Autor Tópico: Olavo Carvalho  (Lida 7157 vezes)

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
Olavo Carvalho
« Online: 24 de Maio de 2005, 00:30:09 »
Pq dão espaço na Mídia pra um cara tão boçal quanto este? O cara é simplesmente incapaz de redigir um texto em que ele não pose de supra-sumo intelectual e qualquer um que discorde dele seja escória. Mais da metade dos textos do Olavo é ofensas gratuitas e de ridicularização do oponente, isso é ser filósofo? (Obs: nem diploma de filosofia este cara tem).
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Poindexter

• Visitante
Re.: Olavo Carvalho
« Resposta #1 Online: 24 de Maio de 2005, 00:34:27 »
Ele escreve algumas coisas boas.

APODman

• Visitante
« Resposta #2 Online: 24 de Maio de 2005, 00:56:48 »
Olavo de Carvalho ?

Este tópico deveria ser movido para a sessão de " Piadas e Brincadeiras"   :hihi:

[ ]´s

Offline Tonto

• Nível 13
  • *
Re: Olavo Carvalho
« Resposta #3 Online: 24 de Maio de 2005, 08:54:44 »
Citação de: Res Cogitans
Pq dão espaço na Mídia pra um cara tão boçal quanto este? O cara é simplesmente incapaz de redigir um texto em que ele não pose de supra-sumo intelectual e qualquer um que discorde dele seja escória. Mais da metade dos textos do Olavo é ofensas gratuitas e de ridicularização do oponente, isso é ser filósofo? (Obs: nem diploma de filosofia este cara tem).

Dão espaço na mídia e você está dando aqui, hehehe
"Se quiser realizar seus sonhos primeiro você terá que acordar"

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #4 Online: 24 de Maio de 2005, 09:10:42 »
Citação de: Tonto

Dão espaço na mídia e você está dando aqui, hehehe
É importante a gente levantar um perfil biográfico desse cara. Ele não perde oportunidade de falar mal dos ateus e acho que precisamos fazê-lo engolir suas próprias palavras.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 24 de Maio de 2005, 13:13:55 »
Já eu, acho que o cara não merece atenção, nem mesmo um tópico.

Esqueçam-no.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Re.: Olavo Carvalho
« Resposta #6 Online: 24 de Maio de 2005, 14:41:46 »
Citação de: Fernando
Já eu, acho que o cara não merece atenção, nem mesmo um tópico.

Esqueçam-no.
Só se ele virar mendigo. Enquanto estiver escrevendo para a mídia e ela o aceitando, precisamos nos defender. Ele fala mal dos ateus como se não fosse nada demais. Ele e os colegas deles no Mídia Sem Máscara.

Acho que dar umas palmadas na busanfa varizenta dele podem fazer ele calar a boa ao falar dos ateus.

Offline Jonh Ford

• Nível 10
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Maio de 2005, 15:49:59 »
Olavo as vezes é pinel e pseudo.

Do pinel, sobram tantos exemplos que um não cabe. Do pseudo, eis um interessante:

[do texto "metafísica e os fundamentos da objetualidade"]

"(...) Olhando um quadrado, sabemos instantaneamente que não pode ser dividido em dois quadrados por um único segmento de reta e que cortado na diagonal exata produzirá dois triângulos isósceles. Saber isso de imediato é ter a intuição do quadrado..."  :roll:  :roll:  :roll:

Outras vezes, por contraditório que seja, encontramos algo que se salva:

[debate com Alaor Café, na Faculdade de Direito da USP]

"(...) Vocês vejam que o marxismo é uma filosofia, é uma teoria econômica, é uma ideologia, é uma estratégia revolucionária, é um regime político, é um sistema ético-moral, é uma crítica cultural, é uma organização política da militância: ele é tudo isso ao mesmo tempo. Ora, vocês não encontrarão em todo o mundo, em toda a história humana, nenhum fenômeno parecido: não existe nenhum outro fenômeno que abarque de maneira unificada tantos aspectos ao mesmo tempo. Isso quer dizer que o marxismo nos coloca desde logo o problema de que não sabemos a que gênero de fenômenos ele pertence.

Se buscamos a definição do marxismo, segundo o velho critério aristotélico do gênero próximo e da diferença específica, nós já nos esborrachamos no primeiro degrau da escada por não haver um gênero próximo. Isso significa que toda a tentativa de discussão do marxismo imita aquele célebre caso dos cegos com o elefante, em que um pega a perna e diz que o elefante é um poste, outro pega a tromba é diz que é uma cobra, outra pega a orelha e diz que é uma folha de papel, e assim por diante. Aqueles que analisam o marxismo no terreno econômico – o pessoal liberal tem a mania de fazer isso, o que é até covardia, porque a crítica liberal da economia marxista é tão arrasadora que este é o campo mais fácil para discussão –, quando pensam que estão ganhando a discussão, o marxista passa para outra clave (por exemplo, a da crítica moral do capitalismo) e pronto: aquele belíssimo trabalho que o liberal fez está perdido. Se nós atacamos o materialismo e o anticristianismo do marxismo, também quando estamos quase vencendo a discussão, o marxista tira do bolso do colete a teologia da libertação, dizendo que é mais cristão do que nós. Então, realmente estamos lidando com um ente proteiforme e indefinido. É evidente que a análise e a crítica racional esbarram em dificuldades tão imensas que, sinceramente, não vale a pena prosseguir nesta direção. A sucessão de críticas ao marxismo que se fizeram desde o século XIX até hoje, não digo que seja inútil, mas pega somente detalhes e partes às vezes insignificantes do problema.

Nós não vamos sair disso se não conseguirmos subir um grau na escala de abrangência e de abstração, e conseguirmos dizer, afinal de contas, o que é o marxismo. Então, abreviando quinze ou mais anos de estudo que me levam a esta conclusão, vamos começar por definir o marxismo pelo seu gênero próximo. Eu tenho a pretensão de ter encontrado esse gênero próximo: o marxismo não é uma filosofia política, não é uma economia, não é um partido político, não é nenhuma dessas coisas isoladamente, mas é uma cultura , no sentido antropológico do termo. Uma cultura significa um universo inteiro, um complexo inteiro de crenças, símbolos, discursos, reações humanas, sentimentos, lendas, mitos, sentimentos de solidariedade, esquemas de ação e, sobretudo, dispositivos de autopreservação e de autodefesa. Para toda cultura existente, o desafio número um é a sua autopreservação. Isto quer dizer que o marxismo, ao longo de sua história, desenvolveu uma infinidade de meios de autopreservação cujo funcionamento, inclusive material, dificilmente é objeto de curiosidade das pessoas. Não deixa de ser estranho que o marxismo, que professa tudo analisar pela sua base econômica, jamais seja estudado pela base econômica da sua própria expansão. Portanto, nós temos a impressão de que as idéias marxistas, exatamente como as idéias do antigo idealismo, se propagam no ar sem nenhuma ajuda humana e sem nenhuma sustentação econômica..."

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #8 Online: 24 de Maio de 2005, 17:23:54 »
Citação de: Olavo de Carvalho
"(...) Olhando um quadrado, sabemos instantaneamente que não pode ser dividido em dois quadrados por um único segmento de reta e que cortado na diagonal exata produzirá dois triângulos isósceles. Saber isso de imediato é ter a intuição do quadrado..."
Credo...  :hihi: Ele faltou na aula de Geometria!

Offline Jonh Ford

• Nível 10
  • *
« Resposta #9 Online: 24 de Maio de 2005, 17:58:56 »
Acho que ele não faz nem idéia do que seja geometria... :lol:  :lol:  :lol:

Offline Jonh Ford

• Nível 10
  • *
« Resposta #10 Online: 24 de Maio de 2005, 18:01:41 »
Lembrou-me, quando li, do Paulo Francis falando que a Nasa afirmara que o Hubble, por conta de um defeito desconhecido, não tinha sido capaz de "enxergar" o passado da terra  :o  :o  :o

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #11 Online: 24 de Maio de 2005, 21:18:01 »
o hammond tá psicografando sobre uma bandeja do mcdonalds?
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 25 de Maio de 2005, 19:32:05 »
Queremos algo mais concreto, Aurélio. Essa foto não mostra muita coisa.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 25 de Maio de 2005, 19:38:32 »
-comunismo e nazismo são a mesma coisa;

comunismo, nazismo, ateísmo e satanismo são a mesma coisa.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Rhyan

• Visitante
« Resposta #14 Online: 03 de Setembro de 2005, 11:12:53 »

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #15 Online: 03 de Setembro de 2005, 11:50:00 »

Ops... tem diploma sim. Ele é filosofo.
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
Re: Re.: Olavo Carvalho
« Resposta #16 Online: 03 de Setembro de 2005, 11:56:44 »
Citação de: Alenônimo
Citação de: Olavo de Carvalho
"(...) Olhando um quadrado, sabemos instantaneamente que não pode ser dividido em dois quadrados por um único segmento de reta e que cortado na diagonal exata produzirá dois triângulos isósceles. Saber isso de imediato é ter a intuição do quadrado..."
Credo...  :hihi: Ele faltou na aula de Geometria!

Não, não. Ele está explicando o que é INTUIÇÃO. Ele usou um exemplo parecido com o que Kant usava e podemos usar também o diálogo de Sócrates com o escravo em Menon.
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #17 Online: 03 de Setembro de 2005, 12:03:35 »
Citação de: hugo

Ele não tem diploma de filosofia. Ele se auto-intitula filósofo... Percebeu o naipe da peça?

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #18 Online: 03 de Setembro de 2005, 16:26:41 »
Citação de: Alenônimo

Ele não tem diploma de filosofia. Ele se auto-intitula filósofo... Percebeu o naipe da peça?

"Olavo de Carvalho
Jornalista e filósofo nascido em Campinas, Estado de São Paulo, em 29 de abril de 1947. Tem sido saudado pela crítica como um dos mais originais e audaciosos pensadores brasileiros. Professor de filosofia e diretor do Seminário de Filosofia do Centro Universitário da Cidade (RJ). Autor das obras "O Jardim das Aflições" e "O Imbecil Coletivo: Atualidades Inculturais Brasileiras". Editor do site Mídia Sem Máscara."

http://www.parlata.com.br/colunista_capa.asp?id=2

Meu professor de História da Filosofia Contemporânea III, estudou com o Olavão em São Paulo.

Podemos até ir contra o que ele fala, mas não podemos retirar seus títulos.  :wink:

Offline Freddy Hazuki

• Nível 23
  • *
« Resposta #19 Online: 03 de Setembro de 2005, 16:58:19 »
olavo é muito engraçado :D

dias atrás publicaram um texto dele no Zero Hora, jornal do RS, e ele dizia q os EUA apresentaram mais de mil invenções, enquanto no brasil  umas duzentas e poucas.. não lembro dos números... ele atribuia isso ao comunismo dos professores universitários e da sua militancia ateísta... louco ..  :mrgreen:
“Milagre: um acontecimento descrito por aqueles que souberam dele por gente que não o viu.”

Elbert Hubbard

Offline Ana Paula P.

• Nível 01
  • *
    • http://www.rockmusic.com.br
Olavo Carvalho
« Resposta #20 Online: 04 de Setembro de 2005, 02:55:56 »
Rhyan, essa comunidade "Olavo de Carvalho nos odeia" é uma das minhas favoritas do orkut. Eu me divirto horrores quando chega alguém com as últimas do Olavão.
E pensar que no meu primeiro contato com ele, através de O Imbecil Coletivo, estava inocentemente ansiosa para conhecer sua "filosofia", porque tinha ouvido falar muito bem dele.
"Headed for eternity and destined for nothing! The future isn't difficult to see... It's easy to confuse grand design with life's repercussions, lament not your vanquished fantasy..." (G.Graffin)

Rhyan

• Visitante
« Resposta #21 Online: 04 de Setembro de 2005, 13:43:32 »
Dei uma olhada na comunidade, é engraçada apesar do seu estilo esquerdista.

Legal sua assinatura, gosto dessa música.

ukrainian

• Visitante
« Resposta #22 Online: 04 de Setembro de 2005, 21:40:21 »
As olavetes estão preocupadas com os céticos... http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=599335&tid=22492448

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 05 de Setembro de 2005, 00:04:29 »
vcs ficam botando link de orkut e eu matei meu orkut, não dá mais pra ver  :x
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #24 Online: 05 de Setembro de 2005, 09:13:10 »

Parece que ele largou a faculdade antes de se formar.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!