Autor Tópico: Declarar-se ateu para a família ( pergunta)  (Lida 15594 vezes)

One

• Visitante
Declarar-se ateu para a família ( pergunta)
« Online: 04 de Maio de 2007, 09:20:37 »
Algum de vocês teve problema em assumir o ateísmo para com os seus familiares?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Declarar-se ateu para a família ( pergunta)
« Resposta #1 Online: 04 de Maio de 2007, 10:11:39 »
Tive muitos problemas com meus familiares, mas não por ser ateu.

Por não ser espírita, já é outra história.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #2 Online: 04 de Maio de 2007, 13:17:38 »
Teve mais problema meu primo que reclamava ser desempregado dizer que agora dá 10% do salário para a Universal...

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #3 Online: 04 de Maio de 2007, 19:07:54 »

:| Depende.

Você considera uma viagem pro hospital e uma tentativa de conversão forçada problema?

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #4 Online: 04 de Maio de 2007, 19:17:52 »

Você considera uma viagem pro hospital e uma tentativa de conversão forçada problema?
:|

Para mim foi tranquilo. Meus pais nunca foram muito religiosos de qualquer jeito. O máximo que eles fazem é alguma pergunta ou outra esporadicamente de porque eu não acredito, como eu não acredito nisso, no que eu acredito, etc..
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 04 de Maio de 2007, 19:53:05 »
Comigo foi tranquilo... no fundo acho que meus pais já sabiam antes de mim, dado a natureza dos questionamentos que fazia. Não houve nenhum tipo de choque, nem tentativa de me fazer mudar de idéia.

rizk

• Visitante
« Resposta #6 Online: 04 de Maio de 2007, 22:24:14 »
Creio que dei mais trabalho pra minha mãe quando era Wicca :lol:

No começo era esquisito, porque tinha aquelas cutucadinhas. Eu "se deus quiser", e o familiar "ué, mas não é você quem diz que deus..." e afins. Agora que estou em processo de entrar em pazes com as minhas origens, bradando a plenos pulmões que não admito que a cristandade queira monopolizar a caridade, está todo mundo contente. Eu inclusa.

Pro hospital, Lela?!?

Fox, li num desses jornais à "notícias populares" que mais gente paga dízimo que contribui com o INSS. Tipo, 20% e 6%. Sim. SIM MAIS GENTE PAGA O DÍZIMO QUE CONTRIBUI COM O INSS. É pra subir a serra, essa.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #7 Online: 04 de Maio de 2007, 22:28:37 »
Pro hospital, Lela?!?

:( Sim.

:'( Tadinha da minha mãezinha, tem problema de hipertensão, a pressão sangüinea dela sobe MUITO quando se expõe a emoções fortes, ela fica nervosa e dá no que dá.

Ela é católica convicta e quando soube que eu era atéia...

rizk

• Visitante
« Resposta #8 Online: 04 de Maio de 2007, 23:46:29 »
Daí a necessidade de reforçar pra família que a gente não vai jamais deixar de ser bom e justo.

Em casos assim de família dogmática eu não sei dizer nada, mas não tem NENHUM ateu/agnóstico do meu convívio offline que tenha tido PROBLEMAS com a família. Todo mundo se bateu um pouquinho, mas quando chegou a dizer "continuo aceitando como verdade os pontos cruciais da minha educação" a família tem sossego. Penso que a família pode ver a crença em Deus como aquele elemento base da educação, e se vê isso cair acha que vai cair toooodo o resto. Aí começa todo o medo e o "onde foi que eu errei", e a óbvia conseqüência "não errei porra nenhuma, ensinei a meu filho todas as coisas certas e ele vai ter que entender na marra".

E obviamente há que tomar todo o cuidado do mundo pra ser bom e justo aos olhos deles, né? :)

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #9 Online: 05 de Maio de 2007, 00:51:19 »
Como eu sei. Depende muito as suas famílias. Tem outro lado é muito complicado até pode levar apelo emotivos.
Assim eu fiz esse conjunto tipos de família.

Nível 1 - Não dá importância as religiões, não tem função família dogmática e liberal.

Nível 2 - Às vezes dá importância, alguns tem dogmas e acaba anotar o dedo (ou não) que não pode fazer até um tempo já cansar de ti e por isso sua família deixará sem problema e sem discussão.

Nível 3 - Extremamente importância. Tiver família problemas saúdes, mentais ou muito dogmático. Declarar vai abalar a fé e sentir as dores emotivos.

Nível 4 - Absoluta importância. Família conservadora. Declarar vai levar discussão muito longa e inútil. Pois, os pais não querem perder de ti.

Nível Limite - Idem nível 4. Expulsará você em casa, rasgando fotos até seu certidão de nascimento.

O meu é nível 2.  :hihi:
« Última modificação: 05 de Maio de 2007, 01:02:11 por Vito Álvaro »

One

• Visitante
« Resposta #10 Online: 05 de Maio de 2007, 13:32:15 »

Após esse momento traumático, as coisas mudaram?

One

• Visitante
« Resposta #11 Online: 05 de Maio de 2007, 13:33:48 »
Utilizando a escala do Vito, se eu fosse ateu estaria no nível 1

One

• Visitante
« Resposta #12 Online: 05 de Maio de 2007, 13:36:50 »
Mimi,

Logo Wicca, imagino as reacções e exorcismo que se seguiram  :hihi:

Sobre a necessidade de ter que se mostrar bom e acima de qualquer suspeita é um cargo injusto colocado sobre os ombros dos ateus.

One

• Visitante
« Resposta #13 Online: 05 de Maio de 2007, 13:37:27 »
Tive muitos problemas com meus familiares, mas não por ser ateu.

Por não ser espírita, já é outra história.

Já conheço sua admiração pela doutrina espirita  :hihi:

One

• Visitante
« Resposta #14 Online: 05 de Maio de 2007, 13:38:21 »
Teve mais problema meu primo que reclamava ser desempregado dizer que agora dá 10% do salário para a Universal…

:biglol:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #15 Online: 05 de Maio de 2007, 13:39:29 »
Mimi,

Sobre a necessidade de ter que se mostrar bom e acima de qualquer suspeita é um cargo injusto colocado sobre os ombros dos ateus.
Porquê? Acha que ateu tem que ser mau?
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

One

• Visitante
« Resposta #16 Online: 05 de Maio de 2007, 13:41:11 »
André e Spitfire

Perfeito para vocês :)

One

• Visitante
« Resposta #17 Online: 05 de Maio de 2007, 13:43:15 »
Mimi,

Não consigo imaginar de onde tirou tal ideia.
Disse que era injusto considerar que pessoas por serem ateias muitas vezes estão sujeitas a maior pressão sobre conduta moral. Isto dentro do contexto da mensagem da Mimi postada mais acima.

« Última modificação: 05 de Maio de 2007, 13:46:28 por One »

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #18 Online: 05 de Maio de 2007, 13:48:00 »

:| Vejamos, meu pai não liga a mínima, de acordo com ele, desde que eu não deixe minha mãe nervosa nem declare essa minha opção pros 4 ventos já está ótimo.

:| Agora minha mãe já é uma história BEEEEEEEEEEM diferente, vem dela a parte da conversão forçada. Ela não aceita de maneira nenhuma o ateísmo e até pra missa me carrrega as vezes, não quer nem ouvir falar de nada que envolva ateus e até já ameaçou tirar a minha net quando percebeu que eu falava com alguns pelo MSN.

:) No momento estamos em trégua, ela colocou na cabeça que isso é uma fase passageira.  :P (ingenuidade dela mas tudo bem  :hihi: )
« Última modificação: 05 de Maio de 2007, 13:53:29 por Lela »

One

• Visitante
« Resposta #19 Online: 05 de Maio de 2007, 13:50:28 »

:| Vejamos, meu pai não liga a mínima, de acordo com ele, desde que eu não deixe minha mãe nervosa nem declare essa minha opção pros 4 ventos já está ótimo.

:| Agora minha mãe já é uma história BEEEEEEEEEEM diferente, vem dela a parte da conversão forçada. Ela não aceita de maneira nenhuma o ateísmo e até pra missa me carrrega as vezes, não quer nem ouvir falar de nada que envolva ateus e até já ameaçou tirar a minha net quando percebeu que eu falava com alguns pelo MSN.

:) No momento estamos em trégua, ela colocou na cabeçaç que isso é uma fase passageira.  :P (ingenuidade dela mas tudo bem   )

Fico feliz por você!
Sabe sua mãe pode ter razão :hihi:

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 05 de Maio de 2007, 13:51:18 »
Para os religiosos, ateus são uma aberração. Tem sempre alguém para dizer: "Cuidado, ele é ateu!".
Uma afirmação que eu e outros já ouvimos: "Você é ateu?! Mas nem parece!"
Nós somos maus por definição e temos que provar que somos exceções. Já começamos em desvantagem.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #21 Online: 05 de Maio de 2007, 13:57:24 »
Eu estou numa fase de declarar o ateísmo como algo maior, mas isso com minha mãe, pai e irmãos. Com os demais familiares até converso algo dependendo da situação.

E eu gosto de falar sobre religião, não gosto é da prática religiosa.

Tenho mais facilidade para falar do ateísmo do que a bissexualidade, pois vejo o preconceito sexual mais forte na religião, daí eu reforço a minha postura não religiosa em função disso.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

One

• Visitante
« Resposta #22 Online: 05 de Maio de 2007, 14:00:56 »
Para os religiosos, ateus são uma aberração. Tem sempre alguém para dizer: "Cuidado, ele é ateu!".
Uma afirmação que eu e outros já ouvimos: "Você é ateu?! Mas nem parece!"
Nós somos maus por definição e temos que provar que somos exceções. Já começamos em desvantagem.

É mais por aí Fernando, partem em desvantagem em algumas sociedades.

One

• Visitante
« Resposta #23 Online: 05 de Maio de 2007, 14:01:45 »
Eu estou numa fase de declarar o ateísmo como algo maior, mas isso com minha mãe, pai e irmãos. Com os demais familiares até converso algo dependendo da situação.

E eu gosto de falar sobre religião, não gosto é da prática religiosa.

Tenho mais facilidade para falar do ateísmo do que a bissexualidade, pois vejo o preconceito sexual mais forte na religião, daí eu reforço a minha postura não religiosa em função disso.

Sobre religião você parece ter uma posição idêntica à minha...

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 05 de Maio de 2007, 14:59:35 »
Com minha família foi mais ou menos. Mas eu tive um problemão com a mulher de um amigo meu.... O cara se diz ateu por minha causa e a mulher dele me disse, esses dias, por telefone, que eu manipulei a mente dele, que eu sou um infeliz, que o casamento dela piorou por minha causa e até me xingou.... Ela fez isso sem ao menos me deixar falar alguma coisa.... Cara, ela era tão calminha hehe.... Quando ela me deixou falar eu disse:

-Vc não me conhece, não sabe das minhas qualidades, vou levar em consideração o que vc está dizendo porque vejo que está alterada.

Nessa hora ela começou a querer se desculpar e eu completei:

-Faça o favor de me esquecer, nunca mais dirigir a palavra a mim e eu farei o mesmo. Assim nunca mais nos desentenderemos.

A conversa foi um pouco mais longa, mas em suma foi isso aí... O legal é que antes dele ser ateu (Era evangélico) eles brigavam por qualquer besteira (Até mesmo o local onde iam se casar e besteira sobre quem está com a "verdade", pois ela é católica) e hoje amenizou um bocaaaaaaaaaado....  Nessa putaria, sobrou pra mim...  :inri:  :histeria:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!