Tentaram me assaltar uma vez, no biarticulado quando eu ia do quartel para a faculdade.
Eu estava com roupa civil e a mala. Só tinha lugar no fundo do ônibus. Sentei na janela e ia veio uns três piás sentando perto de mim. Eu não liguei e eles também não, e foram conversando normalmente enquanto eu ficava quieto.
Eu tinha que descer dois terminais depois. Noprimeiro terminal que paramos, começou a entrar n ônibus UM MONTE DE PIAZADA!!! E todos eram amigos daqueles três que estavam comigo. Todo mundo foi para o fundo do ônibus e eu era o único estranho da "turma".
Não demorou muito para me abordarem. Veio um piá e esticou a mão:
- E aí, beleza???
- Beleza. - disse eu, meio sem jeito.
E logo ele começou a me pedir dinheiro.
- Ô cara, c tem grana? Precisamos de grana cara! Passa aí! - ele dizia mais ou menos assim, não me lembro muito bem, faz algum tempo.
Eu ia dizendo que não tinha dinheiro e que só estava indo para a faculdade. Então ele disse:
- Ô cara, é o seguinte: tô com um cano aqui. - ele apalpava por sua blusa branca, insinuando que tinha um revolver - Caram tô com um cano...
Não sei o que me deu na hora, mas eu não tive medo nenhum. Mantive a reação mais serena do mundo!!! Acho que meu contato com fuzis e metralhadoras na época me fizeram perder o medo de armas de fogo - apesar de eu não ter nenhum treinamento para reação em casos de assalto desse tipo - ...
Apenas balancei a mão em afirmação e disse: "Tá bom..."
Então os três caras que estavam comigo antes começaram a dizer: "Ah. deixa cara. Ele só quer estudar..."
Aí a conversa foi ficando mais amena. Eles até brincaram:
- Ô cara. Estuda mesmo porque está vida de bandido tá difícil!!!
No dia seguinte fui comentar isso com um amigo meu de caserna que era meio bandido também. Ele comentou:
- Eles perceberam que você é humilde...
Depois dessa sempre presto atenção nos biarticulados. Fundão nunca mais!!!