Autor Tópico: Teoria da inexistência de deus  (Lida 9261 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Teoria da inexistência de deus
« Online: 14 de Junho de 2007, 22:47:10 »
Deus um conceito imaginário e simbólico. Uso o termo simbólico para conceituar o termo deus baseado no texto Sobre o imaginário que expõe a definição de Lacan em que o simbólico seria coletivo e cultural, e o imaginário seria individual e ilusório. Temos assim a hipótese do conceito de deus como um ser imaginário e simbólico em oposição ao conceito de deus como um ser real.

O ateísmo científico é embasado nas ciencias naturais principalmente na astronomia que não encontrou evidência alguma da existência de uma divindade. O conceito de deus como um ser real tem como principal caracteristíca a criação do universo, com base na lógica de que tudo tem que ser criado, mas deus não, e se deus não faz parte do tudo, logo não existe. A partir dessa variação ocorre os diversos argumentos a favor da existência de deus que falham por partir da premissa da existência e a tomam como conclusão.

O embasamento antropológico que complementa essa hipótese é o método genético-crítico de Feuerbach: A diferença fundamental entre o homem e o animal consiste no fato de que o animal está regulado instintivamente, enquanto o homem tem consciência e pode assim refletir sobre si próprio. Mas a consciência ultrapassa as fronteiras do eu e tende também a compreender o mundo, dirigindo-se assim para o infinito. Aqui se funda a religião, contudo, o problema consiste no fato do homem separar o infinito de si próprio. Visto assim, a religião nasce num processo de projeção. Uma experiência humana é considerada como existindo fora do homem. Ao contrário da criação bíblica, é o homem que cria Deus a partir da sua própria imagem: “Homo homini Deus est”. Acrescenta ainda que entre o humano e o divino não há uma oposição de fato, real, mas sim ilusória. A contradição fundamental está no homem, porque não há uma essência religiosa. A religião é uma abstração das limitações da vida humana, corporal. Não há qualidades em si na vida divina.

O critério de demarcação da ciência proposto por Popper é a testabilidade, refutabilidade ou falsificabilidade para as teorias científicas. “Um enunciado ou teoria é falsificável, segundo o meu critério, se e só se existir, pelo menos um falsificador potencial”, ou seja, se existir pelo menos um enunciado que descreva um fato logicamente possível que entre em conflito com a teoria. E o enunciado que potencialmente falsifica a hipótese de deus como um conceito imaginário e simbólico é a hipótese de deus como um ser real.

http://adrianoped.blogspot.com/2007/06/teoria-da-inexistncia-de-deus.html

Um novo artigo do meu blog Filosofia ateísta.  :lol:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Teoria da inexistência de deus
« Resposta #1 Online: 14 de Junho de 2007, 23:07:01 »
Não é um tanto forte chamar de "teoria" a idéia da inexistência de Deus?  Uma teoria deveria ter mais a afirmar do que apenas uma inexistência de um conceito que ainda por cima é vago e mal definido.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 14 de Junho de 2007, 23:21:04 »
Sinceramente...? Só o que vi foi citações de nomes "importantes" e só... Nem sequer citou o deus... :biglol:

Quem deve provar alguma coisa aqui é quem afirma sua existência.  :P É o que eu acho.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #3 Online: 14 de Junho de 2007, 23:32:58 »
Não é um tanto forte chamar de "teoria" a idéia da inexistência de Deus?  Uma teoria deveria ter mais a afirmar do que apenas uma inexistência de um conceito que ainda por cima é vago e mal definido.
Com certeza, mas a exposição as críticas é que pode trazer o aperfeiçoamento da idéia. Por exemplo, estou querendo elaborar um artigo com a ética do ateísmo, com as citações de filósofos e cientístas ateus que dizem que o ateísmo e a ausência da religião é melhor para o homem. São boas argumentações e inclusive uma vida ética exemplar de um ateu militante e que deixou muitas contruibuições.

Sinceramente…? Só o que vi foi citações de nomes "importantes" e só… Nem sequer citou o deus… :biglol:

Quem deve provar alguma coisa aqui é quem afirma sua existência.  :P É o que eu acho.

Os nomes importantes são os que mais me influenciam com suas teorias também importantes. Também concordo que a prova da existência é devida aos teístas, mas a teoria da inexistência é provocativa por considerar todos os deuses imaginários e simbólicos podendo suscitar discussões interessantes sobre o tema.
« Última modificação: 15 de Junho de 2007, 01:27:56 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #4 Online: 15 de Junho de 2007, 00:58:59 »
Teoria científica é o nome dado ao sistema organizado de idéias e conceitos que explicam um conjunto de fenômenos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria

"Fenômeno da inexistência de deus", huh?

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #5 Online: 15 de Junho de 2007, 01:17:14 »
"concerteza"? :what:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #6 Online: 15 de Junho de 2007, 01:39:21 »
Teoria científica é o nome dado ao sistema organizado de idéias e conceitos que explicam um conjunto de fenômenos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria

"Fenômeno da inexistência de deus", huh?
Na verdade o fenômeno estudado é deus, a crença em deus. A inexistência de deus já é comprovada pela antropologia, e vários ateus de renome histórico e os atuais também destacam os malefícios desta crença e que o ateísmo é um passo de maturidade para o homem. E estou convícto disso, de que o fenômeno deus, e recorrendo aqui a liberdade de expressão, é uma estupidez social e que traz prejuízos pois é resultado da falta de reflexão e de conhecimento científico.

Mas tem um porém, existe o secularismo que ao meu ver é o ateísmo prático, onde a cultura se desenvolve sem a influência da religião. Na minha concepção de ateísmo tudo que não tenha deus faz parte do ateísmo, como a ciência e o laicismo. O contrário é a cultura religiosa que na sua maior parte prioriza deus para a tomada de suas atitudes, o que acaba sendo uma priorização da irracionalidade, visto que deus não existe. Assim teriamos os comportamentos religiosos e os seculares.

"concerteza"? :what:
Corrigido, valeu!

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #7 Online: 15 de Junho de 2007, 06:45:55 »
Com certeza, mas a exposição as críticas é que pode trazer o aperfeiçoamento da idéia. Por exemplo, estou querendo elaborar um artigo com a ética do ateísmo, com as citações de filósofos e cientístas ateus que dizem que o ateísmo e a ausência da religião é melhor para o homem. São boas argumentações e inclusive uma vida ética exemplar de um ateu militante e que deixou muitas contruibuições.

É aqui que o negócio pega........ Sabemos que ja existiram estados ateus e que isso nada influenciou na ética das pessoas....Muito pelo contrário, esses estados ateus conseguiram ser piores que muitos outros com grande concentração de teístas.... O que influi na ética de um povo não somente a religião em que ele acredita e sim a cultura em que ele esta inserido desde o fundamento ,a situação sócio-econômica, grau de escolaridade, enfim , uma infinidade de fatores.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Suyndara

• Visitante
« Resposta #8 Online: 15 de Junho de 2007, 10:16:20 »
Imagine, nem mesmo as "provas" da existência de Deus, criadas por Tomás de Aquino são chamadas de teoria...

Por falar nisso, isso aqui é um artigo legal sobre o tema:

http://str.com.br/Atheos/argumentos.htm

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #9 Online: 15 de Junho de 2007, 16:36:36 »

É aqui que o negócio pega…… Sabemos que ja existiram estados ateus e que isso nada influenciou na ética das pessoas…
Mas sabemos que o erro do estado ateu foi o culto a personalidade, algo que pode ser percebido eliminando o fator religião. Chavez é outro exemplo do culto a personalidade que está ocorrendo. Os estados laicos já consideros como estado ateus, pois são seculares. A religião fica restrita ao indivíduo e as religião são apenas grupos sociais. Bem diferente dos estados religiosos.

Muito pelo contrário, esses estados ateus conseguiram ser piores que muitos outros com grande concentração de teístas… O que influi na ética de um povo não somente a religião em que ele acredita e sim a cultura em que ele esta inserido desde o fundamento ,a situação sócio-econômica, grau de escolaridade, enfim , uma infinidade de fatores.
Claro tem os diversos fatores, mas o estado laico surgiu exatamente para separar a religião do estado. Pelo que estou observando nas minhas pesquisas, os ateus tiveram papel preponderante nisso. O estado laico é uma conquista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #10 Online: 15 de Junho de 2007, 16:46:21 »
Imagine, nem mesmo as "provas" da existência de Deus, criadas por Tomás de Aquino são chamadas de teoria…
Sou autodidata e não estou ligados a instituições formais de pesquisa. Mas nada impede que eu venha a fazer futuramente, pois faz parte dos meus planos mais adiante. Por isso que estou me adiantando em pesquisar o tema. 

Por falar nisso, isso aqui é um artigo legal sobre o tema:

http://str.com.br/Atheos/argumentos.htm
Eu discordo dessa divisão feita no texto, pois o ateismo forte é cético, e o ateísmo fraco é agnóstico. E tem substanciais diferenças. 

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 15 de Junho de 2007, 17:00:39 »
Na prática ateísmo forte não é muito diferente nem de panteísmo, que dirá de ateísmo fraco ou de agnosticismo.  Além do mais, ceticismo e ateísmo forte não tem uma relação particularmente determinística um com o outro.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #12 Online: 15 de Junho de 2007, 17:13:09 »
Na prática ateísmo forte não é muito diferente nem de panteísmo, que dirá de ateísmo fraco ou de agnosticismo.  Além do mais, ceticismo e ateísmo forte não tem uma relação particularmente determinística um com o outro.

Claro na prática até mesmo muitos dos comportamentos dos religiosos são seculares. É uma questão de utilizade, eliminar o supérfluo.  :wink:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 15 de Junho de 2007, 23:00:49 »
Supérfluo segundo quem?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #14 Online: 15 de Junho de 2007, 23:02:27 »
Segundo os que priorizam atitudes seculares.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 15 de Junho de 2007, 23:11:15 »
Isso é querer ser dono da vontade dos outros.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #16 Online: 16 de Junho de 2007, 00:09:36 »
É a minha opinião sobre a sociedade, você não fala da civilidade?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #17 Online: 16 de Junho de 2007, 00:13:06 »
Mas sabemos que o erro do estado ateu foi o culto a personalidade, algo que pode ser percebido eliminando o fator religião.
Culto a personalidade não tem muito a ver com religião, atualmente se tem culto a personalidades sem ter religião envolvida. E qualificar Deus como sendo mito também não tem nada a ver com ele existir ou não, você sabe né Adriano?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #18 Online: 16 de Junho de 2007, 00:31:38 »
Mas sabemos que o erro do estado ateu foi o culto a personalidade, algo que pode ser percebido eliminando o fator religião.
Culto a personalidade não tem muito a ver com religião, atualmente se tem culto a personalidades sem ter religião envolvida. E qualificar Deus como sendo mito também não tem nada a ver com ele existir ou não, você sabe né Adriano?
Já me alertaram aqui sobre a Wikipédia, e para mim foi um agnóstico que editou aquele texto. Eu discordo e sou cético quanto aquela definição, mas vou pesquisar mais sobre o assunto, principalmente na antropologia.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #19 Online: 16 de Junho de 2007, 00:35:51 »
Eu recomendo que você leia o Poder do Mito de Joseph Campbell que você vai entender o que é mito...
Nesse site tem um pequeno resumo do livro: http://www.cinemanet.com.br/opoderdomito.asp
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #20 Online: 16 de Junho de 2007, 10:20:25 »

É aqui que o negócio pega…… Sabemos que ja existiram estados ateus e que isso nada influenciou na ética das pessoas…
Mas sabemos que o erro do estado ateu foi o culto a personalidade, algo que pode ser percebido eliminando o fator religião. Chavez é outro exemplo do culto a personalidade que está ocorrendo. Os estados laicos já consideros como estado ateus, pois são seculares. A religião fica restrita ao indivíduo e as religião são apenas grupos sociais. Bem diferente dos estados religiosos.

É esse o ponto, um estado laico ou ateu não vai impedir que as pessoas matem por outro motivo qualquer, Ja disse e repito , o problema não é religião.........

Observe a porcentagem de países religiosos que existem e quantos causam problema....... faça a mesma conta com estados ateus........ Os estados ateus mataram muito mais gente proporcionalmente que os estados religiosos..........

Muito pelo contrário, esses estados ateus conseguiram ser piores que muitos outros com grande concentração de teístas… O que influi na ética de um povo não somente a religião em que ele acredita e sim a cultura em que ele esta inserido desde o fundamento ,a situação sócio-econômica, grau de escolaridade, enfim , uma infinidade de fatores.
Claro tem os diversos fatores, mas o estado laico surgiu exatamente para separar a religião do estado. Pelo que estou observando nas minhas pesquisas, os ateus tiveram papel preponderante nisso. O estado laico é uma conquista.

Concordo, estado laico é uma conquista maravilhosa.......... Mas nada a ver com estado ateu.........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #21 Online: 16 de Junho de 2007, 11:14:51 »

É esse o ponto, um estado laico ou ateu não vai impedir que as pessoas matem por outro motivo qualquer, Ja disse e repito , o problema não é religião……
Mas tem leis que impedem a discriminação por motivos religiosos e é um dos agravantes em caso de homicídios. Já no estado religioso o próprio estado pode fazer julgamentos e sentenças com base em uma doutrina religiosa e pode ser contrário a democracia e aos direitos humanos, exemplos disso não faltam aqui no fórum em diversas postagens, além de ser conivente com as barbáries religiosas da população.

Observe a porcentagem de países religiosos que existem e quantos causam problema…… faça a mesma conta com estados ateus…… Os estados ateus mataram muito mais gente proporcionalmente que os estados religiosos……
As mortes nos estados ateus pode ser considerado um genocídio causado pelo autoritarismo. E a questão de proporção tenho minhas dúvidas.

Concordo, estado laico é uma conquista maravilhosa…… Mas nada a ver com estado ateu……
Estado ateu não tem a ver com o autoritarismo, esta foi a falha dos que existiram onde foi desrespeitado o direito a vida e a dignidade humana. O laicismo é um ateísmo humanista que respeita as pessoas e discute as idéias, mas não deixa a crença adentrar as questões do estado, pelo contrário as protege.

Luz

• Visitante
« Resposta #22 Online: 16 de Junho de 2007, 11:29:03 »
Como é que funciona um Estado ateu? As leis do Estado obrigam todas as pessoas a serem atéias?  :wink:

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #23 Online: 16 de Junho de 2007, 11:33:48 »
Como é que funciona um Estado ateu? As leis do Estado obrigam todas as pessoas a serem atéias?  :wink:

Ou pior.

Artigo tal, parágrafo tal: Deus não existe.

:histeria:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #24 Online: 16 de Junho de 2007, 11:33:56 »
Estado ateu? Se refere aos estados comunistas? Que divinificam seus líderes? Estado ateu o meu rabo.

Estados ateus mesmo são estados laicos como os vários presentes na Europa. República Tcheca, Suécia, Noruega, etc…
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!