Sou meio nacionalista. Jamais, por questão de soberania e por que é possível sim preservá-la, basta a eleição de políticos melhores.
Por que outros países simplesmente não abdicam de parte de suas áreas cultiváveis e realizam um programa de reflorestamento? Em duas décadas uma nova floresta terá nascido. Irão responder: "não podemos perder parte da área cultivável, causaria um grande impacto na nossa economia".
Pois é, internacionalizar a Amazônia não resolve nada. Cada país, principalmente os de grande território como os EUA, a União Europeia, o México etc, poderiam reflorestar áreas que serviriam a toda a humanidade, como a Amazônia serve.
Como disse também o senador Cristóvam Buarque, até seria justo internacionalizar a Amazonia em prol da humanidade, mas por que não fazer o mesmo com o Petróleo? energia mais barata e garantida ao mundo todo. Poderíamos internacionalizar a Antártida também (ela pertence a um grupo de países). Todas as grandes reservas de água também deveriam ser internacionalizadas para o bem comum (aquíferos subterrâneos, lagos abissais, rios com grande potencial etc), assim ninguém ficaria sem este elemento vital. Grandes áreas da agricultura poderiam serem destinadas a novas áreas de "plantations", todavia, destinadas unicamente a garantir que ninguém passe fome neste mundo, algo plenamente possível, dada nossa produção agrícola excedente.
O Alaska também deveria ser internacionalizado, seria uma importante fonte de reserva para o futuro, da mesma forma como a Groelândia. Grandes áreas da África poderiam ser destinadas ao reflorestamento intocado, contendo o avanço de desertos, sobretudo no centro africano a contribuindo para o desaquecimento global. Por sinal, os EUA poderiam ser compelidos a diminuir a poluição que causam, afinal, suas industrias enriquecem a sua nação causando prejuízo a todo planeta, algo inaceitável. Os males causados pela poluição americana são piores do que a devastação da Amazônia.
Ninguém fala também da maior floresta do mundo, a Taiga na Rússia. Esta área também deveria ser internacionalizada em prol da humanidade, tendo em vista que os Russos são tão negligentes quanto nós.
As grandes reservas de gás da Bolívia também precisam ser internacionalizadas. Garantiriam energia limpa e barata a grande parte da América do Sul, gerando muito menos poluição.
O maciço do Urucum, o quadrilátero ferrífero, Carajás, tudo deveria ser internacionalizado. Existem imensas regiões quse desocupadas na Ásia central. Toda esta região poderia ser reflorestada, criando a maior reserva biológica do planeta.
Pimenta nos olhos dos outros é refresco.