelos lucros exorbitantes leva a isso. Se o propósito é o desenvolvimento capitalista do povo como um todo, então lucros exorbitantes às custas da pobreza são injustificáveis.

Lucro é a base do capitalismo. Quer você goste ou não, vivemos em uma sociedade de livre mercado. Se isto é justo ou não é outro assunto. Agora, tentar fazer ditribuição de renda com a renda dos outros é no mínimo questionável, na minha opinião.

Quem quiser mudar o sistema que o faça com seus próprios recursos. Que pegue o seu dinheiro e compre livros para distribuir entre os mais pobres. O altruísmo tem que ser algo espontâneo, não forçado. Obrigar os cinemas a cobrar meia ou comprar produtos piratas não distribui riqueza, apenas faz com que o empresário repasse o custo disto ao preço final do produto.

Não nego a relação entre desigualdade social e criminalidade. Mas justificar a violência por causa do lucro pode gerar graves distorções.
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #84 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 13:45:05 »

É possível haver capitalismo sem desigualdade social? A única forma é impedir lucros exorbitantes. Se obter lucros exorbitantes é justificável, então não podemos reclamar de assaltos, sequestros, etc., pois a diferença social causada pelos lucros exorbitantes leva a isso. Se o propósito é o desenvolvimento capitalista do povo como um todo, então lucros exorbitantes às custas da pobreza são injustificáveis.

Você pode provar isso? A realidade não coaduna com a sua idéia. Vejam o países desenvolvidos da Europa, o Japão e os EUA. Todos estes paises possuem mega corporações que lucram MUITO, seus lucros são maiories que o PIB de muitos países somados. E por acaso há violência, semelhante a do Brasil, nestes países? Não. A questão é que nestes países não existe tanta desigualdade social. Lá continuam existindo mega ricos, muito mais que os daqui, mas os pobres não são tão pobres assim, possuem um ganho aceitável.  O Estado é bem gerido e permite bons programas sociais e prestação de serviços de forma eficiente, o que com o tempo diminuiu a distorção da renda entre ricos e pobres. A questão não é o lucro exorbitante, pois até uma mega corporação gera muitos empregos e ativa a economia em milhares de setores. O problema é muito mais cultural. Nosso país é mal administrado, isso desde muitas décadas. Nossa legislação é terrível para os negócios, temos tributos demais, milhares de leis ultra-mega confusas e mal feitas, exigências absurdas, aliadas ao espírito sanguessuga da receita do Estado. Dái temos também o problema da educação, o povo é iletrado na sua maioria e nossa moral é bastante corrompida. Foram tantos anos de desgraça que hoje ninguém crê em governo nenhum (político = corrupto), há sonegação em todo canto, há pirataria em todo canto, há golpes em todo canto, a população em si, no seu grosso também é corrupta e iletrada e por isso elegem corruptos espertos, mas também iletrados. Isso foi acumulando e hoje eu já acho que não tem mais solução.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Atheist

• Visitante
« Resposta #85 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 17:30:35 »
Lá continuam existindo mega ricos, muito mais que os daqui, mas os pobres não são tão pobres assim, possuem um ganho aceitável.

Aqui já está a resposta...

Atheist

• Visitante
« Resposta #86 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 17:32:51 »
O problema é o lucro exorbitante pois ele se faz sobre uma massa de população explorada, que ganha pouco. Por que motivo as indústrias se instalaram no Brasil e agora estão fortes na Ásia? Mão-de-obra extremamente barata. Muito longe de ganhos aceitáveis.

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #87 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 20:30:34 »
O problema é o lucro exorbitante pois ele se faz sobre uma massa de população explorada, que ganha pouco. Por que motivo as indústrias se instalaram no Brasil e agora estão fortes na Ásia? Mão-de-obra extremamente barata. Muito longe de ganhos aceitáveis.

Quanto seria um "lucro não exorbitante" para que uma empresa não fosse chamada de exploradora ? Qual é o parâmetro que você utiliza para dizer que uma empresa ganha muito ou pouco ? O preço final do produto ? É preciso muita cautela nesta hora, pois os assutadores milhões de dólares de lucro que aparecem nos balanços de uma empresa nem sempre significam altíssima rentabilidade sobre o patrimônio da mesma. Quantas companhias aéreas que faturavam bilhões já quebraram ?
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

rizk

• Visitante
« Resposta #88 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 00:14:29 »
Estou me cagando pra lei. Se eu aconteço de não ser criminosa, é mais por moralidade cristã e espírito republicano que por respeito ao direito penal e etc. 

Ainda assim cometia mais crimes antes dos 18. Aliás, não sei se era eu quem cometia, ou quem não me fiscalizava. Enfim.

Longe de mim dizer quais. Valeu e ciao.  :lol:

Atheist

• Visitante
« Resposta #89 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 01:32:38 »

Quanto seria um "lucro não exorbitante" para que uma empresa não fosse chamada de exploradora ? Qual é o parâmetro que você utiliza para dizer que uma empresa ganha muito ou pouco ? O preço final do produto ? É preciso muita cautela nesta hora, pois os assutadores milhões de dólares de lucro que aparecem nos balanços de uma empresa nem sempre significam altíssima rentabilidade sobre o patrimônio da mesma. Quantas companhias aéreas que faturavam bilhões já quebraram ?

Não foi falta de dinheiro, foi falha no planejamento e muitas delas tiveram má administração. Os donos das empresas continuam nadando em dinheiro.

Não sei o quanto seria não exorbitante. Agora, se ninguém mais acha que o que acontece é exploração de mão-de-obra braçal barata e falta de concorrência, ok, posso estar errado.

Só acho que áreas em que não há concorrência, não há como evitar abuso. E o abuso acontece.

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #90 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 19:12:31 »

Pergunte aos pobres chineses, se eles estão mais felizes agora ou antes de serem submetidos a esses empregos que tanto os "explora".

Por exemplo, eu sei o quanto vale meu serviço. Ganho o que sei que ele vale? Claro que não, pois meu patrão quer lucrar o máximo possível e se eu não estou satisfeito, fico sem emprego.

Seu patrão teve que juntar um capital e arriscá-lo (empresa privada é o investimento de maior risco) investindo em uma empresa. Seu patrão tem obrigações com você e com todos os outros funcionários e fornecedores mesmo se os clientes dele derem o calote. Ele fez o investimento, ele paga salário de todos, ele paga todos os fornecedores de serviços e produtos antes de receber os "lucros exorbitantes".
As vezes esquecemos desses detalhes e também das dificuldades que muuuuuuuitas empresas e empresários passam, dificilmente seu patrão chegou a esse patamar de um dia para o outro e se chegou, mérito dele. Outros reclamam que as empresas deveriam distribuir seus lucros aos funcionários, mas até hoje nunca vi ninguém querer a distribuição do prejuízo das mesmas. Bom, se quiserem um pedaço da fatia, sejam acionistas, ou abram seus próprios negócios.

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #91 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 19:30:25 »
Lá continuam existindo mega ricos, muito mais que os daqui, mas os pobres não são tão pobres assim, possuem um ganho aceitável.

Aqui já está a resposta…

Aqui está a resposta de como todos os países deveriam funcionar. Lembro-me de um trecho de uma resposta escrita pelo Cabeção no ReV que dizia o seguinte:

"A desigualdade é conseqüência natural da atividade humana. O que deve ser combatido é a pobreza.

O foco racional deve sempre ser aumentar a quantidade de riquezas, e conseqüentemente reduzir a pobreza, porque se alguém acha que a desigualdade é algo pior do que a pobreza, esse alguém motiva suas prioridades com base mais na inveja do que num sentimento de justiça."

A questão é essa, riqueza se gera, é como reclamar dos lucros exorbitantes de empresas como a Microsoft e esquecer a riqueza que foi gerada por ela. Não existe um patamar pra quem deseja ganhar muito, o que deve existir é um patamar mínimo e como foi dito no trecho acima o foco é combater a pobreza aumentando a quantidade de riquezas e não dar uma de Robin Hood, tirando dos ricos e dando aos pobres.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 15 de Fevereiro de 2007, 19:34:05 »
você pode quantificar quanto vale o seu serviço, atheist? baseado em quais critérios?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 22:01:34 »
Para mim o mais difícil é não xerocar livros na faculdade… :(
Sobre isso eu gostaria de fazer uma pergunta aos advogados e estudantes de direito do fórum.

Geralmente em artigos sobre o assunto é afirmado que é lícito copiar pequenos trechos de obras para uso pessoal. No entanto, encontrei um texto de um jurista afirmando que a cópia integral, para uso pessoal, é perfeitamente lícita de acordo com a lei 10.695/2003:

Cópia de livro é crime?

"Estou de mal com a Coluna do Leitor da Folha de São Paulo, em face do tema
epigrafado. Meses atrás, alguém escreveu naquele espaço para condenar as
cópias de livros nas universidades, dizendo que isso configura crime contra
a propriedade intelectual. Mandei, de pronto, um esclarecimento dizendo que
isso é verdade, mas não toda a verdade, pois a lei 10.695/2003 modificou o §
4º do art. 184 do Código Penal, e voltou a permitir 'cópia de obra
intelectual ou fonograma, em um só exemplar, para uso privado do copista,
sem intuito de lucro direto ou indireto.'

A Folha não publicou minha carta, mas levou adiante o assunto, publicando
outras mensagens, perfilhadas com o posicionamento do primeiro leitor.

Preocupado com os alunos pobres do nosso país, que vivem o drama da falta de
livros nas bibliotecas, voltei à carga e expliquei em nova carta: a lei
recuou, voltando a perfilhar-se com o direito dos outros países, permitindo
a cópia pessoal, exatamente para proteger o ensino e a cultura. Reproduzi os
dispositivos pertinentes, fui gentil e aguardei o resultado.

Em vez de publicar minha carta, a folha respondeu diretamente a mim, pedindo
detalhes, incrédula. Expliquei mais detidamente o quadro legal, pois o
posicionamento da coluna estava sendo parcial e estava desinformando o
leitor. Agradeceram-me prometendo uma reportagem que nunca veio. Com o
incidente, deixei de me manifestar naquele jornal, como fazia com
freqüência, e passei a ter o direito de ver com reserva os critérios de
seleção das missivas.

Posiciono-me para encerrar, dizendo duas coisas. A primeira, que todo livro
e todo o fonograma são produzidos dentro do coletivo, da cultura em geral,
os quais não foram criados nem pertencem ao autor. O autor tem, portanto,
compromisso social com o ensino, com as bibliotecas que o apoiaram de graça.
Um CD – caríssimo por sinal – muitas vezes está tocando música do domínio
público, mas há quem não admita que se tire nem mesmo uma cópia para um
museu de história da música. A segunda, que qualquer pessoa tem o direito de
tirar cópia integral de um livro ou um fonograma para uso pessoal.
Principalmente o aluno, cuja formação é responsabilidade de todos e não só
da escola, da família e do estado. O que não se pode é sair reproduzindo e
vendendo cópias, sem autorização do autor e sem recolher direitos autorais.
Isso é crime. Tirar cópia de um livro para estudar, para se formar, é um
direito de todo jovem. Mais do que isso – é perfeitamente legal!"

José Isaac Pilati

Professor do Curso de Direito – CCJ – UFSC Fonte: Boletim APUFSC

Pesquisei a tal lei e ela realmente diz:

§ 4º O disposto nos §§ 1º, 2º e 3º não se aplica quando se tratar de exceção ou limitação ao direito de autor ou os que lhe são conexos, em conformidade com o previsto na Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, nem a cópia de obra intelectual ou fonograma, em um só exemplar, para uso privado do copista, sem intuito de lucro direto ou indireto.” (NR)

Gostaria de saber. A interpretação da lei é realmente a dada acima? Realmente não é crime copiar integralmente um livro para uso pessoal?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
« Resposta #94 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 23:23:19 »
Não sou advogado e nem estudante de direito, mas já pesquisei bastante sobre as leis de direitos autorais. Realmente não é crime fazer uma cópia de um livro, filme, DVD, etc se for você quem faz a cópia e se você não a distribuir e nem vender. Isso só não vale para programas de computador que seguem uma legislação diferente. A lei brasileira é mesmo muito cheia de brechas. Por isso é difícil condenar alguém por pirataria.

blue pill

• Visitante
« Resposta #95 Online: 17 de Fevereiro de 2007, 23:38:35 »
Se eu nao pirateasse mp3 teria 50gb a mais no HD :D

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #96 Online: 18 de Fevereiro de 2007, 03:05:26 »
Tava lendo no Boing Boing sobre a MPAA e eles publicaram um texto dizendo que o programa do site deles fere uma lei de copyright. Apagaram os créditos do autor do programa.

Quem puder ler em inglês, vai quer que a situação é hilária.

http://www.boingboing.net/2007/02/17/mpaa_rips_off_freewa.html

Lá também cita o caso onde eles copiam um filme-documentário que critica o MPAA. ::)
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!