Enquete

Qual é a maneira que você define o ateísmo? Como o ateísmo é visto por você?

O ateísmo é uma convicção pessoal, se quer saber o que é ateísmo pergunte para um ateu.
9 (22%)
Ateísmo é uma corrente filosófica, uma filosofia em relação a deus, sendo a descrença ou negação de deus.
11 (26.8%)
Ateísmo forte. Não vejo nenhum argumento teísta que seja interessante. Conheço praticamente todos.
14 (34.1%)
Ateísmo agnóstico. Não é possível afirmar ou negar a existencia de deus.
5 (12.2%)
Sou teísta.
2 (4.9%)

Votos Totais: 22

Autor Tópico: Visões de atéismo  (Lida 9916 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Visões de atéismo
« Online: 25 de Março de 2007, 16:24:17 »
Como para saber o que é o ateísmo devemos perguntar ao próprio ateu, quero com essa enquete saber o que pensam os ateus do Clube Cético sobre o ateísmo.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
Re: Visões de atéismo
« Resposta #1 Online: 25 de Março de 2007, 16:29:49 »
Parece uma pergunta meio confusa. Ateísmo é apenas a descrença (ou, não-crença) em deus.
Talvez o restante possa ser considerado apenas "atributos" e formas pessoais de interpretar.

Você faz uma pergunta para a definição de um conceito e dá opções de resposta com outros conceitos, que mesmo podendo ter relação, possuem outras definições acopladas.

« Última modificação: 25 de Março de 2007, 16:34:19 por Discípulo da Razão »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 25 de Março de 2007, 16:38:30 »
Há pelo menos duas perguntas diferentes aqui.  Não sei como responder.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #3 Online: 25 de Março de 2007, 17:00:06 »
Parece uma pergunta meio confusa. Ateísmo é apenas a descrença (ou, não-crença) em deus.
Bom, se você  se apega a definição etimológica apenas, te enquadro na primeira opção. Mas gostaria de seu posicionamento. A enquete pode ajudar a refletir sobre como vemos o ateísmo.

Talvez o restante possa ser considerado apenas "atributos" e formas pessoais de interpretar.
Me parece mesmo que vê o ateísmo como convicção pessoal, ou nas suas palavras formas pessoais de interpletar. Quero saber a opinião individual mesmo, por isso uma enquete. Fiz uma classificação de acorto com o meu entendimento sobre o ateísmo, além da reflexão dos participantes da enquete, também vou refletir muito sobre meus conceitos.

Você faz uma pergunta para a definição de um conceito
Exatamente quero saber como os ateus do Clube Cético veêm o atéismo.

e dá opções de resposta com outros conceitos, que mesmo podendo ter relação, possuem outras definições acopladas.
São as visões de ateísmo que penso encontrar entre os ateus. A enquete é uma tentativa de melhorar essa conceituação e definições. Seja mais direto no ponto que não concorda.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #4 Online: 25 de Março de 2007, 17:03:12 »
Há pelo menos duas perguntas diferentes aqui.  Não sei como responder.
Pode responder duas vezes, deixei essa opção. A confusão pode ser dada entre o agnosticismo, penso eu. Que duas perguntas consegue visualizar?
« Última modificação: 25 de Março de 2007, 17:39:15 por Adriano »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 25 de Março de 2007, 17:09:14 »
Em resumo, "o que é ateísmo" e "como é o seu ateísmo".

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #6 Online: 25 de Março de 2007, 17:11:56 »
Dizer o que é ateísmo ninguem tem autoridade para tal. A maneira mais franca é dizer como é o seu ateísmo. Embora você tenha oito anos de estudo do ateísmo, a seu entendimento de ateísmo vai ser o seu ateísmo e não o ateísmo como um todo. É claro que tem um peso maior e por isso a sua contribuição vai ser muito valiosa.  :hihi:
« Última modificação: 25 de Março de 2007, 17:26:25 por Adriano »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #7 Online: 25 de Março de 2007, 17:17:02 »
Ateísmo forte, voltado para o método científico de ônus da prova.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #8 Online: 25 de Março de 2007, 17:21:05 »
Ateísmo forte, voltado para o método científico de ônus da prova.
Gosto desse posicionamento, embora seja criticado pelo agnosticísmo na utilização da ciência para a validação do ateísmo. Por isso coloquei a posição agnóstica a parte.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 25 de Março de 2007, 17:27:23 »
Dizer o que é ateísmo ninguém tem autoridade para tal.

Não vejo por que.  Ateísmo é uma palavra, não algum tipo de dádiva do transcendental para nossa devoção.

A maneira mais franca é dizer como é o seu ateísmo. Embora você tenha oito anos de estudo do ateísmo, o seu entendimento de ateísmo vai ser o seu ateísmo e não o ateísmo como um todo.

Você está fazendo essa enquente com algum propósito, não está?  Então supõe-se que você veja algum valor em obter as opiniões de outras pessoas sobre o assunto.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #10 Online: 25 de Março de 2007, 17:29:56 »
Já editei a mensagem, e fiz referência a importância da sua participação devido ao seu grande conhecimento no assunto, o que transparece para todos aqui.  :biglol:

E outra né, não dá pra bater de frente com um editor  :histeria:

Sei minhas limitações no fórum.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 25 de Março de 2007, 17:34:58 »
Eita puxação de saco… :stunned: da próxima vez tenta disfarçar pelo menos, Adriano.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #12 Online: 25 de Março de 2007, 17:42:30 »
Que nada digo isso devido aquela divergência sobre religião, acabei acatando a sua visão, de religião ser possível sem a crença em deus, mas depois fui perceber que está correto devido as religiões atéias, mas não deixou claro o seu posicionamento só apenas negando o meu. E mais, seria mais inveja do que puxação de saco, isso soa mal  :o
« Última modificação: 25 de Março de 2007, 17:51:50 por Adriano »

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #13 Online: 25 de Março de 2007, 19:54:10 »
Uma das perguntas do tópico:
Qual é a maneira que define o ateísmo?

Citação de: Adriano
Bom, se você  se apega a definição etimológica apenas, te enquadro na primeira opção. Mas gostaria de seu posicionamento. A enquete pode ajudar a refletir sobre como vemos o ateísmo.

Pra definirmos algo recorremos à etimologia e semântica. Ou não?

Me parece mesmo que vê o ateísmo como convicção pessoal, ou nas suas palavras formas pessoais de interpletar. Quero saber a opinião individual mesmo, por isso uma enquete. Fiz uma classificação de acorto com o meu entendimento sobre o ateísmo, além da reflexão dos participantes da enquete, também vou refletir muito sobre meus conceitos.

O que eu disse foi que o restante, como "forte" ou "fraco" ou "agnóstico" e etc, são "atributos" ou formas pessoais de "interpretar".

Luz

• Visitante
« Resposta #14 Online: 25 de Março de 2007, 19:59:43 »
Votei na primeira opção. Acho que é uma postura individual.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #15 Online: 25 de Março de 2007, 21:28:34 »
Uma das perguntas do tópico:
Qual é a maneira que define o ateísmo?
Obrigado por avisar, não tinha atentado a esse erro de digitação, já corrigi o problema incluindo a palavra você.

Citação de: Discípulo da Razão

Pra definirmos algo recorremos à etimologia e semântica. Ou não?
Não, a ciência nos ajuda muito.

O que eu disse foi que o restante, como "forte" ou "fraco" ou "agnóstico" e etc, são "atributos" ou formas pessoais de "interpretar".
Sim, e é isso que eu quero saber, qual a forma pessoal de interpretar de cada um, espero que com a correção da pergunta não apareca mais esse equivoco.
« Última modificação: 26 de Março de 2007, 17:21:53 por Adriano »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #16 Online: 25 de Março de 2007, 21:30:00 »
Em resumo, "o que é ateísmo" e "como é o seu ateísmo".
Me desculpe Dantas, foi erro de digitação, mas que comprometeu o entendimento do tópico. Está corrigido o problema. Espero agora ter um único entendimento a enquete.

Raphael

• Visitante
« Resposta #17 Online: 26 de Março de 2007, 03:55:59 »
Votei na 1 e na 2, mas só que a 2 não concordo, tinha que votar em alguma, por isso, votei na 2, pois chega o mais próximo do que eu penso.

Creio que não concordo pois não encaro o ateísmo como descrença ou negação a deus, encaro de um jeito diferente do descrito.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #18 Online: 26 de Março de 2007, 05:09:05 »
Descreva a maneira que encara o atéismo, Raphael!

Raphael

• Visitante
« Resposta #19 Online: 26 de Março de 2007, 05:31:55 »
Descreva a maneira que encara o atéismo, Raphael!

Tudo bem. Vou tentar ser sucinto. :D

Acredito que ateísmo, por si só, se defina como total "falta" de deus, mas acho que é algo além disso. Não sou absoluto em tudo o que afirmo. Acredito que a posição na qual mais me conforta é que deus nenhum existe, que deus nenhum criou nada do que vejo, que o que eu vejo são meras interpretações neuroquímicas geradas por células especializadas que fazem com que assim seja. Quando olho pra uma árvore, pro mar, pro mundo, ou pra um espermatozóide, não atribuo isso a alguma divindade. Acredito que acreditar em alguma divindade seja mais satisfatório, mas muito ingênuo.

O fator sentir-se bem é muito levado em conta aqui, mas não me sentiria bem em acreditar que um deus me criou, que um deus fez e faz o que vejo ou o que sinto, prefiro me contentar com uma verdade menos "egoísta".

Meu ateísmo não é dogmático como o de muitos (pois apesar de achar que não há coerência entre ser ateu e dogmático, eu respeito quem pense assim), meu atéismo é simples, aberto a dúvidas, sou livre-pensador, e por isso, minhas conclusões são auto-corretivas, não me satisfaço com respostas prontas e pouco complexas em relação a aquilo que tenho como verdade.

A minha crítica sobre o seu ponto é sobre a negação ou descrença em deus, é que ao afirmar isso, automaticamente estarei atribuindo à existência de algum deus, no qual eu não acredito nele e nego a sua existência.

Pra mim, deuses, por si só, não existem, por isso, não preciso negar nem desacreditar em deuses, simplesmente "sei" que não existem. Este sei está entre aspas para não conotar egocêntrico. :ok:

Bem, resumidamente, é isso.

Abraços.

Ps-A ciência também me ajuda em muito em ser ateu.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #20 Online: 26 de Março de 2007, 06:04:43 »
Acredito que ateísmo, por si só, se defina como total "falta" de deus, mas acho que é algo além disso. Não sou absoluto em tudo o que afirmo. Acredito que a posição na qual mais me conforta é que deus nenhum existe, que deus nenhum criou nada do que vejo, que o que eu vejo são meras interpretações neuroquímicas geradas por células especializadas que fazem com que assim seja. Quando olho pra uma árvore, pro mar, pro mundo, ou pra um espermatozóide, não atribuo isso a alguma divindade. Acredito que acreditar em alguma divindade seja mais satisfatório, mas muito ingênuo.
Uma boa refência para ateísmo forte.

O fator sentir-se bem é muito levado em conta aqui, mas não me sentiria bem em acreditar que um deus me criou, que um deus fez e faz o que vejo ou o que sinto, prefiro me contentar com uma verdade menos "egoísta".
Também não me sentiria bem em acreditar em deus. Não vejo qualquer relação com egoismo.

Meu ateísmo não é dogmático como o de muitos (pois apesar de achar que não há coerência entre ser ateu e dogmático, eu respeito quem pense assim), meu atéismo é simples, aberto a dúvidas, sou livre-pensador, e por isso, minhas conclusões são auto-corretivas, não me satisfaço com respostas prontas e pouco complexas em relação a aquilo que tenho como verdade.

Pelo que expôs no primeiro parágrafo seu ateísmo é forte e pode ser visto sim como dogmático. A não aceitação desse termo se deve a não querer uma visão negativa que muitos assossiam a esse termo. Qual a simplicidade do seu ateísmo? Acredita realmente que possa ter um argumento ou prova que vão mudar a sua opinião? Senão penso no dogmatismo. Penso que pode ser hipocrisia essa atitude de querer se manifestar como aberto a uma postura a qual não se concorda. Não vejo o atéismo com resposta prontas e pouco complexas, é muito bem estudado e elaborado essa linha de pensamento.

A minha crítica sobre o seu ponto é sobre a negação ou descrença em deus, é que ao afirmar isso, automaticamente estarei atribuindo à existência de algum deus, no qual eu não acredito nele e nego a sua existência.

Pra mim, deuses, por si só, não existem, por isso, não preciso negar nem desacreditar em deuses, simplesmente "sei" que não existem. Este sei está entre aspas para não conotar egocêntrico. :ok:
Não ocorre esse problema de lógica, pois a negação é do conceito de deus, ou pelo menos da tentativa de se conceituar deus, pois é impossível tal definição, tendo em vista ser sempre falha lógica e racionalmente. Veja que a parte em que destaquei em negrito soa contraditório com o não negar deus com negar a sua existência.

Bem, resumidamente, é isso.
Abraços.

Ps-A ciência também me ajuda em muito em ser ateu.
Obrigado pela participação, o que me ajuda muito. Concordo com a ajuda da ciência, mas por exemplo a Luz e o Huxley, no tópico É errado dizer "Deus não existe!"?, não aceitam a utilização da ciência para justificar o ateísmo, pois dentro de suas visões agnósticas, não faz parte do escopo da ciência tal assunto. Chega-se ao absurdo de dizer A proposição 'Deus existe' é não-verdadeira.Mas não digo que ela seja falsa.

Raphael

• Visitante
« Resposta #21 Online: 26 de Março de 2007, 10:37:14 »
Adriano. :tchau:

Também não me sentiria bem em acreditar em deus. Não vejo qualquer relação com egoismo.

Não entendi o negrito, poderia dissecar mais, por favor?

Pelo que expôs no primeiro parágrafo seu ateísmo é forte e pode ser visto sim como dogmático. A não aceitação desse termo se deve a não querer uma visão negativa que muitos assossiam a esse termo. Qual a simplicidade do seu ateísmo?Acredita realmente que possa ter um argumento ou prova que vão mudar a sua opinião? Senão penso no dogmatismo. Penso que pode ser hipocrisia essa atitude de querer se manifestar como aberto a uma postura a qual não se concorda.

1)Saber que deuses não existem, são criações humanas para satisfazer nossos desejos e mascarar nossos medos(principalmente o da morte). Por isso, digo que "sei" que deuses não existem, está é a minha simplicidade.

2)Não acredito, por isso sou ateu, mas não gosto de ser convicto(sé é esta a palavra correta que utilizo para sua palavra dogma, entendeu?), não gosto de ser convicto, pois "Os convictos são prisioneiros" assim como Nietzsche dizia, não gosto de ser convicto pois como disse, estou sempre a mudar, mas não admito a idéia de uma prova ou argumento que possa vir a provar a existência de uma divindade. Pode parecer controverso, mas é meu, sacou?

3)Por que pensa isso?

Não vejo o atéismo com resposta prontas e pouco complexas, é muito bem estudado e elaborado essa linha de pensamento.

Sim, disso eu sei. Mas acho que o dogma faz o inverso disso. A não ser que você de outro sentido para dogma, o que pode vir a confundir a idéia central.

Abraços.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #22 Online: 26 de Março de 2007, 11:17:11 »
Adriano. :tchau:

Não entendi o negrito, poderia dissecar mais, por favor?
É que você citou que não acreditar em deus é uma verdade menos egoísta e não vi relação com egoismo.

Citação de: Raphael
Pelo que expôs no primeiro parágrafo seu ateísmo é forte e pode ser visto sim como dogmático. A não aceitação desse termo se deve a não querer uma visão negativa que muitos assossiam a esse termo. Qual a simplicidade do seu ateísmo?Acredita realmente que possa ter um argumento ou prova que vão mudar a sua opinião? Senão penso no dogmatismo. Penso que pode ser hipocrisia essa atitude de querer se manifestar como aberto a uma postura a qual não se concorda.

1)Saber que deuses não existem, são criações humanas para satisfazer nossos desejos e mascarar nossos medos(principalmente o da morte). Por isso, digo que "sei" que deuses não existem, está é a minha simplicidade.

2)Não acredito, por isso sou ateu, mas não gosto de ser convicto(sé é esta a palavra correta que utilizo para sua palavra dogma, entendeu?), não gosto de ser convicto, pois "Os convictos são prisioneiros" assim como Nietzsche dizia, não gosto de ser convicto pois como disse, estou sempre a mudar, mas não admito a idéia de uma prova ou argumento que possa vir a provar a existência de uma divindade. Pode parecer controverso, mas é meu, sacou?

3)Por que pensa isso?

Não vejo o atéismo com resposta prontas e pouco complexas, é muito bem estudado e elaborado essa linha de pensamento.

Sim, disso eu sei. Mas acho que o dogma faz o inverso disso. A não ser que você de outro sentido para dogma, o que pode vir a confundir a idéia central.

Abraços.

Realmente estou questionando a visão de irracionalidade da fé ou do dogma, pois poderia ser uma falta de entendimento de nossa parte dos reais motivos de certas atitudes ou mesmo da significação, que não a simples palavra tirada de todo um contexto.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 26 de Março de 2007, 11:28:03 »
Chega-se ao absurdo de dizer A proposição 'Deus existe' é não-verdadeira.Mas não digo que ela seja falsa.

Por que isso seria absurdo?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #24 Online: 26 de Março de 2007, 12:39:57 »
Chega-se ao absurdo de dizer A proposição 'Deus existe' é não-verdadeira.Mas não digo que ela seja falsa.

Por que isso seria absurdo?
Pois contraria os princípios de lógica para não se fazer um posicionamento. Um contra senso.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!