Mas nesse caso temos o autoritarismo, que tem o culto a personalidade como forma de dominação. Não sei até que ponto o ateísmo está relacionado com o ocorrido, mas é um passado negro em sua história.
O controle das massas é feito pois não há educação para as mesmas, e a religião tem um componente contrário ao conhecimento científico que é a base da educação. A igreja católica prejudica o controle de natalidade e o planejamento familiar com a sua doutrina que prega contra os métodos contraceptivos. E os protestantes também não fazem uso de métodos contraceptivos pois é contrário a suas doutrinas.
O que eu quis mostrar é que o fim da religião não vai tornar o mundo melhor…… O ser humano sempre vai arrumar uma maneira de controlar as massas, e as massas querem ser controladas… Achar que um dia todos serão cultos a ponto de não sofrerem controle é utopia… é o mesmo que um comunista esperar o dia em que as pessoas vão deixar de ser egoístas.
A democracia é recente, e assim como o feudalismo e o escravismo foram superados, a democradia vai se desenvolver e pode ser melhorada em muito aspectos, principalmento na eliminação da ditadura da maioria, em que a perversidade se dá com os que tem menor representatividade.
A religião está atrelada a questões sociais, onde para alguns estratos sociais mais baixos, é a única saida para uma adequada socialização, sendo que estão excluídos. Onde ocorre também da igreja ser uma alternativa válida para a saída do crime e do uso de drogas.