Autor Tópico: Embaixada árabe protesta contra programa da Globo  (Lida 6762 vezes)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Embaixada árabe protesta contra programa da Globo
« Resposta #25 Online: 30 de Maio de 2007, 00:16:25 »
É mesmo?  Puxa, que coisa.  E eu que tenho amigos muçulmanos… eles deviam ter me avisado que não eram humanos e partido logo para o vale-tudo, não acha?

Eu não acho... tenho amigos muçulmanos que tenho a mais elevada estima... e quero crer, pela forma que me acolhem, que seja reciproco... independente da minha condição religiosa... e isto que tenho contato profissional com eles e posso dizer que prefiro 10.000 vezes negociar com eles do que negociar com um evangélico cristão ocidental, por exemplo.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #26 Online: 30 de Maio de 2007, 06:41:50 »
Só quero lembrá-los que os homens são anjos individualmente e monstros quando agem em grupo. O grupo justifica tudo. Não poderia, nem que quisesse julgar todos os muçulmanos. Só posso julgar o conjunto.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #27 Online: 30 de Maio de 2007, 08:47:42 »
Só quero lembrá-los que os homens são anjos individualmente e monstros quando agem em grupo. O grupo justifica tudo. Não poderia, nem que quisesse julgar todos os muçulmanos. Só posso julgar o conjunto.

Eles podem dizer o mesmo de "nós", sejam lá quem forem esses "nós".  E esse impasse só causa desconfiança e danos dos dois lados.  Então, por que mantê-lo?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #28 Online: 30 de Maio de 2007, 08:55:24 »
É nessas circunstância que um certo relativismo moral é adequado para entender o comportamento de uma determinada cultura de maneira relativa a moral da própria cultura e não a nossa.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #29 Online: 30 de Maio de 2007, 18:02:08 »
Porque os muçulmanos querem tratamento especial? Ora, todos são iguais perante a lei. Entendo perfeitamente o que os motiva, mas tenho mais apreço pela lei. Se eles não gostam das leis Ocidentais, bem, não quero ser repetitivo. Aqui a lei permite liberdade de expressão. Não há o que discutir.

A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #30 Online: 30 de Maio de 2007, 18:12:52 »
Em matéria de liberdade de expressão lembrei-me da série "AGENTE 86" que satirizava os nazistas. Nazistas acaso não eram gente? Não comiam, bebiam ou copulavam? Não tinham angústias nem preocupações? Cansei de ver filme americano estereotipando nazistas. Cansei de ver filme americano estereotipando todo mundo. Bobagem é dar aos muçulmanos condição especial. Nada é tão sagrado que não valha uma piada...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #31 Online: 30 de Maio de 2007, 18:13:56 »
Chega a ser engraçado alegar que muçulmanos não valorizam a lei...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #32 Online: 30 de Maio de 2007, 18:20:41 »
Isso é um absurdo! Onde houver homem haverá lei. Onde eu disse que os muçulmanos não valorizam a lei? O problema é qual lei eles querem obedecer.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #33 Online: 30 de Maio de 2007, 22:04:41 »
Me parecem que são culturas contraditórias, o diálogo realmente é necessário, mas será que é possível?
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #34 Online: 31 de Maio de 2007, 06:08:33 »
Toda vez que eu vejo esse tópico eu me lembro dos brasileiros reclamando dos Simpsons e daquele outro filme...........

E liberdade de expressão é uma coisa, falta de respeito é outra completamente diferente..........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #35 Online: 31 de Maio de 2007, 06:34:40 »
Humor é falta de respeito. Se vamos tocar nessa toada serão proibidos todos os programas de humor.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #36 Online: 31 de Maio de 2007, 06:51:00 »
Humor é falta de respeito. Se vamos tocar nessa toada serão proibidos todos os programas de humor.

Então qualquer forma de humor é válida?Se eu for na teve e fizer piada chamando sua mãe de prostituta , seu pai de corno e seu irmão de viado ta valendo?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #37 Online: 31 de Maio de 2007, 15:51:36 »
Só quero lembrá-los que os homens são anjos individualmente e monstros quando agem em grupo. O grupo justifica tudo.

Esta é uma observação da mais alta relevância.

Eles podem dizer o mesmo de "nós", sejam lá quem forem esses "nós".  E esse impasse só causa desconfiança e danos dos dois lados.  Então, por que mantê-lo?

Há de se fazer justiça aqui.

Concordo que a "insanidade" promovida pelo grupo, que justifica tudo, existe também entre os ocidentais. Mas eu diria que no Ocidente a idéia de liberdade individual representa uma espécie de "escudo" contra isto. Diria que um ocidental tem uma probabilidade menor de se deixar levar pela insanidade grupal. Diferente de países islâmicos, onde esta idéia é bem menos respeitada ou inexistente.

De qualquer forma, defendo que é necessária a tentativa de diálogo, a tentativa de resolver os conflitos da maneira mais pacífica possível. Se isto é possível eu ainda não sei, mas deve-se tentar, ao menos.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 31 de Maio de 2007, 18:03:11 »
Se no oriente (médio) temos teocracias fanáticas, aqui no ocidente possuímos estados (quase) laicos. Não sei se o ocidente fosse governado por teocracias, não seriamos tão ou mais temerários quanto eles são.
Logo, se nossa civilização atingiu um patamar mais evoluído que o deles, foi graças ao estado laico e não a religião. Podemos fazer a analogia contrária também...  se ao invés de teocracias, o oriente médio fosse governada por estados laicos, não estariam eles no mesmo, ou maior, grau de evolução da sociedade?

Eu não estou afins de descobrir... não quero dar o poder do estado para uma corja de PNC para depois descobrir que eles podem ser tão ruins, ou piores, que os de lá.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #39 Online: 31 de Maio de 2007, 19:01:41 »

Então qualquer forma de humor é válida?Se eu for na teve e fizer piada chamando sua mãe de prostituta , seu pai de corno e seu irmão de viado ta valendo?

Isso foi piada ou foi ofensa?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #40 Online: 31 de Maio de 2007, 19:54:13 »

Isso foi piada ou foi ofensa?

Acredito que tenha sido uma pergunta...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #41 Online: 31 de Maio de 2007, 20:33:51 »
Então vamos à resposta. Se for piada, como toda piada, é uma forma de crítica que pode ou não ser boa. Como qualquer expressão humana pode ser ruim ou boa, elevada ou baixa, trivial e grosseira ou sublime e indelével. A quem cabe os critérios de julgamento? A cada pessoa em particular. Elas vão colocar seus preconceitos, seus interesses, suas fraquezas, sua inteligência a serviço da avaliação. A conclusão é única e pessoal. É uma piada boa? Contém uma boa idéia? Transmite uma mensagem inteligente? Ou é apenas uma piada ruim? Contém um amontoado de preconceitos? Transmite uma mensagem pífia?

Ora, se minha mãe for puta e eu quiser esconder a minha vergonha indignando-me ante a verdade sou um pobre dum hipócrita que nada merece além do escárnio das pessoas. Se ela não for puta isso não deve ter importância, afinal ela não é. Mas esse é um caso muito pessoal, caso da mãe do Quereu. De que me vale ser filho da santa, melhor ser filho da outra... Lalalá, lalalá.

Pergunto-me quais os critério que tornarão impedidas as piadas. Quem se atreverá a fazê-lo? Talvez os amáveis muçulmanos; ou quem sabe um sábio possa estabelecer os critérios definitivos, um livro de regras como o corão ou a bíblia ou o talmude, só que em vez de preceitos santos, preceitos humorísticos tipo: "Não gracejarás em vão", "Não rirás dos anões", "Contemplará os palhaços de alma limpa sem um sorriso nos lábios", e coisas assim.
Eu, da minha parte, serei um pecador renitente. Continuarei rindo à socapa de toda a santidade desses homens que só produzem cloacas.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #42 Online: 31 de Maio de 2007, 22:20:11 »
Se no oriente (médio) temos teocracias fanáticas, aqui no ocidente possuímos estados (quase) laicos. Não sei se o ocidente fosse governado por teocracias, não seriamos tão ou mais temerários quanto eles são.
Logo, se nossa civilização atingiu um patamar mais evoluído que o deles, foi graças ao estado laico e não a religião. Podemos fazer a analogia contrária também…  se ao invés de teocracias, o oriente médio fosse governada por estados laicos, não estariam eles no mesmo, ou maior, grau de evolução da sociedade?

Eu não estou afins de descobrir… não quero dar o poder do estado para uma corja de PNC para depois descobrir que eles podem ser tão ruins, ou piores, que os de lá.
Nem precisa de tal teste, a história já responde, o laicismo foi instituido justamente para evitar os abusos da religião no poder, da igreja ligada ao estado. A inquisição foi o exemplo do estado religioso no ocidente e o ápice da sua violência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #43 Online: 31 de Maio de 2007, 22:35:39 »
Mas eu não acredito nisso. Não acredito que eles queiram. O Islã nada tem a oferecer ao Ocidente.

Bobagem.  O Islã é, no mínimo, uma cultura de riquíssima herança e um experimento social fascinante sobre um cultura religiosa que valoriza a família e a hospitalidade mais do que a maioria.

Não há por que esnobar uma massa humana tão rica.
Queria entender qual é essa valorização da família e da hospitalidade maior que a brasileira, uma das característica dos brasileiros é o "calor" humano, ou seja a afetividade de nosso povo. E a instituição família é muito valorizada na cultura. A alta criminalidade, incluindo a corrupção, e desiqualdade econômica são resultados dessa caracteística informal do brasileiro que tende a burlar a lei e o protocolo das normas sociais para tirar vantagem pessoal. É mais valorizado as amizades pessoais, em oposição as relações de confiança nas instituições sociais, e a base da corrupção são essas relações paralelas.

Liberdade, essa incrível palavrinha, parece não ter do povo a compreensão necessária que ela exige.

Responsabilidade, essa outra palavrinha incrível, parece não ter do povo "daqui do Ocidente" a compreensão necessária tampouco… mais um motivo para que tenhamos a humildade de aceitar que podemos aprender com os muçulmanos.

E qual é a responsabilidade deles? Nós não somos exemplo pois temos a corrupção, mas o estado religioso é um irresponsabilidade política.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #44 Online: 31 de Maio de 2007, 22:43:52 »
Queria entender qual é essa valorização da família e da hospitalidade maior que a brasileira, uma das característica dos brasileiros é o "calor" humano, ou seja a afetividade de nosso povo. E a instituição família é muito valorizada na cultura.

Se quer entender, estude.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 31 de Maio de 2007, 22:51:54 »
Nem precisa de tal teste, a história já responde, o laicismo foi instituido justamente para evitar os abusos da religião no poder, da igreja ligada ao estado. A inquisição foi o exemplo do estado religioso no ocidente e o ápice da sua violência.

Meu medo é que enquanto estavamos vivendo a idade das trevas da idade média, a cultura e sociedade do oriente médio já tinham desabrochado e estava florescendo… no entanto de lá para cá eles retrocederam (claro, com uma mãozinha das teocracias ocidentais da época). Até que ponto a civilização ocidental da idade média foi responsável por este retrocesso??? Não esta hoje a civilização ocidental sofrendo o mesmíssimo tipo de influência em uma espécie de "refluxo"???? Vejo grupos de extremistas religiosos nascendo por aqui… o próprio Rat Zinger é um exemplo como a ICAR começou a caminhar para trás… a cada dia a intolerância religiosa começa a botar suas garras de fora por aqui.

Meu medo não é que eles sejam nós, civilização ocidental, ontem… mas que sejam aquilo que seremos amanhã.  :o :shock: :medo:

Nós, ateus e agnósticos, seremos os primeiros a irem para a fogueira.  :o

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #46 Online: 31 de Maio de 2007, 22:58:36 »
Pelo que eu vi de uma reportagem sobre secularismo, este não é ameado nem no Brasil, nem nos EUA, na europa então o secularismo domina. Mas não é apenas o Islamismo que é contrario ao secularismo, o catolicismo está caminhando neste sentido também. E um religião contra a outra. Mas os mecanismos de defesa do laicismo são fortes, são institucionais. Para combater a religião somente com o conhecimento. E evitando a violência oriunda do fanatismo religioso.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 31 de Maio de 2007, 23:00:20 »
Nem falava especificamente do catolicismo... e sim dos cristãos em geral. Confesso que fiquei chocado quando assisti a Jesus Camp.  :o

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #48 Online: 31 de Maio de 2007, 23:00:29 »
Queria entender qual é essa valorização da família e da hospitalidade maior que a brasileira, uma das característica dos brasileiros é o "calor" humano, ou seja a afetividade de nosso povo. E a instituição família é muito valorizada na cultura.

Se quer entender, estude.

Eu apenas fui educado de maneira a evitar dizer que você falou bobagem.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #49 Online: 31 de Maio de 2007, 23:07:41 »
Nem falava especificamente do catolicismo… e sim dos cristãos em geral. Confesso que fiquei chocado quando assisti a Jesus Camp.  :o

Seria educação religiosa?    E o relativismo cultural?  :D

Realmente para céticos e ateus é um filme de terror, com lavagens cerebrais explícitas  :medo:

E o pior de tudo com crianças.

É o fantasma da religião  :ghost:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!