Não, o nome disso não é Capitalismo. É burrice mesmo…
Pode ser. Mas tenho em mente que o capitalismo tende a gerar mais individualidade do que qualquer outra idéia de representação econômica. Visto que é baseado em somente uma visão; lucro. A geração do lucro é o que importa no capitalismo, e eu acho que aí é que mora o problema. Pessoas(Nações) criam guerram para lucrar, sabia?
São capitalistas e pelo o que me consta, são bem inteligentes, não possuindo nada de burros.
Não é culpa do martelo que queiram usá-lo para firmar parafusos.
Como então, com bases no sistema capitalista podemos resolver um dos maiores problemas do nosso mundo?. A fome.
(Poderia citar um problema aqui em nosso país mesmo, mas preferiria ler sua opinião de um contexto mais mundano do que restrito à nosso país)
Se você quer um poder manipulador "do bem" que direciona as massas para que tenham empregos e vejam programas de TV que cultivam livre-pensamento, para mim isso parece apologia ao despotismo esclarecido.
Desculpa Luiz, mas isso é paranóia. Querer resolver os problemas, trazendo soluções para tais, não quer dizer que eu seja despotista. Isso é invalidar completamente todo e qualquer ato de bondade que eu queira e possa ter. Assim, pra mim, você parece se encaixar em uma idéia única que somente o capitalismo é viável para que possamos encontrar uma forma para resolver o problema. Criticar o sistema e as pessoas nas quais nele estão inseridas não é tão ruim e malévolo assim, acho que você tenta colocar o capitalismo em uma única posição viável para tudo, o que não é verdade.
Anarquismo também é uma idéia que considero ingênua; as verdadeiras mudanças precisam de base firme para vingar. Isso não vem de uma hora para a outra, muito menos sem saber onde se quer chegar.
Me diga, por favor, com suas palavras, o que é realmente o Neo-anarquismo pra você.
Abraços.