A única vez que conseguiram tirar algo de mim num assalto (que na verdade foi o único assalto digno de receber esse nome, e olhe lá), o velho com um estilete improvisado me levou R$2,50, quando eu tinha R$300,00 na carteira.
Todas as outras vezes eram moleques mais baixos que meu bompro que me pediam "um real ou o relógio". Nunca dei. Pra falar a verdade, esses eu mandava à merda mesmo.
Uma vez, um cara bem vestido, em seus vinte e poucos anos me pediu "um real" e disse que seus amigos armados estavam chegando. Duvidei. Quando os quatro chegaram com cigarros acesos como "armas" e seguraram meus braços, eu me soltei e continuei andando normalmente, sempre dizendo que não estava disposto a "colabrorar". Disseram "vá com deus" e pararam de me seguir. Na hora eu vi que eles nÀo queriam assaltar, e sim zoar com o moleque que tava indo pro shopping.
Quando o velho veio a mim com o estilete, eu sabia que ele ia me assaltar, pois eu o vi (pela sombra) atravessando a rua na minha direção, então consegui manter a cabeça fria. Novamente, ele me pediu "um real". EU não ia abrir minha carteira com R$300,00. Depois de andar um quarteirão com ele ao meu lado (ele já tinha até guardado o estilete e eu já tinha sugerido que ele abordasse o "boyzinho que vinha atrás de nós"), eu resolvi dar a moedinha de R$1,00 que ele havia pedido. Disse: "Você quer um real? Vou te dar um real". Segurando firmemente a carteira, abri o compartimento de moedas e ele tentou agarrar minha carteira. Puxei-a de volta e disse: "Você quer R$1,00 ou não quer? Se você puxar a carteira de novo, eu não te dou e você apanha." Ele disse que viu outras moedas além das que eu ia dar. Dei as demais e mandei ele se escafeder. Na esquina, ele seguiu por uma rua e eu seguiu por outra. Estava nitidamente bêbado e indo a algum lugar. Só quis aproveitar que eu estava no caminho.
Eu sou assim, mesmo. Tento conversar com o cara. Antes de fazer essas cagadas eu avalio bem a situação. Se tem um pivete me enchendo o saco, eu vejo se não tem o "irmão mais velho" dele por perto, coisas assim. Mas dá pra perceber se o cara é um oportunista ou tem um objetivo. CLARO que eu não ando em qualquer lugar nem ando distraído.
Nunca fui assaltado com arma de fogo. Nesse caso, eu provavelmente não reagiria. A verdade é que até agora eu tive muita sorte com esse negócio de assaltos.