Para lá de poder ser falácia apreciaria que me fosse dito no que estou errado ao dizer : homicídio é um crime, porem continuará a existir infracções à lei.
Porque não liberalizar?
Você está me perguntando por que esse argumento seria aplicável ao aborto mas não ao homicídio?
Boa pergunta. A minha resposta é que a decisão de reprimir ou não um homicídio não costuma apresentar dilemas morais consideráveis, enquanto que um aborto
pode vir a ser o menor dos males, infelizmente.
Não, eu não gosto da idéia. E sim, é um assassinato, e por interesse ainda por cima. Mas na prática muitas vezes as alternativas são muito piores. Eu valorizo a vida, mas também valorizo a qualidade de vida. E não me acho no direito de decretar que alguém que tem de escolher entre abortar ou passar o resto da vida lidando com decisões difíceis sem o apoio adequado tem de escolher a segunda opção.
Se queremos evitar o aborto (e sinceramente, acho que qualquer pessoa razoavelmente equilibrada vai querer evitar o aborto em si, por mais que queira preservar o
direito de aborto) o caminho não é a proibição nem a penalização, e sim o ataque às causas do mesmo.
O aborto não é feito porque a lei não o proíbe suficientemente, mas sim porque há questões sociais que o tornam atraente apesar de ser sempre e necessariamente um evento no mínimo desconfortável.
Uma campanha de valorização da adoção e de desmarginalização da gravidez não-planejada seria uma alternativa muito mais digna e também mais eficaz do que estabelecer ou manter proibições legais.
É de fato muito triste ver tanta gente gastando quantias consideráveis fazendo tratamentos de fertilidade ao mesmo tempo que outros tantos põe em risco as vidas para cometer aborto. Mas em questões tão pessoais é complicado interferir autoritariamente. No entanto É válido, e muito, tentar convencer, dialogar e buscar alternativas mais integrativas e humanas.
à minha esposa não permitiria que o fizesse. O pior é que a lei não terá em conta a opinião do pai…
Esse é um dos espinhos mais difíceis do assunto. Sempre há a possibilidade de um dos pais querer o aborto e o outro não. Obviamente não se pode respeitar a vontade de ambos em todos os casos.
Se bem que pelo que sei mesmo quando a decisão é consensual sempre há crises de remorso mais tarde. E por outro lado o fato é que nem sempre quem decide ter filhos acaba em paz com essa decisão...