Autor Tópico: Embaixada árabe protesta contra programa da Globo  (Lida 6761 vezes)

CuritibaCetica

• Visitante
Embaixada árabe protesta contra programa da Globo
« Online: 27 de Abril de 2007, 01:06:10 »
26/04/2007
"A Diarista" é alvo de protesto de embaixada árabe

Um capítulo de "A Diarista", exibido pela Rede Globo na terça-feira (17), causou indignação na comunidade árabe que vive no Brasil. Até a Embaixada dos Emirados Árabes Unidos, localizada em Brasília, entrou na briga e criticou o que chama de "abuso" da emissora.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u70636.shtml

One

• Visitante
Re: Embaixada árabe protesta contra programa da Globo
« Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2007, 03:15:19 »
Pergunta ao Moisés.
O que o leva a mudar de comportamento quando estão em causa notícias referentes a árabes ou muçulmanos?
E passo a ser mais específico, o que o leva a mudar de linguagem?

Acho que dá para entender.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2007, 06:31:05 »
Pergunta ao Moisés.
O que o leva a mudar de comportamento quando estão em causa notícias referentes a árabes ou muçulmanos?

Nego no Brasil achou um absurdo os árabes reclamarem, mas esquecem da fuzarca que fizeram quando Os Simpsons fizeram um programa sobre o Brasil.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2007, 06:32:17 »
Camelos? Comprar a Diarista?

Realmente foi um humor muito tosco.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 27 de Abril de 2007, 06:33:34 »
Nego no Brasil achou um absurdo os árabes reclamarem, mas esquecem da fuzarca que fizeram quando Os Simpsons fizeram um programa sobre o Brasil.

Me lembrei disso também.  E houve um documentário recente que também foi muito criticado.

Paizinho de aventureiros com mania de posar de primeiro mundo "emergente" dá nisso.  Muita pompa e pouca autocrítica.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

One

• Visitante
« Resposta #5 Online: 27 de Abril de 2007, 07:18:35 »
E um filme onde turistas americanos passam um mau bocado no Brasil ( acho que vi algo...).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 27 de Abril de 2007, 07:45:02 »
Sim, é esse.  Não me lembro de detalhes.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 27 de Abril de 2007, 13:31:38 »
Falar mal de qualquer religião afro-brasileira também pode acabar sendo legalmente encarado como crime de RACISMO, daí parece que até o pessoal cético que apareceu na tv debatendo com uns pais de santo ou qualquer coisa do tipo tinham que ser super cuidadosos...

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Abril de 2007, 15:24:46 »
Pergunta ao Moisés.

É que uns se preocupam e demonstram essa preocupação, outros não ligam. Isso é o motivo básico. Por que chamar católicos de papa-hostia se eles não ligam? Qual seria a graça? Mesmo se ligassem, eles não vão matar ninguém por isso. Quantas mortes tivemos por causa de caricaturas cristãs?

E o que te levou a fazer aquele ataque flood? Foi inspiração da Revolução dos Cravos?

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 27 de Abril de 2007, 15:26:51 »
Pergunta ao Moisés.

Eu não liguei a mínima. Coisa tosca se preocupar com uma idiotice dessas... É até uma honra Os Simpsons terem feito essa "homenagem" ao Brasil.

One

• Visitante
« Resposta #10 Online: 27 de Abril de 2007, 16:24:16 »
Pergunta ao Moisés.
TE passo a ser mais específico, o que o leva a mudar de linguagem?

É que uns se preocupam e demonstram essa preocupação, outros não ligam. Isso é o motivo básico. Por que chamar católicos de papa-hostia se eles não ligam? Qual seria a graça? Mesmo se ligassem, eles não vão matar ninguém por isso. Quantas mortes tivemos por causa de caricaturas cristãs?

E o que te levou a fazer aquele ataque flood? Foi inspiração da Revolução dos Cravos?

Tive tudo o que pretendia.

1 - Resposta ao que havia perguntado, é que ainda existe gente sensata por lá...
2 - Dar o prazer a quem tinha problemas pessoais...resolver um assunto que lhe estava engasgado.
3 - Era inadmissível a dualidade de critérios, por duas vezes fui para lá do defensável e nenhum moderador quis agir...limitei-me a obriga-los...

Foi preciso pensar bastante antes de agir, algumas pessoas por lá desejavam que eu continuasse no RV, mas, no final a razão ditou mais alto e decidi encerrar em definitivo...

E se quer saber, a linguagem nunca me aborreceu, hoje olho e riu-me com a vossa atitude em manter essa linguagem ( só diz respeito a uma minoria) ...

Agradeço a sua colaboração neste tópico, afinal, também foi minha intenção criar esta oportunidade para poder escrever esta mensagem.

Termino pedindo desculpa aos foristas deste espaço por este desvio que não se voltará a repetir :)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #11 Online: 27 de Abril de 2007, 18:43:21 »
E se quer saber, a linguagem nunca me aborreceu, hoje olho e riu-me com a vossa atitude em manter essa linguagem ( só diz respeito a uma minoria) …

Claro que não! Aquele seu chilique foi por causa de outra coisa. Sem contar os outros chiliques. Afinal, pra que criar tópicos pedindo atos da moderação quando se referia aos muçulmanos como maomos e outras qualificações? Pra que ter criado aquele tópico sobre maomos e maometanos, explicando que isso era ofensivo aos muçulmanos? Quando eu criei o tópico "Corja maometana em mais um absurdo incrível", você deu mais um chilique. A quem você está querendo enganar ao dizer que "a linguagem nunca me aborreceu"? Só a você mesmo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 27 de Abril de 2007, 18:46:46 »
Vocês dois querem que nos retiremos ou estão felizes em nos deixar na dúvida sobre qual é o assunto?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #13 Online: 27 de Abril de 2007, 18:53:11 »

Me lembrei disso também.  E houve um documentário recente que também foi muito criticado.

Paizinho de aventureiros com mania de posar de primeiro mundo "emergente" dá nisso.  Muita pompa e pouca autocrítica.
E o filme "Turistas" então... :sleepy: sem comentários, apareceu até no fantástico.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #14 Online: 27 de Abril de 2007, 19:01:30 »
Pergunta ao Moisés.

Eu não liguei a mínima. Coisa tosca se preocupar com uma idiotice dessas… É até uma honra Os Simpsons terem feito essa "homenagem" ao Brasil.

Queria que o Family Guy fizesse uma homenagem assim ao Brasil também… :hihi:

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #15 Online: 27 de Abril de 2007, 19:05:14 »
E o filme "Turistas" então… :sleepy: sem comentários, apareceu até no fantástico.

E a Embratur quase gastou uma grana (nossa grana) para tentar "recuperar a imagem brasileira" lá fora depois deste filme…  :x :x

Só não o fez porque o filme foi um fracasso nas bilheterias americanas.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #16 Online: 28 de Abril de 2007, 00:43:11 »
Vocês dois querem que nos retiremos ou estão felizes em nos deixar na dúvida sobre qual é o assunto?

Como você pode ver, o usuário One fez uma pergunta a mim sem que eu, neste tópico, postasse nada. A pergunta foi feita porque eu crei, no RV, um tópico intitulado "Maometanos sem o que fazer...", contendo a mesma matéria que aqui foi postado (foi aqui a minha fonte).

Ele questiona o meu linguajar ao se referir aos muçulmanos:

"Pergunta ao Moisés.

Acho que dá para entender."

Eu respondi:

"É que uns se preocupam e demonstram essa preocupação, outros não ligam. Isso é o motivo básico. Por que chamar católicos de papa-hostia se eles não ligam? Qual seria a graça? Mesmo se ligassem, eles não vão matar ninguém por isso. Quantas mortes tivemos por causa de caricaturas cristãs?

E o que te levou a fazer aquele ataque flood? Foi inspiração da Revolução dos Cravos?"

Depois ele:

"Tive tudo o que pretendia.

1 - Resposta ao que havia perguntado, é que ainda existe gente sensata por lá…
2 - Dar o prazer a quem tinha problemas pessoais…resolver um assunto que lhe estava engasgado.
3 - Era inadmissível a dualidade de critérios, por duas vezes fui para lá do defensável e nenhum moderador quis agir…limitei-me a obriga-los…

Foi preciso pensar bastante antes de agir, algumas pessoas por lá desejavam que eu continuasse no RV, mas, no final a razão ditou mais alto e decidi encerrar em definitivo…

E se quer saber, a linguagem nunca me aborreceu, hoje olho e riu-me com a vossa atitude em manter essa linguagem ( só diz respeito a uma minoria) …

Agradeço a sua colaboração neste tópico, afinal, também foi minha intenção criar esta oportunidade para poder escrever esta mensagem.

Termino pedindo desculpa aos foristas deste espaço por este desvio que não se voltará a repetir"

E, por último, eu:

"Claro que não! Aquele seu chilique foi por causa de outra coisa. Sem contar os outros chiliques. Afinal, pra que criar tópicos pedindo atos da moderação quando se referia aos muçulmanos como maomos e outras qualificações? Pra que ter criado aquele tópico sobre maomos e maometanos, explicando que isso era ofensivo aos muçulmanos? Quando eu criei o tópico "Corja maometana em mais um absurdo incrível", você deu mais um chilique. A quem você está querendo enganar ao dizer que "a linguagem nunca me aborreceu"? Só a você mesmo."

É que ele disse que "a linguagem nunca me aborreceu", mas eu demonstrei que ele está errado.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 28 de Abril de 2007, 01:11:18 »
Isso eu entendi, afinal está escrito nas postagens anteriores deste tópico.

Mas ainda não entendo por que essa roupa suja tem de ser lavada na nossa frente.

(A propósito, continuo achando provocação desnecessária chamar muçulmanos de "maometanos".  Ou, por falar nisso, católicos de "papa-hóstia").

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #18 Online: 28 de Abril de 2007, 01:25:55 »
Isso eu entendi, afinal está escrito nas postagens anteriores deste tópico.

Mas ainda não entendo por que essa roupa suja tem de ser lavada na nossa frente.

Quem começou foi o One, eu só tô respondendo pra não deixar batido. Quando ele parar eu paro. Ou quando a moderação assim desejar...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #19 Online: 29 de Abril de 2007, 01:14:30 »
Eu achei engraçado o episódios dos Simpsons, como foram assaltados numa favela do Rio e o Homer termina seqüestrado. Mas principalmente quando Homer derruba o livro "Como abusar de um país do 3º mundo" (ou alguma idéia parecida).

Não sou patriota, talvez seja por isso...

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #20 Online: 29 de Maio de 2007, 18:21:48 »
Os muçulmanos simplesmente não aceitam críticas. A questão da série trabalhar com um esteriótipo, falso ou verdadeiro, tosco ou sutil, pouco interessa a eles. O que eles reivindicam é o respeito incondicional. Como eles não detém o poder institucional protestam; se o tivessem empregariam suas leis arcaicas para se sobrepor.

É evidente que eles tem o direito de protestar; o direito que eles não tem é o de censurar ou impor sua visão de mundo ao resto da humanidade. No Ocidente há liberdade de expressão. Eles não gostam, acham ofensivo - aeroporto! Bye bye...
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 29 de Maio de 2007, 18:40:50 »
Os muçulmanos simplesmente não aceitam críticas. A questão da série trabalhar com um esteriótipo, falso ou verdadeiro, tosco ou sutil, pouco interessa a eles. O que eles reivindicam é o respeito incondicional. Como eles não detém o poder institucional protestam; se o tivessem empregariam suas leis arcaicas para se sobrepor.

Realmente esse é um desafio forte para os praticantes do Islã.  Respeito é um valor central para eles, e muitas vezes o questionamento é visto com mais antipatia do que deveria.

Por outro lado, não é má idéia tentar entender por que há tanta resistência.  Para uma comunidade muçulmana típica a ordem e o respeito são valores básicos e prestigiá-los é uma questão de decência, assim como para muitos de nós ocidentais o respeito à liberdade individual é igualmente sacrossanto.

As diferenças não são tão grandes quanto parecem à primeira vista.  Os hábitos é que mudam.

É evidente que eles tem o direito de protestar; o direito que eles não tem é o de censurar ou impor sua visão de mundo ao resto da humanidade. No Ocidente há liberdade de expressão. Eles não gostam, acham ofensivo - aeroporto! Bye bye…

Isso pode funcionar por um certo tempo... mas o Islã é a religião que mais cresce no mundo.  Será que queremos mesmo tentar mantê-los à distância sem buscar o melhor entendimento possível?  No mínimo acho que convém tentar fazer com que os muçulmanos entendam que ateu não é compactuado de Shaitan. 

Se não por outro motivo, porque nossa qualidade de vida e até mesmo segurança física pode um dia depender de que as massas do Islã compreendam esse fato tão básico.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #22 Online: 29 de Maio de 2007, 21:06:08 »
Dantas,

Você quer manter o diálogo com os muçulmanos, o que é muito louvável. Mas eu não acredito nisso. Não acredito que eles queiram. O Islã nada tem a oferecer ao Ocidente. Dialogar, encontrar pontos em comum é impossível, pois eles não cedem em absolutamente nada. A impressão que eu tenho é que o Ocidente representa para eles uma incrível tentação, um oásis repleto de delícias que eles querem conquistar para depois domesticar. Eles não querem ser ocidentais; querem que o Ocidente seja muçulmano. Ou seja, uma nova colonização, só que dessa vez nós seríamos a colônia, o que não deixa de ser uma grande ironia.

Liberdade, essa incrível palavrinha, parece não ter do povo a compreensão necessária que ela exige. Foi duramente conquistada, um parto difícil; mantê-la viva requer esforço constante. As massas do islã nem sequer imaginam o que seja ou o que representa. Para eles a liberdade é uma praga a ser combatida, justamente o oposto ela nos representa, é a nossa grandeza. Nisso está toda a diferença. Eles lutam para se manter em cativeiro; nós, fora. Não acho que seja pouca diferença.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 29 de Maio de 2007, 22:08:20 »
Você quer manter o diálogo com os muçulmanos, o que é muito louvável.

Não se trata sequer de ser ou não louvável, é questão de juízo mesmo.  Confronto violento faz mal para a saúde.  E mesmo confronto puramente verbal não é exatamente refresco.

Mas eu não acredito nisso. Não acredito que eles queiram. O Islã nada tem a oferecer ao Ocidente.

Bobagem.  O Islã é, no mínimo, uma cultura de riquíssima herança e um experimento social fascinante sobre um cultura religiosa que valoriza a família e a hospitalidade mais do que a maioria.

Não há por que esnobar uma massa humana tão rica.

Dialogar, encontrar pontos em comum é impossível, pois eles não cedem em absolutamente nada.

É mesmo?  Puxa, que coisa.  E eu que tenho amigos muçulmanos... eles deviam ter me avisado que não eram humanos e partido logo para o vale-tudo, não acha?

Hoje em dia nem nos avisam mais das regras de confronto... onde vamos parar assim?

A impressão que eu tenho é que o Ocidente representa para eles uma incrível tentação, um oásis repleto de delícias que eles querem conquistar para depois domesticar. Eles não querem ser ocidentais; querem que o Ocidente seja muçulmano. Ou seja, uma nova colonização, só que dessa vez nós seríamos a colônia, o que não deixa de ser uma grande ironia.

Tolice não é monopólio "deles" nem "nosso".  Se é que sequer faz sentido insistir em falar de Ocidente e Islã como se fossem duas substâncias distintas.

Liberdade, essa incrível palavrinha, parece não ter do povo a compreensão necessária que ela exige.

Responsabilidade, essa outra palavrinha incrível, parece não ter do povo "daqui do Ocidente" a compreensão necessária tampouco... mais um motivo para que tenhamos a humildade de aceitar que podemos aprender com os muçulmanos.

Foi duramente conquistada, um parto difícil; mantê-la viva requer esforço constante. As massas do Islã nem sequer imaginam o que seja ou o que representa.

Claaaro que não... como é que, por exemplo, palestinos que lutam por espaço vital em Israel, iranianos que viveram sob o regime do Xá ou tropas de Saladino (para não falar dos primeiros muçulmanos a se organizarem sob a liderança de Maomé) saberiam alguma coisa sobre o esforço necessário para conquistar liberdade?  São sempre tão protegidos pelos não-muçulmanos...

Para eles a liberdade é uma praga a ser combatida, justamente o oposto ela nos representa, é a nossa grandeza. Nisso está toda a diferença. Eles lutam para se manter em cativeiro; nós, fora. Não acho que seja pouca diferença.

Eles tem prioridades diferentes das que estamos acostumados, isso é verdade.  Mas não é uma verdade que justifica esse maniqueísmo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #24 Online: 29 de Maio de 2007, 22:43:09 »
Outra coisa, Quereu.  Você não acha incômoda a simetria entre os radicais muçulmanos que acham que não vale a pena se "expor" à "corrupção moral do ocidente" e a sua própria postura de que muçulmanos não servem para tentar dialogar?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!