Alguém sabe se existe alguma "técnica" específica para criar um cachorro e um gato sem que eles sejam inimigos? Ou, quando isso acontece, é obra pura da sorte do dono?
Tem jeito, sim. Já tive cachorro e gato na mesma casa umas quatro vezes e nunca deu problema.
Já tive até uma gata que mamava na cadela e que, quando morreu, fez a cadela entrar em depressão.
Se o cachorro já é adulto e o gato é filhote, você precisa fazer o cachorro "entender" que o gato é um filhote da matilha. Uma boa tática é pegar o gato no colo, se agachar e deixar o cachorro cheirar, lamber, esse tipo de coisa que cachorro adora fazer.
Se o gato é adulto e o cachorro é filhote, vai depender do temperamento do gato. Se o gato for um daqueles rabugentos, "me deixa em paz deitado na cadeira que tô feliz", precisa ter cuidado para que o filhote não torre
demais a paciência do gato. Especialmente se for labrador ou outra raça movida a 220V. É bem provável que o cachorro acabe levando uma patada do gato, mas não se preocupe, gato normalmente tem a noção de recolher as garras quando quer só dar "bronca".
Se os dois são filhotes, não se preocupe com nada. Se os dois são adultos... melhor não.
Outra dica: gato não come ração de cachorro, mas cachorro adora comer ração de gato, portanto a ração do gato deve ficar num lugar alto, onde o cachorro não consiga subir.