Eu não tenho certeza, mas talvez o caso seja de ser muito poucas caixas de areia para muitos gatos.
Elas podem ficar "cheias" rapidamente e então eles não usam mais; pode ser que qualquer um esteja fazendo fora nesse caso (ainda que talvez uns façam mais do que outros, e outros façam mais esforço para usar a caixa mesmo precisando limpar).
Acho que talvez ainda exista a questão de territorialidade, talvez uns prefiram ter a própria caixa de areia se o que disse anteriormente puder ser descartado como possibilidade. Também ouvi dizer que algumas coisas como doenças ou até (ou talvez principalmente) ciúmes/estresse* fazem eles deixarem de usar apropriadamente as caixas.
Quanto a como fazer para usar apenas um local... bem, geralmente isso ocorre naturalmente, essa é a maior vantagem dos gatos. Tem gente que ainda dá um jeito de ensinar a usarem a privada, só isso mesmo para melhorar. Talvez seja interessante considerar a possibilidade de colocar outra(s) caixas de areia em outro lugar, pode ser ainda que eles ou algum deles deixe de ir até o lugar onde estão as caixas por preguiça, tendo outro banheiro mais perto talvez isso não acontecesse.
Eu uso areia de construção mesmo, mas porque ela fica do lado de fora de casa, então é suficiente. Tem toda uma variedade de areias mais chiques com coisas anti-cheiro e etc, mas eu não conheço.
* talvez alguns estejam nervosos/enciumados com os filhotes, ou com os outros adultos se forem novos ou se não forem castrados. Gatos não costumam se bicar com filhotes de outros gatos por algum tempo (ao menos totalmente estranhos, talvez se forem de outros gatos com os quais tenham uma convivência pacífica seja diferente), e mesmo gatos que se deram bem a vida toda, podem não se tolerar mais pela faixa de um ano ou dois de idade. Eu tive dois que cresceram juntos, depois um literalmente expulsou o outro de casa. :-/ Acho que se fossem castrados não tinha acontecido.