Autor Tópico: "O que digo aos ateus?"  (Lida 11846 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: "O que digo aos ateus?"
« Resposta #25 Online: 11 de Julho de 2007, 23:01:16 »
O texto foi muito bem articulado e eu concodo visceralmente com o autor quando este afirma que a maioria dos ateus são pessoas traumatizadas ou apenas infelizes. De fato todo ateu tem algum resíduo de rancor derivado de alguma convicção cenobítica.

Hein?

Além de não concordar, ainda tive de procurar em um dicionário online... parece que cenobítico é sinônimo de monástico, está certo?

Eu não me sinto feliz em ser ateu, as vezes eu percebo uma angústia dentro de mim por não acreditar em Deus, logo eu não posso ter nenhuma perspectiva pragmatista do tipo: "Deus vai me ajudar se eu orar e buscar a sua face". Destarte, eu não tenho esperança alguma no que respeita a minha felicidade. Ser ateu é viver o supra sumo do pessimismo.

Né não, mermão...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #26 Online: 11 de Julho de 2007, 23:04:23 »
O teísmo não me trouxe felicidade alguma, portanto eu vou continuar melancólico ateu ou não ateu até que eu consiga realizar alguns objetivos pessoiais. Mas eu acredito piamente que o teísta é mais feliz que o ateísta, isso com certeza....

Espero que você encontre um caminho para obter mais satisfação na existência.  E aproveito para discordar respeitosamente; crer em Deus nem sempre é algo que ajuda na felicidade.  Pois não são poucas as pessoas que acabam tentando (e falhando) entender por que Deus aceita tanto sofrimento e injustiça.  Para muita gente (eu incluso) foi esse o caminho que levou ao ateísmo, e não é nada sofrido.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #27 Online: 12 de Julho de 2007, 00:48:52 »
O cara é um bom sofista, só isso.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 12 de Julho de 2007, 00:50:58 »

Achou a palavra exata.

Offline Porto

• Nível 12
  • *
« Resposta #29 Online: 12 de Julho de 2007, 01:05:05 »

Achou a palavra exata.
Que nada, emo é mais a cara.
 :(
"The computers are useless, they can only give you answers."
"Os computadores são inúteis, eles podem apenas lhe fornecer respostas."
- Pablo Picasso
"....mas há que notar que na época de Pepino, o breve, diriam que é praticamente herético usar manteiga e azeite de oliva na mesma refeição."

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 12 de Julho de 2007, 02:06:33 »
Eu não iria ler o texto, mas depois do comentário do Gabriel fiquei com curiosidade. E realmente, a eloquência do cara é invejável, dá para ver que se inspirou no Pe. Antônio Vieira, um dos maiores nomes em retórica.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 12 de Julho de 2007, 07:07:46 »
O texto foi muito bem articulado e eu concodo visceralmente com o autor quando este afirma que a maioria dos ateus são pessoas traumatizadas ou apenas infelizes. De fato todo ateu tem algum resíduo de rancor derivado de alguma convicção cenobítica.
Céticos deveriam evitar palavras como "todo", "tudo", "sempre" etc.
"Todo ateu" ? Ora, as pessoas são tão diferentes umas das outras...
Eu nunca tive resíduo de rancor exceto por ter me deixado enganar pelos outros e acreditado por tanto tempo nesse monte de baboseiras que é a religião.
Perceber que minha fé era uma ilusão foi, na verdade, um alívio.

E, ao contrário do que diz o autor do texto citado, ateus podem ser felizes e serem ateus.
Pelo contrário, só tendo esta vida, é aqui que eles devem buscar a felicidade, em vez de aceitar tudo de ruim para merecer o céu na outra vida.

Não vejo por que eu deveria viver amargurado por saber que vou desaparecer para sempre um dia.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 12 de Julho de 2007, 07:25:35 »
O Caio Fábio esteve metido no escândalo do Dossiê Cayman.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Caio_F%C3%A1bio_D'Ara%C3%BAjo_Filho
« Última modificação: 12 de Julho de 2007, 07:38:48 por Fernando Silva »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 12 de Julho de 2007, 10:10:53 »

Achou a palavra exata.
Que nada, emo é mais a cara.
 :(

O Alexandre Malta ou o cara do tópico....?   Acho que os dois....  :biglol:

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #34 Online: 12 de Julho de 2007, 10:38:43 »
Eu não consegui passar do primeiro parágrafo. :?

Quanto a essa tristeza de ser ateu, no começo eu senti um pouco, mesmo eu não sendo muito religioso. Hoje em dia considero isso apenas um detalhe do meu eu. Minha posição filosófica atual é algo como 'Ateu agnóstico apateísta com leve tendência ao Buddhismo'. :P
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Dark Angel

• Nível 21
  • *
« Resposta #35 Online: 12 de Julho de 2007, 11:34:58 »
Eu já tinha lido um trecho do texto em outro tópico. Encaminhei ao MP como Instigação ao Suicídio. Quando receber resposta, encaminho aos colegas.
"Eu perdôo a pior verdade, mas não tolero a menor mentira"

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 12 de Julho de 2007, 13:30:33 »
Eu não consegui passar do primeiro parágrafo. :?
Idem. Tentei me esforçar porque disseram que o texto tinha retórica, mas não deu...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Pastor acha que ateus sinceros devem se matar
« Resposta #37 Online: 12 de Julho de 2007, 13:40:08 »
Dou muito valor ao senso prático das coisas... mesmo que revestidas de uma forma não muito atraente, se o conteúdo for algo que agrega valor, então merece minha consideração.

Alguns valorizam a forma, outros o conteúdo e sua aplicação.  :ok:

Ps: Postei no tópico errado.  :vergonha:
Por favor, moderadores, se possível for, poderiam transferir este meu post para este outro tópico?

../forum/topic=12090.25.html

:ok:
« Última modificação: 12 de Julho de 2007, 13:59:22 por Spitfire »

Lua

• Visitante
« Resposta #38 Online: 18 de Julho de 2007, 01:24:09 »
Não sei... Esse Caio Fábio não é aquele pastor pop que foi acusado de corrupção e envolvimento com tráfico de drogas? Não que isso importe, mas influi na valoração do que foi escrito. Eu achei tudo uma verdadeira piada. Aliás, como grande parte das coisas escritas por ele que eu cheguei a ler.

Offline Antônio de Lima

• Nível 10
  • *
« Resposta #39 Online: 18 de Julho de 2007, 01:44:25 »
Eu penso que sempre tive esse potencial para ser feliz, o problema é que no meu caso a minha antiga religião, o espiritismo, me forçava a lutar contra a minha natureza. O orgulho era um pecado, por isso eu sempre tentava me humilhar o mas possível, para alcançar a virtude da humildade. O problema é que eu destruía a minha auto-estima, eu não queria mais ser eu mesmo, eu queria ser outra pessoa, um "espírito evoluído".

Em alguns casos, principalmente entre os "irmãos evangélicos", vemos muitas cobranças, mas não penso que no Espiritismo exista insistência pra pessoa lutar contra sua própria natureza a esse ponto.  Tem Espíritas que seguem (ou tentam seguir) tudo ao pé da letra, querendo se melhorar cada vez mais, assim como católicos, evangélicos, e outros... mas isso depende da pessoa.  Dizer que o Espiritismo incita a pessoa a lutar contra a natureza pra mim é o mesmo que dizer que um cargo político incita o cidadão a ser uma pessoa de bem, se ele for um corrupto vai continuar sendo, e talvez ainda mais, pois vai estar camuflado na roupagem de "nobre deputado" ou algo assim. 

Particularmente, sinto que a D.E. me dá uma forcinha pra que eu procure ser uma pessoa melhor, porém não fico o tempo todo me cobrando acertar, creio que a evolução espiritual, se ela existe, é algo gradual.  Querer melhorar demais sem me sentir realmente preparado pra isso seria pior, pois eu estaria sendo falso comigo mesmo e com os "espíritos evoluidos" nos quais creio existirem.

Me desculpe, mas parece que no seu caso VOCÊ é que se cobrava demais, e isso pode acontecer dentro de sua religião (mesmo como ateísta), dentro de seu serviço, em seu lar, e por aí vai.

Bem, é uma opinião, espero que esteja mais feliz sendo ateu.  "A cada um segundo suas obras", e não "segundo sua religião".

Abraços.
Antônio de Lima

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 18 de Julho de 2007, 07:27:38 »

Me desculpe, mas parece que no seu caso VOCÊ é que se cobrava demais, e isso pode acontecer dentro de sua religião (mesmo como ateísta), dentro de seu serviço, em seu lar, e por aí vai

Eu nunca disse outra coisa que não isso, Antônio! Talvez você não tenha acompanhado outros tópicos recentes em que esse assunto tanha entrado em discussão, caso contrário você veria que todas as críticas que faço ao espiritismo são baseadas nas impressões pessoais que eu tive com ela e eu reconheço sim que esses efeitos são diferentes dos efeitos que muitas outras pessoas sentem. Há inclusive uma mensagem em outro tópico em que eu expresso a minha felicidade por uma amiga minha, ex-atéia que era muito infeliz ter se convertido ao espiritismo e ter se tornado uma pessoa mais alegre.

Quanto a mim, eu estou mais feliz como ateu mesmo. Tenho auto-estima, tenho amor-próprio, sou mais sensível e menos invejosos do que quando eu era espírita. Mais uma vez ressalvo que os efeitos perversos que o espiritismo teve sobre mim valem só para mim, que como você adivinhou, levava a sério demais essa história de evolução espiritual, mas há pessoas que vão experimentar justamente o contrário, que se tornarão pessoas melhores com o espiritismo.

Meu caro Antônio, eu não acredito em vida após a morte. Sendo assim, acredito que a coisa mais importante que existe na única vida que temos seja ser feliz. Se a pessoa é feliz com essa ou aquela religião, ou sem nenhuma, não importa. Desde que essa felicidade seja verdadeira e duradoura e não prejudique a felicidade de mais ninguém então sua vida estará fazendo sentido e seria desumano tentar retirar esse sentido delas, então relaxe: eu não sou o tipo de ateu que quer acabar com a religião e desconverter os outros. Sou um ateu paz e amor :lol:

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #41 Online: 18 de Julho de 2007, 09:22:14 »
Para ver como essas pessoas somente conseguem ter convicções em grupo, eles acham que NOS APOIAMOS em livros de filosofia etc, na verdade nos APOIAMOS na razão, percebemos a delusão em grupo, a crença caduca e irracional.
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Antônio de Lima

• Nível 10
  • *
« Resposta #42 Online: 18 de Julho de 2007, 13:07:31 »
   Willy Nilly, fico muito feliz por você, e também por não ser um ateu fanático, isso seria tão triste quanto ser um religioso fanático.

Concordo com você e com sua maneira de pensar, e não preciso dizer que espero não ter levado a mal minhas impressões iniciais.

Abraços e tudo de bom pra ti.  Só não vou dizer "fica com Deus" porque pega mal...rs.

:)
Antônio de Lima

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #43 Online: 18 de Julho de 2007, 13:30:28 »

Me desculpe, mas parece que no seu caso VOCÊ é que se cobrava demais, e isso pode acontecer dentro de sua religião (mesmo como ateísta), dentro de seu serviço, em seu lar, e por aí vai

Eu nunca disse outra coisa que não isso, Antônio! Talvez você não tenha acompanhado outros tópicos recentes em que esse assunto tanha entrado em discussão, caso contrário você veria que todas as críticas que faço ao espiritismo são baseadas nas impressões pessoais que eu tive com ela e eu reconheço sim que esses efeitos são diferentes dos efeitos que muitas outras pessoas sentem. Há inclusive uma mensagem em outro tópico em que eu expresso a minha felicidade por uma amiga minha, ex-atéia que era muito infeliz ter se convertido ao espiritismo e ter se tornado uma pessoa mais alegre.

Quanto a mim, eu estou mais feliz como ateu mesmo. Tenho auto-estima, tenho amor-próprio, sou mais sensível e menos invejosos do que quando eu era espírita. Mais uma vez ressalvo que os efeitos perversos que o espiritismo teve sobre mim valem só para mim, que como você adivinhou, levava a sério demais essa história de evolução espiritual, mas há pessoas que vão experimentar justamente o contrário, que se tornarão pessoas melhores com o espiritismo.

Meu caro Antônio, eu não acredito em vida após a morte. Sendo assim, acredito que a coisa mais importante que existe na única vida que temos seja ser feliz. Se a pessoa é feliz com essa ou aquela religião, ou sem nenhuma, não importa. Desde que essa felicidade seja verdadeira e duradoura e não prejudique a felicidade de mais ninguém então sua vida estará fazendo sentido e seria desumano tentar retirar esse sentido delas, então relaxe: eu não sou o tipo de ateu que quer acabar com a religião e desconverter os outros. Sou um ateu paz e amor :lol:
O problema é quando a religião fica entre você e a felicidade, não aceito sofrimento por causa de religiões, religião não é explicação e sim agravamento da realidade, o que acha do ataque ao aborto que no Brasil de hoje não é somente aconselhável e sim INDISPENSÁVEL, assim como o uso de camisinhas, qualquer um que falar o contrário para mim é louco ou ignorante.
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 18 de Julho de 2007, 13:36:10 »
O problema é quando a religião fica entre você e a felicidade, não aceito sofrimento por causa de religiões, religião não é explicação e sim agravamento da realidade, o que acha do ataque ao aborto que no Brasil de hoje não é somente aconselhável e sim INDISPENSÁVEL, assim como o uso de camisinhas, qualquer um que falar o contrário para mim é louco ou ignorante.

Perfeito, quando a religião atrapalha a felicidade o melhor que a pessoa pode fazer é abandoná-la foi o que eu fiz. Se você percebe nitidamente que a fé prejudica a felicidade de uma pessoa você tem toda a razão em tentar intervir amigavelmente. Porém, para algumas pessoas a religião tem um efeito positivo sobre suas vidas, nesses casos vale a máxima "viva e deixe viver".

APODman

• Visitante
« Resposta #45 Online: 18 de Julho de 2007, 15:31:55 »
Viva e deixe viver contanto que não venha encher o meu saco. ;)

[ ]´s

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 19 de Julho de 2007, 00:09:49 »
E o dos outros hehe.

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #47 Online: 19 de Julho de 2007, 00:31:52 »
“Deixe o ateu ser ateu...”

“Não se preocupe em provar Deus para ninguém...”

Gostei mito dessas duas frases soltas no texto todo. Que crentes sejam crentes e que os ateus sejam ateus. Ninguém ficando em cima do outro pra tentar impor suas idéias ou opiniões.

De resto não vi nada de novo ou utilizável nesta mensagem.  :D

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
« Resposta #48 Online: 19 de Julho de 2007, 16:47:53 »
Um ateu não deve chorar jamais, amar jamais, beijar com sinceridade jamais; se preocupar com justiça, verdade, carinho, amizade, amor, e ódio, jamais; e jamais deveria ter ciúmes, e nem se enciumar de nada; menos ainda se importar com a vida e a morte; e, sob hipótese alguma deveria ter dor de consciência
Essa parte aqui foi demais.
e jamais sentir-se devendo nada aos céus
...um flash de sensatez.

Alguém convidou essa Flávia para o fórum? Ela parece estar quase abrindo os olhos.
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Offline Cego

• Nível 02
  • *
« Resposta #49 Online: 31 de Julho de 2007, 19:29:45 »
Quem afirma que ateus são insensíveis às emoções é porque não sabe nem mesmo o que é ser humano. Quem afirma que ateus não têm código moral é porque não conhece a história das religiões.

Eo caso do Alexandre é um caso a parte. A igreja adventista está com um lugar vazio lhe esperando.
Quanto mais fé, mais feses.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!