Autor Tópico: Irã perdoa seis que assassinaram em nome do islã  (Lida 5630 vezes)

Raphael

• Visitante
Re: Irã perdoa seis que assassinaram em nome do islã
« Resposta #50 Online: 24 de Abril de 2007, 13:59:21 »
Luis, esse eu sou de direita foi uma falha de interpretação minha e já disse pra você o que acarretou isso. Ora pois, você é a favor de um monte de coisa nas quais direitistas conservadores são, acho que não utilizei de minha relatividade a seu respeito, mas não há nada que um sincero "me desculpe" não resolva, creio eu.

Sobre as idéias religiosas, isso é fato homem, não há como, pra mim, sempre há um idela etnocentrista da coisa. Como eu posso embutir a minha cultura e aquilo que eu tenho como verdade em uma nação, ou povo, ou o que quer que seja.

Sendo relativista ou não, como dizem aqui, você poderia, pelo menos tentar concordar que não existem culturas únicas no mundo, que não tem como um povo ser igual a todos, e que tais culturas e ideologias, devam ser respeitadas. Se mulheres gostam de estirpar clitóris para com isso garantir que não teram prazer com outros homens e, com isso, trazer a idéia que o homem, que é seu marido, confia nela por ela não cometer adultério, o que podemos fazer para mudar esta realidade?

Creio eu que sim, podemos mostrar pro homem e para aquele povo, que não é um clitóris que faz a difernça no prazer sexual feminino, mas o que não concordo é que temos que acabar com isso, de uma vez por todas, assim, de sopetão. Ora pois, como eu já disse, isso retira o direito destas pessoas, por mais horrível que seja, é um direito que eles tem e é um dever nosso respeitar isso.

Não sei onde li, acho que foi com Durkein, que as sociedades tentem sempre a "evoluir", por que é tão difícil assim pra nós, tentarmos ajudar a esta sociedade "evoluir"?

Parece contraditório, um menino(semi-menina :D tinha que discontrair) ser a favor da traição(em alguns momentos)e permitir isso, mas é como eu já disse e ninguém entendeu, não podemos e devemos agir de acordo para com a idéia de um povo e implantar o que pensamos que é o correto. Isso, acredito eu que não seja difícil de entender.
« Última modificação: 24 de Abril de 2007, 14:08:44 por Praga Relativista »

Raphael

• Visitante
« Resposta #51 Online: 24 de Abril de 2007, 14:01:58 »
Lamento, mas não dá para respeitar certos "argumentos". Não conseguiria respeitar alguém que diz que os brancos são inferiores aos negros, como não consigo respeitar algumas idéias suas como a da cumplicidade com a multilação das mulheres. Simplesmente não dá, se eu respeitasse estaria traindo minha própria convicção do que é virtude neste mundo.

Etnocentrismo.

s. m., crença na superioridade do povo a que se pertence, acompanhada de sentimento de menosprezo por padrões culturais que se afastam da posição cultural do observador.~

Fonte - http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx

Por mais que a resposta possa doer em mim. Mesmo sabendo disso?
« Última modificação: 24 de Abril de 2007, 14:25:42 por Praga Relativista »

Raphael

• Visitante
« Resposta #52 Online: 24 de Abril de 2007, 14:07:30 »
Oce…

De forma alguma disse, em nenhum momento que vocês tem que ser complacente a coisa alguma aqui, muito pelo contrário, até condeno a atitude de se cortar o clitóris das meninas.

../forum/topic=11124.0.html#msg196379

É disso que estou falando. No meu contexto, isso é horrível, mas estaremos a cometer um erro em obrigar pessoas a pararem com aquilo que achamos que é errado, assim, do nada, sem mais nem menos.

Acredito que a educação resolva este caso em específico, se propusermos, por exemplo, a afabetização desta tribo que valida o conceito da extirpação do clitóris, eles terão o conhecimento de que tal prática não muda em nada, e qual tal dor, proporcionada as meninas, é desnecessária.
« Última modificação: 24 de Abril de 2007, 14:23:51 por Praga Relativista »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #53 Online: 24 de Abril de 2007, 14:19:16 »
Raphael, existe uma incompreensão essencial aqui. Creio que todos compreendem que cada cultura tem seu valor. O
que é questionável é se esse valor está acima da nossa ética. Entenda que o valor que você atribui às culturas é algo
subjetivo. É como o valor de uma pintura de Picasso: existem milhares de reproduções quase perfeitas dessas pinturas,
mas atribuímos um valor especial à original. Não existe nada intrinsecamente valioso [1] nas diversas culturas humanas.
O máximo que  podemos dizer é que elas demonstram as diversas maneiras do homem expressar sua humanidade. O seu
relativismo se mostra superficial e ingênuo então, pois você parece admitir que a preservação de todos os aspectos de uma
cultura sobrepuja de forma absoluta o questionamento ético baseado na defesa da liberdade individual.

[1] ao contrário, digamos, da água em um oásis: sua importância para a sobrevivência a torna intrinsecamente valiosa.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #54 Online: 24 de Abril de 2007, 14:23:42 »
Lamento, mas não dá para respeitar certos "argumentos". Não conseguiria respeitar alguém que diz que os brancos são inferiores aos negros, como não consigo respeitar algumas idéias suas como a da cumplicidade com a multilação das mulheres. Simplesmente não dá, se eu respeitasse estaria traindo minha própria convicção do que é virtude neste mundo.

s. m., crença na superioridade do povo a que se pertence, acompanhada de sentimento de menosprezo por padrões culturais que se afastam da posição cultural do observador.~

O link vai para a página principal do dicionário, sem o resultado. O que quis dizer? Se eu entendi bem você está dizendo que eu adoto a posição ideológica que você descreveu com apoio do dicionário? É isso?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Raphael

• Visitante
« Resposta #55 Online: 24 de Abril de 2007, 14:25:11 »

s. m., crença na superioridade do povo a que se pertence, acompanhada de sentimento de menosprezo por padrões culturais que se afastam da posição cultural do observador.

O link vai para a página principal do dicionário, sem o resultado. O que quis dizer? Se eu entendi bem você está dizendo que eu adoto a posição ideológica que você descreveu com apoio do dicionário? É isso?

Ohh sim, desculpe-me, a palavra é etnocentrismo, estou com sono, ainda não dormi, talvez, possa ser isso, ou talvez, pura falta de atenção mesmo. Mas a palavra é etnocentrismo.

E sim, é isso sim.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 24 de Abril de 2007, 14:28:56 »
Sobre as idéias religiosas, isso é fato homem, não há como, pra mim, sempre há um idela etnocentrista da coisa. Como eu posso embutir a minha cultura e aquilo que eu tenho como verdade em uma nação, ou povo, ou o que quer que seja.
Relativismo. :)

Existe uma grave diferença entre inserir numa cultura que eles devem beber coca-cola porque é cool e que matar é feio e bobo.

Sendo relativista ou não, como dizem aqui, você poderia, pelo menos tentar concordar que não existem culuturas únicas no mundo, que não tem como um povo ser igual a todos, e que tais culturas e ideologias, devam ser respeitadas.
Mas quem discorda disso?

Se mulheres gostam de estirpar clitóris para com isso garantir que não teram prazer com outros homens e, com isso, trazer a idéia que o homem, que é seu marido, confia nela por ela não cometer adultério, o que podemos fazer para mudar esta realidade?
E o problema, desde quando, são as mulheres adultas que estirpam o próprio clítoris?

Ora pois, como eu já disse, isso retira o direito destas pessoas, por mais horrível que seja, é um direito que eles tem e é um dever nosso respeitar isso.
Tá vendo? O que eu falei um post atrás? Não é dever de ninguém respeitar isso, exatamente por ser horrível e atroz. Não é direito de ninguém porra nenhuma mutilar alguém incapaz de se defender ou opinar. É questão de direito a vida e a integridade física.

Você realmente acha que o direito do seu pai de te estirpar vai além do seu direito de ter integridade física e vida?

Parece contraditório, um menino(semi-menina :D tinha que discontrair) ser a favor da traição(em alguns momentos)e permitir isso, mas é como eu já disse e ninguém entendeu, não podemos e devemos agir de acordo para com a idéia de um povo e implantar o que pensamos que é o correto. Isso, acredito eu que não seja difícil de entender.
Tá vendo? Ninguém te entende Raphael. Talvez aí no Rio o português ensinado na escola seja outro.

De forma alguma disse, em nenhum momento que vocês tem que ser complacente a coisa alguma aqui, muito pelo contrário, até condeno a atitude de se cortar o clitóris das meninas.
Acabou de dizer que devemos respeitar isso.

É disso que estou falando. No meu contexto, isso é horrível, mas estaremos a cometer um erro em obrigar pessoas a pararem com aquilo que achamos que é errado, assim, do nada, sem mais nem menos.
Você confunde valores de justo e de bem. Como eu disse: uma coisa é querer impor que pepsi twist é mais cool que suco de laranja, outra é querer impor que cortar a mão do seu filho que foi acusado de roubar quitanda da esquina é errado.

Acredito que a educação resolva este caso em específico, se propuzermos, por exemplo, a afabetização desta tribo que valida o conceito da extirpação do clitóris, eles terão o conhecimento de que tal prática não muda em nada, e qual tal dor, proporcionada as meninas, é desnecessária.
Em que planeta você vive?!?!

Você acha que todo mundo vai parar e pensar: "porra, é verdade. minha amada mulher sofreu à toa. Eu sou um bárbaro! Vamos parar gente, vamos parar. Viva a Liberdade, a Democracia e a Mulher! Viva a vida e abaixo o machismo!" ?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #57 Online: 24 de Abril de 2007, 14:30:07 »

s. m., crença na superioridade do povo a que se pertence, acompanhada de sentimento de menosprezo por padrões culturais que se afastam da posição cultural do observador.

Ohh sim, desculpe-me, a palavra é etnocentrismo, estou com sono, ainda não dormi, talvez, possa ser isso, ou talvez, pura falta de atenção mesmo. Mas a palavra é etnocentrismo.

E sim, é isso sim.

É…eu menosprezo a cultura da multilação de mulheres… Além de menosprezar apoio a sua erradicação, se não for possível pela via negociável e pacífica (como já se mostrou), que seja impondo.

E..tenho CERTEZA ABSOLUTA que estou correto.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Raphael

• Visitante
« Resposta #58 Online: 24 de Abril de 2007, 14:39:06 »
Dr. Manhattan, obrigado por você participar da discussão, agradeço imensamente.

Bem, vamos as argumentações.

O que eu entendo que é claro, que há uma grande falta de ética em certas práticas religiosas. Sobre eu atribuir o valor às cultura ser algo subjetivo, não concordo. Concordo que algumas culturas, como a de se comer cachorro ou insetos, por exemplo, fogem do meu conceito de razão. Mas objetivamente, não vou ir contra e querer que isso acabe porque eu acho que assim deve ser.

Não existe liberdade individual, este conceito de liberdade é exatamente proposto e regrado pelas culturas que dominam a terra. Creio que se você pintar a unha de preto e sair com uma calça rasgada com corpse paint na África, no mínimo, você vai ser motivo de risadas, mas isso no japão é normal. Isso é um exemplo.

As culturas e práticas diferem no mundo inteiro, e não há nada que possamos fazer para que todos se tornem uma. Isso é horrível, pelo menos ao meu ver. Claro que devemos questionar, de acordo com a nossa ética aquilo que achamos de ruim para um povo, mas não devemos é achar isso abominável sem averiguar o que se passa por de trás do tema.

A Rádio Comunitária de Gabú, por exemplo, rompeu com um tabu ao levantar o debate sobre o fanado – ritual comum em povos muçulmanos de passagem de menina para mulher, que incluia a circuncisão feminina, ou a extirpação do clitóris. Com o apoio de uma ONG, a rádio local conseguiu promover debates com religiosos e provou que o ato da cincuncisão feminina não era uma obrigatoriedade religiosa. Hoje, as meninas passam pela cerimônia sem a necessidade de serem mutiladas. Lóia Fernandes, a primeira mulher a trabalhar nesta rádio participou desse processo de transformnação da cultura local e conta mais em entrevista à Rádio Fala Mulher.Com.

Fonte - http://www.radiofalamulher.com/noticias_detalhe.asp?cod_noticias=111

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #59 Online: 24 de Abril de 2007, 15:30:57 »
O que eu entendo que é claro, que há uma grande falta de ética em certas práticas religiosas.
Sobre eu atribuir o valor às cultura ser algo subjetivo, não concordo. Concordo que algumas culturas, como a de se comer cachorro ou insetos, por exemplo, fogem do meu conceito de razão. Mas objetivamente, não vou ir contra e querer que isso acabe porque eu acho que assim deve ser.
Não é questão de você concordar ou não. Deixe eu tentar explicar melhor: pense no brinquedo favorito de uma criança. Ele é muito
valioso para ela, mas esse valor é inteiramente subjetivo. Outro exemplo: eu tenho uma pedra, um pedregulho comum, que mantenho
guardada numa gaveta. Ela é valiosa para mim porque está associada à lembrança de um certo lugar. É puramente subjetiva.
O valor que você dá à cultura alheia é sim, puramente subjetivo. Mesmo assim, o valor existe, na nossa mente, mas existe. O problema está
em associar um valor maior à preservação dessa cultura do que à preservação da vida e da liberdade individual.

Não existe liberdade individual, este conceito de liberdade é exatamente proposto e regrado pelas culturas que dominam a terra. Creio que se você pintar a unha de preto e sair com uma calça rasgada com corpse paint na África, no mínimo, você vai ser motivo de risadas, mas isso no japão é normal. Isso é um exemplo.
Não, isso é um espantalho. Experimente dizer a uma pessoa acorrentada em uma cela que a liberdade individual
é uma ilusão. E mesmo que você não acredite na liberdade, creio que você acredita no sofrimento.

Isso é horrível, pelo menos ao meu ver. Claro que devemos questionar, de acordo com a nossa ética aquilo que achamos de ruim para um povo, mas não devemos é achar isso abominável sem averiguar o que se passa por de trás do tema.
Não acho que exista nada a ser averiguado no que se refere a meninas sendo mutiladas com navalhas enferrujadas.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #60 Online: 24 de Abril de 2007, 17:14:34 »
Luis, esse eu sou de direita foi uma falha de interpretação minha e já disse pra você o que acarretou isso.

Mas nunca houve dúvida sobre qual foi a causa, Raphael…

Ora pois, você é a favor de um monte de coisa nas quais direitistas conservadores são, acho que não utilizei de minha relatividade a seu respeito, mas não há nada que um sincero "me desculpe" não resolva, creio eu.

De fato, não é tanto problema assim que você seja preconceituoso.

O apelo etnocentrista existe sim; em dinâmica de espiral é característico dos valores da cor vermelha.  É uma fase do desenvolvimento que deve ser vivida sem neuras, mas também sem estagnação.  Não há motivo para essa resignação cúmplice que você propõe.

Sendo relativista ou não, como dizem aqui, você poderia, pelo menos tentar concordar que não existem culturas únicas no mundo, que não tem como um povo ser igual a todos, e que tais culturas e ideologias, devam ser respeitadas.

Isso é óbvio.

Se mulheres gostam de estirpar clitóris para com isso garantir que não teram prazer com outros homens e, com isso, trazer a idéia que o homem, que é seu marido, confia nela por ela não cometer adultério, o que podemos fazer para mudar esta realidade?

Eu posso pensar em várias coisas, você não?  A começar por campanhas de esclarecimento e fiscalização.  Eu sinceramente duvido que haja tanta livre vontade assim de se deixar mutilar.  A pressão do meio social é uma força poderosa que temos o direito de influenciar.

Creio eu que sim, podemos mostrar pro homem e para aquele povo, que não é um clitóris que faz a diferença no prazer sexual feminino,

Hein?!?  Eu li mesmo isso?!?

mas o que não concordo é que temos que acabar com isso, de uma vez por todas, assim, de sopetão.

Cê nunca deixa eu brincar de déspota… :(

Falando sério, Raphael: quem falou em "sopetão"?

Ora pois, como eu já disse, isso retira o direito destas pessoas, por mais horrível que seja, é um direito que eles tem e é um dever nosso respeitar isso.

Outros já explicaram melhor do que eu por que essa sua afirmação não se sustenta.

Não sei onde li, acho que foi com Durkein, que as sociedades tentem sempre a "evoluir", por que é tão difícil assim pra nós, tentarmos ajudar a esta sociedade "evoluir"?

Você é quem se opõe, então acho que você deveria explicar.

Parece contraditório, um menino (semi-menina :D tinha que discontrair) ser a favor da traição(em alguns momentos) e permitir isso, mas é como eu já disse e ninguém entendeu, não podemos e devemos agir de acordo para com a idéia de um povo e implantar o que pensamos que é o correto. Isso, acredito eu que não seja difícil de entender.

Você está dizendo que não devemos tentar concretizar aquilo que acreditamos ser o correto?

Mesmo?

Sim, isso é bem difícil de entender.
« Última modificação: 24 de Abril de 2007, 17:19:11 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Raphael

• Visitante
« Resposta #61 Online: 25 de Abril de 2007, 10:56:07 »
Pra mim, a discussão está encerrada. Creio que não devo opinar mais sobre isso aqui, assim como a traição e tantos outros assuntos.

Não acho que seja produtivo ficar a andar em círculos, como já disse.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!