Não sei. Não tenho uma opinião formada, mas vou lançar duas hipóteses aqui:
1) Se tudo que existe foi criado em algum momento (pré-big bang por exemplo), o criador seria Deus (que teria sempre existido).
2) Se tudo que existe nunca foi criado mas sempre existiu, então Deus poderia ser as leis que governam nosso mundo.(Ele estaria em todo lugar).
Pode refutar?
Não acho que esta dicotomia seja tão exata, nada impede que tenham existido eventos antes do Big Bang ( inclusive que tenham dado origem a este ) que sejam de natureza puramente natural sem implicar diretamente ( na realidade nada implica isto ) na existência de uma entidade complexa, Consciente, Inteligente e Onitudo existente desde modo desde a eternidade.
Quanto as leis da natureza serem deus isto pode ser convencionado e inclusive chamar estas leis de deus é mais correto do que imaginar uma entidade deus. As leis naturais de fato conduzem processos em nosso Universo já que tudo em nosso universo está contingenciado por elas. Mas isto, novamente, não implica que as leis naturais sejam uma entidade ciente.
Como diria Sagan:
"The idea that God is an oversized white male with a flowing beard who sits in the sky and tallies the fall of every sparrow is ludicrous. But if by God one means the set of physical laws that govern the universe, then clearly there is such a God. This God is emotionally unsatisfying.... it does not make much sense to pray to the law of gravity."A ciência inventou a matéria escura para justificar a expansão exagerada das galáxias, certo?
Então, se o surgimento da vida for algo incrivelmente improvável (como eu demonstrei), então tambem teremos que adicionar uma "matéria escura" para explicar como eventos tão improváveis aconteceram repetidas vezes aqui na terra.
Não, a hipótese da matéria escura foi desenvolvida para tentar explicar a velocidade de translação inesperada pelas leis das órbitas ao redor do núcleo da galáxia.
O que se observa é que as estrelas do halo ( da parte mais externa das galáxias ) orbitam o núcleo da Via Lactea tão rapidamente quanto estrelas que estão mais o interior do disco. O que se esperava observar ´o contrário, que elas fossem mais lentas em suas órbitas.
Especulou-se então que algo estaria exercendo influência gravitacional nestas estrelas de fora para dentro porém esta massa nõ interagiria com a matéria aparentemente de nenhum outro modo.
Ou seja existem evidências empíricas diretas da existência de que algo está atuando gravitacionalmente sobre estas estrelas, o mesmo não ocorre com o surgimento da vida já que especialmente em química temos catalisadores que fazem isto como já foi exposto em postagem anterior.
Terra jovem é brabo mesmo, ja o DI não.
O que muda entre os dois é o grau de honestidade: os Young Earth ao menos tem a honestidade de defender abertamente seus argumentos desonestos, o ID nem isto, os mascara sob uma fachada científica sendo que seu único argumento é sempre uma falácia de apelo a ignorância.
Pois a teoria do metabolismo primordial assim como o replicador tambem depende de diversos eventos difíceis, acontecendo simultaneamente.
Mais difícil do que a existência de um ser complexo e perfeito desde sempre ?
Como por exemplo um sistema fechado (tipo uma membrana) que permita entrada e saída dos componentes, alem de uma fonte constante de energia e a capacidade de aumentar a "rede de reações" ao longo do tempo.
Como aqueles sistemas fechados semipermeáveis com bicamada ( vesículas mebranosas ) que surgem ao se diluir compostos orgânicos presentes no Meteorito Murchison ?
fonte:
http://www.ucmp.berkeley.edu/education/events/deamer1.html[ ] ´s