Não, os países com maior carga tributária sobre o PIB (que é sinônimo de simplesmente carga tributária) são quase todos europeus (sobretudo os escandinavos). A Dinamarca, por exemplo, tem uns 49% e é acompanhada de perto por Islândia, Noruega e afins.
Realmente. Eu me ative ao que dizia o artigo, e nem me lembrei dos europeus. Até tentei colar esta parte aqui, mas agora ao que parece a Folha não permite que o texto deles seja copiado.
O erro foi meu, mas é que como a Folha fez questão de só publicar os 10 primeiros e o último e nestes 10 primeiros não estavam Dinamarca nem Noruega nem Suécia nem Islândia não ficou parecendo que fosse uma lista das 30 maiores CTs já que estes 4 países são conhecidos pelas montruosas CTs (como dizia a velha
propaganda daquele jornalão famoso de São Paulo, é possível contar uma grande mentira apenas dizendo verdades

).
A explicação é simples, todos estes estão lá em baixo na lista, pertinho do Brasil. A Dinamarca, por exemplo, aparece como 28ª colocada, sim, antepenúltima colocada,dois lugares à frente do Brasil. É claro que não interessaria à Folha publicar uma lista que induzisse seus leitores mais preguiçosos a chegarem à conclusão de que
o Brasil está muito perto da Dinamarca (e da Suécia, e da Noruega, e da Finlândia, e da Islândia)
no que tange ao retorno de impostos na forma de serviços públicos* (eu não disse que o título deste tópico não fazia sentido? pois então, a pesquisa a que ele se refere diz o mesmo que eu

) e nem queria desmuniciar o discurso do Agnóstico

então ela cuidadosamente tratou de esconder estes detalhes.
Dona, esta ignorando que na lista ha países como Argentina e Uruguai que não são propriamente europeus¹
Além disso, a carga tributária do Brasil é um tanto diferente para se comparar ao da Suécia, no caso o que menos importa é a alíquota. ²
¹ Não entendi, eu estou ignorando o quê? (eu entendi a frase, não entendi a conexão com qualquer coisa que eu tenha dito

) :~
² Os pesquisadores que fizeram esta pesquisa linda de metodologia troncha (aliás, uma ONG cuja principal pauta parece ser a militância por uma tributação mais livre) parecem discordar de você quanto à relevância do modo de tributação sueco (editado: confundi você com o Geo e respondi pensando em um debate que tinha tido com ele e não você, acho

)
*Embora a metodologia troncha utilizada, que relaciona IDH e qualidade dos serviços públicos como se em algum planeta isso fossem variáveis exclusivamente interdependentes, não seja útil para se chegar a esta conclusão.
Link para o estudo na íntegra e com a lista não manipulada apresentando o Brasil em 1º, a França em 2º, a Dinamarca em 3º. a Filândia em 5º e a Suécia em 8º no quesito
piores serviços públicos do mundo. Chupa essa manga, Estocolmo.
https://www.ibpt.org.br/img/uploads/novelty/estudo/1614/140403AsscomEstudo2014PIBversusIDH.pdf