Ano passado, em SP mesmo, se não me engano, uma mulher processou o ex-namorado por danos morais, depois que ele terminou o namoro sem justificativa.
Ela alegou que ele a iludiu, dando a entender que pretendia se casar e constituir família e que ela abriu mão de diversas coisas pelo bem do casal e com isso, perdeu preciosa parte da vida… (4 ou 5 anos, acho).
Ele pagou algo na faixa dos R$15.000,00 pra ela, a título de danos morais…
A notícia é do meio do ano passado, vou ver se encontro…
E ainda teve outra que processou o ex-noivo por ter desistido de casar e esse teve que pagar mais de R$20.000,00 por danos morais, depois que ela já havia enviado os convites pro casório… e ainda teve que ressarcir o valor pago pelos preparativos do casamento…
Essas mulheres… 

Será que não-namorados e não-noivos também tem que se preocupar com one night stands e coisas do tipo? Acho que vou bolar um "disclaimer" que as mulheres terão que assinar antes de qualquer coisa…
Essa de "quase-casamentos" terminados é comum. Tem muitos julgados dos tribunais condenando o que terminou o noivado sem mais nem menos.
Quanto aos namorados, se você é rico sugiro um contrato mesmo, por que vai que o parceiro(a) prova que vocês viviam em união estável (independentemente de ser mentira)? Daí é um abraço.
E, no caso de noivado, um contrato é indicado... Mas convenhamos, se você diz para uma moça que vai casar com ela, que ela não precisa mais trabalhar, que vai sustentá-la etc, combinam tudo. Ela larga o emprego, começa a cuidar dos trâmites da festa e tal, adequa sua vida par air morar com o novo maridão e daí, sem mais nem menos, em um dia qualquer ele diz, "quero terminar nosso noivado por que deu vontade". Houve dano, tem que haver indenização, afinal ela largou emprego, mudou-se etc, pelo motivo do casamento, só por isso.
Não é tão esquisito quanto parece.