Autor Tópico: Planeta habitável fora do sistema  (Lida 17134 vezes)

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
Planeta habitável fora do sistema
« Online: 24 de Abril de 2007, 14:58:14 »
24/04/2007 - 13h22
Cientistas fazem a primeira descoberta de um planeta habitável fora do sistema

PARIS, 24 abr (AFP) - Um planeta "do tipo terrestre habitável", capaz de abrigar vida extraterrestre, foi detectado pela primeira vez por uma equipe de astrônomos em um sistema planetário extra-solar, segundo um estudo que será divulgado na quinta-feira na revista Astronomy and Astrophysics.

Segundo os cientistas, este exoplaneta, que gira em torno da estrela Gliese 581 (Gl 581) a 20,5 anos-luz de nosso planeta, é o primeiro dos cerca de 200 conhecidos até hoje a "possuir ao mesmo tempo uma superfície sólida e líquida e uma temperatura próxima da encontrada na Terra".

Ele reúne as características "que permitem imaginar a existência de uma eventual vida extraterrestre", ressaltou em um comunicado o Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França (CNRS), cujos três laboratórios associados participaram da descoberta, com pesquisadores do Observatório de Genebra e do Centro de Astronomia de Lisboa.

A temperatura média desta "super Terra, se situa entre 0 e 40 graus Celsius, o que permite que haja a presença de água líquida em sua superfície", segundo o principal autor do estudo, Stéphane Udry (Genebra).

Além disso, acrescentou, "seu raio seria 1,5 vez o da Terra", o que indicaria "ou uma constituição rochosa (como na Terra), ou uma superfície coberta de oceanos". A gravidade em sua superfície é 2,2 vezes a da superfície da Terra, e sua massa muito fraca (5 vezes a da Terra).

Descoberto com o telescópio "Harps" de 3,6 m do Observatório Espacial Europeu (Eso) da Silla, no Chile, este planeta orbita em 13 dias em torno da estrela Gliese 581 (Gl 581), da qual está 14 vezes mais próximo do que a distância da Terra para o Sol.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2007/04/24/ult1806u5921.jhtm

Raphael

• Visitante
Re: Planeta habitável fora do sistema
« Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2007, 15:20:46 »
Que pena que Carl Sagan viveu pouco para presenciar esta notícia.

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2007, 16:51:01 »
Espero que o câncer chamado 'humanos' nunca consiga por os pés lá.

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
Planeta Habitável???
« Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2007, 18:18:56 »
Pessoal,

Alguém viu essa matéria ou tem maiores informações??

24/04/2007 - 13h22
Cientistas fazem a primeira descoberta de um planeta habitável fora do sistema

PARIS, 24 abr (AFP) - Um planeta "do tipo terrestre habitável", capaz de abrigar vida extraterrestre, foi detectado pela primeira vez por uma equipe de astrônomos em um sistema planetário extra-solar, segundo um estudo que será divulgado na quinta-feira na revista Astronomy and Astrophysics.

Segundo os cientistas, este exoplaneta, que gira em torno da estrela Gliese 581 (Gl 581) a 20,5 anos-luz de nosso planeta, é o primeiro dos cerca de 200 conhecidos até hoje a "possuir ao mesmo tempo uma superfície sólida e líquida e uma temperatura próxima da encontrada na Terra".

Ele reúne as características "que permitem imaginar a existência de uma eventual vida extraterrestre", ressaltou em um comunicado o Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França (CNRS), cujos três laboratórios associados participaram da descoberta, com pesquisadores do Observatório de Genebra e do Centro de Astronomia de Lisboa.

A temperatura média desta "super Terra, se situa entre 0 e 40 graus Celsius, o que permite que haja a presença de água líquida em sua superfície", segundo o principal autor do estudo, Stéphane Udry (Genebra).

Além disso, acrescentou, "seu raio seria 1,5 vez o da Terra", o que indicaria "ou uma constituição rochosa (como na Terra), ou uma superfície coberta de oceanos". A gravidade em sua superfície é 2,2 vezes a da superfície da Terra, e sua massa muito fraca (5 vezes a da Terra).

Descoberto com o telescópio "Harps" de 3,6 m do Observatório Espacial Europeu (Eso) da Silla, no Chile, este planeta orbita em 13 dias em torno da estrela Gliese 581 (Gl 581), da qual está 14 vezes mais próximo do que a distância da Terra para o Sol.

Abraços,

Douglas
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
Re: Planeta Habitável???
« Resposta #4 Online: 24 de Abril de 2007, 18:27:59 »
Que legal ;)
Aposto que vão descobrir centenas desses planetas ao longo dos próximos anos.
E 20 anos luz, nem é tanto assim, quem sabe eu não viva pra ver uma forma de vida alienigena? :)
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: Planeta Habitável???
« Resposta #5 Online: 24 de Abril de 2007, 18:53:40 »
Grande notícia, Douglas!  :ok:

A estrela Gliese 581 já era conhecida por abrigar um planeta com a massa de Netuno.

Estima-se que além desse descoberto agora, haja um terceiro planeta gigante.

Gliese é uma anã-vermelha. Sua massa é de cerca de um terço da massa do nosso Sol, e sua luminosidade é cerca de 50, o que faz com que sua zona habitável esteja mais próxima à estrela, quando comparado com nosso Sistema.
« Última modificação: 24 de Abril de 2007, 18:56:03 por HSette »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Abril de 2007, 18:57:47 »
Espero q novas observações apontem um possível indício de água!

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #7 Online: 24 de Abril de 2007, 18:59:01 »
Tópicos unidos.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #8 Online: 24 de Abril de 2007, 22:03:46 »
Quero mora lá.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #9 Online: 24 de Abril de 2007, 23:11:58 »

Citação de: Operação Básica
Produzir... Reproduzir.

Erro: Não há espaço suficiente em disco para esta operação.

Migrando dados para hda2 ----|

Produzir... Reproduzir...*loop*

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #10 Online: 25 de Abril de 2007, 00:14:21 »
Qual o metodo utilizado para verificar a superficie do planeta?
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #11 Online: 25 de Abril de 2007, 08:13:54 »
 :oba: Uau!

Qual o metodo utilizado para verificar a superficie do planeta?
Não exatamente a superfície, mas é possível ter uma idéia acerca da composição da atmosfera através da análise do
espectro do planeta. Ou seja, joga-se a luz que vem desse planeta em um espectógrafo e observa-se os picos de
emissão. Se, por exemplo, um desses picos corresponder ao do vapor d'água, podemos ter certeza que existe água
na sua atmosfera (isso já foi feito para um outro planeta extrasolar). Como esse planeta em particular pode ter água
líquida, a presença de vapor seria praticamente uma confirmação da existência de água lá. Mais interessante ainda seria
a detecção de um pico no espectro associado à presença de ozônio. Nesse caso, o ozônio seria uma clara indicação
da presença também de oxigênio molecular. Só que (até onde sei) uma atmosfera com oxigênio não está em equilíbrio
químico (ou seja, com o tempo o oxigênio se combina com minerais no solo). No caso da Terra, o que garante a presença
do oxigênio é a existência de vida. Podemos estimar também a composição do planeta e, de certa forma, de sua atmosfera
através de modelos de formação de planetas. Pelo que li, se esse planeta tiver se formado relativamente distante da sua
órbita atual, os modelos dizem que ele pode conter uma grande quantidade de água. Por outro lado, se ele tiver se formado
próximo de sua órbita atual, ele deve ser basicamente uma bola de silicatos e ferro (pense Mercúrio).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 25 de Abril de 2007, 08:27:40 »
 Vi a noticia ontem no Jornal Nacional.Minha dúvidas são:
1.Um período de translação tão curto (13 dias) não é um empecilho à vida ?
2.Uma distância tão curta da estrela (14 vezes menos que a Terra-Sol) também não é um obstáculo ? A radiação não seria muito intensa ?
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #13 Online: 25 de Abril de 2007, 08:39:55 »
1.Um período de translação tão curto (13 dias) não é um empecilho à vida ?
2.Uma distância tão curta da estrela (14 vezes menos que a Terra-Sol) também não é um obstáculo ? A radiação não seria muito intensa ?
1. Não necessariamente. O que acontece é que a rotação desse planeta está provavelmente "travada" com a translação (tidal locked),
isto é, o planeta mostra sempre a mesma face para a estrela, da mesma forma que a Lua mostra sempre a mesma face para a Terra. Isso
quer dizer que o clima desse planeta vai ser bem estranho, com um lado sempre de dia e outro sempre à noite, mas estudos demonstraram
que a circulação da atmosfera vai ajudar a diminuir a diferença de temperatura de um lado para o outro (se houver atmosfera).
2. O planeta está na chamada "Zona de Habitalidade" dessa estrela, que é a região onde a água pode existir de forma líquida. No sistema
solar essa região vai mais ou menos da órbita de Vênus até a órbita de Marte. Essa estrela é mais fria que o sol, o que faz com que sua
zona seja mais próxima. A radiação, em primeira aproximação, não vai ser um problema, pois a estrela é uma anã vermelha. Porém ela pode
ser um problema se a estrela for muito "ativa", quer dizer, lançar muitas "flares" e ejeções de massa coronal. Mas aí já chegamos no limite
do meu conhecimento do assunto :).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 25 de Abril de 2007, 08:51:12 »
 Valeu, Doc. :ok:
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #15 Online: 25 de Abril de 2007, 17:46:33 »
Vão chegar logo colocando uma cruz...  :twisted:

E 20 anos luz, nem é tanto assim, quem sabe eu não viva pra ver uma forma de vida alienigena? :)

Pô... 20,5 ly é longe pra caralho, véio... alfa-centauro está a 4,2 ly.  :chorao:
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #16 Online: 25 de Abril de 2007, 17:48:47 »
Vão chegar logo colocando uma cruz…  :twisted:

Sério mesmo. Essa foi a mais criativa de todos os tempos aos quais eu tive contato. Você realmente imaginou isso sózinho ou tirou de algum comentário que ouviu?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 25 de Abril de 2007, 17:59:21 »
...

Como disse o Manhattan, trata-se de uma anã vermelha. Sua intensidade luminosa é de cerca de 50 vezes menor que a do nosso Sol.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #18 Online: 25 de Abril de 2007, 21:20:24 »
Sério mesmo. Essa foi a mais criativa de todos os tempos aos quais eu tive contato. Você realmente imaginou isso sózinho ou tirou de algum comentário que ouviu?
Na verdade a imagem seguinte foi a primeira coisa que me veio à mente...
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #19 Online: 26 de Abril de 2007, 02:33:41 »
É, as cruzadas interplanetárias são previsíveis em uma vida interplanetária.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #20 Online: 26 de Abril de 2007, 11:45:23 »

Foi a primeira coisa que pensei também... :(
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 26 de Abril de 2007, 12:02:13 »
Achei o título um tanto forçado. Existem indícios que o planeta possua algumas condições que o tornem habitável. Mais uma pérola da mídia.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 26 de Abril de 2007, 12:40:54 »

Foi a primeira coisa que pensei também… :(

Dependendo do que fossemos encontrar por lá, poderia ser uma pá de cal sobre a vaidade e o egocentrismo humano... talvez até um tratamento para o câncer.   :wink:

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #23 Online: 26 de Abril de 2007, 12:52:56 »

Foi a primeira coisa que pensei também… :(

Dependendo do que fossemos encontrar por lá, poderia ser uma pá de cal sobre a vaidade e o egocentrismo humano… talvez até um tratamento para o câncer.   :wink:

Será? ::)  Acho mais fácil a racinha humana ir para lá fazer merda...e/ou levar o conceito de pecado e da culpa para começar a fuder com tudo...  :hihi:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #24 Online: 26 de Abril de 2007, 12:59:23 »
Eu chegaria lá e desenhava um pentagrama no chão...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!