Autor Tópico: Devemos Internacionalizar a Amazônia?  (Lida 8455 vezes)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
Re: Devemos Internacionalizar a Amazônia?
« Resposta #25 Online: 04 de Abril de 2007, 15:19:46 »
Vcs acham que outros países permitiriam a entrada de estrangeiros em seus territórios a titulo de proteção ambiental?

Claro, por que não?

Alguém já fez isso?

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 04 de Abril de 2007, 15:58:12 »
Dr Manhattan, segue abaixo, um trecho de matéria publicada no site www.reservaer.com.br sobre esse assunto,de autoria do General Carlos de Meira Mattos:

""...é antiga a idéia de internacionalização da Amazonia...  ...revestido de teses pseudo-cientificos ou sócio-humanitárias, usadas para ocultar seu verdadeiro objetivo politico ou economico...""

As ONG são associações civis, internacionais ou nacionais , que proclamam fins humanitários ou científicos tais como direitos humanos, defesa ambiental , combate às desigualdades sociais , preservação de comunidades indígenas, combate a atividades belicistas e outros.

O articulista Sorman, do jornal francês “Le Monde” (25-4-01) calculava em 32.000 o número de ONG espalhadas pelo mundo. Comenta o jornalista: “Ninguém fiscaliza suas fontes de financiamento, ninguém verifica a autenticidade da boa causa a que se propõem, ninguém controla suas despesas. Na sua quase totalidade estão subordinadas a assembléias fantasmas (de personalidades honradas), mas administradas efetivamente por minorias vinculadas a outros interesses”.

A tese central das ONG internacionais que atuam no norte do Brasil sintetiza-se na expressão “Amazônia patrimônio da Humanidade”. Alegam que se trata de uma imensa regiâo de natureza tropical cuja floresta deve ser preservada visando a sobrevivência da Humanidade, justificam sua tese acusando os estados nacionais, principalmente o Brasil de responsáveis pela destruição da natureza amazônica

Destacam-se entre as ONG atuantes na Amazônia : a inglesa “Survival International !” também conhecida como “Casa de Windsor” (dado à sua estreita ligação com a coroa inglesa), cuja infiltração na região data dos anos 60 ; a “ European Working Group on Amazon (EWGA)”- o Conselho Mundial de Igrejas , reunindo Igrejas protestantes da Europa e Estados Unidos ; a União Internacional para a Conservação da Natureza ( UICN) ; e o Conselho Indigenista Missionário(CIMI) sediado na Suíça

A tese mais presente, hoje , é a da “Amazônia patrimônio da humanidade”, devendo ser administrada por autoridade internacional , única capaz de garantir a sobrevivência futura de vida no Planeta. Oferecem aos paises donos do território amazônico o consolo de uma soberania partilhada.

A propaganda e as pressões internacionais a favor desta absurda tese de internacionalização vêm revestidas das falácias pseudo-científicas: Amazônia pulmão do mundo; queimadas da floresta responsáveis principais pela emissão de dióxido de carbono e conseqüente envenenamento da atmosfera ( duas acusações já cientificamente destruidas ). Amazônia, último espaço de natureza e da vida selvagem a ser preservada ( preferida dos antropólogos , ambientalistas e indigenistas ) .

Segundo a proposta do Sr Lamy, em fórum internacional, nossa floresta amazônica deve passar a ser administrada por uma autoridade internacional a ser criada..."""

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 04 de Abril de 2007, 16:02:23 »
""Segundo a proposta do Sr Lamy, em fórum internacional, nossa floresta amazônica deve passar a ser administrada por uma autoridade internacional a ser criada.""

Acho que por baixo dessa preocupação toda com ecologia , existe muito interesse  economico escondido.
« Última modificação: 04 de Abril de 2007, 16:14:05 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #28 Online: 04 de Abril de 2007, 16:40:41 »
A tese central das ONG internacionais que atuam no norte do Brasil sintetiza-se na expressão “Amazônia patrimônio da Humanidade”. Alegam que se trata de uma imensa regiâo de natureza tropical cuja floresta deve ser preservada visando a sobrevivência da Humanidade, justificam sua tese acusando os estados nacionais, principalmente o Brasil de responsáveis pela destruição da natureza amazônica.
O autor do texto cita a fonte para a afirmação acima?

Amazônia, último espaço de natureza e da vida selvagem a ser preservada ( preferida dos antropólogos , ambientalistas e indigenistas ) .
Procuro estar sempre informado sobre as outras áreas da ciência, através de revistas e jornais científicos, e não lembro de ter
visto nenhum antropólogo ou ambientalista ter afirmado isso recentemente.

Outra coisa: um ecologista qualquer pode fazer a proposta que ele quiser.
ONGs não tem o poder político para levar a cabo uma proposta como essa. Isso teria que ocorrer a nível de governos. A mim isso
parece mais paranóia e teoria conspiratória, se você não se importar com o meu... ceticismo :).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 04 de Abril de 2007, 22:46:02 »
O autor não cita a fonte, mas o texto está na integra no site do Reservaer.

Vc pode não ter visto um ambientalista comentar isso, mas acredito que um General não faria uma afirmação dessas sem uma base que as confirme.

Uma ONG pode realmente não ter poder politico para levar a cabo uma proposta dessas, mas o que justifica tanto interesse e dinheiro gasto nisso?

Teoria conspiratória e paranóia?Não acho que simplesmente desconfiar da "bondade" de gente que vem dar palpite aqui depois de ter devastado as florestas do próprio país em vive seja algo condenável...

Será que na Inglaterra e EUA não existem áreas com problemas de devastação ambiental?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #30 Online: 05 de Abril de 2007, 02:22:10 »
Vcs acham que outros países permitiriam a entrada de estrangeiros em seus territórios a titulo de proteção ambiental?

Claro, por que não?

Alguém já fez isso?

Não que eu saiba.  Aliás, nunca ouvi falar de internacionalizarem região alguma.  Mas qual é o seu ponto?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 05 de Abril de 2007, 02:29:23 »
jerusalém, acho que era o plano, dantas. internacionalizar, colocar sob a guarda da onu.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #32 Online: 05 de Abril de 2007, 02:30:15 »
Boa idéia, por sinal.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Danieli

• Visitante
« Resposta #33 Online: 05 de Abril de 2007, 02:34:36 »
jerusalém, acho que era o plano, dantas. internacionalizar, colocar sob a guarda da onu.

Seria uma boa idéia, mas duvido que daria certo.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 05 de Abril de 2007, 11:39:42 »

Ainda prefiro a minha idéia: evacuar a cidade e jogar uma bomba atômica. Os arqueólogos iam chiar. :hihi:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 05 de Abril de 2007, 11:59:33 »
O autor não cita a fonte, mas o texto está na integra no site do Reservaer.

Vc pode não ter visto um ambientalista comentar isso, mas acredito que um General não faria uma afirmação dessas sem uma base que as confirme.
Levando em conta o grau de paranóia que já percebi em certos militares aposentados, tenho que discordar de você.

Uma ONG pode realmente não ter poder politico para levar a cabo uma proposta dessas, mas o que justifica tanto interesse e dinheiro gasto nisso?
Preservação do ambiente? :) Até onde sei, existe muita gente com dinheiro que faz doações para programas de preservação.
Não estou dizendo que você esteja errado, e até acredito que certas ONGs possuem motivos escusos, mas não acho que devemos
generalizar.

Teoria conspiratória e paranóia?Não acho que simplesmente desconfiar da "bondade" de gente que vem dar palpite aqui depois de ter devastado as florestas do próprio país em vive seja algo condenável…
Você tem o direito de desconfiar do que quiser, mas sua lógica é furada. Você diz: "eles devastaram as florestas deles, logo, eles
vieram aqui para devastar a nossa." Um deles poderia responder: "devastamos nossas florestas e aprendemos com os nossos erros,
logo, viemos aqui para proteger a sua floresta."

Eu prefiro dizer: "Seus ancestrais devastaram as suas florestas, e agora eles, que não podem ser responsabilizados pelo que seus
ancestrais fizeram, alegam querer protejer a nossa."

Será que na Inglaterra e EUA não existem áreas com problemas de devastação ambiental?
Existem sim, e como! Não sei nem se ainda existe algo a ser preservado na Inglaterra. Provavelmente na Escócia.
Mas isso é irrelevante, você não percebe? Saiba que existem entidades que promovem a preservação do ambiente nesses
países. A meu ver, o problema não é a atuação dessas entidades estrangeiras no Brasil, mas a visão muitas vezes excessivamente
romântica e distorcida que os ativistas têm da amazônia e de outras florestas.

Alan Watts

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 05 de Abril de 2007, 12:06:43 »

Claro, por que não?

Alguém já fez isso?

Não que eu saiba.  Aliás, nunca ouvi falar de internacionalizarem região alguma.  Mas qual é o seu ponto?

Meu ponto é:Qual o interesse em internacionalizar parte do território Brasileiro, se não permitem parte de seus próprios territórios tb sejam internacionalizados?

Será que danos ambientais só existem no Brasil?Por que pelo que sei , isso existe nas florestas do mundo todo, inclusive nos chamados países de primeiro mundo.

Só por preocupação ambiental? E então por qual motivo os Americanos não aceitaram reduzir as emissões de carbono?

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 05 de Abril de 2007, 12:08:31 »

Ainda prefiro a minha idéia: evacuar a cidade e jogar uma bomba atômica. Os arqueólogos iam chiar. :hihi:
Dr Manhattan, enfim nós concordamos em algo!E por mim podem incluir o Vaticano e o Distrito Federal como alvo secundários.
« Última modificação: 05 de Abril de 2007, 12:11:20 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #38 Online: 05 de Abril de 2007, 12:12:01 »
Meu ponto é:Qual o interesse em internacionalizar parte do território Brasileiro, se não permitem parte de seus próprios territórios tb sejam internacionalizados?

Estamos falando de interesse ou de simetria?

Os interesses são razoavelmente óbvios - preservação ecológica, interesses políticos e comerciais.

Acho que você está querendo é protestar quanto à justiça ou simetria de confiar "nosso" território a mãos "estrangeiras", não?

Será que danos ambientais só existem no Brasil? Por que pelo que sei , isso existe nas florestas do mundo todo, inclusive nos chamados países de primeiro mundo.

Verdade, mas pouco relevante.  Não é porque já estamos aqui que somos mais sábios ou mais qualificados do que ninguém.

Só por preocupação ambiental? E então por qual motivo os Americanos não aceitaram reduzir as emissões de carbono?

Essa é, claramente, outra questão.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 05 de Abril de 2007, 12:17:48 »
""Você tem o direito de desconfiar do que quiser, mas sua lógica é furada. Você diz: "eles devastaram as florestas deles, logo, eles
vieram aqui para devastar a nossa." Um deles poderia responder: "devastamos nossas florestas e aprendemos com os nossos erros,
logo, viemos aqui para proteger a sua floresta.""

Vc tem como garantir que  a intenção deles é puramente  preservar?Eu nunca disse que eles tem intenção de vir aqui devastar nada.Quem fiscalizaria a atuação dessas ONGs dentro da floresta?

Só que estou tão cansado de ouvir escandalos envolvendo ONGS , que acho perfeitamente  aceitavel  desconfiar  dessa gente bondosa que  movimenta verbas públicas... 

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #40 Online: 05 de Abril de 2007, 12:20:01 »
""Você tem o direito de desconfiar do que quiser, mas sua lógica é furada. Você diz: "eles devastaram as florestas deles, logo, eles

Vc tem como garantir que  a intenção deles é puramente  preservar?Eu nunca disse que eles tem intenção de vir aqui devastar nada.Quem fiscalizaria a atuação dessas ONGs dentro da floresta?

Que garantia e fiscalização nós próprios temos hoje?  Atenção internacional pode ser exatamente o que se precisa para dar mais seriedade ao tratamento da questão.

Só que estou tão cansado de ouvir escandalos envolvendo ONGS , que acho perfeitamente aceitável  desconfiar  dessa gente bondosa que  movimenta verbas públicas… 

Concordo, é mesmo perfeitamente aceitável.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 05 de Abril de 2007, 12:31:10 »

Que garantia e fiscalização nós próprios temos hoje?  Atenção internacional pode ser exatamente o que se precisa para dar mais seriedade ao tratamento da questão.

Só que estou tão cansado de ouvir escandalos envolvendo ONGS , que acho perfeitamente aceitável  desconfiar  dessa gente bondosa que  movimenta verbas públicas… 

Concordo, é mesmo perfeitamente aceitável.

Um país que perdoa dividas no exterior, que libera verbas para construirem um metrô em Caracas, manda dinheiro para transporte público em Cuba, deve ter dinheiro para formar uma policia florestal,se os politicos brasileiros aceitam doações de campanha de madeireiras e depois arrotam que  precisam do ONGS estrangeirras aqui dentro para ajudar na preservação, pode acreditar...tem algo errado nisso tudo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #42 Online: 05 de Abril de 2007, 12:51:47 »
Um país que perdoa dividas no exterior, que libera verbas para construirem um metrô em Caracas, manda dinheiro para transporte público em Cuba, deve ter dinheiro para formar uma policia florestal, se os politicos brasileiros aceitam doações de campanha de madeireiras e depois arrotam que  precisam do ONGS estrangeiras aqui dentro para ajudar na preservação, pode acreditar…tem algo errado nisso tudo.

Certamente há muito de errado e mais ainda de questionável.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #43 Online: 05 de Abril de 2007, 13:00:44 »
Mas sabe... Esta história de internacionalizar uma região para o bem da humanidade, no caso a floresta, é uma idéia que tem muitas consequências... Por que digamos que isso ocorresse, o que impediria de criarmos por exemplo, uma enorme área destinada ao cultivo de alimentos, unicamente para alimentar quem passa fome no mundo? Lembrando que isso nem mesmo afetaria os mercados, por que os miseráveis mesmo nem pariticipam deste, não compram nada.

Temos produção excedente no mundo e mesmo assim há muita gente passando fome. Em tese, não seria sensato internacionalizar grandes áreas subutilizadas e criar áreas de "Social Plantations"?

É o mesmo que internacionalziar a Amazônia ao meu ver, afinal, é prol do coletivo...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #44 Online: 05 de Abril de 2007, 13:15:33 »
Mas sabe… Esta história de internacionalizar uma região para o bem da humanidade, no caso a floresta, é uma idéia que tem muitas consequências… Por que digamos que isso ocorresse, o que impediria de criarmos por exemplo, uma enorme área destinada ao cultivo de alimentos, unicamente para alimentar quem passa fome no mundo? Lembrando que isso nem mesmo afetaria os mercados, por que os miseráveis mesmo nem participam deste, não compram nada.

Não afetaria mesmo?  Acho difícil ter essa certeza toda.  Cultivar alimentos tende a ter impacto significativo nas regiões vizinhas.

Temos produção excedente no mundo e mesmo assim há muita gente passando fome. Em tese, não seria sensato internacionalizar grandes áreas subutilizadas e criar áreas de "Social Plantations"?

Seria.  Mas como você mesmo diz, o gargalo não é a quantidade de alimentos existente.  Os desafios verdadeiros ficam em outras áreas, relacionadas à política e à economia.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 05 de Abril de 2007, 13:22:39 »
Mas sabe… Esta história de internacionalizar uma região para o bem da humanidade, no caso a floresta, é uma idéia que tem muitas consequências… Por que digamos que isso ocorresse, o que impediria de criarmos por exemplo, uma enorme área destinada ao cultivo de alimentos, unicamente para alimentar quem passa fome no mundo? Lembrando que isso nem mesmo afetaria os mercados, por que os miseráveis mesmo nem participam deste, não compram nada.

Não afetaria mesmo?  Acho difícil ter essa certeza toda.  Cultivar alimentos tende a ter impacto significativo nas regiões vizinhas.

Seria.  Mas como você mesmo diz, o gargalo não é a quantidade de alimentos existente.  Os desafios verdadeiros ficam em outras áreas, relacionadas à política e à economia.

Afetaria Luis, mas não de forma muito significativa, afinal, pensando de forma "social" o impacto seria pequeno demais em relação ao benefício para a humanidade.

Seu argumento vale para a preservação da floresta, não só uma questão ambiental, afinal ocorre desmatamento em razão de uma situação econômica e também poítica.
"Os desafios verdadeiros ficam em outras áreas, relacionadas à política e à economia".

Viu como as consequências de algo assim avançariam muito? Seria um novo paradigma para muita coisa no mundo.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #46 Online: 05 de Abril de 2007, 13:29:36 »
Afetaria Luis, mas não de forma muito significativa, afinal, pensando de forma "social" o impacto seria pequeno demais em relação ao benefício para a humanidade.

Acho arriscado confiar em que os comerciantes e agropecuaristas das regiões vizinhas sejam tão decisivamente motivados pelo benefício para a humanidade.  Alguns deles, talvez a imensa maioria, pode não ter os meios de subsistir em um cenário desses.

Seu argumento vale para a preservação da floresta, não só uma questão ambiental, afinal ocorre desmatamento em razão de uma situação econômica e também política.
"Os desafios verdadeiros ficam em outras áreas, relacionadas à política e à economia".

Viu como as consequências de algo assim avançariam muito? Seria um novo paradigma para muita coisa no mundo.

E necessário.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 05 de Abril de 2007, 15:10:31 »

Acho arriscado confiar em que os comerciantes e agropecuaristas das regiões vizinhas sejam tão decisivamente motivados pelo benefício para a humanidade.  Alguns deles, talvez a imensa maioria, pode não ter os meios de subsistir em um cenário desses.

Seu argumento vale para a preservação da floresta, não só uma questão ambiental, afinal ocorre desmatamento em razão de uma situação econômica e também política.

E necessário.

Pode ser necessário, o que só estou querendo dizer é que da mesma forma como você argumenta demonstrando os possíveis problemas na implantação das áreas de "social plantation", estes argumentos são os mesmos no que tange a implantação de uma Amazonia Internacional.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 05 de Abril de 2007, 19:35:01 »
Vamos supor o seguinte... a Amazonia não é só o que existe dentro do território Brasileiro, esse controle  externo serviria tb para os países vizinhos?Como  convencer os vizinhos a aceitarem esse controle?

No caso de se descobrir um campo petrolifero gigante nessa área(Enorme mesmo, de fazer inveja a Sauditas), o pessoal  que quer a internacionalização da área, iria mesmo continuar  se preocupando com Mico Leão Dourado, ou iria mandar a pá?

É uma coisa a se pensar, porque  a preocupação ecológica deles tb acaba  no posto de gasolina...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 05 de Abril de 2007, 20:27:37 »
olha, acho que no mundo ninguém mais cogita seriamente a internacionalização da amazônia senão brasileiros desocupados.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!