Demonstre a associação supostamente depreciativa sendo denominada preconceito.
"Homosexuais são nojentos" é uma afirmação preconceituosa.
"Homosexuais são admiráveis" é um elogio.
Repare que eu apenas troquei o adjetivo e a frase continua exatamente a mesma.
Você já viu alguém sendo acusado de preconceituoso pela segunda frase ? Elogiar pode...mas não depreciar. Não é um conceito meio difuso ?
E preconceito pra você é o que? Apenas agressão física e verbal? Está bem caracterizado socialmente o preconceito hossexual (conhecimento).
Não somente para mim, para o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, preconceito é:
■ substantivo masculino
1 qualquer opinião ou sentimento, quer favorável quer desfavorável, concebido sem exame crítico
1.1 idéia, opinião ou sentimento desfavorável formado a priori, sem maior conhecimento, ponderação ou razão
Se eu tenho uma opinião formada a posteriori e conhecimento ponderado sobre o objeto alvo da minha repulsa, logo não se pode falar em pre-conceito. Se eu sei o que é homosexualismo, posso perfeitamente ter repulsa a isto sem ser preconceituoso.
Agressão física ou verbal vão além do simples preconceito. São coisas distintas.
Quer dizer que se eu apenas trocar o substantivo de "nojo" para "admiração" acaba o preconceito ?
Falácia da pressuposição. A questão semântica abordada foi por escrever nojo a homossexualidade quanto o que se queria dizer era nojo a relação homossexual.
Já foi respondido acima.
Nojo à homosexualidade ou à relação homosexual é a mesma coisa, pois para ser considerado homosexual é necessário praticar sexo com alguém do mesmo gênero. Qualquer coisa que eu afirme ( elogio ou crítica ) a respeito, se aplica a ambas automaticamente.
Não sei onde está a falácia.
Por que posso ter nojo de cebolas e não de homosexuais ? Só porque as cebolas não têm um Grupo de Apoio e Defesa das Cebolas, Transgênicos e Hortaliças Simpatizantes para defendê-las e me processar ?

Se analisarmos com cuidado, veremos que isto não é simplesmente uma questão de semântica, mas de valores.
Não é de valores, nem de semântica, é de falta de atenção na leitura do texto e consequentemente má interpletação.
Concordo com você que o problema é de má interpretação aqui. Mas insisto que existe uma questão de valores envolvidos também.
Repito...por que o preconceito depende do tipo de adjetivo usado ? Isto para mim é uma incoerência, pois fica à mercê dos valores individuais de cada um o que é politicamente correto ou não.
Isto me lembrou o texto sobre o Relativismo do Dante.
Concordo plenamente. Vemos aí que os valores são os mesmos.
Que bom ! Me identifico bastante com os teus posts. O fato de termos algumas pequenas diferenças não nos coloca em lados opostos, mas sim ajuda a clarear minhas idéias e evoluir. Por enquanto, mantenho a minha posição inicial, mas permaneço aberto a mudá-la se se sentir convencido.

Senão me engano o fato de ele sair na rua usando uma suástica é crime e caracteriza a apologia, pois está incitando a discriminação.
Me parece que sim. Ao menos em Israel, Alemanha e outros países da Europa.
A suástica para os hindus é um sinal de sorte ( boa sorte no sentido horário e má sorte no sentido anti-horário ) e está presente em quase todos os templos da Índia e Nepal.
Mas esta é uma questão legalista restrita à legislações e culturas locais. Eu prefiro manter a discussão no campo da filosofia e da ética universal.
Eu apenas quis ilustrar com este exemplo que defendo o direito das pessoas amarem ou odiarem o que quiserem, desde que não agrida a integridade física ou moral de terceiros.
Se um skin head entrar com uma suástica dentro de uma sinagoga, evidentemente que está agredindo as pessoas. Mas se ele, dentro de um chat de internet como este que discute o nazismo ou o sionismo, democraticamente manifestar a sua opinião anti-semita, não vejo porque não possa fazê-lo.
Fobias e preconceitos são coisas distintas. E todos temos de alguma forma, em maior ou menor grau. Não são condenáveis nem defensáveis. Mas ambos devem ser respeitados, na minha opinião.
As fobias são as causas do preconceito, e justamente por serem irracinais e instintivas. Não concordo em respeitar o preconceito, pois o preconceito é uma forma de desrespeito.
Quero deixar muito claro aqui que não defendo qualquer tipo de preconceito, discriminação ou difamação a categorias ou indivíduos específicos.
Estou debatendo no campo das idéias, sem personalizar nem levar para o lado emocional. É compreensível que algum homosexual, judeu ou alvo dos exemplos citados possa se sentir ofendido, mas é óbvio que não existe esta intenção. Poderíamos muito bem trocar homosexuais por heterosexuais, travestis, jacarés, chineses, políticos, ou qualquer outra coisa....a essência é a mesma.
Eu defendo o direito de quem for poder ter seu julgamento de valores individual e ainda, que possa expressá-lo de maneira pacífica e democrática. Se vai soar politicamente incorreto é outra questão. Para mim a liberdade de expressão é inabalável.
Sem contar que o fato de condenarmos alguém simplesmente por ter determinada opinião não muda absolutamente nada a realidade. A pessoa vai continuar achando o mesmo, só que de maneira reprimida ou indiretamente. Combater idéias ruins como o nazismo é uma coisa...reprimir o direito de quem simpatiza com idéias ruins é outra.
O homosexual têm tando direito de se expressar livremente quanto o homófobo, desde que ambos permaneçam no campo das idéias.
É isso ái !

Abraço