Autor Tópico: Declarar-se ateu para a família ( pergunta)  (Lida 15597 vezes)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: Declarar-se ateu para a família ( pergunta)
« Resposta #75 Online: 06 de Maio de 2007, 17:39:32 »
BEleza! Aqui está a prova de que a Terra Média existe:

http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Middle-earth.jpg
Mas isso é ficção, não é coerente com a geografia do mundo real (eu acho).
Se fosse, existiria tanto quanto o Brasil, por mais que não fossem classificações usadas ou com passado história, continuam a ser conceito igualmente.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #76 Online: 06 de Maio de 2007, 17:45:29 »
Adriano, quem sabe o Dono da Verdade não quer franquear o nickname dele?  Acho que ele está online agora… fale com ele.

Você tem pleno direito de ter sua convicção sobre a inexistência de Deus, mas isso não quer dizer que a provou, muito menos que outros tem de concordar com você.  Não é algo difícil de entender.

Foxes, o ponto da Guinevere é esse: você exagerou ao dizer que "bastava um mapa" para provar alguma coisa.
« Última modificação: 06 de Maio de 2007, 17:56:59 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 06 de Maio de 2007, 17:55:46 »
BEleza! Aqui está a prova de que a Terra Média existe:

http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Middle-earth.jpg
Mas isso é ficção, não é coerente com a geografia do mundo real (eu acho).
Se fosse, existiria tanto quanto o Brasil, por mais que não fossem classificações usadas ou com passado história, continuam a ser conceito igualmente.
Eu estou lendo o que eu estou lendo?!?!

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #78 Online: 06 de Maio de 2007, 17:58:01 »
Eu concordo com o Adriano quanto a usar a Navalha contra Deus. Se excluir a possibilidade de existência, possibilidades existe para tudo desde que não seja ilógico na própria hipótese, não vejo porque a se apegar a "possibilidade". Deus como utilidade para explicar alguma coisa, é uma hipótese excessivamente exagerada, não vejo utilidade em uma "entidade" senão um fraco emocional. Eu compararia a ao invés de colocar somente a "atração gravitacional", expandi-se a teoria para pequenos seres humanos muito trabalhadores movendo cada quark...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #79 Online: 06 de Maio de 2007, 18:01:29 »
Acho que sim.
"Brasil" é uma fantasia. Divisão territorial nunca existiu de verdade.
Do mesmo jeito que alguém delimita que daqui para lá é Brasil, alguém poderia chamar toda a porção Oriental abaixo do equador de Eriador, não existe nenhuma lei da física o impedindo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #80 Online: 06 de Maio de 2007, 18:03:16 »
Foxes, a Navalha de Ockham é um princípio de parcimônia.  Serve para afastar hipóteses desnecessárias, mas não para provar inexistências.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #81 Online: 06 de Maio de 2007, 18:09:06 »
Ué? Mas eu coloquei Deus como uma hipótese desnecessária, referente a necessidade de usá-lo para explicar algo no universo.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 06 de Maio de 2007, 18:11:03 »
Acho que sim.
"Brasil" é uma fantasia. Divisão territorial nunca existiu de verdade.
Puxa, torci a toa na copa do México em 86.

Gui, sem saber mais o que dizer a alguém que não é capaz de entender o que lê.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #83 Online: 06 de Maio de 2007, 18:13:18 »
Foxes: Sim, Deus é hipótese desnecessária, e por isso você tem o direito de descrer sem cair em contradição.

Mas se a intenção é provar que Deus não existe, que não é razoável crer nele, então é preciso recorrer a algo mais categórico do que a Navalha de Ockham.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #84 Online: 06 de Maio de 2007, 18:17:57 »
Mas se a intenção é provar que Deus não existe, que não é razoável crer nele, então é preciso recorrer a algo mais categórico do que a Navalha de Ockham.
Sim, mas na mensagem inicial eu também havia colocado sobre o porque "possibilidades" são desnecessárias.
Imaginei que você já poderia deduzir que caso perguntasse quais meios para ter certeza então de qual possibilidade merece crédito, eu responderia o meio científico e o ônus da prova. "Provar inexistência", como eu disse, só falha caso a hipótese seja contraditória por si mesma, de resto, tudo é possível, "possível", tudo, incluindo Dragões em Garagens.
Puxa, torci a toa na copa do México em 86.
Isso porque é a embalagem usada pela maioria das pessoas.
Mas isso (utilização ao decorrer da história) não a torna mais verdadeira que qualquer outra aleatória imaginada a qualquer instante por nós.

Ou se você puder me provar cientificamente porque quando eu passo a fronteira o terreno é diferente do anterior... aí sim eu consigo admitir que não é algo da imaginação humana.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 06 de Maio de 2007, 18:21:08 »
Ave marela!!! E pra piorar você nem se tocou que o que eu falei era que não era possível provar que o Brasil exista.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #86 Online: 06 de Maio de 2007, 18:26:34 »
Ué? Mas na minha primeira mensagem eu me referi ao mapa, onde se provava a existência do "conceito" e não "existência real". Imaginei que eu passei de uma forma bem clara o termo "existência real" para "existência" e que era possível perceber que quando estava me referindo a "existência" como algo além de mero conceito.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #87 Online: 06 de Maio de 2007, 19:24:25 »
Adriano, quem sabe o Dono da Verdade não quer franquear o nickname dele?  Acho que ele está online agora… fale com ele.

Você tem pleno direito de ter sua convicção sobre a inexistência de Deus, mas isso não quer dizer que a provou, muito menos que outros tem de concordar com você.  Não é algo difícil de entender.

Foxes, o ponto da Guinevere é esse: você exagerou ao dizer que "bastava um mapa" para provar alguma coisa.
Bem, é uma hipótese tão absurda que ter convicção da inexistência de um deus é normal.

Se não pudermos criticar alguem que acredita em um deus, não poderíamos criticar alguem que apostou na loteria e tem plena certeza de que ganhará, se você pegar os números de deuses existestes, verá que é mais fácil você ganhar na loteria com somente um bilhete que um deus existir, isso estatiticamente.

Agora na prática, aaah a prática, aí, tudo leva à inexistência de deuses mesmo, tudo que se mostrava ser criação de um deus foi provado não ter sido criação divina, quase tudo né, o que a ciência ainda não explicou, é milagre e quem falar que não é, esse é um herege maldito!
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #88 Online: 06 de Maio de 2007, 19:25:29 »
Ave marela!!! E pra piorar você nem se tocou que o que eu falei era que não era possível provar que o Brasil exista.
Você acredita na terra média lá dos Senhor dos Anéis?

Acho que você anda lendo livros velhos demais.
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 06 de Maio de 2007, 19:46:37 »
Aleuluia, irmão! Só Tolkien é deus e o [sam]senhor Frodo[/sam] o seu profeta!

ps: nunca li

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #90 Online: 06 de Maio de 2007, 21:41:55 »
Eu deixei bem claro que não estou falando de prova científica nas minhas argumentações, é uma "prova lógica'.

De maneira alguma eu penso que alguém tenha que concordar comigo, assim como eu não preciso concordar com os que não acreditam na possibilidade de em termos racionais, lógicos e argumentativos provar que deus não existe (agnosticismo).

E não é questão de entender, é um posicionamento meu. Eu entendo a postura agnóstica e respeito assim como a postura teísta.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #91 Online: 06 de Maio de 2007, 22:09:36 »
Aleuluia, irmão! Só Tolkien é deus e o [sam]senhor Frodo[/sam] o seu profeta!

ps: nunca li
Porque a piada? Acredito que se o livro tivesse sido escrito há dois mil anos, você estaria indo para igreja rezar pelo grande mago branco.
Peter Atkins

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 07 de Maio de 2007, 12:57:00 »
Eu acho que você não é capaz de entender o que lê, Daniboy. Eu disse aquilo pra demonstrar o absurdo do que o Lovefoxes disse.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #93 Online: 07 de Maio de 2007, 13:14:45 »
Absurdo?
Eu continuo a não conseguir imaginar o Brasil como uma existência transcendental, só um conceito imaginativo de que as terras estão divididas. Se não me engano, foram várias as vezes no fórum que eu disse que o patriotismo é só uma crença para dividir as pessoas.

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #94 Online: 07 de Maio de 2007, 16:07:10 »
Absurdo?
Eu continuo a não conseguir imaginar o Brasil como uma existência transcendental, só um conceito imaginativo de que as terras estão divididas. Se não me engano, foram várias as vezes no fórum que eu disse que o patriotismo é só uma crença para dividir as pessoas.

A "existência" do Brasil é puramente cultural, histórica e política.
O Brasil existe em si, como estado de direito.
Se for ocupado, territorialmente, por outro estado, e este resolver mudar a estrutura política e territórial dele, o será de fato.
Por isso que na Europa foi criado o conceito de "povo", este "transcendente" aos limites físicos transnacionais. Por motivos óbvios...
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #95 Online: 07 de Maio de 2007, 16:33:08 »
Absurdo?
Sim, mas se você pensar "a la John Lennon", nós não iríamos para a frente, você têm de ser patriota porque os outros são, se você não quiser o bem para o seu país, e o país ir mal, haverá crime e má distribuição de renda, e isso irá te atingir diretamente, além de os outros países terem preconceito com brasileiros.
Peter Atkins

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 07 de Maio de 2007, 16:35:24 »
Ai meu Jota Cristo! Tinha esquecido que também tinha o Mancha Negra na turma de rappers brancos do fórum.

Escuta! Esquece se o Brasil existe ou não. Meu ponto era que *EU*, o Osias, (ou a Gui, sei lá), *EU* não sei descrever o "objeto Brasil" em linguagem lógica. Isso vale pra uma pedra, um carro… Eu não sei descrever um Fusca em lógica pra provar que um Fusca existe!!!

Tá bom assim??!?!
« Última modificação: 07 de Maio de 2007, 16:44:52 por Guinevere »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #97 Online: 07 de Maio de 2007, 17:27:34 »
Que linguagem lógica está se referindo? Lógica de programação? Eu me referia a lógica filosófica  :)
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #98 Online: 07 de Maio de 2007, 17:29:55 »
Ai meu Jota Cristo! Tinha esquecido que também tinha o Mancha Negra na turma de rappers brancos do fórum.

Yo!  :hihi:
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
« Resposta #99 Online: 07 de Maio de 2007, 17:50:52 »

Escuta! Esquece se o Brasil existe ou não. Meu ponto era que *EU*, o Osias, (ou a Gui, sei lá), *EU* não sei descrever o "objeto Brasil" em linguagem lógica. Isso vale pra uma pedra, um carro… Eu não sei descrever um Fusca em lógica pra provar que um Fusca existe!!!

Tá bom assim??!?!
E somente porque você não sabe explicar que nada existe, quer dizer que deus existe? Somente porque você não pode explicar esse tipo de coisa não quer dizer que as coisas não existam mesmo, e que algum ser mágico exista.
Peter Atkins

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!