Autor Tópico: Referendo de 11 de Fevereiro, Portugal - Ateismos.net pelo SIM  (Lida 8371 vezes)

Offline Flush

• Nível 13
  • *
Referendo de 11 de Fevereiro, Portugal - Ateismos.net pelo SIM
« Online: 09 de Fevereiro de 2007, 21:26:28 »
Voto pelo SIM

É imperioso acabar com a humilhação e os problemas bárbaros perpretados pela criminalização do aborto.
Dos 27 estados membros da União Europeia apenas 5 criminalizam o aborto, Portugal, Polónia, Irlanda, Malta e Chipre. Esta é a altura de Portugal seguir por um dos caminhos das sociedades evoluídas e preocupadas com valores Humanos.
Não podemos tolerar a aberração da prisão de mulheres que procuram resoluções de problemas aos quais a sociedade nada oferece.
Não podemos aceitar que se tratem as mulheres como meras incubadoras.
Ao aceitarmos a interrupção voluntária da gravidez até às 10 semanas em estabelecimento de saúde legalmente autorizado, estamos a fornecer meios a uma sociedade evoluida de lidar com um problema grave. Estamos a fornecer escolhas e acompanhamentos a problemas que requerem um conjunto de soluções e apoio enorme.
Ao votarmos SIM acabamos com o aborto clandestino e ajudámos ao decréscimo das taxas de aborto e fornecemos meios sanitários dignos de uma sociedade digna.

Dia 11 voto SIM!!

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Re: Referendo de 11 de Fevereiro, Portugal - Ateismos.net pelo SIM
« Resposta #1 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 21:33:59 »
Gostaria que houvessem referendos assim no Brasil.

Offline Flush

• Nível 13
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 22:15:35 »
Gostaria que houvessem referendos assim no Brasil.

Já agora aqui fica uma pequena visão do que o que acontece no Brasil neste assunto:

Pesquisas indicam que todos os anos ocorrem no Brasil entre 750 mil a 1 milhão de abortos clandestinos, cujas complicações constituem a quarta causa de morte materna no país. Segundo dados oficiais, cerca de 250 mil mulheres são internadas por ano em hospitais da rede pública de saúde para fazerem raspagem do útero após aborto inseguro, a maioria é jovem e pobre.

O Código Penal do Brasil, de 1940, considera o procedimento crime, excepto em duas situações: gravidez resultante de violação e risco de vida da mãe. Uma terceira possibilidade diz respeito ao aborto terapêutico para casos de anomalias fetais incompatíveis com a vida, isto é, quando o feto apresenta má-formação severa ou acefalia.

CuritibaCetica

• Visitante
« Resposta #3 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 22:24:55 »

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 09 de Fevereiro de 2007, 22:37:43 »
já ouvi alguns portugas reclamando do referendo; como aconteceu com o referendo do desarmamento, parece que abundam os argumentos vulgares e direcionados às massas tanto do lado do sim quanto do não. é o problema das grandes questões quando vão ser decididas diretamente por todos...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Flush

• Nível 13
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 00:20:18 »
já ouvi alguns portugas reclamando do referendo; como aconteceu com o referendo do desarmamento, parece que abundam os argumentos vulgares e direcionados às massas tanto do lado do sim quanto do não. é o problema das grandes questões quando vão ser decididas diretamente por todos…

Em 1998 ocorreu um referendo sobre o mesmo assunto, e nessa altura foi por demais evidente as campanhas de desinformação. Desta vez as campanhas visaram o esclarecimento do assunto acima das intenções de voto, exceptuando obviamente a Igreja Católica que desinformou, igualou aborto a pena de morte, declarou que as mulheres não têm o direito de ser donas do seu corpo e por fim tentou massificar a opinião da população religiosa ao ameçar de excumungão quem votasse sim.
Tirando a actuação indigna da Igreja Católica tudo o resto ponderou responsavelmente a informação do assunto.
Também convêm frisar que a Igreja Católica vai ignorar a legislação e vai fazer campanhas pelo NÃO no dia anterior ao referendo, que é o chamado dia de reflexão, e portanto é expressamente proíbido qualquer tipo de campanha. Coisa que apenas é desrespeitada pela Igreja.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #6 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 00:38:58 »
Agora o estado vai querer controlar quantos filhos você vai ter quantos vai tirar quantas vezes por semana vai tentar fazer um.

Ta virando igreja já.
Não deseje.

rizk

• Visitante
« Resposta #7 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 01:08:07 »
Vai ter missa em Portugal no domingo? Se tiver, lascou-se.

E o Nerd tá virando bobão, já.

Offline Flush

• Nível 13
  • *
« Resposta #8 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 16:31:54 »
Agora o estado vai querer controlar quantos filhos você vai ter quantos vai tirar quantas vezes por semana vai tentar fazer um.

Ta virando igreja já.

Qual estado? Que factos tens para afirmar isso? Que leis visam esse controlo?

Offline Flush

• Nível 13
  • *
« Resposta #9 Online: 10 de Fevereiro de 2007, 16:34:50 »

Existem missas por tudo e por nada. Qualquer razão é razão de palestra e de colecta de pertences provenientes das massas leigas.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #10 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 02:13:10 »

Não se dirija mais a min por favor.
Não deseje.

CuritibaCetica

• Visitante
« Resposta #11 Online: 11 de Fevereiro de 2007, 23:36:17 »
'Sim' vence consulta sobre aborto e premiê fala em mudar lei
http://noticias.uol.com.br/ultnot/lusa/2007/02/11/ult611u73908.jhtm

Pensei que iriam abortar o referendo.

Offline Flush

• Nível 13
  • *
« Resposta #12 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 00:00:38 »
Apesar de não ser vinculativo (mais de 50% de abstenção) o SIM vence!
Finalmente Portugal aproxima-se moralmente dos países mais desenvolvidos da U.E.

Pug2

• Visitante
« Resposta #13 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 08:30:36 »
Apesar de não ser vinculativo (mais de 50% de abstenção) o SIM vence!
Finalmente Portugal aproxima-se moralmente dos países mais desenvolvidos da U.E.

Tristeza, considerar um marco civilizacional o acto de abortar.
Finalmente Portugal entra em declínio demográfico, pois é o que se verifica nos tais países desenvolvidos. Certamente o declínio dever-se-à a variados factores e não só a esta constante desumanização que culmina no momento com este nova ocorrência.

Havia dito neste espaço ter mudado de ideias e considerar votar não.
O facto é que decidi, mesmo indo contra a minha consciência, dar a oportunidade das pessoas fazerem a correcta opção de votar sim.

Agora, jamais irei considerar o acto abominável como um avanço civilizacional.

Terei que viver com esta minha cumplicidade na liberalização de um acto desumano.
Devia ser preso... :(

« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2007, 08:33:20 por Pug »

Rhyan

• Visitante
« Resposta #14 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 08:32:29 »
Por quê abominável?

Pug2

• Visitante
« Resposta #15 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 08:36:22 »
Por quê abominável?

Matar um ser humano é o quê?

A ciência não sabe qual o momento para se considerar um feto como ser humano!

Na dúvida mate-se...

Lembrar que às 10 semanas o feto tem sistema nervoso, pode-se ver na ecografia o batimento cardíaco...esquartejar este ser é o quê?

Um acto misericordioso e louvável?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 08:39:26 »
Por quê abominável?

Matar um ser humano é o quê?

A ciência não sabe qual o momento para se considerar um feto como ser humano!

Na dúvida mate-se…

Lembrar que às 10 semanas o feto tem sistema nervoso, pode-se ver na ecografia o batimento cardíaco…esquartejar este ser é o quê?

Um acto misericordioso e louvável?

eu não sei se é ou não é um ser-humano. mas já revi bem a minha posição de um tempo pra cá.
dizer que não sente dor não significa nada, se assim fosse bastaria dar um anestésico potente pra qualquer um e pronto. dizer também que não tem consciência de si não vale de muita coisa, crianças de 5 anos também não têm.

não sei. eu não faria, digo, não deixaria minha mulher fazer, mas que os outros façam… é da escolha deles, e que cada um viva com os resultados de suas próprias ações.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 09:15:11 »
Ah, Bruno, suspeito que essa sua última frase não fez muito sentido aos ouvidos do Pug... :)

Não falo por crítica a você nem a ele.  É simplesmente um forte palpite meu, baseado em padrões de pensamento que percebi.

Com a história que tem com o Islã o Pug certamente acha estranha essa argumentação de "cada um tem sua vida".  Eu simpatizo, pois também acho muito estranha.

Acho que esse tema do direito ao aborto mexe tanto com as pessoas porque joga na nossa cara como a nossa vida e nossas decisões não são NEM NOSSAS NEM DOS OUTROS.  É uma constatação desagradável, porque significa que os outros não vão se responsabilizar por elas (temos de ser nós), mas AINDA ASSIM estamos em muitos sentidos nas mãos dos outros e dependentes de suas escolhas.

Eu apóio o "sim" porque acho que o aborto acaba acontecendo na clandestinidade e não vejo a proibição com algum tipo de solução verdadeira; proibir o aborto não resolve o drama de quem passa por uma gravidez não-desejada e não tem meios de lidar com essa realidade.  Eu cheguei em uma etapa da minha vida em que a idéia de "defender a vida a qualquer custo" perdeu o brilho; já vi gente demais insistir em criar os filhos que não queria para achar que essa é automaticamente a melhor opção.

Mas a verdadeira solução para o dilema do aborto é torná-lo desnecessário sempre que possível.  E isso passa por um diálogo mais aberto e acolhedor entre as pessoas a respeito de responsabilidades pessoais e sociais e sexualidade.  A Lei praticamente não tem nada a ver com o assunto; só pessoas muito perturbadas (raríssimas) GOSTAM de abortar e deixariam de fazê-lo só por causa da lei.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #18 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 10:31:55 »
"Matar"...

:histeria:

Pug2

• Visitante
« Resposta #19 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 13:00:38 »
Luís,
Para lá de poder ser falácia apreciaria que me fosse dito no que estou errado ao dizer : homicídio é um crime, porem continuará a existir infracções à lei.
Porque não liberalizar?

Deixar nas mãos do outro a decisão, sem que incorra em qualquer penalização.

"é da escolha deles, e que cada um viva com os resultados de suas próprias ações."

Bruno,
Porque não aplicar a todas as situações possíveis?

De facto um ser humano pode matar outro, tal tem consequências do ponto vista criminal?.

Porque no aborto tem que ser diferente?

...

Pretendo que me ajudem a ver o que pode estar de errado na minha opinião.

E para mais, prefiro não "matar" ( aparentemente palavra hilariante)  minha cabeça com o assunto.

Concluo.
Estou como você, à minha esposa não permitiria que o fizesse. O pior é que a lei não terá em conta a opinião do pai...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 13:24:11 »
Para lá de poder ser falácia apreciaria que me fosse dito no que estou errado ao dizer : homicídio é um crime, porem continuará a existir infracções à lei.
Porque não liberalizar?

Você está me perguntando por que esse argumento seria aplicável ao aborto mas não ao homicídio?

Boa pergunta.  A minha resposta é que a decisão de reprimir ou não um homicídio não costuma apresentar dilemas morais consideráveis, enquanto que um aborto pode vir a ser o menor dos males, infelizmente.

Não, eu não gosto da idéia.  E sim, é um assassinato, e por interesse ainda por cima.  Mas na prática muitas vezes as alternativas são muito piores.  Eu valorizo a vida, mas também valorizo a qualidade de vida.  E não me acho no direito de decretar que alguém que tem de escolher entre abortar ou passar o resto da vida lidando com decisões difíceis sem o apoio adequado tem de escolher a segunda opção.

Se queremos evitar o aborto (e sinceramente, acho que qualquer pessoa razoavelmente equilibrada vai querer evitar o aborto em si, por mais que queira preservar o direito de aborto) o caminho não é a proibição nem a penalização, e sim o ataque às causas do mesmo. 

O aborto não é feito porque a lei não o proíbe suficientemente, mas sim porque há questões sociais que o tornam atraente apesar de ser sempre e necessariamente um evento no mínimo desconfortável. 

Uma campanha de valorização da adoção e de desmarginalização da gravidez não-planejada seria uma alternativa muito mais digna e também mais eficaz do que estabelecer ou manter proibições legais. 

É de fato muito triste ver tanta gente gastando quantias consideráveis fazendo tratamentos de fertilidade ao mesmo tempo que outros tantos põe em risco as vidas para cometer aborto.  Mas em questões tão pessoais é complicado interferir autoritariamente.  No entanto É válido, e muito, tentar convencer, dialogar e buscar alternativas mais integrativas e humanas.

à minha esposa não permitiria que o fizesse. O pior é que a lei não terá em conta a opinião do pai…

Esse é um dos espinhos mais difíceis do assunto.  Sempre há a possibilidade de um dos pais querer o aborto e o outro não.  Obviamente não se pode respeitar a vontade de ambos em todos os casos.

Se bem que pelo que sei mesmo quando a decisão é consensual sempre há crises de remorso mais tarde.  E por outro lado o fato é que nem sempre quem decide ter filhos acaba em paz com essa decisão...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #21 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 13:30:26 »
A mulher deveria ter o controle total do seu corpo, por isso a opinião do homem deve ser secundária.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #22 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 13:42:15 »
Que argumento estranho.  Se entendi bem o que você quer dizer com "controle total do corpo", isso parece argumento para defender direitos relacionados à sexualidade, não ao aborto.

O que está em jogo na questão do aborto não é o direito da mulher sobre o próprio corpo, e sim sobre a vida que ela concebeu.

Não entendo por que o direito do homem nessa decisão seria tão secundário assim.  Há a questão biológica, claro, mas ela não tem um peso tão decisivo em uma decisão que influencia a vida inteira, tem?  E se tivesse, isso não seria verdade também na hora de discutir paternidade e pensões alimentícias?

Rhyan

• Visitante
« Resposta #23 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 13:49:41 »
Vida, pra mim, é só depois do nascimento.

Offline Flush

• Nível 13
  • *
« Resposta #24 Online: 12 de Fevereiro de 2007, 14:15:20 »
Parece-me importante tentar clarificar alguns pontos.

-O feto de 10 semanas não tem dor, não tem vontade, não tem vigília, não tem consciência. As primeiras ligações ao córtex cerebral em formação, acontecem entre as 23 e as 30 semanas. Mas anatomia é diferente de função. A evidência mais precoce de actividade cortical é entre as 29 e as 30 semanas.

-Os movimentos conscientes e a consciencialização do eu só acontecem depois dos seis meses.

-Relativamente ao falso argumento de batimentos cardiacos do feto, são involuntários os movimentos do feto antes das 10 semanas e não se pode chamar coração às batidas provocadas pela irrigação sanguínea que se sentem nos embriões logo às três semanas de gestação.

-Os receptores nervosos começam a formar-se logo entre as 8 e as 15 semanas, mas são como tomadas sem corrente num edifício em construção; a electricidade só é ligada quando passa ser habitado. Ou seja, depois das 24 semanas. Muito provavelmente só às 30, quando a EEG mostra que o feto já consegue estar "acordado".

- Ao contrário do que muitos afirmam, a despenalização da IVG não aumenta o número de abortos, diminui.
Podem comprovar este facto do seguinte estudo da EuroStat: http://webtekk.org/ateismos/?p=197

-A despenalização da IVG é o único meio de luta contra o aborto clandestino, contra a morte de mulheres que sofrem complicações de saude trazidas pelo aborto clandestino, a única forma de tentar reduzir a taxa de abortos, a única forma de dignificar a mulher e os bebes.

Já agora, deixo aqui uma noticia da realidade do aborto clandestino,  uma mulher que morreu às mãos do aborto clandestino:
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=771858&div_id=291

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!