Estado ateu? Se refere aos estados comunistas? Que divinificam seus líderes? Estado ateu o meu rabo.Estados ateus mesmo são estados laicos como os vários presentes na Europa. República Tcheca, Suécia, Noruega, etc…
Citação de: Alenônimo em 16 de Junho de 2007, 11:33:56Estado ateu? Se refere aos estados comunistas? Que divinificam seus líderes? Estado ateu o meu rabo.Estados ateus mesmo são estados laicos como os vários presentes na Europa. República Tcheca, Suécia, Noruega, etc…Mas num Estado laico o ateísmo é um direito, não? Num suposto Estado ateu, soa como um dever.
O Estado deve ignorar as crenças e agir imparcialmente, isso não é ateísmo. O ateísmo além de ausência de crença, é negação da crença, portanto, é parcial.
Já existe um termo certo pra isso, que é "laicismo", não vejo por que complicar tanto.
Citação de: Luz em 16 de Junho de 2007, 11:46:29O Estado deve ignorar as crenças e agir imparcialmente, isso não é ateísmo. O ateísmo além de ausência de crença, é negação da crença, portanto, é parcial.A negação da crença é ao estado somente, a população tem liberdade de culto garantida por lei, já com intuito de evitar abusos, um avanço em consideração aos antigos estados ateus. Citação de: Luz em 16 de Junho de 2007, 11:46:29Já existe um termo certo pra isso, que é "laicismo", não vejo por que complicar tanto.Quem complica são os agnósticos, que pensam que o ateísmo é uma crença. E confundem o ateísmo militante com uma atitude religiosa.
Ateus militantes = proselitistas chatos.Até agora ninguém disse nada sobre existirem democracias europeias com religião de estado.Sabendo que isso não coloca a liberdade em causa…Que se dane essa corja que tenta impor seu modo de vida, com ou sem deus, bah Sim à laicidade…que se dane a ideologia ateia que tenta de forma sub-reptícia passar uma suposta neutralidade.
E eu ainda to esperando o Adriano estudar os mitos, e como se constrói um mito, para a gente poder discutir porque ser mito ou não…não significa existência e inexistência… Vai demorar muito pra estudar isso Adriano?
E a filosofia ateísta ou a filosofia agnóstica permite a crítica, já a religião teísta não, por isso o fórum tem poucos teístas, pois não suportam as críticas de forma civilizada.
Citação de: Adriano em 16 de Junho de 2007, 14:07:17E a filosofia ateísta ou a filosofia agnóstica permite a crítica, já a religião teísta não, por isso o fórum tem poucos teístas, pois não suportam as críticas de forma civilizada.Tem poucos, mas tem. Nem toda religião prega a intolerância, quem é intolerante são as pessoas. Além do mais, aqui no fórum existem vários ateus intolerantes com as demais crenças.
Citação de: Fabi em 16 de Junho de 2007, 14:07:06 E eu ainda to esperando o Adriano estudar os mitos, e como se constrói um mito, para a gente poder discutir porque ser mito ou não…não significa existência e inexistência… Vai demorar muito pra estudar isso Adriano?Quero me inteirar dos demais tópicos primeiros. Depois eu dou atenção ao texto, fiquei curioso para ver o que tem de diferente.
Citação de: Adriano em 16 de Junho de 2007, 14:08:38Citação de: Fabi em 16 de Junho de 2007, 14:07:06 E eu ainda to esperando o Adriano estudar os mitos, e como se constrói um mito, para a gente poder discutir porque ser mito ou não…não significa existência e inexistência… Vai demorar muito pra estudar isso Adriano?Quero me inteirar dos demais tópicos primeiros. Depois eu dou atenção ao texto, fiquei curioso para ver o que tem de diferente. Não tem nada de diferente, é apenas ser mito ou não, não tem a ver com existir ou não, mas leia aquele livro que eu falei pra você entender o porque os mitos existem, e como se constrói um mito…
Livro eu não tenho acesso, só vou ver o site mesmo, mas não quer dizer que o texto está dizendo isso que está certo, quero ver os argumentos que sustentam essa idéia, vai que sejam os mesmos do agnosticismo?
Um de nossos problemas, hoje em dia, é que não estamos familiarizados com a literatura do espírito.Aquilo que os seres humanos têm em comum se revela nos mitos. Eles são histórias de nossa vida, de nossa busca da verdade, da busca do sentido de estarmos vivos. Mitos são pistas para as potencialidades espirituais da vida humana, daquilo que somos capazes de conhecer e experimentar interiormente. O mito é o relato da experiência de vida.Estamos tão empenhados em realizar determinados feitos, com o propósito de atingir objetivos de um outro valor, linear e longe da vibração da vida, que nos esquecemos de que o valor genuíno, o prodígio de estar vivo, é o que de fato conta.Cristo está certo quando fala que só "quem se faz como um destes pequeninos, entrará no Reino dos céus".A busca dos caveliros do Rei Arthur pelo Graal representa o caminho espiritual que devemos fazer e que se estende entre pares de opostos, entre o perigo e a bem-aventurança, entre o bem e o mal, pois não há nada de importante na vida que não exija sacrifícios e algum perigo.O que isto quer dizer é que a separação que os padres da igreja fizeram entre matéria e espírito (já que Jesus sempre se referia ao Reino como um campo em que um semeador saiu a semear, ou uma rede atirada ao mar, ou a uma festa de núpcias, ou sobre as aves do céu e os lírios do campo, está claro que esta divisão pré-cartesiana foi fruto da mentalidade patriarcal dos pais da igreja, não do Cristo), entre dinamismo da vida e o reino do espírito, entre a graça natural e a graça sobrenatural, na verdade castrou a natureza.Desse modo, os impulsos da natureza são sagrados e dão autenticidade à vida.Natureza e espírito anseiam por se encontrar uma ou outro, numa atitude holística.O tema fundamental nos mitos é e sempre será a da busca espiritual.Adão e Eva se deixaram tocar; o Buda, não. Adão e Eva deram origem à vida e foram estigmatizados por Deus; o Buda ensinou a libertar-se do medo de viver.Se o indivíduo insiste num determinado programa e não dá ouvidos ao próprio coração, [/b]corre o risco de um colapso esquizofrênico[/b].Quem quer que tenha trabalhado seriamente com idéias religiosas ou míticas sabe que, quando crianças, nós as aprendemos num certo nível, mas depois outros níveis se revelam. Os mitos estão muito perto do inconsciente coletivo, e por isso são infinitos na sua revelação
Citação de: Adriano em 16 de Junho de 2007, 14:17:40Livro eu não tenho acesso, só vou ver o site mesmo, mas não quer dizer que o texto está dizendo isso que está certo, quero ver os argumentos que sustentam essa idéia, vai que sejam os mesmos do agnosticismo?O texto explica o que é mito, mas seria interessante você pesquisar como se constrói um mito, nesse site tem um pequeno resumo do livro: "O poder do mito" . E existir ou não existir não tem nada a ver com ser ou não ser mito… O Pelé, Marilyn Monroe, Elvis Presley são mitos modernos e existem (ou existiram)…
Elvis Presley é um mito, ele tem todas as características de um mito, ser celebridade é uma coisa, ser mito é outra… aprenda a diferença. E elvis presley existiu realmente. Eu acho que você deve estudar mais sobre esse tema, e não só o que está na Wikipédia…
Citação de: Fabi em 16 de Junho de 2007, 18:57:56Elvis Presley é um mito, ele tem todas as características de um mito, ser celebridade é uma coisa, ser mito é outra… aprenda a diferença. E elvis presley existiu realmente. Eu acho que você deve estudar mais sobre esse tema, e não só o que está na Wikipédia… Estou falando a minha opinião devido aos meus estudos. O que te leva a supor que eu não estude outras fontes além da Wikipédia, além do meu conhecimento já acumulado como devorador de livros e rato de biblioteca da universidade que estudava?
Os estados ateus mataram muito mais gente proporcionalmente que os estados religiosos……
Citação de: Adriano em 16 de Junho de 2007, 20:27:53Citação de: Fabi em 16 de Junho de 2007, 18:57:56Elvis Presley é um mito, ele tem todas as características de um mito, ser celebridade é uma coisa, ser mito é outra… aprenda a diferença. E elvis presley existiu realmente. Eu acho que você deve estudar mais sobre esse tema, e não só o que está na Wikipédia… Estou falando a minha opinião devido aos meus estudos. O que te leva a supor que eu não estude outras fontes além da Wikipédia, além do meu conhecimento já acumulado como devorador de livros e rato de biblioteca da universidade que estudava? Você sempre usa a Wikipédia como fonte aqui. Segundo os seus estudos, o que é um mito?
Um mito é uma narrativa tradicional com caráter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religião. O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis (todas elas são criaturas sobrenaturais). Pode-se dizer que o mito é uma primeira tentativa de explicar a realidade.A explicação mítica é contrária à explicação filosófica. A Filosofia procura, através de discussões, reflexões e argumentos, saber e explicar a realidade com razão e lógica enquanto que o mito não explica racionalmente a realidade, procura interpretá-la a partir de lendas e de histórias sagradas, não tendo quaisquer argumentos para suportar a sua interpretação.