Autor Tópico: Liberdade de trabalho  (Lida 10228 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

ukrainian

  • Visitante
Liberdade de trabalho
« Online: 11 de Março de 2007, 11:51:23 »
Os liberais insistem em afirmar que no modo de produção capitalista o trabalho é livre. Ora, se fosse livre, as pessoas teriam a liberdade de escolher quanto, quando, onde e o quê desejam produzir. Mas sabemos que esses quatro fatores hoje são decididos por aquele que detém o capital, o empresário capitalista. Qual a liberdade em ter que cumprir um contrato que obriga o trabalhador a comparecer 40 (às vezes, 50 ou mais) horas semanais em uma localidade muitas vezes longe de sua moradia, para produzir uma quantidade e uma mercadoria/serviço que não escolheu produzir? Qual a liberdade em não se poder escolher trabalhar apenas x horas por semana, produzir x quantidade de x mercadorias, enfim, não poder determinar todas essas variáveis x? O trabalho capitalista é forçado. Vemos hoje empresários capitalistas atribuindo cada vez menos pessoas para um trabalho que poderia ser dividido por 10 ou mais. Pergunto aos liberais: Qual o mecanismo no modo de produção capitalista que garante a liberdade de trabalho ao indivíduo?

« Última modificação: 11 de Março de 2007, 11:56:39 por Украи́нский »

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: Liberdade de trabalho
« Resposta #1 Online: 11 de Março de 2007, 16:54:57 »
Então em um país socialista eu posso escolher ganhar 20.000 reais para fazer uma caixa de fósforos por mês?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Nightstalker

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.354
  • Sexo: Masculino
  • Suae quisque fortunae faber est
Re: Liberdade de trabalho
« Resposta #2 Online: 11 de Março de 2007, 19:36:57 »
É, a máxima: "O socialismo é uma variante da preguiça" se comprova mais a cada que se passa.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Liberdade de trabalho
« Resposta #3 Online: 11 de Março de 2007, 19:40:45 »
Sou obrigado a concordar... não adianta falar que não há liberdade de trabalho "no Capitalismo" se todas as alternativas são ficção.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

ukrainian

  • Visitante
Re: Liberdade de trabalho
« Resposta #4 Online: 11 de Março de 2007, 19:42:32 »
Ninguém?

Offline Herf

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.380
Re: Liberdade de trabalho
« Resposta #5 Online: 12 de Março de 2007, 15:33:15 »
Ninguém?

Como assim ninguém? Esta me parece uma boa pergunta:

Então em um país socialista eu posso escolher ganhar 20.000 reais para fazer uma caixa de fósforos por mês?

Offline Fred

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 657
  • Sexo: Masculino
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
Re: Liberdade de trabalho
« Resposta #6 Online: 12 de Março de 2007, 17:10:27 »
Ninguém é obrigado a nada. Trabalha quem quer, onde quiser e para ganhar o quanto puder em troca da sua competência.

Para o trabalhador escolher o que quer produzir e em que quantidade, sugiro que ele monte o seu próprio negócio ou vá trabalhar na sua lavoura. Seria muito curioso um empregador deixar tudo isto a critério do empregado, não ? E que tal em contrapartida o empresário decidir no último dia do mês quanto é que ele vai pagar ao seu funcionário pelo que ele fez ?

"Qual o mecanismo no modo de produção capitalista que garante a liberdade de trabalho ao indivíduo?"
O que é para você "liberdade de trabalho" ? Escolher onde trabalhar, quantas horas, o que produzir e quanto ganhar no fim do mês ?
Se for isto, qualquer um pode escolher, desde que tenha capacidade para tanto. Se é fácil é outra questão. Se todo mundo pudesse escolher, seria Diretor da Playboy, trabalharia 4 horas por dia e ganharia 30 mil por mês para escolher a próxima capa da revista.

E aí, quem vai quere varrer o chão e servir o cafezinho para os camaradas ? Quem vai lustrar as botas do Fidel ?

Se o capitalismo fosse tão cruel assim, as pessoas tentariam fugir dos EUA nadando até Cuba em cima de um pneu de caminhão, não acha ? Se o comunismo fosse tão bom, todo mundo estaria tentando pular a muralha da China para ser operário por lá e ganhar US$30 ao mês, eu acho...
 :lol:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Eriol

  • Visitante
Re: Liberdade de trabalho
« Resposta #7 Online: 12 de Março de 2007, 17:23:37 »
é um atrás do outro...

a) muitos não tem "sua lavoura", como deve saber a distribuição de terra é tudo menos justa no mundo... e não foi pra quem tinha "mérito", foi de pai pra filho mesmo.

b) Pode haver sim liberdade de escolha, em uma sociedade onde se trabalhe para viver bem, não para consumir. Um exemplo teórico excelente é "Walden 2" de Skinner.

c) O argumento de Cuba é patético. Quantos cubanos conheces? Quanto países Cuba explora para que seus cidadãos vivam como vivem? Cuba, falta de certas liberdades aparte, é o único pais ecologicamente sustentável do mundo, ninguém passa fome e todos tem acesso à uma educação de qualidade. Falo respaldado por número da UNESCO e WWF. O Brasil viola mais direitos humanos que Cuba, não faz falta pensar nos EUA, torturadores, pena-de-morte, guerras ilegais, bombardeios à civis, etc, etc...

A "liberdade de oferecer o trabalho" é a liberdade para morrer de fome ou viver com salários insultantes. Escravos eram melhor tratados que assalariados de hoje em dia, como bem diz o personagem de Brando em "Queimada":

Citação de:  Gillo Pontecorvo
Sir William Walker: Gentlemen, let me ask you a question. Now, my metaphor may seem a trifle impertinent, but I think it's very much to the point. Which do you prefer - or should I say, which do you find more convenient - a wife, or one of these mulatto girls? No, no, please don't misunderstand: I am talking strictly in terms of economics. What is the cost of the product? What is the product yield? The product, in this case, being love - uh, purely physical love, since sentiments obviously play no part in economics.
[general laughter]
Sir William Walker: Quite. Now, a wife must be provided with a home, with food, with dresses, with medical attention, etc, etc. You're obliged to keep her a whole lifetime even when she's grown old and perhaps a trifle unproductive. And then, of course, if you have the bad luck to survive her, you have to pay for the funeral!
[general laughter]
Sir William Walker: It's true, isn't it? Gentlemen, I know it's amusing, but those are the facts, aren't they? Now with a prostitute, on the other hand, it's quite a different matter, isn't it? You see, there's no need to lodge her or feed her, certainly no need to dress her or to bury her, thank God. She's yours only when you need her, you pay her only for that service, and you pay her by the hour! Which, gentlemen, is more important - and more convenient: a slave or a paid worker?

Offline Worf

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.272
  • Sexo: Masculino
  • libertas
Re: Liberdade de trabalho
« Resposta #8 Online: 12 de Março de 2007, 17:48:18 »
Queria saber quantos países Luxemburgo, Liechenstein, Suíça, Mônaco, Andorra, Singapura, Bermudas, Hong Kong, Nova Zelândia, dentre outros, "exploram" para que seus cidadãos vivam bem.

Offline Fred

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 657
  • Sexo: Masculino
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
Re: Liberdade de trabalho
« Resposta #9 Online: 12 de Março de 2007, 17:50:35 »

c) O argumento de Cuba é patético. Quantos cubanos conheces? Quanto países Cuba explora para que seus cidadãos vivam como vivem? Cuba, falta de certas liberdades aparte, é o único pais ecologicamente sustentável do mundo, ninguém passa fome e todos tem acesso à uma educação de qualidade. Falo respaldado por número da UNESCO e WWF. O Brasil viola mais direitos humanos que Cuba, não faz falta pensar nos EUA, torturadores, pena-de-morte, guerras ilegais, bombardeios à civis, etc, etc…

É difícil conhecer cubanos fora de Cuba, pois eles não têm a liberdade de deixar o seu país. Para conhecer um cubano é mais fácil ir até Miami. Eu já estive mergulhando em Cuba e não vi muita gente feliz por lá. Realmente ninguém passa fome, tem educação e hospital. Mas ainda assim não é um povo feliz. Em Cuba há fartura de contrabando, prostitutas por todo lado, carros e casa caindo aos pedaços. A Índia é um país muito mais pobre, porém livre...e as pessoas são muito mais felizes e conformadas. Os cubanos de Miami são muito mais felizes que os de Cuba.


Rodrigo, concordo com você quanto ao mundo ser injusto e cruel, mas Cuba certamente não é referência de país bom para se viver. Teorias à parte eu apenas te pergunto uma coisa...por que todo mundo quer sair de lá e não o contrário ? Por que os países capitalistas selvagens precisam conter as massas de imigrantes querendo sofrer as mazelas do liberalismo econômico ? Não seria muito melhor deixar as pessoas escolherem livremente o que querem fazer da sua vida ? É justo um cara ficar décadas no poder sem ter sido eleito e depois "passar" o poder para seu irmão como se fosse uma monarquia ?

Você pode tirar quase tudo de um ser humano, menos a sua liberdade.  :wink:
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Eriol

  • Visitante
Re: Liberdade de trabalho
« Resposta #10 Online: 12 de Março de 2007, 17:57:03 »
Queria saber quantos países Luxemburgo, Liechenstein, Suíça, Mônaco, Andorra, Singapura, Bermudas, Hong Kong, Nova Zelândia, dentre outros, "exploram" para que seus cidadãos vivam bem.

paraísos fiscais e centros de controle regional? Precisa dizer algo mais?

Eriol

  • Visitante
Re: Liberdade de trabalho
« Resposta #11 Online: 12 de Março de 2007, 18:07:06 »

c) O argumento de Cuba é patético. Quantos cubanos conheces? Quanto países Cuba explora para que seus cidadãos vivam como vivem? Cuba, falta de certas liberdades aparte, é o único pais ecologicamente sustentável do mundo, ninguém passa fome e todos tem acesso à uma educação de qualidade. Falo respaldado por número da UNESCO e WWF. O Brasil viola mais direitos humanos que Cuba, não faz falta pensar nos EUA, torturadores, pena-de-morte, guerras ilegais, bombardeios à civis, etc, etc…

É difícil conhecer cubanos fora de Cuba, pois eles não têm a liberdade de deixar o seu país. Para conhecer um cubano é mais fácil ir até Miami. Eu já estive mergulhando em Cuba e não vi muita gente feliz por lá. Realmente ninguém passa fome, tem educação e hospital. Mas ainda assim não é um povo feliz. Em Cuba há fartura de contrabando, prostitutas por todo lado, carros e casa caindo aos pedaços. A Índia é um país muito mais pobre, porém livre…e as pessoas são muito mais felizes e conformadas. Os cubanos de Miami são muito mais felizes que os de Cuba.


Rodrigo, concordo com você quanto ao mundo ser injusto e cruel, mas Cuba certamente não é referência de país bom para se viver. Teorias à parte eu apenas te pergunto uma coisa…por que todo mundo quer sair de lá e não o contrário ? Por que os países capitalistas selvagens precisam conter as massas de imigrantes querendo sofrer as mazelas do liberalismo econômico ? Não seria muito melhor deixar as pessoas escolherem livremente o que querem fazer da sua vida ? É justo um cara ficar décadas no poder sem ter sido eleito e depois "passar" o poder para seu irmão como se fosse uma monarquia ?

Você pode tirar quase tudo de um ser humano, menos a sua liberdade.  :wink:

Miami ("la Gusanera") é o pior lugar possível para conhecer Cubanos. Tente o México ou a Espanha...

Cuba tinha, comparada à outras nações latino-americanas, mais emigração antes de '59. Mexicanos, brasileiros, ingleses vão para os EUA... Mexicanos cavando ou nadando o Rio Grande e logo um enorme campo de fronteira bem-vigiado (barreiras similares aos 50km de mar que os Cubanos cruzam), fogem de quem?

Não sei quando mergulhastes em Cuba, mas é bem sabido que a última década foi um período difícil pra ilha. As coisas estão melhorando gradualmente.

"Felicidade" é uma coisa meio difícil de medir, e numa pesquisa que saiu à pouco na BBC, latino-américa era a zona mais "feliz" do mundo.

E a Índia, francamente, em geral está muito mal

Quanto ao sistema político, não sei bem o que dizer, a Espanha tem como chefe-de-estado um rei. Não impede que o parlamento funcione. (não estou equiparando ambos sistemas, mas Castro {ou seu irmão} não parece o tipo de ditador-dono-de-tudo como Somoza ou Amin, estes impostos pelas "democracias"...). Tenho, ainda assim, impressão de que se se fortalece o movimento progressista no mundo, Cuba poderá reformar seu sistema, tão pressionado pelas potências capitalistas que a querem borrar do mapa.

se acompanha o fórum de política, já deve saber o que eu penso da "liberdade"...

Offline Worf

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.272
  • Sexo: Masculino
  • libertas
Re: Liberdade de trabalho
« Resposta #12 Online: 12 de Março de 2007, 18:30:36 »
Sim, são todos paraísos fiscais que não produzem nada (como se o setor bancário não fosse um tipo de serviço). Singapura, por exemplo, não produz eletrônicos (aposto que não recebeu ajuda de investimentos estrangeiros nisso, pois eles não são explorados); Hong Kong não tem um setor de comércio de commoditties (comprar e vender não deve ser exploração) e um setor financeiro brilhante (não é que o setor financeiro seja favorecido pelo livre-mercado, e por isso se instale lá; pelo contrário, o setor bancário manda o país ter um livre-mercado em primeiro lugar, pra depois aparecer por lá); Nova Zelândia não produz commodities, ninguém trabalha na agricultura, nem no setor de eletrônicos, químicos; o dinheiro impõe o livre-mercado, mas, de forma estranha, não transforma a todos em escravos.

Enfim, eles são ricos porque cobram baixos impostos para quem investe lá (pois o dinheiro passa a ser deles, quando cruza as fronteiras), e não porque recebem investimentos do exterior e fazem um bom trabalho com ele.

Eu me lembro daquele motto comunista: abrir-se ao capital estrangeiro é abrir-se à exploração.

Em alguns desses países há muitas empresas estrangeiras, como no caso de Luxemburgo. Então, eles estão sendo explorados.
A mão-de-obra é nefastamente expoliada ao cuidar do dinheiro roubado dos países pobres. *risada do mr. burns*
Coitados, vivem em um sistema ultra-capitalista. São todos escravos que ganham salários insultantes, como acontece em todos os países ricos.

Eriol

  • Visitante
Re: Liberdade de trabalho
« Resposta #13 Online: 12 de Março de 2007, 18:39:16 »
tá bom Worf, liberalismo é bom.

---

Globalization and its Discontents - J. Stiglitz

(tente ler algo que não seja Von Mises ou Von Hayek)

Offline Worf

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.272
  • Sexo: Masculino
  • libertas
Re: Liberdade de trabalho
« Resposta #14 Online: 12 de Março de 2007, 18:55:31 »
Pegarei na biblioteca. Li rapidamente aqui que ele diz que as diretrizes que o FMI impõe a seus contratantes são nocivas, e eu não posso concordar mais. :D

Raphael

  • Visitante
Re: Liberdade de trabalho
« Resposta #15 Online: 13 de Março de 2007, 03:55:35 »
Citar
Qual o mecanismo no modo de produção capitalista que garante a liberdade de trabalho ao indivíduo?

Ideologia(na visão de Marx)?

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re: Liberdade de trabalho
« Resposta #16 Online: 13 de Março de 2007, 04:33:48 »
tá bom Worf, liberalismo é bom.

---

Globalization and its Discontents - J. Stiglitz

(tente ler algo que não seja Von Mises ou Von Hayek)

vale friedman?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Herf

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.380
Re: Liberdade de trabalho
« Resposta #17 Online: 13 de Março de 2007, 12:31:42 »
a) muitos não tem "sua lavoura", como deve saber a distribuição de terra é tudo menos justa no mundo… e não foi pra quem tinha "mérito", foi de pai pra filho mesmo.

Faz parte do sistema liberal a idéia de que cada um pode fazer o que quiser com o seu dinheiro. Se quiser passar para o filho, passe. Se ele não tiver mérito, perde tudo.

b) Pode haver sim liberdade de escolha, em uma sociedade onde se trabalhe para viver bem, não para consumir. Um exemplo teórico excelente é "Walden 2" de Skinner.

Ou seja, você quer impor o seu modo de "viver bem" aos outros, não é? Tudo o que foge ao seu modo de viver bem é consumismo. Qual o seu conceito de "viver bem"?

Cuba, falta de certas liberdades aparte,

Leia "todas".

www.therealcuba.com

Eriol

  • Visitante
Re: Liberdade de trabalho
« Resposta #18 Online: 13 de Março de 2007, 12:55:14 »
é procedure, é…

viver bem é ter comida, educação, saúde e cultura, e os direitos humanos respeitados, sem causar dano a ninguém e a nada que não seja absolutamente necessário.

(ótimo link! Vou repassar para a ONU, eles não sabem o que estão ignorando!)

---

Bruno, Friedman não passa pela censura  :D

O almoço grátis nos dava a natureza, antes das linhas imaginárias que beneficiam uns poucos...

Offline Herf

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.380
Re: Liberdade de trabalho
« Resposta #19 Online: 13 de Março de 2007, 13:12:51 »
é procedure, é…

viver bem é ter comida, educação, saúde e cultura, e os direitos humanos respeitados, sem causar dano a ninguém e a nada que não seja absolutamente necessário.

Não respondeu nada. Isso só transfere a pergunta: o que é absolutamente necessário? O que é a sua cultura? O que é a sua educação? Quais são os direitos humanos que considera necessários? (a liberdade de opinião e de ir e vir não parece ser um dos seus, não é?)

No final das contas, "só é necessário o que é bom para mim".

Offline Fred

  • Nível 20
  • *
  • Mensagens: 657
  • Sexo: Masculino
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
Re: Liberdade de trabalho
« Resposta #20 Online: 13 de Março de 2007, 13:20:21 »
Um pouco de humor só para descontrair... :hihi:

Uma professora cubana mostra aos alunos um retrato
do presidente Bush, e pergunta à classe:
- De quem é esse retrato? 
Silêncio absoluto.
- Eu vou ajudar vocês um pouquinho. É por culpa
desse senhor que nós estamos passando fome...
- Ah, professora! É que sem a barba e o uniforme
não dava para reconhecer! 

     **********************************

Fidel está fazendo um de seus famosos
discursos:
- E a partir de agora teremos de fazer mais
sacrifícios...
- Trabalharemos o dobro! - diz alguém na multidão. 
- E teremos de entender que haverá menos alimentos...
- Trabalharemos o triplo! - diz a mesma voz.
- E as dificuldades vão aumentar - continua Fidel.
- Trabalharemos o quádruplo!
Aí o Fidel pergunta ao chefe de segurança: 
- Quem é esse sujeito que vai trabalhar tanto?
- O coveiro, mi comandante.
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Eriol

  • Visitante
Re: Liberdade de trabalho
« Resposta #21 Online: 13 de Março de 2007, 14:46:24 »
Não respondeu nada. Isso só transfere a pergunta: o que é absolutamente necessário? O que é a sua cultura? O que é a sua educação? Quais são os direitos humanos que considera necessários? (a liberdade de opinião e de ir e vir não parece ser um dos seus, não é?)

No final das contas, "só é necessário o que é bom para mim".

Cultura? Acesso às artes, em todas suas expressões.
Direitos humanos? Os que estão garantidos na carta fundacional da ONU, esse que te permitem vomitar besteiras num fórum, esses que não cobrem mais da metade dos habitantes do planeta, com liberdade de expressão e tudo.

Você está tão preso à estereótipos que não consegue vislumbrar além da sua própria ignorância.

Fala em "liberdades". Não sabe do que fala. Ateu, mas com uma concepção quase dualista do mundo. Quando falo que aqui tem monte de filhos de deus não é ironia. O que são as necessidades além de impulsos biológicos reprimíveis em sua maioria e vontades criadas por meio do contato social?
« Última modificação: 13 de Março de 2007, 14:48:29 por Rodrigo »

Offline Sr. Alguém

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.067
  • Sexo: Masculino
Re: Liberdade de trabalho
« Resposta #22 Online: 13 de Março de 2007, 20:00:12 »
Um pouco de humor só para descontrair… :hihi:

Uma professora cubana mostra aos alunos um retrato
do presidente Bush, e pergunta à classe:
- De quem é esse retrato?
Silêncio absoluto.
- Eu vou ajudar vocês um pouquinho. É por culpa
desse senhor que nós estamos passando fome…
- Ah, professora! É que sem a barba e o uniforme
não dava para reconhecer!

 **********************************

Fidel está fazendo um de seus famosos
discursos:
- E a partir de agora teremos de fazer mais
sacrifícios…
- Trabalharemos o dobro! - diz alguém na multidão.
- E teremos de entender que haverá menos alimentos…
- Trabalharemos o triplo! - diz a mesma voz.
- E as dificuldades vão aumentar - continua Fidel.
- Trabalharemos o quádruplo!
Aí o Fidel pergunta ao chefe de segurança:
- Quem é esse sujeito que vai trabalhar tanto?
- O coveiro, mi comandante.

:histeria:
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Dodo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.304
Re: Liberdade de trabalho
« Resposta #23 Online: 13 de Março de 2007, 20:59:03 »
Diversas vi nesse fórum discussões: liberais X socialistas ou capitalistas X comunistas, como queiram chamar essas duas correntes de pensamento.
Desde a época do antigo STR, havia o forista Poindexter, ele poderia ser rotulado de conservador de direita devido as suas posições. Era radicalmente contra o aborto, adorava os EUA, era um admirador do Olavo de Carvalho.. etc...Daí surgiu minha maior dúvida e gostaria de ve-la esclarecida:
Quais os valores a serem defendidos pelos conservadores (liberais)?
Quais os valores a serem defendidos pelos socialistas (comunistas)?
Pergunto isso com sinceridade... mas não vou me ofender se ninguém responder, estou acostumado :0p
Da minha parte me considero em um limbo ideológico, não consigo, com as informações que tenho, chegar a um consenso. Expressões como livre mercado .. cem milhões de mortos pelo comunismo... capitalismo selvagem.. exploração de mão de obra.. etc.. me parecem chavões repetidos por um ou outra corrente com o intuito de denegrir a outra.



Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline HSette

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.044
  • Sexo: Masculino
Re: Liberdade de trabalho
« Resposta #24 Online: 13 de Março de 2007, 21:18:09 »
Expressões como livre mercado … cem milhões de mortos pelo comunismo… capitalismo selvagem… exploração de mão de obra… etc… me parecem chavões repetidos por um ou outra corrente com o intuito de denegrir a outra.


É isso aí!  :ok:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!