Como exemplo, se isso se mostrar uma tendência consistente no tempo, isso mostra que o Brasil está em um movimento muito positivo e o país preocupante seria a Suécia.
Derfel você tá de sacanagem né?
De sacanagem? Ele não sei, mas eu não estou, e se bem entendi o gráfico eu vi o mesmo

Agora o que mais notei no gráfico é que ele inclui Liechtenstein, Hong Kong, Macao... mas não inclui Índia, Argentina, China, Chile, Malasia, Egito, Arábia Saudita.
O que me leva a duas coisas:
1eiro: qual foi a fonte dos dados para fazer este mapa de dispersão? Me lembro de já ter visto por aí uma lista em que o Brasil aparecia como pior em uma lista dos 40 melhores (o que também podia ser lida como melhor da lista dos 160 piores, basta mudar o olhar do copo 10% vazio para o 90% cheio). Será que não foi exatamente este caso (não lembro) ? Ou é algo semelhante?
2undo: sejam quais foram os critérios utilizados para fazer o mapa, eu acho que só há expectativa de que o Brasil "dispute" em qualidade de educação com 4 ou 5 países que aparecem aí: o único do BRICS mais Uruguai, México, Tailândia, Turquia, Indonésia e Tunísia (pra mim o único ponto de fato surpreendente em comparação ao Brasil) e, forçando muito a barra, Letônia, Polônia, Hungria e Rep Tcheca... mas só forçando mesmo muito a barra.
Não dá mesmo pra apontar o dedo pro Brasil e falar "haha: atrás de Luxemburgo, burrão!"
O Brasil ainda fica em último, mas se olharmos com este olho todos os países que "faz muito sentido" serem comparados com o Brasil estão pra baixo do
425 no eixo X (e todos os países do mapa estão muito abaixo no eixo Y, que foi o que o Derfel disse e não entendi como ele estaria de sacanagem)
Quem postou o gráfico confira pra mim, se der, quais foram os criterios para entrar no mapa de dispersão que deixaram quase todos os países mais próximos hitorica/cultural/economicamente do Brasil (e os quais seria mais sensato fazer uma comparação) de fora. Tentei achar a lógica por trás da seleção, mas não achei.