Autor Tópico: Devemos Internacionalizar a Amazônia?  (Lida 8457 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline qatsi

  • Nível 01
  • *
  • Mensagens: 10
Re: Devemos Internacionalizar a Amazônia?
« Resposta #75 Online: 21 de Outubro de 2007, 00:42:31 »
Espero que a mensagem tenha ficado bastante clara. É a propriedade privada que faz florescer um tratamento adequado aos recursos naturais, com base na racionalidade e busca de lucro. Não vamos tratar a Amazônia como um mico-leão dourado. Vamos tratá-la como uma vaca.
Quando as coisas têm dono, a própria lei de oferta e demanda, através do preço de mercado, força um tratamento mais racional por parte do proprietário. Ou alguém acha que um criador de vaca iria matar todo seu rebanho pensando apenas no lucro imediato, ignorando o futuro do seu negócio?

Fonte

A iniciativa privada, mais propriamente no que toca às indústrias transnacionais (farmacêuticas, financeiras, desportivas, informática, etc.) fizeram do rio Citarum aquilo que se pode observar aqui:

"(...) Essa busca desenfreada pelo progresso certamente terá um preço bem alto, e todos nós teremos que pagar uma parcela dessa conta que aumenta a cada dia nos mostrando que a arrogância humana realmente não conhece limites.
Quem ainda duvida, e acha que as campanhas actuais de conservação estão surtindo algum efeito, pode apreciar essas fotos recentes do rio Citarum , na Indonésia.
"


Como vivemos num "sociedade de risco", onde a ética não existe, a não ser como definição no papel, o melhor será ouvirmos o que os sociólogos têm para dizer e caso seja necessário, reinventar uma nova ciência social e reaprender o significado de ética, em tudo. É urgente!

(...) Ulrich Beck - Em conflitos de risco, a questão central do poder é de definição. É a questão de quem, com que recursos legais e intelectuais, passa a decidir o que conta como “risco”, o que conta como “causa”, e o que conta como “preço”. A questão de determinar quem é responsável, e quem tem que carregar o fardo de pagar pelos danos, foi transformada em uma batalha sobre as regras de evidência e as leis de responsabilidade. E a razão para isso é que, no fundo, o verdadeiro duelo se dá entre a idéia de que alguém é responsável e a idéia de que ninguém é responsável.(...)"

(...) Gente de negócios diz que está simplesmente respondendo a uma demanda dos consumidores. A sociedade tornou-se um laboratório sem nenhum responsável pelos resultados do experimento.(...)"

(...) Um risco não pode ser considerado por si só. Ele está sempre emoldurado pelo critério usado na sua avaliação e influenciado pelas suposições culturais que o cercam. Ou colocando de outro modo, os riscos são tão grandes quanto aparentam. Isso é uma certeza, mas é uma certeza ainda maior no caso de incertezas fabricadas.
(...)


Se actualmente 95% dos cientistas não são independentes, pois trabalham para as principais indústrias "privadas" transnacionais, grupos de sociedades anónimas, como poderemos ter a certeza de que tudo o que nos informam, não serão mais "certezas fabricadas" como no caso dos transgénicos?!
Quando a sociedade se deparar com 100% dos cientistas a trabalhar para as os grandes grupos privados, numa coisa poderemos ter a certeza: no fim da democracia! :(

« Última modificação: 21 de Outubro de 2007, 00:45:23 por qatsi »
Taoism: Shit happens.
Buddhism: It is only the ilusion of shit happening.
Islam: If shit happens, blow it up.
Judaism: Why does this shit always happen to me?
Catholicism: If shit happens, I deserve it.
     

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re: Devemos Internacionalizar a Amazônia?
« Resposta #76 Online: 21 de Outubro de 2007, 01:17:15 »
eu não entendi o que as transnacionais têm a ver com o rio citarum... aquilo parece lixo doméstico.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine


Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:Devemos Internacionalizar a Amazônia?
« Resposta #78 Online: 29 de Agosto de 2019, 12:28:58 »
Vamos supor que viesse a ONU com uma proposta de compra do território amazônico brasileiro havendo implícita toda uma "constituição" impecável que deixasse sem sombra de dúvidas que é a coisa mais bem-intencionada e promissora para a preservação da Amazônia e etc e tal. Com cláusulas de que se violarem o contrato voltava imediatamente a ser dos países originalmente donos, etc e tal (com um juri imparcial, assuma-se imparcial de verdade -- o ponto é que a proposta deveria ser irrecusável). Populações comuns não são "chutadas" de lá, ficam sendo cidadãos com dupla cidadania desse "país da ONU" e do Brasil, só tem que se preocupar seriamente se forem madeireiros, caçadores ilegais, etc.

Por quanto o Brasil poderia vender seu território amazônico?

Imagino que seria a venda de recursos estatais mais significativa que poderíamos fazer.

Então talvez fosse interessante comparar esse montante possíveis orçamentos de infra-estrutura e etc que estejam faltando pelo restante do país, além de talvez sobrar um bocado para ter um fundo soberano "norueguês" e investir no mercado internacional de ações, com um soft power considerável, bem como valorização patrimonial.




Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.712
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re:Devemos Internacionalizar a Amazônia?
« Resposta #79 Online: 29 de Agosto de 2019, 12:35:27 »
Por 1 bilhão de toneladas de ouro.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re:Devemos Internacionalizar a Amazônia?
« Resposta #80 Online: 29 de Agosto de 2019, 12:44:32 »
Por 1 bilhão de toneladas de ouro.



Em relação ao ouro já extraído da Terra a quantidade não chega nem perto disso:

Quanto ouro existe no mundo?

Com informações da BBC - 01/04/2013


Quanto ouro existe no mundo?

Quanto ao ouro embaixo da terra, as estimativas são ainda mais difíceis de fazer.

 
Caixa forte

Se um supervilão quisesse roubar todo o estoque de ouro do mundo, escondê-lo não seria tão difícil como se poderia supor.

Cálculos anteriores, como o citado recentemente pelo megainvestidor americano Warren Buffet, sugerem que o ouro no mundo poderia caber em uma sala de 20 m de cada lado.

Os cálculos obviamente não consideram o ouro ainda embaixo da terra, mas apenas o que foi explorado e hoje está fundido em barras, em joias ou cobrindo antigos monumentos mundo afora.

Buffet não mencionou qual seria a altura do tal cubo dourado, mas os números da pesquisa anual sobre ouro da consultoria Thomson Reuters nos dão uma estimativa mais precisa.

Seriam 171,3 mil toneladas de ouro no mundo - ou seja, caberiam em uma sala quadrada com paredes de 20,7 metros de comprimento e 9,8 metros de altura.

Pouco ouro

Mas este está longe de ser um número definitivo: as estimativas sobre quanto ouro já foi explorado variam bastante, vão de 155 mil toneladas a 2,5 milhões de toneladas.

Os números são conflitantes porque o ouro vem sendo explorado há cerca de 6 mil anos, diz o historiador Timothy Green.

As primeiras moedas de ouro foram cunhadas em 550 A.C. pelo rei Creso, da Lídia, que ficava no que é hoje o sul da Turquia. Não demorou muito para que elas fossem aceitas por mercadores do Mediterrâneo.

A Thomson Reuters calcula que até 1492, ano em que Colombo aportou na América, cerca de 12,8 mil toneladas de ouro já haviam sido extraídas.

O investidor James Turk, especialista na comercialização de ouro, diz que os números são superestimados.

Ele diz que até a Idade Média as técnicas de mineração eram muito primitivas e calcula em 297 toneladas o montante explorado até a viagem de Colombo.

Turk, fundador da Gold Money, empresa que comercializa o metal, estima que haja hoje no mundo 155,2 mil toneladas - 10% a menos do que o calculado pela Thompson Reuters, uma diferença que vale US$ 950 bilhões.

Muito ouro

Jan Skoyles, da Real Asset Company discorda e diz que os números são subestimados.

"Só na tumba de Tutancâmon, o seu esquife pesa 1,5 tonelada de ouro. Imagine então o ouro de outras tumbas que foram saqueadas", argumenta. Moeda de ouro. BBC

O ouro tornou-se rapidamente a principal moeda de troca durante a Antiguidade

Skoyles diz ainda que os cálculos totais são equivocados e diz que a China, por exemplo, nunca deixou claro quanto de ouro possui.

Em países como a Colômbia, "há muita mineração ilegal", diz.

O Gold Standard Institute, por sua vez, fala em 2,5 milhões de toneladas. Mas a instituição reconhece que os cálculos se baseiam em indícios frágeis e são de alguma forma especulativos.

Quanto ao ouro embaixo da terra, as estimativas são ainda mais difíceis de fazer.

Mas o Serviço Geológico dos Estados Unidos se arrisca com uma cifra bem precisa, de cerca de 52 mil toneladas de ouro ainda por serem exploradas.


Reciclagem do ouro

Até hoje, a maior parte do ouro já extraído da terra vem sendo reciclado - peças fundidas e ganhando novo uso.

"Todo o ouro já extraído ainda existe. Isso significa que se você tem um relógio de ouro, parte desse ouro pode ter sido extraído pelos romanos há 2 mil anos", diz James Turk.

Mas não será assim no futuro. Hoje parte do ouro explorado vai para a indústria de tecnologia, usado em circuitos e chips.

Segundo o Serviço Geológica da Grã-Bretanha, essa demanda representa 12% da atual produção mundial.

Como são quantidades muito pequenas usadas em cada equipamento, esse ouro já não será reciclado. Ou seja, pela primeira vez na história estamos "consumindo" e não apenas usando e estocando o ouro.

https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=quanto-ouro-existe-no-mundo&id=020175130401#.XWgArShKiUk

« Última modificação: 29 de Agosto de 2019, 12:48:07 por JJ »

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:Devemos Internacionalizar a Amazônia?
« Resposta #81 Online: 29 de Agosto de 2019, 12:54:53 »
Nem existe todo esse ouro, o Brasil ficaria sendo virtualmente dono do mundo e ainda com crédito.

Ficaríamos meio como aqueles países como o Catar, teria o programa "bolsa gucci família," e "minha Ferrari banhada a ouro minha vida."







Fico curioso com comparações com parâmetros reais. Só sei que o Alasca foi uma pechincha, então não serve muito para comparação, senão de algo como cem vezes o mínimo por km².






Citar
The Senkaku Islands (尖閣諸島 Senkaku-shotō, variants: 尖閣群島 Senkaku-guntō[7] and 尖閣列島 Senkaku-rettō[8]) are a group of uninhabited islands in the East China Sea. They are located roughly due east of Mainland China, northeast of Taiwan, west of Okinawa Island, and north of the southwestern end of the Ryukyu Islands. They are also known as the Diaoyu Islands or Diaoyu Dao and its affiliated islands[1] (Chinese: 钓鱼岛及其附属岛屿; pinyin: Diàoyúdǎo jí qí fùshǔ dǎoyǔ; also simply 钓鱼岛) in Mainland China, the Diaoyutai Islands (Chinese: 釣魚台列嶼; pinyin: Diàoyútái liè yǔ) in Taiwan, and the Pinnacle Islands.[9][10][11][12][13]

As a result of the discovery of potential undersea oil reserves in 1968 in the area and the 1971 transfer of administrative control of the islands from the United States to Japan, the latter's sovereignty over the territory is disputed by both the People's Republic of China (PRC) and the Republic of China (also known as Taiwan).[14][15][16][17][18] 

...

Area: 7 km²
Location: Pacific Ocean
Total islands: 5 + 3 rocks


Citar
https://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/asia/japan/9521793/Japan-agrees-to-buy-disputed-Senkaku-islands.html

... Media reports in Japan said the government will pay the Kurihara family a total of Y2.05 billion (£16.4 million) for the islands, which are in the East China Sea off Japan's Okinawa Prefecture but are claimed by both China and Taiwan. ...


16,400,000 Pound sterling equals
83,186,624.92 Brazilian Real



Citar
A Amazônia
Área total (Grande Amazônia): 7.584.421 Km2 (inclui os 9 países);
Área brasileira: 5.033.072 Km2;



Os km² brasileiros da amazônia, vendidos pelo preço do km² das ilhas inabitadas japonesas seriam em reais, segundo o google, segundo eu, R$ 5.9812039e+13

Acho que não aprendi na escola o que é um "e" de repente aparecendo no meio dos números nesse contexto.

????
 

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re:Devemos Internacionalizar a Amazônia?
« Resposta #82 Online: 29 de Agosto de 2019, 13:02:27 »
Nem existe todo esse ouro, o Brasil ficaria sendo virtualmente dono do mundo e ainda com crédito.

Ficaríamos meio como aqueles países como o Catar, teria o programa "bolsa gucci família," e "minha Ferrari banhada a ouro minha vida."




De acordo com as estimativas  até  deve  existir  tal quantidade de ouro na Terra, aliás 29 vezes mais,  só que não é economicamente viável extraí-lo (ou por estar espalhado demais, ou por estar espalhado e profundo demais, etc). 



Passos a seguir:
1
Segundo os cientistas, a porcentagem de ouro puro, como elemento, no Planeta Terra e contando a água do mar é de:

0.0000005% em peso

2
Se o cálculo da massa da Terra é de:

5.976 X10^24 quilogramas (multiplicado por 10 à 24ª potência)

3
Obtemos que o cálculo da massa total de ouro puro na Terra é de:

29.88 X10^15 quilogramas

4
Que equivale a:

29,880'000,000'000,000.00 Quilogramas

5
Que é o mesmo que:

29.88 bilhões de toneladas de ouro!

6
Você acha muito ou pouco ouro?



https://educacao.umcomo.com.br/artigo/quanto-ouro-existe-no-mundo-9610.html


« Última modificação: 29 de Agosto de 2019, 13:05:26 por JJ »

Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.712
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re:Devemos Internacionalizar a Amazônia?
« Resposta #83 Online: 29 de Agosto de 2019, 13:06:15 »
Por 1 bilhão de toneladas de ouro.



Em relação ao ouro já extraído da Terra a quantidade não chega nem perto disso:

Quanto ouro existe no mundo?

Com informações da BBC - 01/04/2013


Quanto ouro existe no mundo?

Quanto ao ouro embaixo da terra, as estimativas são ainda mais difíceis de fazer.

 
Caixa forte

Se um supervilão quisesse roubar todo o estoque de ouro do mundo, escondê-lo não seria tão difícil como se poderia supor.

Cálculos anteriores, como o citado recentemente pelo megainvestidor americano Warren Buffet, sugerem que o ouro no mundo poderia caber em uma sala de 20 m de cada lado.

Os cálculos obviamente não consideram o ouro ainda embaixo da terra, mas apenas o que foi explorado e hoje está fundido em barras, em joias ou cobrindo antigos monumentos mundo afora.

Buffet não mencionou qual seria a altura do tal cubo dourado, mas os números da pesquisa anual sobre ouro da consultoria Thomson Reuters nos dão uma estimativa mais precisa.

Seriam 171,3 mil toneladas de ouro no mundo - ou seja, caberiam em uma sala quadrada com paredes de 20,7 metros de comprimento e 9,8 metros de altura.

Pouco ouro

Mas este está longe de ser um número definitivo: as estimativas sobre quanto ouro já foi explorado variam bastante, vão de 155 mil toneladas a 2,5 milhões de toneladas.

Os números são conflitantes porque o ouro vem sendo explorado há cerca de 6 mil anos, diz o historiador Timothy Green.

As primeiras moedas de ouro foram cunhadas em 550 A.C. pelo rei Creso, da Lídia, que ficava no que é hoje o sul da Turquia. Não demorou muito para que elas fossem aceitas por mercadores do Mediterrâneo.

A Thomson Reuters calcula que até 1492, ano em que Colombo aportou na América, cerca de 12,8 mil toneladas de ouro já haviam sido extraídas.

O investidor James Turk, especialista na comercialização de ouro, diz que os números são superestimados.

Ele diz que até a Idade Média as técnicas de mineração eram muito primitivas e calcula em 297 toneladas o montante explorado até a viagem de Colombo.

Turk, fundador da Gold Money, empresa que comercializa o metal, estima que haja hoje no mundo 155,2 mil toneladas - 10% a menos do que o calculado pela Thompson Reuters, uma diferença que vale US$ 950 bilhões.

Muito ouro

Jan Skoyles, da Real Asset Company discorda e diz que os números são subestimados.

"Só na tumba de Tutancâmon, o seu esquife pesa 1,5 tonelada de ouro. Imagine então o ouro de outras tumbas que foram saqueadas", argumenta. Moeda de ouro. BBC

O ouro tornou-se rapidamente a principal moeda de troca durante a Antiguidade

Skoyles diz ainda que os cálculos totais são equivocados e diz que a China, por exemplo, nunca deixou claro quanto de ouro possui.

Em países como a Colômbia, "há muita mineração ilegal", diz.

O Gold Standard Institute, por sua vez, fala em 2,5 milhões de toneladas. Mas a instituição reconhece que os cálculos se baseiam em indícios frágeis e são de alguma forma especulativos.

Quanto ao ouro embaixo da terra, as estimativas são ainda mais difíceis de fazer.

Mas o Serviço Geológico dos Estados Unidos se arrisca com uma cifra bem precisa, de cerca de 52 mil toneladas de ouro ainda por serem exploradas.


Reciclagem do ouro

Até hoje, a maior parte do ouro já extraído da terra vem sendo reciclado - peças fundidas e ganhando novo uso.

"Todo o ouro já extraído ainda existe. Isso significa que se você tem um relógio de ouro, parte desse ouro pode ter sido extraído pelos romanos há 2 mil anos", diz James Turk.

Mas não será assim no futuro. Hoje parte do ouro explorado vai para a indústria de tecnologia, usado em circuitos e chips.

Segundo o Serviço Geológica da Grã-Bretanha, essa demanda representa 12% da atual produção mundial.

Como são quantidades muito pequenas usadas em cada equipamento, esse ouro já não será reciclado. Ou seja, pela primeira vez na história estamos "consumindo" e não apenas usando e estocando o ouro.

https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=quanto-ouro-existe-no-mundo&id=020175130401#.XWgArShKiUk
Eu já estava a par desses dados e informações. Foi só zuação. Mas eu venderia minha parte ideal por dez quilos de ouro à vista mais o correspondente ao que compra hoje um quilo de ouro por mês vitaliciamente mais plano de saúde ilimitado.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re:Devemos Internacionalizar a Amazônia?
« Resposta #84 Online: 29 de Agosto de 2019, 13:08:30 »
Eu já estava a par desses dados e informações. Foi só zuação. Mas eu venderia minha parte ideal por dez quilos de ouro à vista mais o correspondente ao que compra hoje um quilo de ouro por mês vitaliciamente mais plano de saúde ilimitado.


Eu já imaginava que tivesse sido, mas, de qualquer forma eu quis aproveitar o gancho da zoação    :hihi:

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!